Jogos de esporte

NOTA tt
8.0

Review Pro Evolution Soccer 2012

Uma das maiores rivalidades do mundo dos games inicia um novo capitulo com a chegada de PES 2012 aos consoles. O simulador de futebol mais popular do mundo volta inovando pouco, mas agradando ainda mais os fãs, confira:

Diego Borges
por
em

Nome: Pro Evolution Soccer 2012 
Gênero: Esporte
Distribuidora: Konami (distribuído no Brasil pela NC Games)
Plataformas: PS3, PS2, PSP, Xbox 360, Wii e PC

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Uma das maiores rivalidades do mundo dos games inicia um novo capitulo com a chegada de PES 2012 aos consoles. O simulador de futebol mais popular do mundo volta inovando pouco, mas agradando ainda mais os fãs, confira: 

A paixão nacional 

A rivalidade de PES x FIFA é tão grande que uma simples introdução não explicaria metade dessa trajetória, que se iniciou duas gerações de consoles atrás. Mas, no entanto é importante frisar que, independente do numero de cópias vendidas, é impossível negar que PES é o jogo mais popular no Brasil. 

Essa popularidade cresceu ainda na geração passada, mais precisamente no PC e PS2, onde o jogo era o mais vendido com sobra, em relação aos seus concorrentes. Isso sem contar o fato das versões piratas do game, que conseguiam ser mais populares que o próprio titulo original. Nessa época, não era difícil encontrar pessoas que não conheciam Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer (ou o popular PES), apenas o jogo de futebol “bomba patch”, uma versão ilegal e adulterada do game original.

Mas para a felicidade da industria, a era Bomba Patch praticamente foi dissipada na geração atual, e estes mesmos consumidores se renderam as versões originais e as suas atualizações via redes online. Isso contribuiu para que o game fosse um dos mais vendidos no Brasil em 2010. 

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Evoluindo com um pé atrás

A cada ano, durante a fase de divulgação do jogo, todos se perguntam o que PES trará de novo e impactante ao ponto de desbancar seu concorrente FIFA. E ao mesmo tempo, esses jogadores esperançosos sempre acabam se deparando com uma quantidade limitada de atualizações. Isso porque a Konami continua adotando a sua política de manter elementos que agradam ao seu publico fiel, ao invés de arriscar em grande inovações para recuperar o público que agora opta por FIFA.

Pelo menos as mudanças desse ano são mais nítidas do que as evoluções da versão 2011 comparadas a versão 2010. Gráficos, modos de jogo, modalidades online e até a famosa jogabilidade, considerado o elemento principal do jogo, receberam modificações que agradam o publico fiel. 

Ligas originais e times genéricos 

PES 2012 possui a licença dos principais torneios de clubes do planeta: a UEFA Champions League e a Taça Libertadores da América. Por isso, todos os clubes que participam destes torneios, estão devidamente representados no jogo. Porém, grande parte dos outros clubes e das seleções, aparece de uma forma bem genérica.

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Esses clubes possuem nomes engraçados, como London FC (Chelsea na vida real), mas pelo menos contam com o elenco original. Apesar de estranho, alguns desses clubes já se tornaram populares entre os jogadores que acompanham a franquia ao longo dos anos.

Já as seleções possuem os nomes dos respectivos países, mas contam com uniformes bem diferenciados. A própria seleção brasileira possui um uniforme titular verde, e um uniforme reserva branco com detalhes em verde. Se serve de consolo, nossos hermanos argentinos possuem um uniforme reserva listrado em amarelo e branco, de um gosto muito duvidoso.

Você é o dirigente!

Para quem não sabe, esse é o antigo e famoso modo Master League, das versões mais anteriores da franquia. Ele consiste em você agir como técnico/dirigente cuidando ao mesmo tempo das finanças do clube e da preparação do time durante as temporadas.
 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Em PES 2012 o modo recebeu algumas melhorias, principalmente para entrosar os novatos. A começar pelos diversos tutoriais que ensinam passo a passo como gerir e evoluir o seu time. Você conta com diversos profissionais que auxiliam em decisões, como na hora de escolher em investir na base (juniores) ou gastar uma grana comprando jogadores experientes.

Sobre os jogadores, é fundamental ter uma atenção redobrada com seu elenco. Primeiro, é preciso investir em um bom preparador para aprimorar um determinado setor do seu time, para isso, os treinamentos específicos são mais do que necessários. Depois é preciso manter a saúde dos jogadores em dia e saber articular o seu elenco, pois além de lesões e suspensões, você ainda pode sofrer com a convocação de algum jogador para sua respectiva seleção.

O que agrada bastante é o sistema de evolução do seu time ao longo das temporadas. Se você é ansioso por natureza, esqueça a idéia de transformar seu time em uma potência mundial em apenas 1 ano, pois PES 2012 age de forma bem convicta no que diz respeito ao crescimento de seus times e finanças, em outras palavras. Você vai sofrer muito (e perder muitas horas) até que seu time bata de frente com potencias mundiais como Barcelona e Milan. 

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Rumo ao Estrelato mais lento

O popular modo da franquia também está presente em PES 2012 e repleto de melhorias. O modo Carreira consiste evoluir um jogador, mostrando o início de sua carreira até a sua ascensão na seleção de seu respectivo país, tornando-se não apenas campeão, mas o capitão responsável por erguer a taça.
 

Neymar comemora gol no Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Nesta versão, a linha de evolução do personagem é mais demorada, tanto para evoluir seus atributos quando para crescer profissionalmente. Claro que isso varia de acordo com o nivel de dificuldade escolhido pelo jogador.

Assim como no Modo Manager (Você é o Dirigente) , uma série de tutoriais auxiliam os novatos a evoluírem corretamente. É essencial escolher as principais qualidades e atributos do seu jogador no inicio do desenvolvimento, para que no futuro, ele não tente se especializar em diversas posições e não conseguir render em nenhuma delas.  

Integração online 

Os modos online de
PES 2012 contam com uma novidade, o aplicativo My PES. Ele serve para que o jogador possa compartilhar dados do jogo com seus amigos, via Facebook. Além disso, os jogadores que tiverem o myPES receberão o dobro de prontos de experiência em PES 2012. Eles também adquirem bônus específicos para quem fizer um certo tipo de gol ou alguma tarefa específica que o aplicativo sugerir.

Já nos confrontos diretos, o jogo continua mantendo as opções padrões, como partidas rankeadas, partidas entre amigos e torneios virtuais. Também é possível jogar com seu atleta do modo Rumo ao Estrelato e colocar o seu time do modo Manager contra outros times. 

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Reprodução)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Reprodução)

Tudo em português 

Para os fãs brasileiros, PES 2012 leva vantagem em relação a FIFA por possuir menus e locução em português. Isso ajuda aqueles que possuem uma certa dificuldade com o inglês, principalmente pelo fato do game possuir diversos tutoriais em seus modos Você é o Dirigente e Rumo ao Estrelato

Mais uma vez Silvio Luiz e Mauro Beting compõe o time que narra as partidas de PES. Novas frases foram adicionadas ao repertório do folclórico locutor, entretanto o antigo problema de sincronismo com as jogadas persiste, como por exemplo, no momento em que Silvio Luiz narra a locução de um gol, que foi anulado, e só para quando o outro time já está quase na sua área. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Tudo do seu jeito 

A personalização de PES 2012 mantém praticamente a mesma mecânica da versão anterior. Você pode construir seus próprios estádios e utilizá-los nos modos de jogo, ou ainda editar um time, desde o logo, até o uniforme oficial.

E se não bastasse, o jogo ainda conta com itens extras para a personalização, que precisam ser comprados com os pontos adquiridos no jogo. Esses pontos o jogador acumula após vencer as principais ligas (UEFA e Libertadores da América) ou quando evolui nos outros modos. 

Compartilhe conosco os seus times, estádio e jogadores personalizados!

A famosa jogabilidade de PES 

A jogabilidade de PES sempre dividiu opiniões no mundo dos games. Alguns acham a movimentação dos atletas muito artificial e os dribles bem duros, já outros acham que o jogo é mais veloz que FIFA e o sistema de passes é mais próximo do real.
 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

A verdade é que a jogabilidade em PES 2012 evoluiu em comparação ao titulo anterior. A começar pela movimentação, respeitando ainda mais o critério de aceleração e velocidade final de cada jogador, em outras palavras, se o zagueirão for bem mais lento do que o atacante, ele vai ficar para trás, cabendo como ultimo recurso, aplicar uma falta.


Ainda sobre um maior critério com os atributos, os chutes também seguem a risca. É preciso saber quem possui um chute mais apurado para aquela finalização na entrada da área, ou aproveitar uma brecha na zaga adversária e largar uma bomba com aquele jogador com um chute mais potente. Vale ressaltar que a posição do chute influencia muito na finalização, portanto não reclame quando o seu jogador destro isolar uma bola finalizada com a canhota.

Já os dribles, estão mais macios e funcionam melhor. Mas é impossível não notar uma similaridade muito grande com os movimentos de FIFA 12. A diferença é que em PES eles não conseguem ser efetuados com a mesma facilidade do game rival, ou seja, é preciso treinar bastante os movimentos. 

Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)Pro Evolution Soccer 2012 (Foto: Divulgação)

Sistema de passes e chutes 

Conforme foi dito acima, os chutes respeitam uma regra de posição do chute e atributos, mas mesmo assim, na pratica, isso não é efetuado da maneira correta. PES insiste em apresentar um sistema de finalização que acaba se tornando aleatório, ou seja, em certos momentos o chute sai de uma forma, e em outros momentos, sai completamente diferente. É fácil localizar este problema, basta alguns minutos no modo treino e os jogadores irão perceber esse grande problema.

Já com o sistema de passes, podemos perceber uma melhora significativa. Agora ficou mais difícil repetir o efeito “pinball” das outras versões de PES, onde bastava apertar o botão de toque para que o passe fosse feito de forma quase perfeita. Em PES 2012, se você não souber dosar a potencia do toque e apontar o destino da bola, uma jogada pode ser comprometida.

Os lançamentos ainda continuam sendo uma das principais jogadas. Não só pelo simples fato de ser mais fácil entrar na zaga adversária pelas laterais, como também por ser uma das principais armas as jogadas aéreas. Felizmente, já passamos da época em que essa jogada era considerada “macete” para muitos jogadores, agora os atletas virtuais se comportam de uma forma bem eficiente, tanto no que diz respeito ao posicionamento na área, quanto na hora de cabecear ao gol. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Gráficos que encantam 

Se tem algo em que PES nunca deixou seu rival FIFA levar vantagem, foi no quesito gráficos. Em todas as versões da atual geração de consoles, o titulo da Konami conseguiu apresentar um conjunto visual melhor do que o jogo da Eletronic Arts.

PES 2012 chega com jogadores em um nível de detalhamento incrível, com direito a expressões faciais convincentes e até uma tentativa (frustrada) de tentar dizer algo na hora de reclamar com o juiz. Entretanto esse mesmo nível de perfeição desce de acordo com a popularidade do atleta, portanto prepare-se para jogar com verdadeiros clones de Neymar e Cristiano Ronaldo, e conviver com versões genéricas de jogadores como Fred (Fluminense) e Dentinho (Corinthians).

Os outros elementos do jogo também merecem destaque. De acordo com o estádio, o campo é apresentado de uma forma convincente aos palcos de verdade, ou seja, grandes localidades, como San Siro, possuem um verdadeiro tapete, enquanto estádios genéricos possuem diversas falhas no gramado. Mas felizmente (ou não para os gamers mais exigentes) a grama não compromete a jogabildade. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Ahh... os velhos bugs 

No inicio do texto, foi dito que PES mantém diversos elementos que continuam praticamente irretocáveis. Entre eles os famosos goleiros bugados da franquia. Para os antigos fãs, esse é um problema no qual eles já se acostumaram, mas para os novatos e pouco acostumados com a franquia, preparem-se, pois vocês ainda irão se irritar muito com eles.

As falhas passam por chutes rebatidos para frente da área, a falta de disposição para sair em uma bola cruzada na pequena área, lentidão para sair na bola, atraso na hora de saltar, e insistência em usar os pés em bolas facilmente defendidas com as mãos. Isso sem mencionar os bugs inacreditáveis, como deixar a bola passar por baixo das mãos ou dos pés.

E para completar, os reflexos continuam lentos demais. Durante um chute em que a bola desvia em algum jogador durante sua trajetória, por diversas vezes, o goleiro não mostra qualquer esforço em realizar um movimento contrário e tentar impedir o gol.

Mais uma vez os jogadores torcem para que a Konami atenda suas preces e faça em PES 2013 mudanças significativas nos goleiros para corrigir esses bugs que já viraram rotina nas versões anuais da franquia. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

Conclusão

Pro Evolution Soccer 2012 evoluiu bastante em relação a versão anterior do game. A jogabilidade foi aprimorada de uma forma a beneficiar a movimentação dos atletas virtuais de uma maneira mais real. O sistema de passe também deixou de ser tão artificial quanto nas outras versões, e o aplicativo MyPES agrega a diversão online. Mas mesmo com boas mudanças, a movimentação dentro de campo ainda age de forma bem artificial, a falta de licenciamento dos clubes decepciona e os goleiros... bom esses vocês já conhecem bem as suas falhas! 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - Gráficos melhorados
  • - Ligas oficiais
  • - Modos de personalização
  • - Jogabilidade evoluiu

Contras

  • - Goleiros decepcionates
  • - Times e seleções genéricas
  • - Movimentação artificial
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Silva
    2011-11-13T23:57:09

    Eu tenho os dois aqui em ksa, PES E FIFA, jogo o PES no modo Estrela e o FIFA no Legendário, os dois estão tensos para ganhar da máquina, antes era questão de tempo, agora se deve bolar uma estratégia de jogo para fazer isto, ñ basta só atacar, atacar e pronto. Vi a galera comentando aí embaixo a respeito no pes do jogador passar por dentro do outro... vcs estão viajando, o jogador ñ passa por dentro, a máquina que apela efetuando um drible de corpo quando vc combate pressionando o X, akele drible se nós praticarmos contra a máquina funciona da mesma maneira... CONTINUA ACIMA...

  • Luiz Santos
    2011-11-13T18:04:52

    eu tava lendo os comentários aqui, e não sei que PES é esse que a turma fala. tenho o 2012 pra PS3. o goleiro não é retardado, vc pode sair com ele e evitar o chamado bug. jogo no nível estrela e, não tem como correr o campo todo e entrar na outra barra. alguns jogadores correm muito e fazem quase isso, "messi" mas ele é monstro na vida real tbm. teve um comentário que falava em bug no nível difícil é verdade, a bola passa no meio de outro jogador, ele corre doido, acho errado. era pra fazer o outro time desperdiçar mesmo chances.

  • Leandro Bastos
    2011-11-13T17:53:21

    Para mim o PES é muito mais divertido que o FIFA! A narração e os menus são em português e o que não for licenciado vc pode alterar o nome!

  • Jose Oliveira
    2011-11-13T17:33:36

    fifa nunca presto ja o pes. o fifa e mais pro cara quere dribla faze essas coisas ja o pes e mais para um simulador e mais real

  • Gabriel Silva
    2011-11-13T18:09:43

    tenho o jogo de xbox acho que ficou muito bom só tem um problema com os time nao licenciados trocar os nomes e escudos... mais fora isso o jogo é ótimo jogabilidade inteligencia dos jogadores posicionar livres novos modos nova interface novo menu estão todos de parabens

  • Luiz Santos
    2011-11-13T18:05:09

    FIFA é muito bonito e tem ligas licenciadas o menu da liga é do carai. agora a jogabilidade de PES é muito melhor, é rápido, solto divertido, é feliz.

  • Rodrigo Massaro
    2011-11-13T15:57:13

    tem razao e o jogo mais arcade que ja joguei...so sai gol antologico...so golaços!!!

  • Sued Nunes
    2011-11-13T15:43:18

    ha e sem fala que simulador ???? e brincadeira acade acade pes fail lixo

  • Sued Nunes
    2011-11-13T15:42:24

    Conclusão Pro Evolution Soccer 2012 evoluiu bastante em relação a versão anterior do game. A jogabilidade foi aprimorada de uma forma a beneficiar a movimentação dos atletas virtuais de uma maneira mais real. O sistema de passe também deixou de ser tão artificial quanto nas outras versões, e o aplicativo MyPES agrega a diversão online. Mas mesmo com boas mudanças, a movimentação dentro de campo ainda age de forma bem artificial, a falta de licenciamento dos clubes decepciona e os goleiros... bom esses vocês já conhecem bem as suas falhas! precisa fala mais alguma coisa ???? pes lixo

  • Rodrigo Massaro
    2011-11-13T15:34:32

    Todo ano o PES vem mudando radicalmente, se vc for olhar do 2010 ate 2012 as mudanças são absurdas, eles não mantem um padrão, não estão seguindo uma linha de raciocínio, no 2010 era show de dribles, no 2011 era show de passes, agora esse 2012 e ridículo, os dribles jogadores vivem passando por dentro, o Messi sai arrastando tudo...o X não toma mais a bola...o PES vem regredindo cada ano que passa...assim so vai perder mercado...ate os jogadores do campeonato que participo falo que e um jogo cheio de BUGS, pq eles nao pegaram o 2011 e consertaram as falhas..ia ficar um jogo excelente!!!

  • Rafael Moreira
    2011-11-13T14:47:15

    FRUSTRAÇÃO... Possuo há 3 meses o PES 2012 e confesso que estou bastante frustrado com os erros encontrados na IA. É visível que quem escreveu o texto não é bem fã da franquia, POIS OS ERROS ABSURDOS aparecem mesmo apenas no nível de dificuldade CRAQUE. É incrível o que foi feito para fazer o jogo PARECER mais difícil... exs: bola passando por dentro dos seus jogadores para favorecer a máquina, posicionamento, todas as sobras de bola são da máquina, alteração do jogador comandado em momentos críticos, entre outros. Esses "bugs" visiveis não acontecem em outros niveis ou jogando online.

  • Clodoaldo Menezes
    2011-11-13T14:39:48

    O que eu condeno me vou condenar sempre a Konami ,e o pq de não ter o campeonato brasileiro, (que apesar da fase péssima da seleção) somos penta campeões mundiais, e acho injusto isso, e tem mais, comola o campeonato barsileiro no lugar da liga francesa ou holandesa, e tenho dito.

  • Eneas Moraes
    2011-11-13T13:22:52

    pes manda

  • Jean Silva
    2011-11-13T13:21:33

    O único fato que me chateia bastante no PES é a questão das licenças, é inadmissível haver seleções com uniformes genéricos, a praticamente dois anos e sete meses da copa no Brasil, já está mais que na hora de se criar uma liga brasileira, ainda mais colocando em questão a forma que os brasileiros jogam hoje, jogam online, compram jogos originais, o mercado japonês e americano tem que abrir o olho para esta realidade, provavelmente este ano em questão a jogo de futebol PES + FIFA, o Brasil deve ser TOP 3 na aquisição destes games, se não for primeiro.

  • Renato Coelho
    2011-11-13T13:16:24

    bom para começar eu prefiro muito mais pes 2012 pq n é igual ao fifa(robótico) tudo do pes e bom,menos os goleiros e os times devido ao próprio fifa de não permitir,mas ainda por cima destes obstáculos o pes vai melhorando correlação a times, por exemplo, eles inseriram campeonato portugues, o campeonato espanhos,italiano e frances estao super completos mas o ingles deixa a desejar realmente,mas mesmo assim o pes faz com que você se agrade muito e te vicia certa facilidade rs E SO PARA LEMBRAR FIFA N E PARA SER COMPARADO COM PES POIS O FIFA É ARCADE E O PES E SIMULADO. EU RECOMENDO PES 2012

  • Paulo Ferreira
    2011-11-13T14:15:13

    O que mais me irrita na Franquia PES é o fato que a konami nunca muda os gols sofridos nos acréscimos, desde quando iniciou continua do mesmo jeito, chegou no loss time ou tempo extra é só jogar na área que é gol e o lance dos goleiros sempre rebater a bola de volta para o atacante senão para o outro sempre no intuito de sair o gol. Jogo PES a mais de 10 anos e vcs que conhecem o jogo sabe do que estou falando. Quem não conhece esses "macetes" ou "erros" prestem bem atenção de agora em diante.

  • Lucian Nery
    2011-11-13T13:42:55

    SO espero que no 2012 o modo rumo al estrelato seja igual no PLAY como no PC por que nos ultimos PES no PC grafico era um bilhão de anos luz melhor...

  • Jean Silva
    2011-11-13T13:12:51

    FIfa gráfico melhor que o PES, só pode estar de brincadeira, os bonecos do fifa parecem uns homens da carvena, gols macetados, falhas absurdas, quem joga sabe que existem falhas no desenvolvimento, tipo jogador estando caído e do nada aparece em pé, o goleiro falha tanto como no PES, até no modo legendário, todo mundo sabe que o modo online estava apresentando falha, ñ era possível concluir metade das partidas, ñ sei se o erro ainda está ocorrendo, mas uma coisa é certa, PES é PES, tem que respeitar...

  • Danilo Maia
    2011-11-13T13:11:48

    Pelo q eu vi, o Brsil não liberou seus direitos autorais a Konami, ou algo do tipo, é uma questao burocratica, por isso q o uniforme do Brasil não é o verdadeiro!!

  • Jean Silva
    2011-11-13T13:08:52

    Quem comprou a versão 2012 sabe que os dois primeiros pacotes de atualização fizeram o goleiro melhor bastante, no mesmo que tempo que o goleiro executa defesas impossíveis ele falha e sofre gols bobos, assim como na vida real, logo acho que isto é retratar a realidade, ou estou enganado ?

  • Pedro Leite
    2011-11-13T13:05:33

    FIFA é para os fracos .. PES sempre foi e sempre será melhor ..

  • Cleiton Nascimento
    2011-11-13T12:58:52

    Existem pessoas daltônicas neste mundo!!!

  • Gabriel Pereira
    2011-11-13T12:38:12

    PES não se compara a Fifa. Fifa tem graficos otimos, jogabilidade perfeita, e um online perfeito. Sem comparação

  • Luca Berger
    2011-11-13T12:37:22

    Até quando a KONAMI vai deixar o uniforme do brasil branco e verde.Isso é uma vergonha.

  • Nehemias Rodrigues
    2011-11-13T13:14:31

    PATINANDO NO GELO,pes 2012 ta muito ruim,no quesito jogabilidade no restante ta legal,mas esta parte estraga o jogo todo