Jogos de aventura

NOTA tt
8.0

Review Pokémon Alpha Sapphire

Leia a análise completa do novo remake da série exclusiva do NIntendo 3DS

Murilo Molina
por
em

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire são as novas versões do game da Nintendo, dessa vez inspiradas nos jogos de 2003 originalmente lançados para Game Boy Advance. Com gráficos melhorados, novas opções, mas a mesma alma dos clássicos, será que ORAS é uma boa opção para os donos do 3DS? Confira o review:

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire: como ter acesso à demo especial

Review: Pokémon Alpha Sapphire/Omega Ruby (Foto: Divulgação)Review: Pokémon Alpha Sapphire/Omega Ruby (Foto: Divulgação)


Recriando uma lenda

O tempo passou, mas a Nintendo ainda pode se dar o luxo de manter algumas de suas tradições. Para a franquia Pokémon, as versões melhoradas são praticamente certas, e com Ruby e Sapphire, a história não foi diferente.

Assim como visto em FireRed e LeafGreen, e os mais recentes SoulSilver e HeartGold, todos remakes de jogos mais antigos, ORAS revive as aventuras dos games do Game Boy, mas se aproveitando dos recursos do 3DS.

Como em qualquer outro jogo da série, o jogador começa a sua jornada como um treinador iniciante, que deve escolher um Pokémon para seguir o seu caminho pelos ginásios, enfrentando os líderes e acumulando insígnias.

Escolha seu Pokémon favorito e siga sua jornada (Foto: Divulgação)Escolha seu Pokémon favorito e siga sua jornada (Foto: Divulgação)

Além de vencer batalhas contra outros treinadores e líderes de ginásio, a campanha do game envolve o treinador em diversos conflitos e confusões, onde é necessário derrotar vilões, encontrar itens e até Pokémons perdidos. Os eventos são paralelos ao avanço da história, e dão o tom de diversidade.

Mantendo os eventos e ritmo do game de 2003, a campanha tem alguns momentos menos interessantes, como longas séries de batalhas contra treinadores, que certamente devem causar tédio a jogadores não acostumados com a fórmula.

Temos que pegar

Uma das principais características da série, o esquema de captura de Pokémons continua interessante e divertido. São centenas de monstros espalhados pelas diversas áreas do mapa. Eles podem ser capturados tanto para o uso em batalhas, como para colecionar as diferentes espécies.

O tradicional sistema de batalhas por turnos continua firme e forte desde o primeiro game da série, e impressiona por ser prático e profundo ao mesmo tempo. Os jogadores devem selecionar ataques, que são desferidos pelos Pokémons causando dano, ou afetando os adversários de diferentes formas.

Monstros mais poderosos aparecem com o avanço na campanha (Foto: Divulgação)Monstros mais poderosos aparecem com o avanço na campanha (Foto: Divulgação)

Conforme os monstros sobem de nível e evoluem, novos e mais poderosos ataques são adicionados ao cardápio de ações, tornando as batalhas cada vez mais estratégicas. Fraquezas e resistências de certos tipos de monstros contra alguns tipos de golpes também equilibram as lutas, exigindo conhecimento dos jogadores.

Tridimensional e conectado

Dentre todas as melhorias do game em relação às versões anteriores, o visual é certamente a mais impactante mudança de ORAS. Os gráficos com modelos em três dimensões e mapas redesenhados fizeram bem ao game, tornando os cenários mais vivos e bonitos.

As cenas de batalha também foram revitalizadas com Pokémons muito detalhados, e cheios de animações. Os golpes também ganharam animações de primeira, com direito a efeitos 3D, que apesar de diminuírem um pouco o desempenho do game, são muito bonitos.

Batalhas online são uma das novidades (Foto: Divulgação)Batalhas online são uma das novidades (Foto: Divulgação)

O áudio também recebeu atenção especial, com músicas remasterizadas e novos efeitos para alguns Pokémons. A qualidade não chega a impressionar, especialmente pela baixa qualidade dos alto-falantes do portátil, mas em momento algum compromete a experiência.

A Nintendo também resolveu incorporar elementos do último game da série, Pokémon X/Y. Entre as novidades estão os sistemas de treinamento de Pokémons, conexão online para troca e batalhas e outras melhorias que ajudaram a rejuvenescer o game.

Conclusão

Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby ainda têm charme o bastante para encantar velhos fãs da série, e até mesmo converter novos jogadores - mesmo após 15 anos depois dolançamento original. Apesar de um enredo básico, o game brilha ao manter os treinadores interessados, graças à enorme variedade de monstros e excelente sistema de batalha. As novas funcionalidades online também são um prato cheio, seja para troca de Pokémons, ou para batalhas contra jogadores de todo o mundo.

Pokémon X & Y atenderam as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
7

Prós

  • - Campanha longa e divertida
  • - Enorme variedade de Pokémons
  • - Sistema de batalhas profundo
  • - Funcionalidades online

Contras

  • - Passagens tediosas
  • - Leves quedas de desempenho
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Oswaldo Rienji
    2014-12-26T15:48:43

    Que análise mais genérica. Parece que o colaborador jogou umas 2 horas e se baseou nas versões anteriores da franquia.

  • Oswaldo Rienji
    2014-12-26T15:54:39

    Análise genérica.

  • Oswaldo Rienji
    2014-12-26T15:59:10

    Review fraco.

  • Finalboss Zuero
    2014-12-26T19:30:59

    Belo review, certamente jogou bastante tempo antes de escrever essas bobagens. Virgindade total. Adeus, Techtudo.

  • André Lima
    2014-12-26T14:15:19  

    ENTRA ANO E SAI ANO E O MÁXIMO DE GOLPES DE CADA POKÉMON NÃO DEIXA DE SER 05.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2014-12-26T14:15:19  

      Nunca foi 5, sempre foi 4

    recentes

    populares

    • André Lima
      2014-12-26T14:15:19  

      É, TÁ VENDO, É ATÉ MENOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FIQUEI NA DUVIDA.

  • Walking Disaster
    2014-12-26T13:54:12

    - Passagens tediosas?? Que review de b'o's.t.a é essa ?

  • Walking Disaster
    2014-12-26T13:51:40

    - Passagens tediosas?? Que review de bos.t.a é essa ?

  • Leonardo
    2014-12-26T12:54:32

    ótima review, e não disse sobre ter muita agua no jogo, gostei! haha