Jogos de esporte

NOTA tt
9.5

Review PES 2018

PES 2018 traz melhorias na jogabilidade e aposta em conteúdos nacionais para conquistar novos fãs

Diego Borges
por
em

PES 2018 é a nova versão do game de futebol mais popular do Brasil. Lançado para Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PCs, o game aposta em melhorias na sua jogabilidade e a presença de novos modos de jogo para ampliar a sua base de fãs. Confira o nosso review completo:

Jogabilidade repleta de melhorias

A grande mudança na nova versão de PES é a sua jogabilidade. Vale lembrar que a franquia, desde que chegou na atual geração de consoles, segue uma linha de evolução acentuada, que alcança o seu ápice neste título. Em outras palavras, a Konami finalmente conseguiu acertar a mão em quase todos os problemas relacionados à mecânica de seu jogo.


Agora há um novo sistema chamado Real Touch+, que permite aos jogadores dominar a bola com diferentes partes do corpo. Por mais simples que possa parecer, essa é a grande influência de uma jogabilidade mais real, com menos movimentos robóticos e domínios que contam com um controle mais simples.

O que também mudou bastante foi a velocidade das partidas, que estão mais lentas do que em PES 2017. Mas isso não deve ser encarado como um ponto negativo. Ao contrário, com essa desaceleração, as partidas ganharam uma velocidade mais próxima do real, mantendo um jogo mais cadenciado e menos arcade do que o apresentado em versões anteriores.

PES 2018 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2018 traz partidas mais lentas e mais reais (Foto: Reprodução / TechTudo)

Ainda sobre a pegada arcade, ela continua sendo a grande vitrine de PES. Entretanto, agora, a movimentação de seus jogadores consegue criar um perfeito balanceamento. Por mais que ainda seja um pouco "duro" movimentar seus jogadores em campo, o comportamento deles ficou mais próximo do real.

A nova versão traz também uma valorização aos atributos dos jogadores virtuais. É possível notar com mais nitidez o quanto o talento individual faz a diferença. Por exemplo, quanto maiores os atributos relacionados aos chutes, mais precisas serão as finalizações, assim como passes, cruzamentos, etc. O mesmo vale para o sistema de entrosamento aplicado em modos como My Club, que influenciam diretamente na movimentação tática do seu time. 

Melhorias visuais e problemas na locução

O visual de PES 2018 também conta com melhorias. Elas podem não ser tão impactantes quanto as impostas na jogabilidade, mas, ainda sim, conseguem deixar o jogo com cara de novo. Principalmente no que diz respeito às grandes estrelas do game: os craques do gramado virtual. 

PES 2018 (Foto: Divulgação)Visual de PES 2018 traz melhorias (Foto: Divulgação)

As expressões faciais ficaram mais nítidas e conseguem reproduzir bem o sentimento dos atletas, assim como as características físicas, como suas tatuagens, cicatrizes e penteados únicos. Entretanto, como em outras versões, esse cuidado segue uma escala de importância que começa nos craques mais famosos. Enquanto CR7, Messi e Neymar receberam todos os detalhes possíveis, outros jogadores menos populares fogem até um pouco de sua aparência real.

Embora PES 2018 conte com gramados artificiais até demais, a ambientação do game continua sendo uma referência. Os elementos que ficam na parte exterior dos estádios estão mais convincentes (mas ainda longe do real). Já a torcida traz uma movimentação mais sincronizada junto a gritos originais de seus respectivos times.

PES 2018 (Foto: Reprodução / TechTudo)Times brasileiros em PES 2018 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Falando em som, o game traz uma trilha sonora de peso que inclui canções de astros como Bruno Mars. Já a locução de Milton Leite e os comentários de Mauro Beting sofrem com os mesmos problemas de inserções de PES 2017. A forma com que ambos se referem aos times é mal inserida com uma tonalidade diferente da locução. Também há problemas com falas repetidas ao longo das partidas e delay para alguns lances. Fora isso, a tabelinha entre Milton e Mauro continua sendo incrível, com tiradas engraçadas e a presença de seus famosos bordões.

Atenção especial ao Brasil

Se há alguma coisa que os fãs brasileiros não podem reclamar da Konami é sobre a atenção em relação ao país. Não é de hoje que a empresa busca trazer elementos do nosso principal campeonato para o seu game, como o Brasileirão de forma oficial e os times que jogam a Série A do torneio. 

PES 2018 continua mostrando esse carinho conosco. A começar pela inclusão de um novo estádio, o de São Januário, do Vasco da Gama, que foi reproduzido de uma forma tão fiel que é possível arriscar que essa é a arena mais caprichada de toda a franquia. O clube carioca traz o elenco completo do time no Brasileirão, assim como Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo e Palmeiras.


Já os outros clubes contam com um elenco genérico de jogadores. Esse problema aparentemente vai se estender ao longo do ano, ou seja, dificilmente teremos esses times atualizados. Em compensação, seus uniformes estão presentes no game, sendo que muitos deles possuem até três variações de modelos. 

Novos modos de jogo

PES 2018 também traz novidades em seus modos de jogo. Pelo menos para os mais novos, que não puderam conferir em versões antigas da franquia o famoso confronto entre times aleatórios. Neles, o elenco é formado por atletas de todas as partes do mundo, onde a habilidade do jogador é que prevalece.

PES 2018 (Foto: Reprodução / TechTudo)Novos modos de PES 2018 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Também foram incluídos em PES 2018 modos cooperativos, nos quais até três jogadores podem atuar no mesmo time contra a CPU ou contra outro times de competidores reais pelo modo online. 

Melhorias nos modos antigos

Já os famosos modos de PES continuam presentes no game e com algumas novidades. No mais famoso deles, o Master League, agora há mais campeonatos, além das principais ligas. O mercado também ficou mais movimentado, com mais opções para comprar e vender jogadores. 

PES 2018 (Foto: Divulgação/Konami)PES 2018 (Foto: Divulgação/Konami)

Outro popular modo, o Rumo ao Estrelato, trouxe melhorias na forma com que as partidas são conduzidas. Em versões anteriores, seus companheiros de time se comportavam como seus subordinados, fazendo tudo o que você pedia. Em outras palavras, caso seu jogador solicitasse um passe, ele receberia imediatamente, independentemente de sua posição.

Agora, é preciso saber se posicionar melhor e ser uma melhor opção, caso contrário, a jogada continuará com outro jogador. As suas participações na partida também respeitam mais o seu rendimento. Em PES 2017, mesmo sendo o melhor em campo, você era sempre o jogador a ser substituído. Agora, caso você seja a peça fundamental do seu time, dificilmente seu treinador vai mandar você pro chuveiro mais cedo, a não ser que sua barra de stamina esteja no limite.

bolt-pes-2018-home (Foto: Divulgação)Bolt em PES 2018 (Foto: Divulgação)

E para completar, o modo My Club de PES 2018 também traz boas novidades. Além do PES League - torneio oficial de PES que rende vaga para as competições oficiais da empresa - há também mais opções de partidas e novos tipos de olheiros para adquirir mais atletas no seu time. Além, é claro, da presença de lendas como Maradona e o curioso Usain Bolt - atleta que foi homenageado no game.

Conclusão

PES 2018 é obrigatório para os amantes de futebol. O jogo traz as esperadas melhorias em sua jogabilidade, com movimentos mais variados e próximos do real. Mesmo com a ausência de licenças e uma má inserção da locução, PES 2018 compensa com uma evolução em seu visual e novos modos de jogo, que acabam abafando os pequenos problemas pontuais. 

O que você espera do lançamento de Pro Evolution Soccer 2018? Comente em nosso Fórum!


Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Melhorias na jogabilidade
  • - Novos modos
  • - Conteúdo nacional
  • - Gráficos atualizados

Contras

  • - Muito conteúdo genérico
  • - Narração com problemas
  • - Goleiros falhos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ball
    2018-06-24T20:38:28

    Sinceramente não vi muitas melhorias no jogo esse ano, a inteligência artificial está uma droga! A defesa não está respondendo como deveria! Se o atacante vem pra fazer o gol em vc por exemplo eles não marcam com a mesma pressão do PÉS 2017, ficam praticamente olhando, por mais que voCE aperte no botão aff!

  • Eduardo Matos
    2018-04-09T15:02:44

    O grande defeito do PES 2018 são as entregadas de partida influenciadas pela inteligência artificial do jogo, ele claramente escolhe o vencedor, só um burro que não tem percepção nenhuma para não perceber que o jogo escolhe o time vencedor.

  • Silvio Augusto
    2017-10-28T02:10:16  

    Se é loko nunca vi jogo tão ruim como esse nada igual a um jogo de verdade quem projetou esse jogo nunca chutou uma bola na vida meu Deus dinheiro jogado fora bora pro fifa

    recentes

    populares

    • Silvio Augusto
      2017-10-28T02:10:16  

      Quer jogo real? Chame seus amigos e vá jogar

  • Ramilo Luiz
    2017-09-15T17:06:51  

    Na real os 2 estão ruins, mas considerando tudo o FIFA é ainda o menos pior. O PES tá bonito de jogar, mas tudo no jogo foge muito da realidade, desde os golaços, falta de cartões, escanteios, falta de faltas, desproporção de chutes a gol... sem falar nas licenças q não existem...

    recentes

    populares

    • Ramilo Luiz
      2017-09-15T17:06:51  

      dnv o mongo opinando!

    recentes

    populares

    • Ramilo Luiz
      2017-09-15T17:06:51  

      MEU PES TRAVA NO MASTER LIGA APARTIR DA 2 TEMPORA ! ALGUEM SABE RESOLVER ESSE PROBLEMA ?

  • Leandro
    2017-10-17T16:25:36

    O pes esse ano e meu ta muito ruim, a Master league fácil de mais fiquei com um time 88 em 1 temporada jogando com o palmeiras, a mesma movimentação robótica embora realmente melhoraram muito, gramado ridículo e um problema de má otimização horrível, não importava o que mexia não melhorava ficava travando na mesma, config pida baixar ou aumentar as qualidades que não adiantava não batia nem 30 fps ,ai fui testar o Fifa 18 e desinstalei o pes 10 minutos depois rodando a 60 fps cravado muito melhor o game

  • Bruce Wayne
    2017-09-15T16:41:53

    O Mauro continua falando o nome do Silvio nos comentários... Isso é péssimo....

  • Wladimir Hernandes
    2017-10-09T19:34:20

    Isso só pode ser matéria paga ou síndrome de vira lata, acabei de baixar a demo e meu Deus o que a Konami fez com os gráficos do jogo para pc, estão horríveis a grama nem parece grama, eu joguei a demo para pc se a versão final os gráficos forem iguais já era, parabéns Konami por estragar um jogo onde os gráficos eram sensacionais.

  • Willian Oliveira
    2017-09-29T17:06:09  

    Sempre compro o fifa e o pes, e jogos os 2 sem frescura nenhuma! Ficar comparando os 2 é muita frescurinha, muito mimimi, se fossem iguais não teriam graça, um agrada um público outro agrada outro público. Quando enjoo de um jogo o outro :P

    recentes

    populares

    • Willian Oliveira
      2017-09-29T17:06:09  

      Comentário inteligente...

  • Mozak Caetano
    2017-10-02T23:09:04

    Pes 18 precisa melhorar a defesa, muitos lances os atacantes passam marotamente, os zagueiros demoram muito a reagir os comandos, quando reagem já é tarde. Nas configurações de dados pessoais, o auxilio de passe, se vc configura manual, só sendo mega crack pra jogar, se coloca no nível um, frequentemente vc mira em um jogador o passe vai pra outro nada a ver com a direção que vc apontou.

  • Feldiber
    2017-10-02T08:57:28

    Tiveram que dar um 10 a mais ai em? Só pra ficar igual ao fifa. Kkk

  • Lucas Araujo
    2017-09-29T23:52:32  

    Boa noite, comprei o pes 18 e não rodou no meu notebook, placa de vídeo vostro 5480 , i7 , sabem o que posso fazer ? Pois não consegui recuperar meu dinheiro, consigo recuperar ou consigo jogar de alguma forma?

    recentes

    populares

    • Lucas Araujo
      2017-09-29T23:52:32  

      Só diminuindo os graficos cara. Tem opção dentro do jogo tambem pra tirar qualidade da torcida, gramado e etc.. talvez rode dai.

  • Tiago Padilha
    2017-09-22T21:37:35  

    Melhor jogo de futebol de todos os tempos

    recentes

    populares

    • Tiago Padilha
      2017-09-22T21:37:35  

      Se esse é o melhor imagina o pior

    recentes

    populares

    • Tiago Padilha
      2017-09-22T21:37:35  

      Já imaginei... o pior é o fifa!

  • Luiz Silva
    2017-09-19T07:10:45  

    Desculpa aí fãs de FIFA mais a única coisa de realismo q o FIFA ganha do PES é a torcida!

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2017-09-19T07:10:45  

      Mas - complemento Mais - quantidade

    recentes

    populares

    • Luiz Silva
      2017-09-19T07:10:45  

      O meu tbm não veio. O q fazer ?

  • Leon Ferreira
    2017-09-28T10:51:06

    O PES eu jogo com amigos, o FIFA eu jogo online.

  • David Costa
    2017-09-15T18:21:13  

    Bacana o PES estar investindo em melhorias. Joguei PES até 2008 e migrei para o FIFA e com ele desde então. Pra mim o que mais diverte é o que compro e não tenho "fanatismo" com isso. Os 2 jogos tem prós e contras e vai da escolha de cada um. Acho ridículo ter times genéricos em um jogo que custa mais de R$200,00. Infelizmente isso acontece no PES e também no FIFA em relação aos times brasileiros. Lamentável! Até campeonato belga tem jogador original e ficam nessa aí.

    recentes

    populares

    • David Costa
      2017-09-15T18:21:13  

      Se vc tem o Ps4 e so baixar o Pach para o option file resolve tudo ate a Budesliga arruma

  • Dark Blue
    2017-09-24T19:02:12

    Jogabilidade ta uma bosta, zaga toda errada e dao nota 9 aff

  • Wladimir Hernandes
    2017-09-21T11:37:39  

    Fifa e PES são games totalmente diferentes e voltados para públicos distintos, a série FIFA tenta ser um simulador de futebol, voltado a um público que curte e se diverte como táticas e estratégias e gostam de fazer e ver os ajustes feitos em sua equipe funcionar, tentando imitar a vida real, já o PES não tenta ser e não é um simulador de futebol, conforme já foi dito antes pela Konami, é um jogo arcade, voltado para a diversão, com gráficos incríveis, onde tática e estratégia não fazem tanta diferença, onde o importante é se divertir, portanto, compará-los é pura perda de tempo.

    recentes

    populares

    • Wladimir Hernandes
      2017-09-21T11:37:39  

      Fifa caras correm estranhos e sao muito mais diros que no pes nao entendo essas analises jogueo demo dos 2 o neymar no fifa parece um zagueiro de duro pra virar e o povo acha aquilo simulador kkkk fifa com neymar tipo zagueiro alemao

  • Hugo Souza
    2017-09-22T15:53:40

    DÃO NOTA 10 PARA SOM SE RECLAMA DOS AUDIOS, DIZEM QUE CAPRICHARAM NO BRASILEIRÃO SE 70 % DOS ELENCOS BR SÃO GENERICOS....

  • Alex N
    2017-09-21T16:01:22

    Como deram 10 para o som , se na matéria em si não gostaram da locução?

  • Fabio Silva
    2017-09-21T15:07:10

    sempre joguei pro evolucion desde o ps1 mais estou me decepcionado com a konami quem gosta dessa franquia e porque é um jogo legal prazeroso de jogar . agora perdeu isso ficou um jogo ridiculo sem mobilidade sem jogabilidade pra mim ele virou um fifa me arrempendi de gasta 200 reais comprando esse pes2018 não vou mudar para o fifa não vou para de jogar futebol online pra mim esse pes2018 foi o pior de todos

  • Robson Vinicius
    2017-09-21T13:26:47

    Vou comprar os dois. O PES pra jogar com os parças e online.. Serão jogos emocionantes. E o Fifa vou comprar também afinal sempre recebo meus sobrinhos de 5, 7 e 8 anos. É bom ter um jogo pro nível de idade deles. kkkkkk

  • Mario Ribeiro
    2017-09-16T13:20:22  

    Alguém que já comprou, sabe informar se o PES2018 conta com uniformes licenciados no Chelsea e Real Madrid para xbox one?

    recentes

    populares

    • Mario Ribeiro
      2017-09-16T13:20:22  

      para nenhum console o game possui esses times licenciados.

    recentes

    populares

    • Mario Ribeiro
      2017-09-16T13:20:22  

      ...Mas é so baixar os kits , varios sites estão disponibilizando.

  • Lunardo Moreira
    2017-09-18T15:28:47  

    Apesar do FIFA continuar superior, esse PES está muito bom. Ele resgatou a diversão da era Playstation 2, as mecânicas dinâmicas e lances plásticos que marcaram o Winning Eleven 6 estão presentes, e apesar dos defeitos, o jogo consegue divertir bastante, principalmente jogando contra amigos, coisa que no FIFA é mais burocrático, massante e enjoativo., apesar de realista.

    recentes

    populares

    • Lunardo Moreira
      2017-09-18T15:28:47  

      mutiplayer local no pes é show de bola

  • Fábio Campos
    2017-09-15T17:52:17  

    Sem provocação aos trirebaixados dessa vez...realmente o São Januário tá idêntico...

    recentes

    populares

    • Fábio Campos
      2017-09-15T17:52:17  

      Felipe. O meu também não tem São Januário. Vc descobriu pq foi?

    recentes

    populares

    • Fábio Campos
      2017-09-15T17:52:17  

      Boa tarde rapaziada, alguém já conseguiu colocar o estádio de São Januário???

  • Anderson Silva
    2017-09-18T08:52:19

    Muito ruim esse jogo, nem devia ter comprado. Só a demo do fifa 18 ja faz o PES completo passar vergonha.