Jogos de corrida

NOTA tt
9.3

Review Project CARS

O simulador da Slightly Mad Studios chega para se tornar um dos melhores jogos de corrida.

André Luiz de Mello Pereira
por
em

Project CARS, simulador de corridas criado pela Sligthly Mad Studios, chega ao PC, Xbox One e PlayStation 4 com a tarefa de “sobreviver ao hype” criado desde o anúncio de sua campanha no Kickstarter. Será que o título é realmente um dos melhores jogos de corrida dos últimos tempos?

Conheça fã que cria vídeos para revelar super-realismo de Project CARS



Um jogo que não te leva pela mão

A primeira coisa a ser dita sobre Project CARS é que ele não é um jogo fácil e para todo mundo. Se você está acostumado com “semi-simuladores”, que apesar de trazerem alguns elementos realistas nos carros, ainda facilitam a vida dos jogadores, Project CARS ainda apresenta uma dificuldade considerável mesmo com auxílio do computador.

A vantagem de Project CARS é que, mesmo assim, o controle e a quantidade de detalhes colocados em cada carro disponível deixam o jogo agradável. Isso ajuda bastante, já que evita que o game se torne irritante para os jogadores que não estão acostumados com simuladores.

ss_e191275fd5ac69d3e8ce9719a9ac45e4ff4a88d3Project Cars chega ao PC, Xbox One e PS4 (Foto: Divulgação)

Se você preferir, pode entupir o jogo de elementos auxiliares, como controle de freio e direção, mas ainda existirá a chance de pilotar um carro veloz e rodar sozinho numa reta. Acredite, é mais comum do que você imagina.

Gráficos realmente realistas

Como todos já esperavam, a parte técnica de Project CARS é impecável. Os gráficos do jogo são incríveis, ficando ainda melhores na versão do PC. Quando você começa a reparar em coisas como a forma como a chuva reage ao bater na lataria do carro ou as poças formadas no asfalto, percebe o cuidado especial que o game recebeu na sua apresentação.

ss_00d1b4301ca23be08045e50eb6c8cd016ad2cafcProject Cars traz gráficos super-realistas (Foto: Divulgação)

Todos os carros também conseguem ser realmente detalhados, com cada um reagindo e parecendo de maneira diferente um dos outros. Caso você seja o tipo de jogador que adora pilotar carros com a visão do cockpit, provavelmente ficará bem feliz ao notar que existem várias versões de câmera dentro do carro, podendo visualizar painéis próprios de cada máquina.

Ainda que a versão de console tenha gráficos realmente bonitos, é no PC que Project CARS realmente brilha. Em vários momentos, é possível confundir uma cena do game com um vídeo de alguma corrida de verdade.

Tudo aberto para você explorar

Project CARS não traz carros para você desbloquear, divisões especiais para conquistar ou prêmios dentro do game. Ao contrário de vários jogos de corrida, a partir do momento em que você começa a jogar o título, você tem todos os carros e pistas disponíveis.

Se você gosta de evoluir como piloto em um modo carreira, isso vai totalmente da sua preferência, já que é possível começar correndo em karts e terminar em poderosas máquinas. Agora, se você já prefere sair correndo com protótipos e fórmulas, pode fazer isso sem problemas.

ss_c35fac555ade5be60ad76653c73effeac442ba9bProject Cars não traz carros para você desbloquear (Foto: Divulgação)

Para algumas pessoas, essa disponibilidade pode acabar tirando um pouco da graça do game, mas, se você parar para pensar, Project CARS dá uma liberdade absurda ao jogador deixando tudo liberado.

Digamos que você quer correr somente com karts. Se você quiser, pode fazer uma carreira inteira apenas focando nesse tipo de corrida. Caso queira, pode entrar na divisão de carros turismo, e assim em diante.

Você faz a sua carreira do jeito que bem entender, sem ter que passar por divisões que poderiam apenas atrasar o seu avanço e diversão.

ss_342ec464dbec95300747ef79ed1e28f9dafb4ce8.1920x1080Project Cars é muito detalhado (Foto: Divulgação)


Dependendo do desempenho, você receberá convites para participar de corridas especiais com diferentes veículos. É nesse momento que Project CARS se mostra realmente impiedoso, já que, mesmo você acostumado com um jeito de dirigir, cada carro apresenta um modo completamente diferente de pilotar.

Você estava acostumado a fazer curvas de um jeito e deve aprender novamente para se adaptar ao novo carro. Para pessoas que não têm a menor paciência para isso, a liberdade do game pode vir como algo realmente bem-vindo.

 O maravilhoso som do motor

O trabalho do Slightly Mad Studios vai além dos controles e gráficos, mostrando também um nível de detalhes incrível na parte sonora do game. Cada carro apresenta um barulho diferente do motor, que pode ser ampliado caso você jogue com a visão de dentro do veículo (ou do capacete).

O som de pedras batendo na lataria ao você se perder e sair da pista, batidas, pneus cantando ou a chuva batendo no para-brisa ajuda bastante na imersão do game.

ss_7fadba7f3ca7800a00e2028b2048fc37285b7f36Tudo que foi prometido pelo Slightly Mad Studios foi entregue na versão final do game (Foto: Divulgação)

Project CARS não conta com uma trilha sonora dentro das corridas, uma prática comum em simuladores do gênero, mas o Slighty Mad Studios pensou nisso e criou listas no Spotify para os jogadores que querem correr ouvindo música.

É uma saída bem interessante e, com a integração do serviço de streaming com o PlayStation 4 e na versão do PC, parece que foi um jeito inteligente da empresa em não precisar pagar por direitos autorais para incluir melodias no game.

Conclusão

Project CARS chegou cheio de expectativa, com a ideia de se tornar um dos melhores simuladores de corrida para PC e consoles. E ele realmente é! Praticamente tudo o que foi prometido pelo Slightly Mad Studios foi entregue na versão final do game. Project CARS não é um jogo para todo mundo e seus momentos mais impiedosos podem afastar alguns jogadores, mas os fãs de simuladores de corrida com certeza se divertirão com o game.

Você acha que Project CARS será o melhor simulador de corrida? Comente no Fórum!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Gráficos incríveis
  • - Comandos precisos
  • - Grande número de carros e pistas
  • - Trabalho sonoro impressionante

Contras

  • - Dificuldade pode afastar novatos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Ozanam
    2015-05-19T17:07:28  

    Forza Motorsport > Project Cars. Sem mais.

    recentes

    populares

    • Frederico Ozanam
      2015-05-19T17:07:28  

      Aí, depende, Arthur Lira... se você ligar o câmbio automático, colocar a tração dos pneus no máximo, ligar a força de recuperação de derrapagem e ligar as linhas pontilhadas que ajudam na hora da frenagem, qualquer criancinha vai conseguir jogar!! kkkk

    recentes

    populares

    • Frederico Ozanam
      2015-05-19T17:07:28  

      Ah entendi

  • Sérgio Morato
    2015-06-22T18:54:59  

    Em primeiro lugar, os reviews desse techtudo costumam ser um LIXO. Em segundo lugar...o jogo tem até gráficos bacaninhas... mas nada chega perto do realismo de Gran Turismo. Sem mais..sinto muito

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-06-22T18:54:59  

      O último Gran Turismo que eu joguei foi em 2013. O jogo é inferior ao Forza 5, lançado no mesmo ano, também pudera, são de gerações passadas. Querer comparar o GT 6 com o Project Cars é esculacho, existe um abismo de distância entre os dois jogos. Eu gosto de GT, mas ele só é melhor que Drive Club, comparado com os jogos atuais. Quem comenta q Gran Turismo 6 é o melhor jogo de corrida na atualidade, n teve dinheiro p migrar de geração ainda, ou é tapado, ou é um fã boy alienado q não consegue compreender a realidade.

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-06-22T18:54:59  

      "mimimimimi" "Só gosto de jogo fácil!!!"

  • Victor Silva
    2015-08-30T14:03:30

    Tenho o jogo e não vi nenhuma dificuldade, pelo contrario muito fácil os gráficos são bonitos apesar de alguns legs. Estou na expectativa do lançamento do Forza 6.

  • Flávio Basilio
    2015-06-15T18:30:32  

    Estou na dúvida sobre qual jogo comprar, pois faz tempo que não jogo games de corrida. Qual o melhor da atualidade para ps4? Pelo que li parece que este jogo eh muito bom....

    recentes

    populares

    • Flávio Basilio
      2015-06-15T18:30:32  

      Até o de ps3, amiguinho.

    recentes

    populares

    • Flávio Basilio
      2015-06-15T18:30:32  

      Sim, esse jogo é a melhor opção simulador atualmente. Creio q o único q vá fazer frente a ele no mercado seja o próximo Forza, vai ser lançado mês q vem. Mas, tem um porém, o Forza 6 é produzido por um estúdio da Microsoft, logo, n vai sair uma versão para o PS4. Obs.: Fuja do Drive Club, o jogo é ruim e mal feito.

  • Carlos Popo
    2015-05-19T14:31:25  

    o jogo está bonito graficamente tem boa jogabilidade, mas falar que é um jogo dificil kkkk estão de brincadeira jogo não simula nada de fisica. simulador e GSC, Assetto Corsa e Iracing. onde já se viu vir em uma reta a mais de 300 km e socar o pé no freio na placa de 50m metros carro parar numa boa sem fritar pneu e sair reto, kkkkkkkkkk freio da nasa kkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Popo
      2015-05-19T14:31:25  

      ABS??

    recentes

    populares

    • Carlos Popo
      2015-05-19T14:31:25  

      Cara.. eu ACHO que existem freios especiais preparados para parar com eficiência esses super carros. Talvez a indústria automobilística tenha evoluído a esse ponto. Mas olha.. eu só acho. Sou leigo, ok ?

  • Paulo Santiago
    2015-05-19T17:39:35

    Pra um jogador das antigas isso não impressiona mais... Sempre que sai um jogo de corrida pra um console novo é a mesma coisa... Já vi essa reação com Need For Speed e depois Gran Turismo pra PS1... O espanto que foi o primeiro NFS Underground pra PS2... Depois o Forza e agora esse Project Cars. Todos quase sempre com uma jogabilidade "mais real" e "difícil pra novatos"... Não entendam errado, o jogo é lindo, mas a reação é filme velho. Na próxima geração vai aparecer outro e todo mundo vai ficar de boca aberta de novo.

  • Alan Silva
    2015-06-23T08:36:28

    Muito Top!

  • Leonardo Rocha
    2015-06-22T20:04:09

    Rodar em 4k com i7 5960x (H110i custom), x99 (ponte norte e sul na água), 64gb de ram, SLI Gtx Titan X blocadas, 2 ssd samsung 850 pro 512gb raid 0, 2 HD WD black 2 tera raid 0. Fonte Seasonic Platinum 1000W, Gabinete CM Cosmos II, 3 monitores Asus ROG SWIFT PG278Q e Volante Thrustmaster T300 Ferrari GTE. AAUUUU.

  • Daniel Canton
    2015-06-01T18:51:11

    que review fraco, nem fala se o jogo tem dual player, ou split screen... um garoto de 12 anos faria um review melhor que esse!

  • Allan Maia
    2015-05-19T12:25:04  

    hahahahahahahah "dificuldade pode afastar novatos"... quer dizer, afastar fracos... joga o F-1 2014 e verás o que é dificuldade...

    recentes

    populares

    • Allan Maia
      2015-05-19T12:25:04  

      ja sim, sempre joguei jogos de corrida desde os tempos de GT1 do play 1...

    recentes

    populares

    • Allan Maia
      2015-05-19T12:25:04  

      Allan acho que ele ta falando de simuladores, não de corridas arcade estilo NFS, Gran Turismo e Drive Club...

  • Hideraldo
    2015-05-19T16:57:16  

    Todo game precedido da palavra Simulador é uma droga!!! Fazem simulador de guerra achando que o cara é um fuzileiro SEAL. Fazem simulador de corrida achando que o cara é um Nico Rosberg. Fazem simulador de Rally achando que o cara é um Colin MacRae. De dura já basta a vida, o cara vai pro video game pra se divertir, não passar raiva!!!!! Tenho o Horizon 2 e me divirto dirigindo uma Lambo. De que adianta ter uma no jogo e não parar na pista???? Tô fora!!!!

    recentes

    populares

    • Hideraldo
      2015-05-19T16:57:16  

      Realmente, se você gosta de JOGOS, que a cada corrida ganha pontinhos de experiencia, e essas frescuras...não pode usar SIMULADORES,que na verdade não podem ser considerados GAMES. Mas na minha opinião PROJECT CARS ta mais pra joguinho do que pra simulador...

    recentes

    populares

    • Hideraldo
      2015-05-19T16:57:16  

      volta p o atari p jogar enduro.....seu fraco!!!

  • Fernando Junior
    2015-05-21T12:07:37

    dar 9 no som e uma palhaçada...essa criançada gosta de pilotar escutando musiquinha....CARRO DE CORRIDA NAO TEM CD PLAYER

  • Heros Henrique
    2015-05-19T16:24:50  

    Jogo perfeito mais nada a declarar só poderia ser mais "leve" no PC

    recentes

    populares

    • Heros Henrique
      2015-05-19T16:24:50  

      quando vc descobrir a magica de fazer um jogo dessa qualidade exigindo pouco do pc me avisa q eu banco sua startup

    recentes

    populares

    • Heros Henrique
      2015-05-19T16:24:50  

      Jogo com uma qualidade de imagem nucnca vista antes e vc quer que seja mais leve? rs

  • Reinaldo Carvalho
    2015-05-19T17:01:45

    Deveriam lançar uma versão para o iOS - iPhone e iPad.

  • Daniel Dias
    2015-05-19T15:21:38

    nao gostou de project cars entao volta para o mario kart

  • Onçaem Caldas
    2015-05-19T14:57:36

    <mario cart

  • Marvel
    2015-05-19T14:40:25

    DIFÍCIL É PROS FRACOS

  • Edir Braga
    2015-05-19T14:32:13

    Cara, vocês são horríveis em análises. São muito parciais e incoerentes. Nem se atreveram a comparar com Drive Club, que deram nota 8 em gráficos. Já viram comparações dos dois jogos? O jogo vem apresentando várias falhas. É só ver vários vídeos por aí. Aqueles bugs dos carros presos até são engraçados.

  • Fernando Almeida
    2015-05-19T12:42:56  

    Colocaram um guri de 12 anos pra guiar o kart

    recentes

    populares

    • Fernando Almeida
      2015-05-19T12:42:56  

      dificuldade no maximo e a gente ve vc com 24 anos o q consegue fazer...

  • Leonardo
    2015-05-19T14:03:04

    pelo video do kart..a jogabilidade do GT6 é bem melhor !

  • Leonardo
    2015-05-19T13:59:04

    Pelo video do kart ( que com certeza foi uma criança jogando ) a jogabilidade do Gt6 é bem superior !

  • Lalala Sousa
    2015-05-19T12:17:13  

    Né por nada não, mas vcs não poderiam colocar um piloto melhor pra demonstrar essas corridas de kart, não?

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2015-05-19T12:17:13  

      Concordo, mas kart é um saco de dirigir... achei q ia ser legal, mas é um saco...

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2015-05-19T12:17:13  

      Mesmo assim tá triste demais ver ele(a) "fugindo" do traçado o tempo todo.

  • Marcelo Ramos
    2015-05-19T13:05:29

    Gráficos incríveis!

  • Marcelo Ramos
    2015-05-19T13:05:01

    Baita piloto de Kart kkkkkkkk

  • Demis Silva
    2015-05-19T11:29:31  

    voçes poderiam comparar ele com o Drive Club.

    recentes

    populares

    • Demis Silva
      2015-05-19T11:29:31  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Demis Silva
      2015-05-19T11:29:31  

      DriveClub é um lixo cara,eu também fui enganado,felizmente consegui me desfazer,tente o mesmo.