Jogos de aventura

NOTA tt
8.0

Review Pokémon Go

Agora você pode ser um mestre Pokémon no mundo real.

Felipe Vinha
por
em

Pokémon Go chegou ao Brasil um mês após sair em diversos países. O jogo para iPhone(iOS) e Android tem a ideia inovadora de colocar os monstrinhos no mundo real por meio de realidade aumentada, com sistema de captura que utiliza a câmera dos celulares. Mas ele vai além disso e traz outras surpresas aos fãs. Confira a análise completa:

Pokémon Go já está disponível no Brasil para iOS e Android

Temos que andar

Pokémon Go não tem história pré-definida. É o jogador cria sua própria história como treinador, que tem como objetivo capturar o maior número de Pokémon pelo mapa, evoluir seu nível e dominar ginásios ao construir a jornada como "mestre". Mas, claro, a tarefa não é tão fácil quanto parece, já que o game tem sistemas próprios e que diferem bastante do que é visto nas versões tradicionais da série.


A ideia de Pokémon Go é de trazer, da melhor forma possível, a realidade dos games lançados no Game Boy, DS e 3DS para os celulares. Como a proposta é bem mais simples nessa versão, há algumas limitações, que não deixam de tirar a diversão – ainda que possam decepcionar uma parcela dos jogadores.

Por que não aparecem monstrinhos em Pokémon Go? Descubra no Fórum do TechTudo.

Pokémon Go é o novo game da série para celulares (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Pokémon Go é o novo game da série para celulares (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O primeiro passo é personalizar o treinador, como citamos, mas o processo de construção é bem básico e não dá muitas opções, o que resulta em muitos treinadores e treinadoras iguais ao longo da jornada. Em seguida, somos apresentados ao professor da região, como em todo game da série, que nos explica o que são os Pokémon neste mundo.

O início do game é nostálgico como deve ser, e faz boas referências aos clássicos. Quem jogou qualquer game anterior da saga vai se sentir em casa, principalmente pelo que vem depois: a captura dos Pokémon iniciais, Charmander, Bulbasaur e Squirtle – ou Pikachu, com um pequeno macete feito.

Construa seu treinador em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)  (Foto: Construa seu treinador em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) )Construa seu treinador em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aí é que entramos na parte mais divertida de Pokémon Go: a captura. Ela é feita com a câmera do aparelho celular, misturando o monstrinho com o mundo real de uma forma inédita. Um Charmander pode aparecer na sala de casa, por exemplo. Ou um Squirtle dentro da piscina, seja o lugar onde você estiver.

A sensação de capturar um Pokémon "de verdade" supera qualquer outra já vista na série, e é um dos grandes acertos do game. Ainda que seja possível desligar a câmera para economizar a bateria, recomendamos sempre jogar com ela ligada, para melhor proveito e sensação de captura.

Seja um mestre em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Seja um mestre em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Batalhas no ginásio

Pokémon Go também tem um sistema de batalhas, ainda que bem básico. Com a possibilidade de batalharmos apenas nos ginásios espalhados pelo mapa. Os ginásios, porém, não funcionam exatamente como nos jogos dos portáteis – não há líderes eleitos pelas organizações e que darão insígnias ao serem vencidos, mas sim jogadores que podem dominar o local e testar suas habilidades, caso desafiados.

Exemplos de batalhas em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)Exemplos de batalhas em Pokémon Go (Foto: Divulgação/Niantic)

A introdução dos ginásios foi uma forma criativa de se inserir batalhas no jogo, já que não há batalha durante a captura e ainda não temos também qualquer interação entre jogadores pelo mapa, de forma livre, nem mesmo uma lista de amigos. Porém, o sistema de batalhas não consegue ser tão divertido quanto o esperado.

Acontece que os Pokémon possuem apenas duas habilidades mais básicas, e eles atacam de forma semi-automática durante os combates. O jogador precisa apenas ficar tocando na tela sem parar, fazendo com que sua criatura ataque a adversária, até que a vida do oponente seja reduzida a zero.

Construa seu treinador em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Construa seu treinador em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Não nos entenda mal: é divertido, mas poderia ser melhor. Com algum tipo de sistema em turnos inserido no jogo, justamente como é nas versões portáteis da série. Mesmo assim, é o melhor que temos, então podemos dizer que ao menos o sistema de batalhas está presente, ao contrário de outras funções em Pokémon Go. Mais sobre isso, adiante.

O paradeiro Pokémon

Como usa o sistema de realidade aumentada, Pokémon Go também faz uso do sinal de GPS do jogador. Ele lê e visualiza o mapa real de onde está localizado o usuário, fazendo aparecer Pokémon, ginásios e PokéStops – pequenos pontos interativos que dão itens – ao seu redor.

É preciso andar bastante em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) É preciso andar bastante em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O uso do mapa é outra forma criativa que os produtores da Niantic tiveram de inserir um cenário do game. Em vez de criar uma nova região, como Kanto ou a mais recente Alola, usa-se literalmente o mundo real, para dar ainda mais a sensação de que, de fato, vivemos em um "mundo Pokémon" como nos jogos e desenhos.

Com isso, o jogo te incentiva a caminhar, capturar os monstrinhos e interagir com suas edificações. As criaturas que estão na região aparecem em um pequeno menu no canto da tela, que foi "piorado" depois do lançamento. Anteriormente tínhamos pequenas pegadas, que indicavam a distância daquele Dragonite ou do Pikachu que você quería tanto, mas agora há apenas as imagens, mostrando qual é, mas não onde está.

O sistema de pegadas de Pokémon não existe mais (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) O sistema de pegadas de Pokémon não existe mais (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Isso gerou algumas reclamações e decepções por parte dos fãs, com certa razão, pois tornou mais difícil o processo de captura. Porém, foi uma mudança feita para permitir o lançamento do jogo em outros territórios, sobrecarregando menos os servidores. A esperança é de que a função volte um dia, juntamente com outras novidades.

E por falar em novidades, Pokémon Go tem um futuro promissor pela frente. A Niantic já declarou que funções como troca e a expansão das batalhas são elementos que devem ser inseridos mais adiante no game, via atualizações. Além disso, Pokémon de outras gerações também devem chegar com o tempo – o jogo tem apenas os 151 iniciais, o que já garante uma boa diversão, mas que deve cansar rapidamente, principalmente para quem já está acostumado com a série e com gerações mais recentes.

Pokémon Go não tem gráficos feios (Foto: Divulgação/Niantic)Pokémon Go não tem gráficos feios (Foto: Divulgação/Niantic)

Há outras funções e novidades mais pontuais em Pokémon Go, como o sistema de itens e a monetização, que é feita justamente e apenas comprando itens. Os "PokéOvos" servem para darmos á luz novos Pokémon, mas apenas quanto mais o jogador andar. No geral, há pouco conteúdo, mas que garante horas de diversão.

Graficamente Pokémon Go também não é o melhor jogo do mundo, mas há visuais interessantes nos monstrinhos e personagens. Tudo foi feito pensando em rodar levemente nos mais diversos modelos de celulares, então espere um jogo não muito pesado, porém também nada feio.

Conclusão

Pokémon Go é o sonho de muita gente tomando forma e virando realidade. E por falar neste termo, ele usa a realidade aumentada de forma primorosa ao fazer com que os jogadores capturem Pokémon com a câmera dos celulares. Sim, há problemas e questões ainda limitadas, como as batalhas, mas todo o conteúdo inicial diverte bastante e não compromete a experiência. O futuro do game é promissor, mas vai depender da Niantic e sua cadência de atualizações.

Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo



Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • Sistema de realidade aumentada
  • Vários Pokémon conhecidos
  • Exploração do mundo real interessante
  • Uso inteligente das funções do celular

Contras

  • Batalhas pouco variadas
  • Faltam funções de troca e similares
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Rio
    2016-08-08T14:27:11

    Um abraço para os pokecomeninguem

  • Sergio Gomes
    2016-08-08T16:17:11  

    kkkkkkkkkkkkkkk e nerdaida não cansam de serem v.i.r.g.en.s

    recentes

    populares

    • Sergio Gomes
      2016-08-08T16:17:11  

      Nerd de hoje é o rico de amanhã. Aposto que tu é varredor de rua

    recentes

    populares

    • Sergio Gomes
      2016-08-08T16:17:11  

      Ahãm meu primo e Nerdão igual a vc e mora com a mãe até hj 33 anos idade

  • O Sincero
    2016-08-08T13:20:05  

    Olá, pokevirgens !!!!!

    recentes

    populares

    • O Sincero
      2016-08-08T13:20:05  

      ola pokeestrupadopelapropiamãe

    recentes

    populares

    • O Sincero
      2016-08-08T13:20:05  

      Olá Pokeabortomalfeito

  • Léo Araripe
    2016-08-08T14:37:03  

    Meu GPS bugou e me detectou do outro lado da rua do colégio e eu capturei uma Abra. Às vezes bugs são bons...

    recentes

    populares

    • Léo Araripe
      2016-08-08T14:37:03  

      Lerdo não...meio burro mesmo...kkkk!

    recentes

    populares

    • Léo Araripe
      2016-08-08T14:37:03  

      Era uma vez um menininho autista que era zoado na escola por ser autista e gostar da loirinha que sentava perto da janela. Ele então, teve uma grande ideia: resolveu descontar sua raiva no pessoal da internet. Dito e feito: criou uma conta no G1 chamada O Sincero e começou a chamar a todos de virgem para descontar sua raiva.

  • Romária
    2016-08-08T10:50:26  

    Pokemongos.... Vão pra ruma procurar um empreGO!

    recentes

    populares

    • Romária
      2016-08-08T10:50:26  

      Emprego de comentarista da internet, só se for. Parabéns!

    recentes

    populares

    • Romária
      2016-08-08T10:50:26  

      quero a Bruna....

  • Raphael
    2016-08-08T12:31:19  

    Pokemerda, jogo idiota

    recentes

    populares

    • Raphael
      2016-08-08T12:31:19  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dando pala com os comentários!

    recentes

    populares

    • Raphael
      2016-08-08T12:31:19  

      Esse sincero certeza que ele joga pokémon é fica de frescagem, daqueles mlks q gostam e se aparecer em redes sociais, comentários e etc... mano adimita logo vc joga, os críticos só criticam o que conhece ou experimentou. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O Sincero
    2016-08-08T17:03:43  

    É verdade essa pesquisa que saiu recentemente que diz que os jogadores de pokemon tem cérebro atrofiado ????

    recentes

    populares

    • O Sincero
      2016-08-08T17:03:43  

      foi confirmado por scientistas que as pessoas que não tem nada melhor pra fazer criticam algo sem base alguma só pela falta do que fazer

    recentes

    populares

    • O Sincero
      2016-08-08T17:03:43  

      Né Felipe...

  • Henrique
    2016-08-08T11:05:50  

    JOGO DO DIABO

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-08T11:05:50  

      estudei com teu pai aquele v......i......a..........d............o.......

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-08T11:05:50  

      Os caras falam tanto de diabo que parece até que cultua ele.

  • Katia Almeida
    2016-08-08T11:45:39  

    quem quiser tenho bastante roupa la em casa pra passar, pago bem

    recentes

    populares

    • Katia Almeida
      2016-08-08T11:45:39  

      se não é o nome, o problema não é o nome e sim mental pra querer usar um nome desse

    recentes

    populares

    • Katia Almeida
      2016-08-08T11:45:39  

      Seu inconstante.... vai caçar um pokemon pra te encarcar vai!

  • Akuma
    2016-08-09T11:54:22

    Esse jogo foi criado com o intuito do jogador rastrear o inteiror de casas e edifícios e jogar essa informação pro google(us army tb talvez), eles estão coletando esses dados para caso precisem, pior do que pensar no exercito americano é uma empresa ou empresas com acesso a esse tipo e informação para queima de arquivo entre outra os invasores já saberão a dispoição dos seus comodos quando forem pra te matar.

  • Gregorio Condor
    2016-08-08T13:47:37  

    Olá Virjões. E uma perereca GO, vão caçar quando?

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-08T13:47:37  

      Gregorio Condor, "perereca" que por sinal é um termo ridículo usado por pessoas insanas igual a você, não se caça ! E sim você conquista apenas uma mulher leal e diguina de te oferecer amor e companherismo, triste ver pessoas iguais a você, iludidos com uma vida pervertida e infeliz. Cada um tem o entretenimento que acredita ser bom pra si ! Ates está jogando esse joguinho, do que, está se drogando, indo pra balada atrás de mulheres que não vão acrescentar em nada na vida de um homem.

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-08T13:47:37  

      Eu tenho tempo para os 2. Para de ser chato Gregorio. Se vc nao curte o jogo vá ser feliz.

  • Patrícia Miranda
    2016-08-08T21:46:00  

    Pokebosta... jogo sem graça... mas um excelente trabalho de marketing... fazendo idiotas virarem pokeidiotas só prq a mídia fala que o jogo é uma febre... core um pokeidiota vc tbm... kkkk

    recentes

    populares

    • Patrícia Miranda
      2016-08-08T21:46:00  

      Enquanto a gente caça bicho virtual, a sua louça tá lá na cozinha dando bicho real.

  • Henrique
    2016-08-08T11:04:52  

    JOGO DO DIABO!!!

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-08T11:04:52  

      A culpa eh do jogo? Ou algum jogo eh passível de ser jogado dirigindo? Logo, o usuário é uma anta e o jogo não tem nada com isso!

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-08T11:04:52  

      Legal é afirmar que o inferno existe...

  • Marcos Mira
    2016-08-09T08:03:00

    Ótimo jogo.

  • Marcos Mira
    2016-08-09T08:01:32

    Parabéns, ótimo jogo.

  • Marcos Mira
    2016-08-09T07:59:27

    Ótimo jogo, parabéns.

  • Pescador Parrudo
    2016-08-09T00:38:22  

    o palmeiras nao tem ......

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-08-09T00:38:22  

      A sua mãe também não tem....

  • Luiz Silveira
    2016-08-08T23:11:46  

    Não existe pokestops e ginásio na minha cidade, e o suporte não dá nem um retorno, para mim e todos dessa cidade é GAME OVER

    recentes

    populares

    • Luiz Silveira
      2016-08-08T23:11:46  

      Qual cidade? Vou resolver!

    recentes

    populares

    • Luiz Silveira
      2016-08-08T23:11:46  

      Mora na roça? Aqui tem aos montes. Kkk

  • José Rodolfo
    2016-08-08T17:46:24  

    O jogo é perfeito não sei porquê querem arrumar defeito no jogo.

    recentes

    populares

    • José Rodolfo
      2016-08-08T17:46:24  

      perfeito ele não é, mas que é divertido sem dúvidas!

  • Carlos Pinto
    2016-08-08T16:58:29  

    Estranho o Techtudo falar bem de um jogo bugado que não funciona direito. Nota 0.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2016-08-08T16:58:29  

      Senhoras e senhores, temos aqui um usuário de Windows Phone

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2016-08-08T16:58:29  

      0.........sério esse tipo review merece ficar na apple store, não aqui

  • Beto Rj
    2016-08-08T16:13:53  

    Pokemon é coisa do Capeta, por favor gente não joguem isso, esses bicho são demônios e as pessoas que jogam ficam possuídas! Para ser libertos desses demonho só indo lá na Sessão Descarrego da Igreja Universal, vá lá que meu pastor expulsa os demonho de vcs tudo por apenas 100 real!

    recentes

    populares

    • Beto Rj
      2016-08-08T16:13:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Beto Rj
      2016-08-08T16:13:53  

      só pode ser piada

  • Lívia
    2016-08-08T11:01:08  

    Sou a primeira a comentar o/ kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-08-08T11:01:08  

      Caio tá com meningite, já comeu a metade do cérebro dele kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-08-08T11:01:08  

      Pela mensagem postada se ainda lhe resta 10% ele ta no lucro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Richard Melo
    2016-08-08T20:31:57

    deviam lançar o botafoGO e mais facil achar um pokemon que um torcedor do botafogo kkkkkkkkkkkkkkk

  • Luis Andre
    2016-08-08T15:15:26  

    Servidores no país não estão dando conta do recado, a empresa literalmente pisou na bola.

    recentes

    populares

    • Luis Andre
      2016-08-08T15:15:26  

      Parece até obra do governo...

  • Valmir Junior
    2016-08-08T15:38:36  

    TUDO TONTO PRA FAZER ISSO AI FICA CORRENDO ATRÁS DESSAS TONTEIRAS, VAI JOGAR BOLA, VAI CARPI DATA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Valmir Junior
      2016-08-08T15:38:36  

      Senhoras e senhores, temos aqui uma espécie rara: Windowsphonius Usuarius