Jogos de esporte

NOTA tt
9.0

Review PES 2015

PES 2015 chega para a nova geração de consoles com melhorias nos gráficos e na jogabilidade

Diego Borges
por
em

PES 2015 é o novo capítulo da popular franquia de futebol da Konami. Fazendo sua estreia nos consoles da nova geração, PS4 e Xbox One, o título mostra uma nítida evolução de seus gráficos e jogabilidade, mas ainda precisa corrigir problemas do passado. Confira a análise completa do novo jogo:

Fifa 15 x PES 2015: confira a comparação do visual dos atletas no game

Mario Gotze PES 2015 (Foto: Divulgação)PES 2015 (Foto: Divulgação)


Jogabilidade afiada

A jogabilidade é de longe o que mais evoluiu na nova versão do game. Graças a poderosa Fox Engine - que também é utilizada em Metal Gear 5 - a Konami conseguiu reproduzir com maestria o que não pôde realizar nos outros consoles, principalmente por limitações técnicas. Vale lembrar que PES 2014 já tinha apresentado uma evolução grande, mas sofria com problemas de performance nos console que foi lançado.

PES 2015 rola suave, com uma movimentação lisa e longe de qualquer travamento ou queda de frames. Até mesmo o replay consegue exibir com maestria os melhores momentos da partida em uma câmera slow motion sem alterar em nada a velocidade do jogo. O mesmo vale para outras câmeras, principalmente a do modo Rumo ao Estrelato.  

Os dribles estão mais fáceis de serem executados, porém, alguns movimentos ainda são confusos e atrapalhados. Assim como alguns passes e cruzamento. Não dá para generalizar, pois é algo que não acontece com muita frequência, mas ainda assim é possível notar pequenas falhas na execução. 

PES 2015 ganhou um novo trailer que mostra Neymar aplicando uma caneta. (Foto: Reprodução/ YouTube) (Foto: PES 2015 ganhou um novo trailer que mostra Neymar aplicando uma caneta. (Foto: Reprodução/ YouTube))PES 2015 (Foto: Reprodução)


Inteligência (menos) artificial

Outro ponto alto que merece destaque é a inteligência artificial aplicada no game. PES 2015 traz jogadores virtuais ainda mais inteligentes criando uma dinâmica atrativa ao jogo, seja na forma com que eles se posicionam, ou até mesmo na hora de tomar algumas atitudes dentro do gramado.

Os zagueiros conseguem se posicionar de uma forma que fica mais complexo criar jogadas manjadas, como cruzamento e chutes de um determinado ponto do campo. Entretanto, ainda há um pequeno problema em relação a linha de impedimento, que cria brechas para os atacantes adversários.

Já na parte ofensiva do time se comporta de uma maneira ainda mais tática. Vale a pena perder alguns minutos posicionando seu meio campo e atacantes para que possam ter ainda mais afinidade na execução de jogadas. Além disso, o posicionamento para dar opções para receber o passe ou se preparar para correr em direção ao gol, ficou ainda mais eficiente.

A inteligência artificial de PES 2015 está bem melhor do que na versão anterior (Foto: Divulgação)A inteligência artificial de PES 2015 está bem melhor do que na versão anterior (Foto: Divulgação)


A maldição dos goleiros problemáticos 

Desde que chegou a geração 128 bits, a franquia Pro Evolution Soccer sofre com um problema relacionado ao seus goleiros. E a cada nova versão, cresce a expectativa de que isso tenha sido solucionado. Mas, infelizmente, não é em PES 2015 que esse fantasma será exorcizado, já que o problema ainda persiste mesmo na nova geração. 

É impressionante o descaso com os goleiros, que continuam tomando gols inacreditáveis e, como se não bastasse, realizam movimento que colocam a bola para dentro do próprio gol. Mesmo em dificuldade mais elevadas o problema persiste, entretanto, a frequência com que ele ocorre é reduzida. 

Convenhamos, isso deveria ter sido algo corrigido desde versões mais antigas. Fifa Soccer também sofria com esse problemas, mas, na sua atual versão, reformulou completamente seus goleiros, melhorando boa parte dos problemas. Esperamos que a Konami siga o exemplo para a próxima versão do título, ou, quem sabe, até mesmo um grande update que resolva a questão. 

Juventus tenta tomar espaço nas novas imagens de PES 2015 (Foto: PlayStationer) (Foto: Juventus tenta tomar espaço nas novas imagens de PES 2015 (Foto: PlayStationer))PES 2015 (Foto: Divulgação)


Gráficos ainda mais realistas

Em relação ao visual, PES 2015 continua sendo imbatível no gênero. A começar pelo gráfico dos estádios e seus respectivos gramados. Tudo foi minuciosamente desenhado, retratando desgastes em alguns pontos do campo e reproduzindo de uma forma encantadora efeitos de sombra no gramado. As estruturas do estádios também ampliam o realismo, principalmente em arenas existentes na vida real.

Os jogadores também receberam um upgrade no visual. Craques como Neymar, Ribéry, Messi, entre outros, possuem até mesmo cicatrizes e tatuagens fielmente reproduzidas. Em contrapartida, jogadores menos populares receberam menos atenção. Dessa forma, não é difícil encontrar atletas bem diferentes do que os reais. 

As animações receberam melhorias, principalmente dribles e finalizações. O mais importante é que elas não atuam apenas como algo superficial, elas realmente executam o que o movimento mostra. Em um exemplo claro, um chute desequilibrado é praticamente impossível de tomar a direção correta, assim como uma cabeçada desengonçada dificilmente encontrará o caminho do gol. 

Neymar na versão 2015 (Foto: Divulgação)Neymar em PES 2015 (Foto: Divulgação)



My Club

O modo My Club é o mais interessante de PES 2015. Ele funciona de uma forma um pouco parecida com o Ultimate Team de Fifa 15, mas sem os cards. Nele, você precisa fazer com que um time modesto evolua e chegue ao status internacional com um elenco repleto de estrelas. Para isso, será preciso conquistar moedas do game e partir para a negociação.

Pode parecer simples, mas você também terá que lidar com pequenos ajustes que fazem toda a diferença. Para contratações, será necessário bons empresários para negociarem o atleta desejado. E com a bola rolando (ou antes dela rolar) uma série de ajustes deixam o modo mais dinâmico, como o entrosamento de jogadores da mesma nacionalidade ou da mesma liga.

Outro aspecto que agrada no modo é a forma com que as partidas são disputadas. Seus adversários podem ser jogadores de outra parte do planeta, ou simplesmente a CPU em uma dificuldade cada vez mais elevada. Isso cria uma dinâmica única e acaba viciando aqueles jogadores em busca de desafios. 

PES 2015: vídeo mostra o processo de captura com o craque Mario Gotze (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2015: vídeo mostra o processo de captura com o craque Mario Gotze (Foto: Divulgação))PES 2015: vídeo mostra o processo de captura com o craque Mario Gotze (Foto: Divulgação)

Liga Master

O popular modo manager está de volta e com muitas melhorias. A começar pelo menu do jogo, que está muito mais atrativo e com uma navegação mais simplificada. Os tópicos de ajuda ainda são fundamentais para os novatos, e por PES 2015 ser totalmente em português, não há como ter dificuldades em administrar as finanças de seu clube.

As negociações estão mais reais, o que facilita os clubes que vivem uma boa fase, e complica os que passam por sérias dificuldades. Sendo assim, não espere contratar astros como Messi e Cristiano Ronaldo se seu time ocupa os últimos lugares na tabela. Mesmo assim, pequenos detalhes no contrato podem fazer muita diferença, por isso, é importante ficar atento a cada cláusula para não se arrepender depois.

PES 2015 (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: PES 2015 (Foto: Reprodução/Murilo Molina))PES 2015 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Os olheiros continuam com um papel fundamental na busca por craques para seu time. Com os nomes certos, é possível encontrar boas opções para espaços no seu time que passam por uma certa carência, e ainda assim poupar uma boa grana.

A medida com que seu time avança nas competições, faz com que você tenha destaque e receba propostas de outros clubes. Há uma demora um pouco maior em relação a PES 2014, mas, na maioria das vezes, seu time está tão bem organizado que dificilmente você se sentirá motivado a trocar de clube.

Rumo ao Estrelato

Assim como Liga Master, o modo Rumo ao Estrelato teve poucas mudanças significativas. A começar pelo visual do menu, que também está mais explícito e de navegação simplificada. O sistema de personalização permanece o mesmo, com a adição de novos tipos de comemoração, traços faciais, penteados, etc. Para os menos pacientes, ainda há uma opção de jogar com um atleta existente.

A forma com que a sua carreira se desenvolve também permanece praticamente a mesma. No início, mesmo com um bom rendimento dentro do campo, seu técnico insistirá em substitui-lo durante o jogo. Depois de uma boa evolução, ao final das temporadas, começam a surgir os primeiros convites até a esperada convocação para a sua seleção.

Para aqueles que eram adeptos do modo, não há com o que se decepcionar, já que tudo continua praticamente como antes. Mas, para aqueles que achavam o modo pouco interessante, dificilmente PES 2015 fará com que eles pensem diferente. 

Copas oficiais e Modos multiplayer

PES 2015 traz as principais competições entre clubes do planeta, como a UEFA Champions League, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, entre outras. Sendo assim, todos os times que disputaram as competições este ano estão presente no jogo.

Modos como Liga Master e Rumo ao Estrelato também tem integração com esses torneios. Dessa forma, caso você esteja administrando um clube nacional, por exemplo, será possível brigar por uma vaga na Libertadores ou se contentar com a presença na Copa Sul-Americana.

Já os modos multiplayer, contam com diversos tipos de integração. É possível disputar desde campeonatos online com seus amigos, até partidas amistosas com as suas regras, como um determinado tempo de jogo, dificuldade, condições climáticas, entre outras opções. Por isso, antes de escolher qualquer sala para disputar uma partida, fique atento as condições impostas por quem criou. 

PES 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Clubes brasileiros

A presença dos clubes brasileiros da série A, mais o Vasco da Gama, é um dos maiores atrativos do game. Entretanto, a maioria dos times nacionais ainda não está com o seu elenco original completo. Ou seja, boa parte dos atletas são genéricos, com aparência e nomes bem diferentes dos atletas da vida real. 

Segundo a própria Konami, o processo é lento e deve demorar bastante, já que a negociação é feita quase individualmente. Mas, em um cenário positivo para a empresa, até o final do ano, PES 2015 contará com todos os clubes e seus respectivos elencos originais. 

Times brasileiros marcam presença em PES 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)Times brasileiros marcam presença em PES 2015 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Regredindo no PlayStation 3 e Xbox 360

No ano passado, a Konami decepcionou os seus fãs ao optar por não levar PES 2014 para os novos consoles. Segundo a empresa, a opção foi justamente para se adequar aos novos hardwares, já que este título marcou uma reformulação em praticamente todos os quesitos do jogo, como jogabilidade, gráficos, etc.

Em PES 2015, o foco foi outro. A produtora fez um excelente trabalho ao adaptar o seu game para as novas plataformas. O título traz melhorias significativas, algo que só um novo hardware permitira. Em contra partida, houve um 'descaso' com a atual geração - PS3 e Xbox 360 - o que pode incomodar os fãs mais antigos e que ainda não migraram para os videogames mais recentes.

Nesses videogames, PES 2015 parece regredir em relação ao título anterior, sendo ainda mais lento e com melhorias que acabaram comprometendo a jogabilidade do game. Dessa forma, o jogador que ainda não se atualizou em relação as novas plataformas, se sente prejudicado com um game com cara de inacabado e que consegue regredir em vez de evoluir.

PES 2015 (Foto: Divulgação)PES 2015 (Foto: Divulgação)

Qual o melhor game: FIFA ou PES? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
10

Prós

  • - Gráficos ainda mais realistas
  • - Jogabilidade evoluiu
  • - Modo My Club
  • - Presença de clubes nacionais

Contras

  • - Goleiros ainda problemáticos
  • - Game regrediu nas versões de PS3 e Xbox 360
  • - Poucos mudanças nos principais modos
  • - Alguns bugs na movimentação dos jogadores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Santos
    2015-02-17T08:48:57  

    Essa equipe aqui do Techtudo não sabe nd sobre o Pes2015, é a pior jogabilidade possível, o pior jogo da franquia, defesa q não dá mole? kkkk è só dar chutão pra frente do meio campo pra bola cair certinho no pé do atacante sozinho dentro dá área, goleiro q sai errado toda hora pra tomar gol de cobertura, marcação fraca, atacante pode dar voltas no zagueiro q eles não pegam a bola aff, Melhores jogos foram 2009, 2011 e 2013.

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2015-02-17T08:48:57  

      Acho que o seu problema e entre a manete e o espaço!!! Vai jogar peteca...fala besteira não!

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2015-02-17T08:48:57  

      Acho q vc que nao manja nada amigo , pq pes 2009 / 11 / 13 são bem ruins , o bom é o 2010, e agora o 2015

  • Wesley Cristian
    2014-11-12T10:57:26  

    Quem é o cara que fez essa matéria? Bebeu antes de faze-la? Como que o Pes 2015 regrediu com relação ao 2014 nos consoles PS3 e X360? Como assim cara??? O Pes ao menos no meu PS3 roda lisinho, tá muito, mais muito melhor com relação a versão anterior. Desde menus até a jogabilidade em sí.

    recentes

    populares

    • Wesley Cristian
      2014-11-12T10:57:26  

      Wagner Andrade isso é oque você pensa , la fora até pode ser , a maioria já migrou para nova geração , mas aqui no Brasil com os nossos lindos impostos , tem muuuuita gente hoje em dia comprando ps3 e xbox360,

    recentes

    populares

    • Wesley Cristian
      2014-11-12T10:57:26  

      Joguei os dois demos no PS3. Com certeza melhorou muito. Tanto o Fifa quanto o PES tiveram grandes avanços. Estou na expectativa de testá-los no PS4 - onde vários amigos citaram que há uma diferença gritante em comparação ao PS3. Esperar pra ver!

  • Tiago Silva
    2015-03-03T16:15:31

    Dá 10 pro FIFA e 9 Pro PES é entender mesmo de gráfico! Até Neymar do PES 2012 é melhor que o FIFA 15, o gramado do FIFA parece uma plantação de cana-de-açucar e pro gramado do PES nem falo vejam... Em outras coisas o FIFA pode ser melhor, mas no gráfico num chega nem perto, falei de Neymar, mas podia ser Bale compare e vejam se eu minto

  • Tiago Silva
    2015-03-03T16:04:25

    Comprei o Fifa15, no modo Carreira lendário é muito mentiroso, pênalti d+ pra CPU que não tem nem replay, cometi três falta simples, em todas cartão amarelo, e pra CPU carrinho por trás (tira até meu jogador de campo) as vezes nem falta é, até um defensor deles de 1,90 tem maior aceleração do que Messi, um atacante deles mais fraco como do Elche consegui segurar 4 de meus defensores enquanto o meu (Hulk) por exemplo não consegui segurar nenhum de um modo desconhecido passa a frente com maior facilidade e olha que seguro L2.

  • Daniel Mello
    2014-11-12T14:20:33  

    Jogo FIFA desde 2008, a jogabilidade do fifa é muito melhor, mas alguns fatores me fizeram comprar o PES 15, 1- handcap no fifa, irritante, 2 - ausencia dos times BR, 3 - defesa muito besta de modo que dribla o time todo e faz o gol. O PES 15 evoluiu muito, estou apanhando para me adptar, mas em resumo ainda acho um pouco inferior ao Fifa, mas ressalto, meu $$$ este ano foi para a Konami, e se o fifa proximo continuar sem BR, fico com PES novamente.

    recentes

    populares

    • Daniel Mello
      2014-11-12T14:20:33  

      Helton Ferreira pela sua resposta ibecil, podemos facilmente identificar o demente aqui...

    recentes

    populares

    • Daniel Mello
      2014-11-12T14:20:33  

      o handcap do FIFA 15 realmente está absurdo, estressante

  • Danilo
    2014-11-12T12:07:56  

    Eu comprei o FIFA 15 na pre venda, com 1 semana ja quase quebrei o controle de raiva,o jogo está ridículo,online os caras dão a saida com a bola e disparam pro gol,não tem nem como marcar,passa pela sua zaga toda e faz gol,sem contar que contra ataque o zagueiro nunca pega o atacante,gastei mais R$179 e comprei o PES 15,estou muito contente,depois de 3 anos só comprando FIFA fui pro PES

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-12T12:07:56  

      Um segredinho para vocês do FIFA, só serve em modo online... Faça uma partida péssima no primeiro tempo toque a bola errado da balão chute para a lateral, e depois no segundo tempo jogue normal, Resultado você vai só ganhar !!!

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-12T12:07:56  

      Pessoas que discutem qual é o melhor "FIFA x PES" são as mesmas que discutem sobre "CR7 x Messi"... deixem o fanatismo de lado... tanto no PES quanto no FIFA com a melhora da jogabilidade, a dificuldade nos confrontos online aumenta... Parem de querer jogar segurando o X e quadrado pra marcar... O PES melhorou e muito, vinha de uma versão horrivel (2014) comparada ao FIFA... mas tanto em um quanto o outro, o que conta ainda é a habilidade com o controle...

  • Alessandro Campos
    2015-01-14T17:11:02  

    Comprei o Pes 2015 ate que to gostando mas estava acostumado a jogar o Pes 13 agora to apanhando do meu filho de 10 anos e ele me zuando, pq ele joga com o controle no analogico, alguem pode me informar se tem como jogar com o direcional no Pes 2015? obrigado a todos

    recentes

    populares

    • Alessandro Campos
      2015-01-14T17:11:02  

      Minha dica é: jogue no analógico. Acho que nem tem mais jeito de jogar no digital. Mesmo pq o movimento hj é mais livre do que pra cima, pra baixo, esquerda, direita e diagonais. Agora são 360 GRAUS.

    recentes

    populares

    • Alessandro Campos
      2015-01-14T17:11:02  

      Lá nos extras, você acha configurações do jogo. Lá você pode mudar pra direcional, mas daí qualquer um que for jogar o jogo terá de mexer no direcional.

  • Pilson Andriguetto
    2015-01-08T14:40:50  

    PES 2015 9.0 e FIFA 15 9.8?! O q é isso?! nenhum jogo d futebol até hj merece + d 9.5 e como o FIFA 15 q é inferior ao PES 2015 recebe 9.8? ah eu estou no techtudo onde um dos melhores jogos do ano Shadow of Mordor recebe 7.5 de nota e o FIFA 15 que esse ano n superou o PES recebe 9.8 dps dessas duas reviews eu parei de ver as análises do techtudo pq eu percebi q os sites americanos sabem dar nota, grandes sites como IGN, Gamespot e Metacritic são os lugares certos se vc quer ver a review de um game. parabéns ao pessoal do techtudo que deve estar milionário d tanto dinheiro q a EA dá pra eles.

    recentes

    populares

    • Pilson Andriguetto
      2015-01-08T14:40:50  

      "Ela abraça suas raízes na era PS2, oferecendo quase tudo que você poderia querer de um moderno simulação de futebol." IGN

    recentes

    populares

    • Pilson Andriguetto
      2015-01-08T14:40:50  

      Wiliam Costa se vc quer ver reviews veja em sites gringos como a IGN que vc citou tem gamespot e tem metacritic pra vc ver só veja a nota do PES 2015 nesses sites e vc realmente vai saber o que é PES 2015 e como a IGN disse o game volta às origens lá no bom e velho PS2 onde PES dominava e nem se ouvia falar de FIFA assim como no primeiro ano de PES na oitava geração que eu acho que será do PES

  • Gelson Junior
    2015-01-02T20:28:39

    Quanto que pagaram para vc falar essas mentiras sobre o Pes,a jogabilidade e horrível,Pes14 foi o pior jogo de futebol que eu ja joguei na minha vida,o jogo consegue ser ruim em todos os aspectos,os passes são péssimos os chutes são horriveis e eles compensam os chutes horriveis com goleiro pessimos,o jogo demora para carregar,traduzindo e péssimo,eu prefiro jogar fifa 12 do que voltar a jogar esse PES de novo,Fifa precisa piorar e muito para o Pes ter uma chance de empatar

  • Lockdrix Viluz
    2014-12-16T21:54:09

    Cara no PS3 sempre joguei FIFA, mas nunca foi tão divertido até pq n jogo muito online e quando vou jogar com meus amigos eles n conseguem jogar pela complexidade do jogo, ontem resolvi testar a demo do PES e fiquei impressionado como o jogo é pratico mas ao mesmo tempo realista, bem divertido e fácil de jogar, me lembrou muito o PES do PS2, acho q esse ano vou comprar esse PES, FIFA é Bem realista mas em quesito diversão PES está a anos luz a frete do FIFA fora o Script horroroso q tem no jogo da EA as vezes da até raiva. ta de parabéns a konami.

  • Erly Netto
    2014-12-15T18:25:09

    FIFA comprou vc Diego Borges não sabe de nada inocente!!! PES 2015 botou no bolso o FIFA 15 em todos os quesitos - GRÁFICO, JOGABILIDADE, INTERATIVIDADE, ONLINE, NOVA PLATAFORMA PS4 E XBOX ONE. tudo e vc fala que regrediu vai catar coquinho... e apredender fazer matéria...

  • Paulo Santiago
    2014-11-14T02:27:17  

    Gamespot: PES 2015 não é apenas o melhor jogo da série em muitos anos, ele promove e prioriza uma forma de futebol que é, desejadamente, muito diferente do Fifa 15 .Eurogamer: "PES 2015 é mais satisfatório na derrota que o Fifa 15 na vitória" Hangar 18: "Muito melhor do que o roteirizado Fifa 15. PES 2015 é incrivelmente divertido de jogar". E a matéria aqui do Tech Tudo metendo o pau! Tem coisa na matéria que me deu até raiva! Regredir em relação ao 2014? Que loucura foi essa??? E goleiros ruins? Os goleiros do Fifa não pegam chutes sem força nenhuma! Nem é tendencioso o povo daqui...

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2014-11-14T02:27:17  

      FALOU TUDO

  • Vinícius Vitalino
    2014-12-11T21:12:19

    Mano namoral. Eu comprei o FIFA 15 mas me decepcionei. A EA Sports promete coisa e não cumpriu, como no NBA LIVE 15 que a jogabilidade não é como uma simulação de basquete. A torcida do FIFA 14 faz mais barulho que a do 15. Joguei com o Boca no La Bombonera e no 14 faz MUUUITO mais barulho. A EA Sports tá ficando pra trás. Vou comprar o PES porque gosto de futebol e não pegar o CR7 driblar o time inteiro e fazer gol. Nenhum jogo de videogames será perfeito nem no PlayStation 92538136. PES deu um salto impressionante. E passou o FIFA no aspecto de realidade e como é uma partida de futebol.

  • Raul Silva
    2014-11-12T16:38:55  

    Gente, por favor, opinem! Estou querendo comprar o PES15 (P/ PS3), eu não comprei o 14 pois ficou horrível, ainda jogo o PES 13, que por sinal acho um jogo otimooo. Pois bem, voces acham que o PES 15 esta melhor que o PES 13 (o 14 nem conta) ?????????

    recentes

    populares

    • Raul Silva
      2014-11-12T16:38:55  

      Cara na minha opinião o PES 15 tá muito superior ao 14 e tá melhor q o 13 pois ta inovando. E essa matéria é muito sensacionalista pois jogo PES 15 no ps3 e não to vendo nada de ruim a não ser um pouco os goleiros, mas já houve uma evolução grande!

    recentes

    populares

    • Raul Silva
      2014-11-12T16:38:55  

      PES 2015 é excelente. O melhor desde o 2011

  • Lavosier Barbosa
    2014-11-14T08:50:15

    A tech Tudo esta de Brincadeira, só pode. Falando dos goleiros do PES mas não vi ná matéria do fifa falando do Sistema defensivo de FIFA 15 que é uma porcaria e a EA teve que soltar uma atualização para corrigir o problema. Não a nada que uma Atualização não corrija o problema dos goleiros. Fifa 15 e PES 15 são ótimos jogos . FIFA 15 é mais realista no movimento dos personagens uma coisa que gosto muito porém PES 15 é mais realista quanto a Estratégia e a Inteligencia Artificial do sistema tático do time. a movimentação dos jogadores dentro de campo funciona melhor que no Fifa.

  • Adriano Carnovale
    2014-11-13T00:35:39  

    horrível, continua péssimo, não chega a 10% do FIFA, ainda tem gente que gasta seu dinheiro com esse lixo, muita gente não percebe o lixo que estão jogando. Miopia geral.

    recentes

    populares

    • Adriano Carnovale
      2014-11-13T00:35:39  

      Testei o demo do PES. Achei os gráficos piores que os do FIFA 15, que é mais bonito. Mas a jogabilidade é muito melhor, principalmente na defesa.

    recentes

    populares

    • Adriano Carnovale
      2014-11-13T00:35:39  

      Adriano, PES sempre manteve a proposta de ser um arcade... FIFA, que é um simulador, deve se focar mais na perfeição da jogabilidade. Mas esse FIFA 15 me deu muito desgosto, não mais que o 14, mas continua com muitos problemas, pelo menos com lançamentos aéreos, pace abuser (que os updates não resolveram nada) e por parte dos goleiros, que foram piorados para fazerem raiva com tanta trapalhada. Só jogo o FIFA 15 pq não tem o 13 pra PS4, mas no PC continuo com meu bom e velho FIFA 13.

  • Thiago Pereira
    2014-11-26T21:44:35

    Acho que ficou aparentemente melhor que a versão anterior. Visualmente é um jogo bonito. No quesito jogabilidade aparenta estar melhor, mas é de longe bem inferior ao rival fifa. A física da bola é estranha, as jogadas amarradas e movimentação robótica ainda permanece, mesmo estando mais fluido o jogo. Pra quem gosta da franquia, deve gostar desse novo jogo. Pra quem joga Fifa, ainda não é muito atrativo..é o meu caso.

  • Mário Reis
    2014-11-17T14:35:38

    e dai que o pes tem times brasileiros, qual é a graça de jogar com o KADA ? Qual a graça de jogar com jogadores que nem parecidos são ? os estadios lixos e os goleiros fracos

  • Jeronimo Costa
    2014-11-16T14:26:04

    Também não tenho preferência entre Fifa ou Pes, mas o que o cara da matéria falou sobre os consoles antigos é uma tremenda bobagem, PES 2015 evolui demais no xbox 360, não fica mais aquele perde e ganha no meio de campo, um tromba tromba danado....não sei na nova geração (sinceramente não tenho coragem de tirar 250,00 paus do meu orçamento para dar num jogo)....mas na antiga PES 2015 é muito divertido, da gosto de jogar evolui demais, é o melhor PES dos últimos anos sem dúvida nenhuma....

  • Tiago Lopes
    2014-11-14T19:27:27

    quem foi o bebado que escreveu essa materia???? tatuagem fielmente reproduzidas ???? onde ??? o daniel alves tem tatuagem até no ps2 e não tem nesse pes 2015 !!! VERGONHA KONAMI!!!

  • Gustavo
    2014-11-13T13:49:11

    Tem gente que viaja pesado achando que PES e melhor que FIFA atualmente.

  • Luan
    2014-11-13T20:31:09

    bom... ate que eh, mas pow, o FIFA, ta mto a frente desse jogo!!

  • Henrique Teixeira
    2014-11-12T13:24:22  

    HAHAHAHA é muito engraçado. Nesta página que trata sobrer PES quem elogia FIFA toma pau nos "likes". Na página de FIFA acontece o oposto. Ninguém faz uma análise deixando de lado os gostos. Sou um cara que jogou PES até o 2014, onde optei pelo FIFA. Comprei o Play4 e optei pelo FIFA 15. Estou gostando bastante, porém sinto falta de algumas coisas do PES como os gráficos e as ligas origiinais. Agora é fato gente, seja voce fan boy ou não. o FIFA é mais difícil. Eu comemoro quando marco gols.. haha diferente do PES que quando eu chegava num nível que não tinha mais graça. Ambos excelentes.

    recentes

    populares

    • Henrique Teixeira
      2014-11-12T13:24:22  

      Com certeza cara. Você fez uma análise do que era melhor pra você e pronto! talvez um dia volto para o PES também, vamos ver! Cada um com seus gostos e preferências! :)

    recentes

    populares

    • Henrique Teixeira
      2014-11-12T13:24:22  

      Realmente a jogabilidade do Fifa é excelente, o PES evoluiu muito do que era, aliás não sou fanboy de ninguém, que nem boy sou mais, rsrs Mas o handcap iniciado em Fifa13 é revoltante... logo mais vc vai perceber! Seu time ficar abobalhado, errar passes ridiculos, não acertar o gol, etc e o adversário da um chute do meio de campo e faz o gol...

  • Gustavo
    2014-11-13T13:39:22

    Fifa 15 manda um abraço.

  • Thiago Silva
    2014-11-13T13:32:53

    A única coisa que me incomodou no PES além dos goleiros é que a cpu não alça bola na área, como q vai jogar campeonato europeu desse jeito?