Video game

NOTA tt
9.0

Review Playstation Vita

Finalmente o mais novo portátil da Sony chegou às lojas do mundo inteiro. O TechTudo preparou um review com todos os detalhes do console, passando pelos controles, aplicativos e principais funcionalidades.

Diego Borges
por
em

Finalmente o mais novo portátil da Sony chegou às lojas do mundo inteiro. O TechTudo preparou um review com todos os detalhes do console, passando pelos controles, aplicativos e principais funcionalidades.

Confira a galeria de fotos do PS Vita!

PS Vita (Foto: Allan Melo / TechTudo)PS Vita (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Botões e touchscreen

O PS Vita possui duas pequenas alavancas direcionais, uma posicionada na esquerda e outra na direita. Além delas, ele ainda conta com o direcional tradicional, localizado acima do analógico da esquerda. O portátil traz os quatros botões tradicionais dos consoles da Sony e outros dois identificados como R e L, que ficam na parte de cima. Além deles, o PS Vita conta com a tela frontal e um painel traseiro com touchscreen.

 De todos os jogos lançados neste primeiro momento, Uncharted e FIFA são os que utilizam melhor os comandos touchscreen. No primeiro, em determinados momentos, é possível indicar por onde o personagem principal deve escalar apenas tocando na tela o local indicado, ou então subir uma corda fazendo o movimento de deslizar os dedos no painel de trás. E com FIFA, é possível fazer um passe apontando o jogador na tela frontal, e chutar ao gol utilizando o painel traseiro.

Diante dessa variedade de comandos, o PS Vita mostra-se bem confortável na hora de jogar. O posicionamento dos botões encaixa perfeitamente nas mãos. A leveza do console é outro pró, o que ajuda a mantê-lo de forma cômoda. O único problema são os comandos centralizados na tela frontal, que atrapalham um pouco.

PlayStation Vita (Foto: Reprodução/TechTudo)PlayStation Vita (Foto: Reprodução/TechTudo)

Navegação do console

Ao contrário do PS3 e PSP, o PS Vita possui um menu único totalmente voltado à utilização pelo touchscreen, ou seja, não há como navegar pela tela inicial através dos controles direcionais. Além disso, chama a atenção a multifuncionalidade do aparelho. Com isso, é possível deixar diversos aplicativos abertos enquanto, por exemplo, você está jogando, e utilizá-los sem precisar finalizar a execução de um game.

Screen do PS Vita 1 (Foto: Divulgação)Menu principal do PS Vita (Foto: Reprodução)

Veja agora, de forma mais detalhada, os principais aplicativos do console:

- Portal de boas-vindas

O aplicativo mistura um jogo simples com um tutorial para que o jogador comece a se acostumar com o PS Vita. Você pode conferir desde quebra-cabeça com as fotos tiradas com a câmera da portátil, até minigames que utilizam os touchscreens. Além de divertir, a interatividade ajuda na experiência com o console, isso sem falar que todos os jogos ainda rendem troféus na PSN.

Screen do PS Vita 4 (Foto: Divulgação)Um dos diversos minigames do Portal de Boas-vindas (Foto: Reprodução)

- Party

O serviço permite que o usuário crie uma espécie de sala com seus amigos para a troca de mensagens – por texto ou áudio. Vale lembrar que o serviço só permite entrar na sala aquele que possuir também um PS Vita. Jogadores logados no PS3 e no PSP não participam.

Screen do PS Vita 6 (Foto: Divulgação)Party (Foto: Reprodução)

- PS Store

A loja virtual da PSN (SEN) é simples e limitada. Nela são listadas os jogos para PS Vita, para PSP, títulos em versões de demonstração, aplicativos e vídeos. A interface foi toda trabalhada para que pudesse ficar ao alcance do touchscreen. É possível, por exemplo, utilizar as diversas abas e filtros para navegar de uma forma mais rápida.

Screen do PS Vita 7 (Foto: Divulgação)PS Store no PS Vita (Foto: Reprodução)

- Near

O Near permite localizar outros jogadores à sua volta e o que eles estão jogando, um sistema que funciona de forma parecida com o Street Pass do Nintendo 3DS. Quem sabe não receberemos alguma espécie de promoção da Sony no Brasil?

Screen do PS Vita 8 (Foto: Divulgação)Near (Foto: Reprodução)

- Mensagens de grupos

O serviço de troca de mensagens é o mesmo utilizado em outros consoles da Sony. Com ele, fica mais fácil se comunicar com os seus amigos da PSN. O funcionamento do aplicativo é bem parecido com o de outros mensageiros instantâneos, como MSN e Gtalk.

Screen do PS Vita 10 (Foto: Divulgação)Mensagens no PS Vita (Foto: Reprodução)

- Foto

Assim como Nintendo 3DS, o PS Vita possui duas câmeras, uma localizada na frente e outra atrás. Pena que a resolução seja de apenas 2 megapixles. Por isso, não espere por fotos com qualidade profissional.

PS Vita (Foto: Allan Melo / TechTudo)PS Vita (Foto: Allan Melo/TechTudo)

- Navegador

É possível navegar em todo tipo de site com o navegador do PS Vita. Porém, ele não conta com suporte ao Flash Player, o que impede de visualizar vídeos do YouTube ou de outras plataformas que utilizem o plugin. Também notamos uma certa dificuldade em serviços de e-mail. Além do touchscreen não apurar de forma eficiente as linhas da sua caixa de entrada, tivemos problemas para respostas mais antigas em uma mesma mensagem.

Screen do PS Vita 14 (Foto: Divulgação)Navegador do PS Vita (Foto: Reprodução)

- Uso Remoto

Com o PS Vita é possível realizar um acesso remoto ao PS3. Antes de mais nada, é preciso cadastrar o portátil para que ele consiga acesso no console de mesa. Esse também promete ser o modo no qual o PS Vita atuará de forma similar ao “tablet-joystick” do Nintendo Wii U, ou seja, como um joystick opcional.

Screen do PS Vita 16 (Foto: Divulgação)Integração entre o PS Vita e o PS3  (Foto: Reprodução)

- Gerenciador de conteúdo

A integração do PS Vita não fica limitada ao PS3. Isso porque o console possui a opção de conectar-se ao PC. Com isso, é possível transferir fotos, vídeos, áudios e outras informações para o computador, e vice-versa. Também é possível fazer backup de dados.

Screen do PS Vita 17 (Foto: Divulgação)Gerenciador de conteúdo (Foto: Reprodução)

- Mapas

O aplicativo Google Maps funciona de forma muito eficiente no portátil. A atualização do ponto fixo ficou um pouco comprometida em nossos testes, mas os demais recursos do software, como traçar rotas e visualizar mapas no modo satélite, atuaram como esperado.

Screen do PS Vita 18 (Foto: Divulgação)Google Maps (Foto: Reprodução)

- Netflix

O serviço de filmes via streaming também está disponível no portátil da Sony. Apesar de uma demora para inicializar o software, a tela do PS Vita ajuda muito na qualidade da reprodução.

Screen do PS Vita 19 (Foto: Divulgação)Netflix (Foto: Reprodução)

- Live Tweet

As redes sociais também estão disponíveis no PS Vita. No caso do Twiter, o aplicativo Live Tweet faz essa função. Com uma interface rica e bem colorida, o app agrada muito. Ele, porém, não avisa na tela principal quando surge um novo reply ou uma mensagem direta.

Screen do PS Vita 25 (Foto: Divulgação)Live Tweet (Foto: Reprodução)

- Facebook

Já a outra rede social que está presente é Facebook. Essa, por sua vez, possui um aplicativo muito similar ao utilizado tradicionalmente via browser. O grande lance do software é a possibilidade de enviar fotos do console para o seu álbum na rede social.

Screen do PS Vita 26 (Foto: Divulgação)Facebook (Foto: Reprodução)

Som

O sistema de áudio do PS Vita impressiona pela qualidade. Apesar de não contar com um grave que faça a diferença, os pequenos alto-falantes – localizados na parte frontal do aparelho – dão conta do recado. Entretanto, a melhor experiência ainda é usar fones ou headsets.

Já o microfone do aparelho decepciona em relação à qualidade. Por mais que os nossos testes tenham sido realizados em salas silenciosas, ainda pudemos notar uma baixa qualidade no áudio capturado. Porém, para conversas via Skype, por exemplo, o microfone deve ser o suficiente.

Obs: O software Skype ainda não se encontra disponível na PSN.

Logotipo do Skype é apresentado juntamente com o PS Vita (Foto: Game Generation)Logotipo do Skype é mostrado juntamente com o PS Vita em apresentação da Sony na E3 (Foto: Reprodução/Game Generation)

Vídeo

Um dos grandes atrativos do PS Vita é o poder gráfico. Contando com uma tela OLED de 5 polegadas, o portátil impressiona pelo visual em alta definição que não fica muito atrás dos atuais consoles de mesa, como PS3 e Xbox 360.

Testamos dois vídeos com resoluções de 720p e 1080p, respectivamente. O console exibiu os filmes com uma qualidade impressionante. Nos testes com o serviço Netflix, o resultado também foi positivo, destaque para as legendas com bom contraste e posicionamento.

Bateria

Em nossos testes, a bateria do PS Vita suportou aproximadamente 2 horas e meia de utilização de jogos e exibição de vídeos, e com todos os recursos de brilho ao máximo. Com menos brilho, a bateria dura um pouco mais, chegando a pouco menos de 3 horas. Já com o console ligado, mas sem uma utilização "pesada", a bateria aguenta o dobro de tempo.

Necessita de um cartão de memória

Uma grande desvantagem do PS Vita é o fato de o console não possuir memória interna, ou seja, é preciso comprar um cartão de memória para jogar ou fazer qualquer outra instalação. Se você adquirir o Kit Oficial vendido no Brasil, não há problemas, pois ele inclui um cartão de 4 GB.

Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação) (Foto: Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação))Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação)

Preço elevado no Brasil

Quando o foi lançado no Brasil, surgiu uma polêmica em relação em preço elevado do kit oficial, vendido no país a R$1.599. Com isso, o público brasileiro ainda resiste em adquirir o console, uma vez que o valor é considerado fora dos padrões. O portátil é mais caro do que o console de mesa PS3, que custa cerca de R$1.399 atualmente.

Por isso, o valor é considerado o grande ponto negativo de um console pequeno, mas com um potencial gigantesco. Torcemos para que a Sony possa reverter esse quadro no Brasil.

Conclusão

O PS Vita é um portátil que impressiona. A qualidade gráfica deixa para trás seus concorrentes, como o Nintendo 3DS, e faz frente aos principais consoles de mesa, como o PS3 e o Xbox 360. O design e as funcionalidades também são dois grandes atrativos, mas as câmeras deixam a desejar. Se não fosse pelo preço muito alto - fora dos padrões no mercado nacional - o portátil poderia virar uma nova mania entre os gamers. Só o tempo dirá até onde vai chegar esse "gigante" portátil.

Ficha Técnica:

Processador CPU ARM CortexMR-A9 Core
Sistema de cor Não informado
Wireless Sim
Tipo de Mídia Card
Voltagem 110/220 volts
Dimensões sem embalagem (LxAxP) 18,2 x 8,35 x 1,86 cm
Peso sem embalagem 700 g
Dimensões com embalagem (LxAxP) 22,06 x 21,43 x 10,47 cm
Peso com embalagem 1,06 kg

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • - Qualidade visual
  • - Design ergonômico
  • - Telas touchscreens
  • - Permite Multi-tarefas
  • - Recursos online

Contras

  • - Alto preço do modelo no Brasil
  • - Resolução das câmeras
  • - Não salva informações básicas sem um cartão de memória
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Figliuolo
    2012-03-10T01:24:01

    em manaus tah 860reais, ps3 aqui eh 800 nao 1399, bando de desinformado

  • Matthews Silva
    2012-03-15T16:37:15

    Eu queria deixar bm claro uma coisa sabem pq no estados unidos por exemplo um honda civic novo é 25 mil 30 mil reais e aki custa mais de 60 mil reais vou explicar se todos este ano não comprar nenhum equipamento ou carro novo nenhum até um game como esse. sabe o q acontece o brasil será obrigado a baixar senão entrará em crise economica então lembre-se nao compre nada pois no fim do ano tera uma queda no preço desses aparelhos carros etc então espere aguente pois só no brasil ocorre impostos absurdos espalhem isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jefferson Alvarenga
    2012-03-09T10:08:20

    É esse nosso Brasil é o mais Ladrão de todos , enquanto lá fora você paga no max R$ 500,00 no PS Vita aqui no brasil é 1000 vezes mais caro ta quase impossivel de se viver por aqui :S

  • Rodrigo Oliveira
    2012-03-09T09:54:50

    R$ 1,599 - esse é o Brasil. Não pago nem f******

  • Andre Merlotti
    2012-07-04T13:53:20

    Atenção! NÃO RECOMENDO ESTE CONSOLE! E vou dizer porque... comprem um PS Vita Wi-Fi/3G em viagem aos EUA, e após pouco tempo de uso, surgiu o tal do erro "blue light of the dead". O aparelho deixa de desligar normalmente, ficando a luz azul do botão PS acesa, somente sendo possível tirar o aparelho deste estado pressionando Power por 30 segundos e entrando na tela do "recovery mode". Tentei todas as opções, nada resolveu. Agora, o aparelho trava na configuração inicial de data/hora etc. Assistencia no Brasil? Não existe por hora. Nos EUA? Só se tiver endereço lá. NOTA ZERO PARA A SONY!!!!!

  • Mauricio Melo
    2012-04-06T12:02:46

    A versão do PS VIta com 3g, atualmente aceita apenas o chip incluso da AT&T, ou seja para nós no Brasil não há funcionalidade disponível, o sinal do Chip é excelente, o GPS está funcionando apenas usando também o WI-FI +sinal do chip, saindo do alcance do Wifi, adeus gps.

  • Adelmo Rosa
    2012-03-28T03:58:58

    bacana todas essas frases militantes. Pena que elas são jogadas ai e os autores devem estar largados no sofa agora. Deixem de ser hipocritas e cobrar dos outros aquilo que não fazem... Ah, o psvita usa um cartão no lugar do UMD e os jogos podem ser baixados sim.

  • Tázuando
    2012-11-17T00:33:09

    O preço tá mt alto, a tela n eh mt boa (960x544 PARA UMA TELA DE 5''). Odiei as fotos. Ai ta flando q pesa 700 gramas, mas na verdade são 260. O processador é bom mas n gasto 1.5k nesse negócio nem ferrando... Prefiro comprar um smartphone intermediário

  • Rodolfo Benvenutti
    2012-03-12T16:11:43

    Kra existe paraguai .. só tenho uma dúvida .. vai cd ou vc baixa da net . ?

  • Lucas Pereira
    2012-03-11T23:31:30

    pessoal está comprando na Uru. de manaus e quer tirar onda, o preço oficial da sony é de 1399,90 em todo o Brasil. Quem é desenformado? Aqui no rio está a 600 reais na Uru.

  • Edmundo Junior
    2012-03-10T19:49:07

    cade meu game boy da nitendo siusahiusahhsuiasuhiu Barato pesado e serve como apoio pro copo de coca velhos tempos iasuhasiuhasiuasi

  • Joao Santiago
    2012-03-10T14:45:11

    na boa pessoal, não tem cabimento de pagar 1600 reias num aparelho que custa 250 dolares, é muito roubo, eu nao tenho tanta grana assim, mais posso pagar esse valor, com tudo isso quero esperar o preço baixar, ou importar o aparelho, o correto mesmo é todos nós não comprarmos esse absurdo, seguido de assalto e loucura, é um desrespeito muito grande com o consumidor brasileiro, que tem um dos piores salários do mundo, e os preços mais altos. que interessante, vcs não acham?

  • Caíque Feu
    2012-03-09T21:16:37

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... 1599,00 Dane-se os Impostos paguei 850,00 No meu ainda veio com Unchearted e cartão de 8GB.

  • Pablo Rodrigues
    2012-03-09T18:52:30

    R$ 1500,?!!!!!! vou ficar com meu 3ds que é muito melhor

  • Guilherme
    2012-03-09T17:48:12

    Ronaldo Ribeiro; Pois é nasceu morto so por que é mais caro o pessoal não vai deixar de comprar e lembrando o PSVITA tem a melhor imagem atualmente que si chama OLED já Ipad não posso didez a mesma coisa.

  • Jefferson Alvarenga
    2012-03-09T15:32:34

    Felipe Romano ,Não entra a Questão do preço do produto e sim o tanto de imposto que é pago

  • Leandro Medeiros
    2012-03-09T14:21:20

    Ah, então pode vender haxixe? Que beleza hein!! hahahaha (e que captcha do inferno!)

  • Felipe Romano
    2012-03-09T13:58:50

    não acho que deva falar do preço como um ponto negativo.... quanto custa um iphone 4s galera? ou um samsung galaxy tab? TUDO em período de lançamento é extremamente caro no Brasil... ele é um aparelho perfeito, multi-uso...pra mim seria MUITO mais útil que a porcaria de um iphone que você enjoa de tudo em 1 mês... e custa muito mais...e nunca abaixa o preço.... não é só o vita que é caro.... tudo que é bom que vem de fora pra esse país...é um absurdo......PS: AUMENTA ESSE CAPTCHA PELO AMOR DE DEUS

  • Aecio Botelho
    2012-03-09T12:26:00

    Depois da matéria, fiquei até com vergonha de ligar o meu antiguinho PSP aki.....

  • Ronaldo Ribeiro
    2012-03-09T11:58:40

    Depois do novo iPad, esse PS Vita já nasceu morto!

  • Laz Trevas
    2012-03-09T11:56:57

    Design Ergonômetro??? Ô produção... ergonômico!!

  • Jefferson Alvarenga
    2012-03-09T11:06:56

    Bom aqui ngm fala mau do PS Vita e sim do preço abusivo de impostos que pagamos pra viver como vivemos, só axa o contrario quem vive bem e tem dinheiro sobrando pra pagar 1.599 mais para maioria é impossivel ter um desses hoje em dia . Se alguem axa normal pagar mais de 1000 de impostos desculpe

  • Alexsandra Bezerra
    2012-03-09T10:16:24

    R$1500 ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, somos um país de ricos!!

  • Jefferson Alvarenga
    2012-03-12T09:22:59

    Vcs estão certinhos , Pagar 1.399 enquanto trazem para o Brasil a menos de 500 e pagar 1000 de imposto para pagar convenio escola particular enquanto a escola e hospital publico que é um direito do Brasileiro que paga os 1000 de imposto é uma vergonha. ao inves de aceitar tudo isso deveriamos pensar e em forma de protesto fazer alguma coisa para enfim assinarem a Lei que torna jogos eletronicos em cultura para ser insento aos impostos!

  • Paulo Tito
    2012-06-29T11:54:54  

    Os jogos vem em forma de cartão?

    recentes

    populares

    • Paulo Tito
      2012-06-29T11:54:54  

      veem sim