Jogos de esporte

NOTA tt
9.5

Review PES 2016

PES 2016 evolui consideravelmente nos gráficos e jogabilidade, e chega para brigar pelo topo com seu rival Fifa Soccer

Diego Borges
por
em

PES 2016 é a nova versão do popular game de futebol da Konami disponível para PS4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Além de contar com 24 clubes nacionais, o game tem como atrativos a grande evolução em sua jogabilidade e melhorias nos gráficos. Confira, no review completo, os prós e contras da edição mais recente do jogo.

Veja a lista completa de times, ligas e estádios de PES 2016

A evolução da jogabilidade de PES

Aqueles que acompanharam a progressão da franquia desde a era 128 bits sabem que a jogabilidade teve seus altos e baixos. Enquanto no PlayStation 2 o game de futebol da Konami reinava quase absoluto, na era PS3 e Xbox 360 viu seu rival, Fifa Soccer, ocupar uma boa parcela do mercado. Muito deve-se a essa jogabilidade de PES, que teimou em manter suas raízes, mesmo já não agradando a muitos jogadores. 

Com a chegada à nova geração, a Konami viu que era hora de reformular muita coisa para voltar ao topo. Sendo assim, PES 2015 apresentou uma modesta evolução em sua mecânica, mas nada comparado ao que foi feito agora em PES 2016.

A começar pela movimentação de seus jogadores. PES está muito mais solto, possibilitando que os atletas virtuais respondam mais rápido aos seus comandos. O mesmo vale para os dribles, que se mostram mais eficientes do que nunca. Entretanto, vale passar por alguns tutoriais até pegar a prática. 

PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2016: veja o review completo do jogo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Outra novidade foi o aprimoramento do sistema de colisão entre jogadores, que evita o famoso bug de "atravessar o companheiro". Ele funciona de uma forma bem satisfatória, principalmente no que é chamado "jogo de corpo". Roubar a bola também ficou mais eficiente graças a esse novo sistema, beneficiando a recuperação daqueles com um porte físico maior que o de seu adversário. 

Para completar, os chutes e passes também receberam melhorias. Há mais efeitos nas bolas, tanto em cruzamentos quanto em finalizações ao gol. A física também é bem aplicada em bola desviadas em outros jogadores. Não é difícil deparar-se com goleiros ficando na saudade depois daquela bola desviar no zagueiro no meio do caminho, ou até mesmo contra-ataques se armando depois de um chute prensado.

PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2016 ganhou melhorias e há mais efeitos nas bolas (Foto: Reprodução / TechTudo)


Um futebol bonito de se ver e de se ouvir

PES sempre chamou atenção no quesito gráfico. Seus jogadores recebem um cuidado especial, tanto nas feições de seus atletas, como na ambientação das partidas. E a nova versão continua com esse selo de qualidade e apresenta ainda mais melhorias daquilo que já era considerado de alto nível. 

Jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo - grandes astros do futebol mundial - chegam a confundir os mais desatentos diante de tanta realidade. Cortes de cabelo, tatuagens e até marcas no corpo foram fielmente reproduzidas no game, tudo para que você se sentisse diante de seus ídolos. O mesmo vale para outros jogadores, inclusive os menos conhecidos.

PES 2016 traz Neymar com gráficos impressionantes na nova geração (Foto: Reprodução/Spieletester) (Foto: PES 2016 traz Neymar com gráficos impressionantes na nova geração (Foto: Reprodução/Spieletester))PES 2016 traz Neymar com gráficos impressionantes na nova geração (Foto: Reprodução/Spieletester)

Outros elementos do jogo também evoluíram graficamente. O gramado segue quase idêntico ao que é visto em transmissões HDs na TV, e as arquibancadas fazem com que o jogador se sinta no clima do jogo. Para nós brasileiros, é impossível não se empolgar em partida dentro dos estádios nacionais, principalmente nos recentes Arena Corinthians, Beira Rio e o icônico Maracanã. A torcida ainda é bem artificial, mas seus cantos - originais das torcidas de cada time nacional - fazem com que você aumente a televisão e até cante junto quando está no controle do seu clube.

Ainda sobre a parte sonora, PES 2016 deixa a desejar nas músicas que embalam o game. Com exceção de Queen, grande parte das canções são desconhecidas e não combinam com o clima das partidas. Entretanto, você só precisa conviver com elas durante a navegação pelos menus do jogo.

PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2016 tem gramados quase idênticos ao que é visto em TVs (Foto: Reprodução/TechTudo)


Master League mais eficiente e movimentado

Um dos mais conhecidos modos de PES agora está ainda mais atrativo. O popular Master League, modo em que você atua como técnico e gerente de um clube, está mais "direto ao ponto", sendo prático em suas negociações e na evolução de seus times. 

Na parte de transferências, o volume de ofertas recebidas é bem maior do que antes. Isso possibilita que o jogador tenha uma movimentação maior do seu caixa, e consiga trocar peças fundamentais do seu time antes que o campeonato inicie para valer. O mesmo vale para as ofertas, já que seus olheiros não demoram tanto como antes para lhe oferecer um leque de opções dentro dos parâmetros estabelecidos.

Master League de PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)Master League de PES 2016 está mais atrativo (Foto: Reprodução/TechTudo)

Entretanto, a forma com que sua carreira progride pode incomodar os jogadores mais afobados. É preciso encarar boas temporadas até que propostas interessantes - como o controle de seleções - possam aparecer. Sendo assim, reserve um bom tempo para até que você possa assumir o papel de Dunga na seleção brasileira.

Técnicos mais gentis no Rumo ao Estrelato

O modo Rumo ao Estrelato, que corresponde ao Modo Carreira do game, coloca o jogador na pele de um atleta virtual. Dessa forma, você precisa brilhar em campo para ter oportunidade no time e evoluir até o seu principal objetivo: ser o capitão da seleção do seu país. 

Nunca foi uma tarefa fácil progredir nesse modo, mas em PES 2016 alguns elementos ajudam no seu desempenho. O primeiro deles são as oportunidades que os técnicos dos seus times lhe dão. Se antes era difícil permanecer em campo durante um tempo completo, agora é comum seu jogador completar partidas inteiras sem ser substituído. Claro que tudo depende da sua atuação, portanto, se o personagem não corresponde nas primeiras partidas, logo ele vai esquentar o banco por um longo tempo.

Atleta bizarro do modo Rumo ao Estrelato (Foto: Reprodução / TechTudo)Atleta bizarro do modo Rumo ao Estrelato (Foto: Reprodução/TechTudo)

Assim como no Modo Master League, é preciso ter paciência até se tornar o "capitão" de sua seleção. Além de demorar um bom tempo até que você seja convocado, ainda é preciso jogar muitas e muitas partidas até ter a confiança do técnico para adquirir a tão sonhada braçadeira. 

Edite o game do jeito que quiser

A forma com que PES permite que os jogadores editem opções do game sempre foi um atrativo a mais. Além de brincar com as escalações do time, o jogo também permite que você edite nomes, aparência, entre outras opções. Com muita paciência, é possível deixar o jogo com a sua cara.

É possível editar a escalação de seu time em PES 2016 e colocar astros do futebol mundial (Foto: Reprodução / TechTudo)É possível editar a escalação de seu time em PES 2016 e colocar astros do futebol mundial (Foto: Reprodução/TechTudo)

E o que mais chama atenção em PES 2016 é a possibilidade de criar um time com as cores e escudos de sua preferência. Isso porque o game permite importar uma imagem para criar um emblema único para seu clube. Entretanto, essas opções ficam restritas ao modo offline, ou seja, não é possível montar um elenco dos sonhos em seu clube para desafiar oponentes ao redor do mundo. 

MyClub reformulado e ainda mais atrativo

Uma das grandes armas de PES 2016 é o Modo MyClub. Com ele, você monta uma equipe que disputa partidas online com outros jogadores do mundo inteiro, mas que tem como grande atrativo as inúmeras opções para montar o seu time, e a conquista/troca de pontos para evoluí-lo.

MyClube de PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)MyClub de PES 2016 é uma das grandes armas do game (Foto: Reprodução/TechTudo)

Os menus da nova versão são mais simples e direto ao ponto. A navegação ficou mais ágil e organizar seu time leva menos tempo do que na versão anterior do game. O mesmo vale para organizar as buscas de olheiros, contratar novos integrantes e outras atividades principais do modo. E se você é novo na franquia, não se preocupe, uma vez que há uma série de tutoriais bem resumidos que ajudam os marinheiros de primeira viagem.

As partidas rodam suaves e sem qualquer tipo de lag ou travamento. Mesmo com um fluxo intenso - característico de jogos em fase de lançamento - o modo online de PES 2016 deu conta do recado e mostrou-se eficiente como uma partida offline. O mesmo vale para o tempo para que o jogo lhe arrumar um adversário. Não há muita espera, e em questão de segundos você já está pronto para a partida. 

Goleiros ainda decepcionam

Eles sempre foram o pesadelo dos jogadores da série Pro Evolution Soccer e, em sua nova versão, continuam a tirar o sono do jogador. É preciso deixar claro que os goleiros evoluíram muito em relação a PES 2015. Eles estão mais ágeis e possuem mais movimentos no repertório de pulos e saltos. Entretanto, ainda estão longe do esperado.

PES 2016 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2016 ainda decepciona no quesito goleiros (Foto: Reprodução/TechTudo)

É difícil não se irritar com gols bobos que os guarda-redes insistem em levar. Chutes no meio do gol, saídas atabalhoadas, bolas defensáveis que são rebatidas para o meio da área, etc. Erros que já apareciam em outras versões e ainda continuam irritando os jogadores. Isso deixa a pergunta no ar: será que um dia teremos goleiros realmente eficazes em PES?

Conclusão

PES 2016 evoluiu consideravelmente em relação à versão anterior. O game traz uma movimentação mais ágil, gráficos ainda melhores, e novidades em seus principais modos, como o popular MyClub. Os goleiros, porém, ainda continuam decepcionando. Mas nada que tire o brilho do belo trabalho realizado pela Konami.

Fifa 16 ou PES 2016: qual jogo será melhor? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Nítida evolução da jogabilidade
  • - Gráficos ainda mais belos
  • - Novidades do modo MyClub
  • - Modos de edição
  • - Times e estádios nacionais

Contras

  • - Goleiros continuam decepcionando
  • - Trilha sonora monótona
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Albinoszn
    2017-04-30T22:01:52

    Tinha que ter Serie b do brasileirao

  • Danny Cesari
    2016-03-26T22:28:01

    péssimo tambem no PES 2016 não ter a liga alemã!!!! Ridículo

  • Eduardo Silva
    2015-09-24T15:10:12  

    SE EU QUISER JOGA DESENHO EU COMPRO UM NINTENDO O PES PARECE DESENHO O MELHOR PES FOI O 2013 O RESTO TUDO HORRIVEL

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2015-09-24T15:10:12  

      Desenho? Concordo q a jogabilidade do Fifa ainda ganha, mas os gráficos do PES estão sensacionais... provavelmente o melhor dentre os games de esporte.

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2015-09-24T15:10:12  

      Eu jogo mais o Fifa, mas também curto o PES

  • Rodrigo Beck
    2015-09-21T14:35:28  

    Primeira impressão da primeira semana jogada: Defender está mais difícil, atacar está mais fácil, os goleiros parecem que pioraram. Estou jogando partidas com placares de futebol de salão. 5 x 4 , 10 x 6 , 7 x 3. Apesar de terem melhorado o sistema de colisão os jogadores continuam se batendo e proporcionando sessões pastelão aos atacantes . Dá pra melhorar, mas houve evolução em relação aos anos anteriores. Os gols de cabeça , voleio e jogadas plásticas voltaram ! =D.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Beck
      2015-09-21T14:35:28  

      neymar,é neymar ou é firmino

  • Bruno Libermen
    2015-12-16T22:32:38  

    Voltei a jogar pes e está muito bom eu jogo o brasileirao vo pra liberadores e depois mundial. Tem uefa chanpions league e todas as copas isso no off-line e o fifa praticamente não existe modo off-line e so de bom e online mais ja enjou sempre a mesma coisa pes tem mais opção.

    recentes

    populares

    • Bruno Libermen
      2015-12-16T22:32:38  

      Eae rapaziada blza? Alguém que joga pés 2016 em modo máster liga offline, o técnico chega receber oferta de seleções, gostaria de saber se recebe ofertas de outros clubes tbm? Obrigado

    recentes

    populares

    • Bruno Libermen
      2015-12-16T22:32:38  

      Bruno Libermen concordo com vc, joguei pes ate o 2011 em 2012 virei fifeiro, mas agora em 2016 estou voltando para o pes 2016, o fifa está a mesma coisa e o Handicap do fifa me deixa louco....

  • Dennis Silva
    2015-09-30T12:53:08  

    conseguiram o impossível: até o Neymar ficou bonito.

    recentes

    populares

    • Dennis Silva
      2015-09-30T12:53:08  

      quanto mais dificil ..,.mais realista

    recentes

    populares

    • Dennis Silva
      2015-09-30T12:53:08  

      Jeferson, provavelmente faz tempo que não joga PES... tá falando besteirona irmão... 1) Compre PES 2) Jogue um amistoso contra um bom time e no modo "Craque". Depois posta aqui novamente

  • Anderson Marques
    2016-01-06T09:21:59  

    o pes 16 poderia colocar opção de pular e simular partidas, quando jogamos no modo campeonato, é muito cansativo disputar todas as 38 rodadas e mais outras competições. Todos os outros jogos (nba, nhl, nfl, mlb e fifa)possuem esta alternativa.

    recentes

    populares

    • Anderson Marques
      2016-01-06T09:21:59  

      no pes tambem

    recentes

    populares

    • Anderson Marques
      2016-01-06T09:21:59  

      Possui no PES sim...antes de começar a partida no menu de opções, so não lembro de cabeça pra te dizer

  • Juanito Madrid
    2016-01-17T15:59:45

    Alguem sabe me dizer se tem diferença na jogabilidade do ps3 do pes, para o pes 16 para ps4?

  • Gabriel Silva
    2015-09-29T13:24:07  

    Uma verdade: Quem joga Online prefere FIFA.

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-09-29T13:24:07  

      Estou jogando quase todos os dias online no PES 16 com amigos e nunca deu problema, parece que to jogando off. :D

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-09-29T13:24:07  

      Alguem pode me dizer se a jogabilidade do pes 16 para ps3 ,ta diferente para o pes 16 para ps4?

  • Claumiro Crvg
    2015-12-22T07:12:47  

    Só faltou ter narração ninguém merece esse Silvio Luís, antes podia escolher entre Nivaldo Pietro e Cléber machado, agora só escolhe o idioma.

    recentes

    populares

    • Claumiro Crvg
      2015-12-22T07:12:47  

      instala a de Portugal pelo menos da para retirar o enjoou

  • Juliano
    2015-12-12T00:59:09  

    Jogo pes desde o play 1, nestes últimos dois pes, vi que a Konami está se esforçando para trazer o pes de volta a elite. Fico muito feliz com isso, porém ainda tem muito a melhorar. Jamais deixarei de joga-lo , até porque nunca gostei de fifa.

    recentes

    populares

    • Juliano
      2015-12-12T00:59:09  

      É PES de péssimo!

  • Roberto Rossetti
    2015-12-23T14:56:41

    ele funciona no win10 no modo touch??

  • Claumiro Crvg
    2015-12-22T07:14:11

    Acho que eles deviria usar as dlc anteriores nesse jogo pelo menos pros times vir completo depois atualizava normalmente igual se faz.

  • Wagner Pereira
    2015-12-07T08:49:29

    Será que só eu acho ridículo a forma de contratar jogadores no My Club? Aquela bolinhas que fazem com que vc tenha 5 lateriais esquerdos e nenhum direito é a coisa mais idiota que já vi. Ajuda aí Konami....

  • Anderson Rocha
    2015-11-27T09:19:23  

    O Fifa ainda tem uma jogabilidade mais fluída, porém o PES ficou muito bom também, comparar a evolução do 2015 para 2016 com a evolução do Fifa, a equipe da Konami está de parabéns, da EA deixou a desejar.

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2015-11-27T09:19:23  

      É que o PES tava tão ruim que estava fácil fazer uma modificação para agradar os jogadores, jogava demais no SuperNES, N64 (ISSS64 um dos melhores futebol que já joguei em diversão nem os atuais ainda o superaram e olha que no N64 só ele e Super Mário 64 se salvam) Playstation e PS2 na nova geração estou jogando mais Fifa mas já instalei o PES e vou dar uma conferida

  • Rafael Danelon
    2015-10-07T11:16:56  

    Dar 9,5 pra esse jogo é sinal de que o patrocínio da Konami tá entrando forte no review. Absurdo.

    recentes

    populares

    • Rafael Danelon
      2015-10-07T11:16:56  

      Jogo está ótimo, justo dar essa nota.

  • Eduardo Lima
    2015-10-19T20:02:57  

    Alguem sabe se vai ter rebaixamento do brasileiro na atualizacão??

    recentes

    populares

    • Eduardo Lima
      2015-10-19T20:02:57  

      depende, se vc for rebaixado com o Fluminense não tem não

  • Mais Tolo
    2015-10-20T03:15:16  

    unico problema do myclub e vc conseguir jogar on-line.. pelo menos aqui no brasil a conexao e uma bosta toda hora cai...

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2015-10-20T03:15:16  

      Tenta pela Live Americana, tá boa aqui

  • Márcio C.v
    2015-09-29T09:08:29  

    Nesse jogo tem o estádio do Flamengo?

    recentes

    populares

    • Márcio C.v
      2015-09-29T09:08:29  

      O Marcio Cv foi de uma educação que nunca vi por aqui kkkkkk mas que foi engraçado foi

    recentes

    populares

    • Márcio C.v
      2015-09-29T09:08:29  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Claudio Oliveira
    2015-11-24T07:22:29

    Não sei porque a polêmica,,, quem gosta de FIFA joga quem gosta de PES também joga,,, no caso de ser fácil ou dificil,, jogue online vcs não vão conseguir jogar fifa contra pes então fica facil ou dificil pra todo mundo,,, ou seja se o cara é ruim não interessa o jogo vai perder do mesmo jeito,,, e perfeição nos jogos ,,,sem chances..

  • Zika Memo
    2015-11-19T14:35:38

    quem quiser perder uma partida no ps3 add la psn: bruninhoo1301

  • Mestre Web
    2015-09-16T14:24:02  

    VOU COMPRAR PES, FIFA É AQUELA ENTIDADE LADRONA QUE DEU MUNDIAL PARA CLUBECO SEM LIBERTADORES? NÃO ME REPRESENTA

    recentes

    populares

    • Mestre Web
      2015-09-16T14:24:02  

      Rodanoovo torres deve ser curintia

    recentes

    populares

    • Mestre Web
      2015-09-16T14:24:02  

      2006 e 2010 mandaram um abraço. futebol não acabou em 2001.

  • Rodrigo Oliveira
    2015-10-15T17:35:03

    O jogo ta muito bom ..fazer gols fácil. Verdade mas eh a graça do futebol. Mas o game tem.muitos bugs. Rumo ao estrelato falta muita coisa . e o fato de venderem o jogo desatualizadaço. Foi muita falta de respeito. 200 nun jogo assim eh brabo!

  • As Lima
    2015-09-30T13:08:05  

    O melhor de todos os tempos nos games foi Ronaldo Fenômeno, com este eu ganhava qualquer partida.

    recentes

    populares

    • As Lima
      2015-09-30T13:08:05  

      meu ataque era, ronaldo, romario, rivaldo, roberto carlos

    recentes

    populares

    • As Lima
      2015-09-30T13:08:05  

      clássico, colocar Roberto Carlos de atacante....isso já faz mais de 10 anos, mas todo mundo fazia

  • Usf Javari
    2015-10-05T09:46:21

    Gráfico do PES 10 x 0 no Fifa, Jogabilidade PES 1 x Fifa 10, Bug PES 8 Fifa 10, Online PES 0 x Fifa 10 o resto é questão de gosto, tenho os 2 e sempre começo jogando mais o PES ai me canso de tentar jogar online e mudo para o Fifa....