MP3 Player

NOTA tt
8.0

Review Philips GoGear Vibe

O GoGear da Philips é o MP4 player ideal para quem procura algo muito simples: um aparelho que apenas toca música. E ele faz isso muito bem: tem o melhor custo-benefício e uma ótima qualidade de som.

Stella Dauer
por
em

O iPod é com certeza o aparelho tocador de música mais descolado e mais completo do mercado. Entretanto, existem pessoas que não desejam levar um aparelho tão caro em mãos apenas para ouvir música, ou nem querem gastar tanto em um gadget que ficará sempre na mochila. E é nesses casos que entra a linha GoGear da Philips.

O Philips GoGear Vibe é um player muito simples, com design bonito e até algumas funções além da música. Seu preço está entre os melhores do mercado e é sempre uma opção melhor do que recorrer a aparelhos de procedência duvidosa, sem marca e sem assistência no país. Veja mais sobre ele neste review.

Interface dos menus do player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)Interface dos menus do player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)

Design

Uma boa vantagem desse pequeno aparelho é justamente seu tamanho e visual. Longe de se parecer com um "MP25" do camelô, o Vibe é bem discreto e fino. Cabe na palma da mão, com a medida mais comprida de 11 centímetros. Seu peso é de míseras 32 gramas.

Enquanto a frente é preta, a traseira é cinza escura, ligeiramente emborrachada, o que ajuda a segurá-lo na mão e em outros locais (até prender no seu bolso). Na parte superior temos o botão de energia/bloqueio de tela e um furo para passar uma cordinha de segurança (não vem nenhuma na caixa, mas é importante).

Botões físicos de navegação do Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)Botões físicos de navegação do Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)

Na parte inferior ficam a conexão para fones convencionais (3,5 mm), botão de reset e conexão mini USB (poderia ser a micro USB, facilitaria muito). O lado direito abriga os botões de volume, enquanto a frente, além de uma telinha de 1,8 polegadas, tem também um pad de navegação, botão de play/pause, voltar e menu.

Ele é ligeiramente arredondado e suave no toque, assim como os fones de ouvido. Apesar de não serem intra-auriculares, eles possuem uma cobertura feita de borracha macia, com uma espécie de funil que se encaixa dentro da orelha. De longe, dá até para compará-lo com os EarPods, da Apple.

Esses fones não se encaixam muito dentro da orelha, mas são bem confortáveis. Geralmente os fones de ouvido machucam depois de um tempo muito longo de uso, mas o modelo que vem com ele dá pra suportar um pouco mais de tempo. São pretos, como o resto do conjunto, e não possuem nada demais, além da borracha.

Traseira do MP4 Player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)Traseira emborrachada do MP4 Player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)

Usabilidade

Mesmo sendo pequeno, os botões de navegação são grandes, facilitando o uso do Vibe. Seu menu é bem parecido com um gerenciador de arquivos no computador ou em um smartphone. São listas que levam a listas, com pouca complexidade e fácil aprendizado.

São seis menus principais: músicas, vídeo, imagens, rádio FM, visualizador de arquivos e configurações. Nos ajustes podemos colocar temporizador, escolher tela de proteção, entre outros. Quando ele está ligado, desliga a tela após um tempo e mostra um relógio.

A tela não é muito grande e nem tem muito boa definição, mas serve muito bem para o visual e a navegação do menu. Além de vídeos é possível também reproduzir fotos. O display é bem luminoso e colorido, interessante para mostrar fotos a um amigo, por exemplo, mas não chega a ser interessante para mostrar um álbum inteiro.

A Philips anuncia em seu site uma parceria com o aplicativo de músicas opensource Songbird, informando que é possível utilizar o app junto com o GoGear, como se fosse um iPod e um iTunes. A interface desse Songbird é especial e por ele você pode gerenciar as músicas e sincronizar o aparelho.

Infelizmente não há versão da Philips para Mac. No site do Songbird é possível baixar uma versão para esse sistema, mas não a versão personalizada da Philips.

O MP4 Philips GoGear tem furo para corda e botão de energia (Foto: Stella Dauer)O MP4 Philips GoGear tem furo para corda e botão de energia (Foto: Stella Dauer)

Mídia

De acordo com as informações oficiais, a Philips inseriu nesse aparelho a FullSound, que “restaura com fidelidade os detalhes sonoros de músicas compactadas em MP3, enriquecendo-as substancialmente para que o CD reproduzido não apresente nenhuma distorção”. Se essa tecnologia realmente funciona, não é possível comprovar, mas o som é realmente muito bom. A qualidade de áudio apresentada se mostrou superior a muitos smartphones que possuem boas opiniões em testes, como os da marca Nokia.

Além de termos graves e agudos equilibrados, o estéreo é bom, o volume é bem alto e a profundidade da música em si é ótima. Os fones que acompanham o produto entregam áudio com grande fidelidade e agradou no geral. Com esse volume alto é possível escutar música em um ônibus cheio e barulhento, por exemplo. E para a alegria de todos, não há saídas de som externa.

Interface de música no MP4 Player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)Interface de música no MP4 Player Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)

Os formatos de áudio aceitos são MP3, WAV, WMA, FLAC e APE. Já no quesito vídeo, o aceito é um só, e bem específico: MJPEG (mp4) a 160 x 128 pixels, 30 qps e 512 kpbs. Há também rádio FM, com 30 estações já sintonizadas.

A reprodução de vídeo é algo que pode ser chamado de “tosco”, pois não é nem um quebra galho: é uma telinha minúscula passando vídeos, onde nem se pode ler uma legenda. Se ainda assim você realmente desejar ver um vídeo em 1.8 polegadas, saiba que ele vai rodar sem problemas.

Philips GoGear SA3VBE04K: Conexões de áudio e mini USB e botão reset (Foto: Stella Dauer)Philips GoGear SA3VBE04K: Conexões de áudio e mini USB e botão reset (Foto: Stella Dauer)

Bateria e armazenamento

A bateria tem uma duração bem interessante. Por não ter muita frescura como um iPod, ele chega a 25 horas de reprodução de música non stop. Para vídeos, ele tem duração de 4h30. Se você estiver com pressa, basta carregá-lo 5 minutos e aproveitar aproximadamente 90 minutos de músicas.

Quatro gigas não é nada muito espaçoso hoje em dia, mas é o que traz o Vibe. Com 4 GB você armazena 250 músicas, aproximadamente 12 horas de som, o que já dá para o gasto. Faltou uma entrada para cartões de memória microSD para expandir o armazenamento em mais 32GB. Há também um modelo de 8GB à venda, mais difícil de ser encontrado.

Conteúdo da caixa do Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa do Philips GoGear (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

Assim como o aparelho é simples, também é sua pequena caixa. Além do aparelho e dos fones de ouvido, também encontramos um pequeno guia rápido e um cabo USB super curtinho.

Informações

 Armazenamento 4GB de memória interna
Equalizador sim
Rádio FM sim
Sincroniza com PC sim
Conectividade USB
Dimensões 11 x 4,35 x 1 cm
Peso 34 gramas
Autonomia de bateria 25 horas de som, 5 horas de vídeo
Itens inclusos MP3 player, guia rápido, cabo USB e fones de ouvido

.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
7
Desempenho
9
Custo-benefício
10

Prós

  • * Bom preço;
  • * Leve e discreto;
  • * Bons fones de ouvido.

Contras

  • * Software não funciona no Mac;
  • * Sem cartão de memória;
  • * Tela de baixa definição.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Brandao
    2014-01-21T19:12:05

    Retiro o que disse. Deixando no modo Full Sound e com um fone decente, deu para notar a qualidade do aparelho. Tem qualidade boa sim. Som mais nitido que o meu antigo Sony S615F. Indico sim, bom aparelho.

  • Eduardo Hiroyoshi
    2014-01-23T20:25:30

    TENHO 1 GOGEAR SARA16GB E 1 GOGEAR ARIAZ DE 16GB, TENHO COWON I10 DE 32 GB E MAIS UM SONY DE 8GB. O COWON TEM 42 TIPOS DE EQUALIZAÇÃO E O GOGEAR NÃO FICA DEVENDO NADA. USO FONES DA AKG 324P, 330P. Sennheiser CX 281, E JBL . GOSTO MUITO DO GOGEAR . ....

  • Fabio Brandao
    2014-01-20T22:41:09

    Comprei um GoGear Vibe 8GB e recebi o aparelho hoje. Conforme o review e comentários postados, acabei esperando muito do aparelho. Ele é bom, mas nada fora do normal. Tinha um Sony NWZ-S615F que era melhor, sendo que o Sony era 2GB, modelo bem velho. Enfim, não é toda essa maravilha não. Eu não compraria outro igual.

  • Carlos Souza
    2013-05-13T18:38:50

    Eu tenho um Gogear Philips do modelo anterior já faz 3 anos, ele é ótimo e nunca deu problema, o fone é incrível tem alta qualidade de som, mas já aviso que o fone tem uma vida curta e é impossível de compra-lo separadamente, resolvi o problema comprando o fone Sennheiser MX 270 (comprei na FNAC), aí meu querido, você sentirá todo potencial desse aparelhinho!! #Recomendo

  • Rodrigo Lage
    2013-03-08T15:01:45

    MP4 Philips foi eleito o melhor no ano passado pelos especialistas, pois a função de um MP4 é só uma, claro que o vídeo vale, mas nem mesmo o modelo da Aple oferece esta qualidade toda, principalmente pelo tamanho da tela, por ser pequena, e outra, com 4 Gigas você guarda muito mais música, atualmente tenho um deste modelo, bonito, prático, elegante e mais de 400 músicas e não somente 250. Olha o tamanho do aparelho, e querem que ele mostre a legenda, tenha dó, nem mesmo um S3 as vezes se consegue ler direito uma legenda com a tela duas vezes maior.