Placas

NOTA tt
7.0

Review Placa Creative Sound Blaster X-Fi Surround 5.1

A Creative lançou a placa de áudio externa USB Sound Blaster X-Fi Surround 5.1, e o que mais chama atenção nele é o seu esforço em reduzir a quantidade de cabos conectados

Allan Melo
por
em

Quem já tem o costume de conectar o notebook à televisão para assistir alguns filmes e vídeos do computador sabe o quanto é difícil e complicado ter um áudio decente na sala de estar, principalmente sem gambiarras. E no final das contas, a qualidade do áudio nunca é satisfatória, e os ruídos são bem aparentes ao mínimo movimento dos cabos.

Na tentativa de contornar esse problema da má qualidade e das conexão, a Creative lançou a placa de áudio externa USB Sound Blaster X-Fi Surround 5.1, e o que mais chama atenção nele é o seu esforço em reduzir a quantidade de cabos conectados: toda a comunicação com o computador e sua alimentação elétrica é feita pelo cabo USB, e dois plugues P2 fazem função para quatro caixas diferentes.

Placa Creative Sound Blaster X-Fi Surround 5.1_001Placa Creative Sound Blaster X-Fi Surround 5.1 (Foto: Divulgação)

Design e Conectividade

O X-Fi Surround 5.1 é protegido por uma carcaça plástica pintada de preto gloss que, na mão, parece ser um pouco frágil. Mesmo sendo leve e portátil, este é o tipo de hardware que não “merece” ser carregado pra cima e pra baixo com o seu notebook. Quer dizer... ele foi feito para ficar em cima de uma mesa ou no rack da sala, e o seu objetivo (que é te dar um sistema de som 5.1) denuncia a necessidade de um cômodo preparado, com caixas espalhadas.

Quanto à conectividade, não há o que reclamar. O X-Fi Surround 5.1 tem saídas de áudio RCA estéreo, surrounds em um único plugue e caixa central + sub também no mesmo plugue; na parte de atrás. Tanto o plugue do surround como o do sub+centro podem acabar exigindo alguns cabos adaptadores, pois nem todos os home theaters seguem esse padrão. De qualquer forma, há uma saída óptica que pode resolver todos esses problemas. E como qualquer placa de áudio que se preze, também há entradas de áudio e microfone na lateral esquerda, e uma saída para headfone.

Qualidade de áudio

O conversor DA desta placa recebe o áudio do computador pelo USB, e a diferença de áudio é perceptível até para os mais leigos. Além da óbvia distribuição, o som ganha mais nitidez e riqueza nos detalhes (mérito principal ao baixo nível de ruído, muito comum pela interferência dos outros componentes do computador).

No geral, ele apresenta um bom equilíbrio e harmonia entre as frequências, e qualquer filmes DivX de boa qualidade é capaz de mostrar o potêncial deste hardware. Só não recomendamos seu uso com caixas passivas (sem alimentação), já que a placa é alimentada pela USB e o amplificador não possui potência para dar pressão à tantos alto-falantes.

Software

A instalação é no estilo plug-and-play, mas para usar todos os recursos da placa é necessário instalar o software da placa. Alguns são bem comuns, como os ajustes do efeito estéreo entre as caixas, o EAX (filtros de ambiente) e o CMSS3D (que melhora o surround), mas o X-Fi Crystallize (equalizador dinâmico), por exemplo, é ótimo para compensar a perda de agudos.

A Creative ficou devendo apenas uma versão deste software para o Mac OS X. Por não ser compatível, só é possível utilizá-lo pelo plug-and-play - o que até ajuda, eliminando aqueles ruídos de linha.

Ficha Técnica

Tipo de interface USB
Qualidade de áudio 24-Bit/96kHz 5.1
Gravação 24-bit/96kHz
Signal-to-Noise Ratio >100dB
Conectores UBS 2.0 (alimentação e entrada de áudio digital), Microfone (1/8"), Line In (1/8"), Fone de ouvido (1/8"), 2 saídas de áudio RCA (L/R), Surround (L/R em um único plugue 1/8"), Centro e Subwoofer (em um único plugue 1/8") e saída de áudio óptica (TOSLINK)
Embalagem Cabo USB, CD, manual e apatador RCA estéreo para 1/8"

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
9
Funcionalidades
6
Desempenho
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Design discreto para salas
  • * Controle remoto
  • * Ótima qualidade do áudio

Contras

  • * Sem suporte à OS X
  • * Plugue P2 multifunção
  • * Baixa potência
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares