Jogos de esporte

NOTA tt
9.5

Review PES 2017

PES 2017 evolui consideravelmente e promete briga acirrada com Fifa 17

Diego Borges
por
em

PES 2017 é o novo título da franquia de futebol da Konami. Com versões para antiga geração, PS3 e Xbox 360, e para os consoles atuais, Xbox One, PS4 e PCs, o jogo apresenta uma enorme evolução na jogabilidade. Além disso, a presença do Campeonato Brasileiro e dos diversos modos de jogo e personalização ampliam a diversão do simulador. Confira a análise completa:

PES: a evolução visual de jogadores das primeiras versões até PES 2016

Evoluindo a jogabilidade

A principal mudança em PES 2017 é na jogabilidade. A inclusão do motor gráfico Fox Engine só fez bem ao jogo. Dessa forma, o titulo traz uma movimentação mais solta e próxima do real, algo que não ocorria nas últimas versões, quando os atletas virtuais eram duros e artificiais.


Esse realismo é visto logo nos primeiros minutos de jogo, onde os movimentos de aceleração, mudanças de trajetórias e dribles são mais simples de serem efetuados. O mesmo vale para o posicionamento dos jogadores na hora de executar passes, cruzamentos e chutes. Em outras palavras, há um cuidado especial em todos os pequenos detalhes. 

O sistema de passe e finalização também evoluiu. Por ser ainda mais preciso, é necessário um cuidado maior com a intensidade de força na hora de aplicar um passe ou um chute a gol. Apontar a direção certa também é fundamental para o sucesso da jogada, embora em alguns casos os passes se tornem lançamentos na medida certa. Entretanto, varia de acordo com o nível de habilidade do jogador e oportunidade da jogada. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)


Os goleiros - outra grande pesadelo da série - também evoluíram consideravelmente. Agora os arqueiros estão bem mais eficientes, fazendo com que gols bobos sejam algo raro. Porém, a movimentação deles continua um pouco artificial, seja em pulos exageradamente elásticos ou em defesas cômicas, como um salto para trás ou com as mãos juntas ao corpo.

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2017 conta com goleiros mais reais (Foto: Reprodução / TechTudo)


Os adversários nunca foram tão inteligentes

Outro ponto alto é a Inteligência Artificial aplicada ao jogo. PES sempre foi alvo de críticas por facilitar algumas jogadas "manjadas", como cruzamentos ou passes em profundidade nas laterais do campo. Isso não acontece mais graças a um novo sistema implantado que permite à CPU mapear as jogadas mais utilizadas pelo time.

Na prática é fácil notar como isso é aplicado. No decorrer da partida, caso o seu time insista em jogadas de linha de fundo, aos poucos o adversário começará a se comportar de forma a evitar esse tipo de lance, ampliando a marcação naquele setor. Sendo assim, fica difícil insistir com êxito no que antes parecia ser o caminho para a vitória. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)I.A. de PES 2017 é um dos pontos altos do jogo (Foto: Reprodução / TechTudo)

Isso cria um dinamismo incrível no game, fazendo com que o jogador se reinvente em relação a criação de jogadas. Dessa forma, o normal é que ele evolua para que possa ser cada vez mais dinâmico, o que torna cada partida um verdadeiro aprendizado, evitando, também, possíveis caminhos mais fáceis para se chegar ao gol. 

A movimentação dos companheiros também melhorou. Impedimentos são mais raros que em qualquer outra versão do jogo. É possível notar uma movimentação constante dos jogadores para evitar a infração. E quando é você no controle do atleta em posição irregular, o aliado controlado pela CPU dificilmente efetuará o passe.

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Impedimentos estão menos frequentes em PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)

O mesmo vale para o respeito com a formação tática. Se você é daqueles que opta por deixar o time com a sua cara, saiba que os atletas respeitarão a tática escolhida. Sendo assim, nada de lateral invertendo posição ou zagueiros se arriscando no ataque sem que a ordem não tenha sido dada por você.

Gráficos mais belos do que nunca

O visual de PES sempre foi um dos pontos altos da franquia. Desde que chegou a atual geração de consoles, o game da Konami proporciona gráficos que deixam os mais desavisados confusos sem saber se é uma partida de verdade ou um jogo virtual rodando na TV.

Na nova versão, a busca inconstante pelo realismo virtual sobe mais um degrau com as inúmeras expressões faciais dos jogadores. É surpreendente como cada um deles se expressa diante das mais variadas situações, como finalizações perdidas, faltas sofridas e, claro, o momento do gol. Para cada uma delas há um leque variado de animações que tornam a partida ainda mais real. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Expressões faciais estão mais realistas em PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)


O replay também recebeu upgrade. Agora, não há mais uma enorme queda de quadros nas repetições dos lances. Ou seja, o jogo mantém os 60 quadros por segundo praticamente durante toda a partida, com exceção de raros momentos com muitos elementos na tela.

A única coisa que deixa a desejar são alguns elementos externos. Há gandulas, técnicos, reservas e todos os outros elementos que compõem uma partida de futebol ao vivo. Entretanto, alguns beiram a simplicidade e parecem grandes manequins de papelão quando a câmera se aproxima deles.

Em contra partida, o realismo dos estádios é cada vez mais surpreendente. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de estar em uma das arenas presentes no jogo, o realismo é ainda maior e há uma incrível sensação de que tudo está acontecendo no campo de verdade. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Arenas ainda mais reais em PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Milton Leite de volta aos games

Outra novidade em PES 2017 é a presença de Milton Leite como narrador do jogo. O locutor do SporTV volta a um game depois de quase 10 anos, quando participou de Fifa 2006. Milton substitui Silvio Luiz na nova versão do jogo. Mauro Beting continua como o comentarista oficial. 

Para os jogadores mais antigos, escutar novamente a voz de Milton é uma nostalgia inexplicável. Ainda mais com uma locução renovada e repleta dos seus principais bordões, como: "Que beleza!", "Olha a batida!" e "O juizão olhou e disse: segue o jogo!". Entretanto, alguns problemas fazem com que esse sentimento não seja tão especial. 

Milton Leite será o narrador de PES 2017 (Foto: Diego Borges / TechTudo)Milton Leite é o narrador de PES 2017 (Foto: Diego Borges / TechTudo)

A forma com que o áudio foi implementado soa, às vezes, como amadora. O maior exemplo fica por conta de quando alguns times são anunciados em uma entonação e encaixados em outra bem diferente. Isso sem falar em clubes menos populares, cujos jogadores sequer são citados, deixando um silêncio desconfortável ao longo da partida.

Vale lembrar que esse não é um problema do locutor ou do comentarista do jogo, mas sim da forma com que ambos os áudios foram inseridos no game. E é importante ressaltar que PES sempre sofria com esse problema mesmo quando Silvio Luiz ainda era o narrador oficial. Fica a expectativa para que isso seja melhorado na próxima versão e que não venha a prejudicar ambos os profissionais.

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Sem Libertadores e UEFA Champions League com times genéricos

Outro fantasma do passado que volta a assombrar PES é a falta de clubes licenciados. Se em outras versões a Konami se orgulhava em ter competições e ligas completas, na versão 2017 os jogadores terão que conviver com nomes genéricos - que já se tornaram uma marca na franquia.

Sendo assim, prepare-se para disputar uma UEFA Champions League contra times como MD White (Real Madrid) e Man Red (Manchester United). Se não bastasse, ainda há a ausência da Copa Libertadores da América, que nos últimos anos chegou a ser um dos maiores atrativos do game.

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)MD White (Real Madrid) e Man Red (Manchester United) forma um dos maiores clássicos genéricos de PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)


O problema é que seu rival, Fifa 17, é detentor da licença da maioria das ligas europeias, o que prejudica a negociação com a Konami. Ao mesmo tempo, a produtora japonesa consegue algumas exclusividades, mas sem tirar clubes do jogo da EA. Um exemplo disso é a parceria com o Barcelona, que traz os jogadores do clube catalão na capa e o seu estádio apenas em PES. Entretanto, o mesmo Barcelona estará presente em Fifa 17. 

Essa é uma briga antiga que parece não ter um fim. E quem perde com isso é o consumidor. Principalmente aquele que, mesmo tendo um jogo como preferido, opta por adquirir ambos os títulos todos os anos. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Copa Libertadores da América aparece de forma genérica em PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Rumo ao Estrelado ainda mais real

Um dos mais populares modos de PES volta com grandes modificações. A principal delas é no tempo em que as coisas começam a surgir na sua carreira como profissional. Ou seja, para alcançar o estrelato, é preciso dedicar-se um bom tempo de jogo até que as oportunidades comecem a surgir. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Modo Rumo ao Estrelato (Foto: Reprodução / TechTudo)

Foi possível notar, também, um comportamento diferenciado do seu time. Mesmo que você chegue como o grande astro, seus companheiros não jogarão para lhe servir. Dessa forma, não ache estranho caso algum colega de time resolva arriscar uma jogada individual em vez de passar a bola, mesmo que você esteja em uma posição mais favorável que a dele. 

Master League cada vez mais robusto

Já o modo mais famoso da franquia continua cada vez mais robusto e complexo. Para os adeptos do antigo modo Master League, onde comprar e vender um jogador era mais simples que chutar uma bola, saibam que agora é preciso saber lidar com o mercado de transferências.

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Modo Master League (Foto: Reprodução / TechTudo)


Para a versão 2017 há mudanças em relação ao caixa do clube. Agora, você pode optar por criar um fundo para transferências e salários, evitando, assim, os problemas de falta de verba - algo bem normal no futebol brasileiro. Também é possível organizar a janela de transferências, seja para que elas surjam com mais intensidade, ou até mesmo para que o tempo pare toda vez que uma negociação estiver em andamento.

Campeonato Brasileiro de forma original 

Se em PES 2016 todos os clubes da Série A já marcavam presença no game, em PES 2017 eles foram agregados ao Campeonato Brasileiro. Isso mesmo, a competição nacional chega pela primeira vez de forma oficial, com direito a troféus e nomenclatura originais. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Brasileirão está presente em PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)

O que ficou de fora dessa vez foram alguns clubes da Série B. Na versão anterior, haviam quatro clubes que disputavam a competição na época. Eles eram alocados junto às outras equipes da América em uma competição à parte. Em PES 2017 não há outros clubes, apenas o Red Bull Brasil, que firmou uma parceria exclusiva com a Konami para estar presente no game. 

PES 2017 (Foto: Reprodução / TechTudo)Modos online de PES 2017 estavam indisponíveis durante nossos testes (Foto: Reprodução / TechTudo)


Conclusão

PES 2017 traz um realismo nunca antes visto em um game de futebol. Com gráficos ainda mais reais e uma jogabilidade que evoluiu bastante desde a versão anterior, o game deixa a briga acirrada com seu maior rival, Fifa 17, em busca do título de melhor jogo do gênero. Pena que, mesmo com a presença do Campeonato Brasileiro e seus respectivos clubes, o game ainda conte com muitos clubes e torneios genéricos, mas nada que tire o brilhantismo da nova versão.

O que esperar de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Jogabilidade evoluiu como nunca
  • - Gráficos ainda mais reais
  • - I.A. apurada
  • - Times do Brasileirão 2016

Contras

  • - Falhas na narração
  • - Times e torneios genéricos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luís Oliveira
    2018-02-14T12:48:56

    Se quer um jogo mais próximo da realidade, vai de fifa... Melhor jogabilidade e mecânica. Agora se quer robôs em campo vai de pés. Única coisa que pés é superior ao fifa é o gráfico... Comparo pés com esses jogos de tiro que vc preciosa botão de mira e já vai automaticamente na parte vital do alvo.

  • Vini King
    2017-01-05T05:35:41

    Cara eu tenho o Fifa 16 e o PES 2017. Fifa: Muito bom jogo, jogabilidade é superior sim ao PES, o modo Ultimate Team é viciante, e tem praticamente todos os times licenciados. Pes: Graficos excelentes, muito superior sim ao Fifa, a Master Liga com certeza é muito mais legal e divertido que o do Fifa e o Rumo ao Estrelato tambem que é muito legal. Então resumindo: Se juntassem as duas franquias e fizessem um jogo só, teríamos o melhor jogo de futebol de todos kkk.

  • Luis Pires
    2016-09-14T08:35:09  

    Se pes é 9.5, então fifa será 9.9.

    recentes

    populares

    • Luis Pires
      2016-09-14T08:35:09  

      FIFA NUNCA CHEGARÁ AO PES!!

    recentes

    populares

    • Luis Pires
      2016-09-14T08:35:09  

      é verdade luis

  • Pedro Almeida
    2016-12-01T09:56:33  

    Sempre joguei PES, não desmereço o FIFA, os dois são excelentes jogos, mas cada um tem um gosto então compra o que lhe atende. O PES 2017 está muito bom, a jogabilidade é excelente, melhorou bastante porém o que deixa a desejar são as licenças, é desconfortável abrir a seleção de times e não encontrar o Real, Manchester, Bayern de Munique, etc. A narração também não está muito legal, anda muito repetitiva, as vezes fica aquele silêncio durante as partidas, deveriam melhorar isso também.

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-12-01T09:56:33  

      concordo plenamente com vc pedro

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-12-01T09:56:33  

      silvio luiz é melhor

  • Richard Souza
    2016-12-05T16:18:25  

    Em primeiro lugar sou fã de futebol mais prefiro jogar o fifa do que o pes . Pes 17 tá com um grafico lindo jogabilidade melhorou um monte . Gosto de jogar o modo carreira ( rumo ao estrelato ) nosso a câmera é muito mais emocionante do que o fifa mais a jogabilidade não é a mesma pois o tempo todo os cara dão carrinho tu nem recebeu a bola e os cara já tão deitado , na hora do drible também tem que driblar o pouco antes diferente do fifa. Tirando algumas coisas mais tá um bom jogo

    recentes

    populares

    • Richard Souza
      2016-12-05T16:18:25  

      é verdade!

    recentes

    populares

    • Richard Souza
      2016-12-05T16:18:25  

      mas, ainda prefiro o pes.

  • Magnailton Brito
    2016-12-27T17:03:50

    gosto muito da franquia,mais esta deixando a desejar.

  • Magnailton Brito
    2016-12-27T17:00:45

    todo ano compro o jogo pensando que vai ser diferente, e vem sempre o mesmo.

  • Magnailton Brito
    2016-12-27T16:58:03

    o pes esta faltando com respeito com seus clientes

  • Guilherme Santos
    2016-12-09T10:12:10  

    Pés tem libertadores????

    recentes

    populares

    • Guilherme Santos
      2016-12-09T10:12:10  

      Não. No PS4 a competição se assemelha com o formato original, mas o nome é genérico.

  • Danilo Koch
    2016-12-13T19:51:12

    Comprei o PES 2017 para ps3, e só consigo jogar em 16 estádios. Isso é normal?

  • Victor Hugo
    2016-11-10T03:14:25

    Os Pêntaltis desse PES estão ridículos igual os do 2015, o goleiro pula e fica meia hora no ar... nunca pega a bola. Quase todos os pontos negativos que vieram desde o PES 2014 continuam , não poder ver o placar dos outros jogos durante o jogo, não poder lhe dar com valores nas transferências (de forma manual), dinheiro no rumo ao estrelato não servir pra nada, sem rebaixamento, nomes abreviados, ter que voltar pro menu pra configurar os controles e etc... Jogabilidade e gráficos melhoraram, porém pra mim o PES a cada ano fica pior.

  • Peterson Nunes
    2016-09-13T16:43:21  

    Que frescura, licença, faces, emblemas., estádios... o que vale é gameplay., bola na rede, habilidade no controle e jogadas trabalhadas. Com certeza, nesses critérios, PES é muito mais divertido, bem a frente do nosso FIFA Street na Grama. Abçs!!!

    recentes

    populares

    • Peterson Nunes
      2016-09-13T16:43:21  

      Eu jogo PES desde o PES 14 e estou migrando para o FIFA 17, realmente ele me convenceu com os gráficos surpreendentes, só jogava PES por causa do grande realismo dos graficos, mas juntaram isso com a jogabilidade do FIFA e agora o FIFA 17 tá muito superior, PES marcou minha infancia, mas o menino cresceu e busca jogos mais sérios, BEM VINDO FIFA 17.

    recentes

    populares

    • Peterson Nunes
      2016-09-13T16:43:21  

      Deve ser brincadeira alguem falar que o fifa é maia fácil que o Pes...só pode ...

  • Eudo Junior
    2016-09-16T09:33:48  

    Jogabilidade não melhorou tanto, ainda robótico, gráficos muito bons realmente(fifa 2017 igualou esse quesito, única vantagem do PES até então) sinceramente nao acredito na imparcialidade dessa matéria. PES 2017 está melhor do que o 2016, porém não amarra a chuteira nem do FIFA 13 quiçá do 2017. Sou das antigas e jogo desde 1998, por questão de inteligência migrei pro FIFA.

    recentes

    populares

    • Eudo Junior
      2016-09-16T09:33:48  

      Eu só jogava PES por causa dos incriveis graficos, mas parece que o fifa 17 está dominando também nesse quesito, fifa 17 me convence e me faz migrar pra ele, mas PES marcou minha infância.

    recentes

    populares

    • Eudo Junior
      2016-09-16T09:33:48  

      Não, não está veja vídeos comparando os gráficos no YT..

  • Victor Oliveira
    2016-09-13T17:04:51  

    Pes está com média 90 no METACRITIC, e ainda tem quem diga que FIFA é melhor.

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2016-09-13T17:04:51  

      PES 15= GRAFICO / PES 16 = GRAFICO / FIFA 15= Jogabilidade / FIFA 16 = Jogabilidade / FIFA 17 = Jogabilidade + Gráfico, com isso ele me convenceu a migrar para o FIFA

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2016-09-13T17:04:51  

      Tem vários videos no YT mostrando a superioridade gráfica do PES, estou muiiito satisfeito com o PES quanto a jogabilidade.

  • Rogerio Carvalho
    2016-09-13T17:59:31  

    Fifa=beija molieres PES=Beija rapazes

    recentes

    populares

    • Rogerio Carvalho
      2016-09-13T17:59:31  

      Funkeiro analfabeto! E pior fifeiro!!!! kkkkk

  • Luis Borges
    2016-09-16T01:36:59  

    Vocês estão de brincadeira, só pode ser 95, para um jogo que não tem licenças, diz ter exclusividade com Corinthians e Flamengo e os times são cheios de noronhas, diz ter exlcusividade com o brasileirão e todos os times estão com jogadores genéricos, e o clima dinâmico que chuva foi essa que colocaram nesse jogo, sinceramente é melhor não por, estou falando isso porque eu burramente paguei 200 paus nessa porcaria.

    recentes

    populares

    • Luis Borges
      2016-09-16T01:36:59  

      Eu paguei 70 reais no original kk

  • Kaique Beatto
    2016-09-16T17:44:41  

    Estou jogando o PES 2017, a jogabilidade é excelente, porém o que deixa a desejar são as licenças, é desconfortável abrir a seleção de times e não encontrar o Real, Manchester, etc. O campeonato espanhol, faltam muitos times... Se Procura jogabilidade, ficou nota 10, times inteligentes, e bem mais rápidos, os passes saem na hora e os chutes a gol saem no momento do toque no controle, quem jogaram outros anos, sabem do que estou falando.

    recentes

    populares

    • Kaique Beatto
      2016-09-16T17:44:41  

      Pesquisa no Youtube Option File, tem vários tutorias, é bem simples, pen drive formatado, cria pasta WEPES, vai no link do tutorial baixa as imagens nesta pasta, coloca o pen drive no PS4, menu editar, importa as imagens e já era... Infelizmente não funciona no XBOX ONE apenas... Espero ter ajudado.

    recentes

    populares

    • Kaique Beatto
      2016-09-16T17:44:41  

      Obrigado.

  • Gordão
    2016-09-13T18:32:48  

    Desde quando o pes tem concorrente?

    recentes

    populares

    • Gordão
      2016-09-13T18:32:48  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse Fábio é mito óh, comentário top mano kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gordão
      2016-09-13T18:32:48  

      o gol da volks vende x mais que o jeep renegade, quem será o melhor???

  • Rolando Rocha
    2016-09-13T19:08:10  

    Comprei hoje o meu PES 2017 e a jogabilidade e o realismo estão fantásticos!! Melhor de todos os tempos!!! A única coisa que me deixou triste foi essa questão das licenças, fora isso, vou jogar muito!!!!!!! Parabéns Konami!!!!

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2016-09-13T19:08:10  

      Isso também acontece quando um Fifeiro vai pro PES.... essa avaliação de que o Fifa é simulador de futebol e o PES é um jogo pra massa eu sempre li e vi vídeos a respeito falando sempre ao contrário, o problema é que você é um fanboy da franquia e não sabe analisar os pontos positivos e negativos de cada jogo...

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2016-09-13T19:08:10  

      as fifetes estão desesperadas kkkkkkk

  • Thrash Metal
    2016-09-15T03:43:59  

    Fifa nunca chegará ao PES!

    recentes

    populares

    • Thrash Metal
      2016-09-15T03:43:59  

      Sempre joguei PES, mas acho q esse ano vou pro FIFA.. O FIFA tem um modo tipo Master League? Que de pra jogar offline?

    recentes

    populares

    • Thrash Metal
      2016-09-15T03:43:59  

      tem, e ta excelente

  • Rafael Castro
    2016-09-13T12:29:18  

    A konami possui sacadas fantásticas, mas o jogo em si, deixa muito a desejar. Gostaria de ver a Konami e a EA trabalhando juntas em um game de futebol...

    recentes

    populares

    • Rafael Castro
      2016-09-13T12:29:18  

      vai acabar a concorrência, e os jogos vão evoluir bem mais devagar

    recentes

    populares

    • Rafael Castro
      2016-09-13T12:29:18  

      Eu acho que eles mudam pouca coisa de uma versão pra outra.... Seria mais justo com o consumidor que adquiriu a versão do ano anterior aplicar apenas um patch ou update do que ficar trocando de jogo todo ano pagando fortuna pra acrescentar uma coisinha aqui e outra ali....

  • Christian Silva
    2016-09-23T10:08:39

    Fifa deveria migrar pra futebol de salão e deixar o bom e velho futebol com o PES

  • Diego Lima
    2016-09-13T15:38:26  

    LONDON FC, MEYSEIDE BLUE, NORTH LONDON AGORA TEREMOS O MAN RED E O SENSODYNE WHITE KKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2016-09-13T15:38:26  

      as fifetes estão descontroladas kkkk

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2016-09-13T15:38:26  

      Um bom patch resolve isto em cinco minutos!

  • Rodrigo
    2016-09-19T12:12:07

    A fim de saber por que não tem todos os estadios para o PS3? Era melhor não ter anunciado que haveria

  • Rogerchapo
    2016-09-14T11:14:41  

    Eu sempre preferi o Fifa, sempre achei o PES muito "Robô", jogando a demo ontem, gostei mais, acho que melhoraram alguns aspectos, acho que dessa vez para variar ou ficar com o PES, alguém aqui já está com o PES17? gostaram?

    recentes

    populares

    • Rogerchapo
      2016-09-14T11:14:41  

      Muito bom, incentiva a criatividade a cada jogada!

    recentes

    populares

    • Rogerchapo
      2016-09-14T11:14:41  

      Legal Zafra, acho que vou comprar o PES dessa vez.