Jogos casuais

NOTA tt
7.0

Review Pokémon Battle Trozei

Pokémon traz um puzzle no seu Nintendo 3DS com os famosos monstrinhos. Confira o review completo!

Murilo Molina
por
em

Pokémon Battle Trozei é o novo puzzle para Nintendo 3DS inspirado nos monstros de bolso. Misturando a fórmula clássica de batalhas entre Pokémons a um game de combinar peças coloridas, o jogo é divertido e cheio de conteúdo para os fãs, mas carece de algo mais para atrair os novatos. Confira a análise:

Leia o review completo de Pokémon X/Y

Review: Pokémon Battle Trozei (Foto: Divulgação)Review: Pokémon Battle Trozei (Foto: Divulgação)


Enfileirando Pokémon

Um olhar menos atento pode acusar Pokémon Battle Trozei de ser um jogo raso, daqueles onde só é preciso mover peças coloridas para criar combinações e limpar a tela. Ao invés de pedrinhas ou doces, as peças são Pokémons, que se espalham por tabuleiros onde precisam ser arrastados de um lado para o outro.

No entanto, não é preciso de mais de um ou dois minutos com o game nas mãos para perceber que ele vai muito mais longe do que um puzzle comum. Nele, estão presentes nada menos do que os 718 Pokémons, que além de ilustrarem as partidas, ainda podem ser capturados para uma coleção.

As combinações de peças, na verdade são ataques, que precisam ser usados contra Pokémons selvagens que aparecem no topo da tela. Uma variedade de cinco ou seis monstrinhos aparece por partida, e é necessário criar fileiras de três ou mais deles para desferir ataques contra o adversário.

Alinhe três Pokémons para criar ataques (Foto: Divulgação)Alinhe três Pokémons para criar ataques (Foto: Divulgação)


Resistências e fraquezas

Assim como nas batalhas do game principal da série, cada monstrinho tem os seus próprios ataques, resistências e fraquezas, que adicionam um toque muto interessante de estratégia ao game. Ao enfrentar um Geodude, por exemplo, ataques com Pokémons de água como Squirtle, Starmie e Gyarados serão muito mais eficientes.

Além da mecânica básica de combinar Pokémons na tela, Battle Trozei ainda conta com sistemas de combos e habilidades especiais, que dão ainda mais dinamismo às partidas. É possível criar combinações rapidamente para usar ataques especiais, que permitem que os combos sejam feitos com ainda mais facilidade.

Os desafios são divididos por mundos, onde o jogador participará batalhas contra bandos de Pokémons diferentes, que geralmente se encaixam em um ou dois tipos em comum. Conforme as fases vão sendo completadas, novas batalhas e cenários são abertos.

Capture todos (Foto: Divulgação)Capture todos (Foto: Divulgação)

O grande diferencial do game está em colecionar os monstrinhos, que já passaram da casa dos 700. Cada inimigo derrotado é automaticamente capturado, e vai parar em um álbum, onde além de poderem ser exibidos, é possível escolhê-los para as partidas.

As criaturas são encontradas em diferentes locais do mapa, e podem depender de algumas circunstâncias do jogo, tornando sua busca ainda mais desafiadora. Um mundo especial permite que os jogadores participem de desafios diários, que desbloqueiam Pokémons raros.

O problema é que depois de algumas horas de jogo, a fórmula começa a se tornar inevitavelmente repetitiva, já que todo o game se passa na mesma tela, executando as mesmas tarefas. Aí, só com muito amor pela série ou força de vontade para correr atrás das centenas e centenas de monstros diferentes.

A falta de qualquer conexão com a série também pode tornar o game bem menos interessante para jogadores. É complicado entender as fraquezas de cada Pokémon sem ao menos ter visto eles em ação alguma vez, especialmente quando as decisões devem ser tomadas tão rapidamente.

Batalhas contra bandos de Pokémons também são constantes (Foto: Divulgação)Batalhas contra bandos de Pokémons também são constantes (Foto: Divulgação)


Estilo Pokémon

A jogabilidade de Battle Trozei é bastante facilitada pela tela de toque do Nintendo 3DS, onde é fácil mover as peças usando a Stylus. Uma área de tutoriais explica detalhadamente cada uma das possibilidades do game, desde o mais básico dos comandos, até as combinações mais complexas e efetivas.

A dificuldade é surpreendentemente alta em diversos momentos, forçando o jogador a criar estratégias para derrotar adversários mais competentes. Isso inclui o estudo de suas fraquezas e a seleção de Pokémons da coleção. Ao terminar as fases, o desempenho do jogador será avaliado com uma letra, podendo ser melhorado em outras tentativas

Os gráficos são simples e charmosos, como o padrão visto nos últimos games de Pokémon. Os quase mil monstrinhos aparecem em versões pequenas, mas bastante detalhadas. As habilidades também possuem efeitos que, além de interessantes, são bastante repetidos, se resumindo a um ou dois para cada um dos tipos de ataque.

Grandes batalhas costumam ser mais complicadas (Foto: Divulgação)Grandes batalhas costumam ser mais complicadas (Foto: Divulgação)

A trilha sonora não é nada variada, contando com algumas poucas músicas que se repetem infinitamente. Elas não chegam a incomodar, mas certamente poderiam ter um apelo mais bacana se remetessem aos games da série principal, em especial os mais antigos.

Os efeitos sonoros são simples, e também deixam de fora os sons característicos dos Pokémons, que também ficariam muito legais no game. Ao invés disso, só alguns ruídos bem básicos para os ataques e pancadas causadas pelos rivais.

O game ainda oferece um modo multiplayer, que permite que donos de Nintendo 3DS se conectem para partidas versus, com a possibilidade de criação de times. O modo não é variado nem muito apelativo, mas certamente pode oferecer alguns minutos de diversão com os amigos.

Conclusão

Pokémon Battle Trozei é uma ótima alternativa aos donos de 3DS que buscam por um puzzle rápido, divertido e desafiador. Com jogabilidade e mecânicas interessantes, gráficos legais e um preço bastante acessível, o game só não é mesmo indicado àqueles que não têm nenhuma ligação com a série.


Qual o seu game favorito da série Pokémon?
Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
6
Jogabilidade
10
Diversão
8
Som
4

Prós

  • - Mais de 700 Pokémons pra colecionar
  • - Jogabilidade rápida e divertida
  • - Barato

Contras

  • - Parte sonora bastante modesta
  • - Se torna repetitivo
  • - Não indicado para quem não é fã da série
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Rodrigues
    2014-03-25T17:14:30  

    Prefiro o Pokemon das antigas (quando eram 150)... e ficou meio infantil.

    recentes

    populares

    • Matheus Rodrigues
      2014-03-25T17:14:30  

      Sim concordo completamente, pra mim o fire red e o leaf green foram as melhores edições, gostaria de ver a tecnologia de hoje aplicada à esses jogos, meu palpite é que venderia aos montes, isso graças aos nostálgicos como nós e outros milhões que cresceram jogando essas versões. abraço

    recentes

    populares

    • Matheus Rodrigues
      2014-03-25T17:14:30  

      Tinha uma empresa japonesa fazendo um jogo muito bom de Pokemon, eu tinha jogado a versão Beta (teste), tinha futuro, só não sei agora se continuaram porque o jogo não era legalizado já que não tinham licença para usar a imagem.

  • Carlos Porto
    2014-03-26T08:26:11

    por isso a juventude está do jeito que está, é pokemon, candy crush, facebook, só lixo para alienar os cérebros...

  • Leandro Paula
    2014-03-25T19:02:08  

    Nada se compara ao GBA leaf greem/fire red

    recentes

    populares

    • Leandro Paula
      2014-03-25T19:02:08  

      GBA é um vídeo game e não um jogo, mas concordo que o pokemon leaf green e o fire red foram os melhores. Opinião pessoal, claro.

    recentes

    populares

    • Leandro Paula
      2014-03-25T19:02:08  

      GBA é mítico. Tenho Emuladores dele e da Nintendo. Não largo do Pokémon nem do DKC 1,2 e 3.

  • Guilherme Zambiasi
    2014-03-25T19:34:02

    Não seria legal se fizessem um celular da Nintendo com a opção de jogar os clássicos como mario, zelda, pokemon, DK e por aí vai.

  • Thesley Lourenço
    2014-03-25T19:00:38

    Joguem Battle Camp. Melhor jogo já lançado para plataformas móveis na MINHA opinião. ( exclusivo pra iOS)

  • Leandro Paula
    2014-03-25T18:58:57

    Nada se compara ao gba fire red/leaf greem