Video game

NOTA tt
7.3

Review PlayStation TV

Novo portátil da Sony tenta trazer o melhor do PlayStation Vita para a TV e chega como uma alternativa para quem quer jogos e uma central de entretenimento.

Tais Carvalho
por
em

O PlayStation TV é o novo portátil da Sony baseado no PlayStation Vita. Lançado no Japão e Estados Unidos, o aparelho chega como uma alternativa para quem busca jogos e outras opções de entretenimento. O TechTudo traz o review completo, passando pelos aplicativos, principais funcionalidades e custo-benefício do aparelho.

Kingdom Hearts, Patapon e God of War: relembre os melhores games do PSP

PlayStation TV (Foto: Divulgação)PlayStation TV (Foto: Divulgação)


Pequeno e prático

O design do PlayStation TV é inteligente, simples e compacto. Ele possui um formato retangular bem semelhante a um celular de modelo pequeno, sem grandes detalhes. Com apenas cinco entradas traseiras e um led frontal, ele é um aparelho muito prático de carregar para qualquer lugar, cumprindo o primeiro propósito dos consoles portáteis.

A praticidade também se estende aos acessórios, já que ele precisa apenas de uma fonte e um cabo HDMI para funcionar. Além disso, o aparelho é extremamente leve e praticamente não ocupa espaço. Ele é compatível com o DualShock3 e DualShock4, que podem ser conectados na USB traseira do aparelho, funcionando também a distância.

O PlayStation TV é o novo portátil da Sony baseado no PlayStation Vita (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)O PlayStation TV é o novo portátil da Sony baseado no PlayStation Vita (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Isso faz com que o design seja um dos pontos de maior destaque do portátil. Por ser uma central de entretenimento, a facilidade de poder transportá-lo para qualquer lugar é uma das melhores qualidades do portátil, que pode ser carregado no bolso.

PlayStation Vita sem tela

O PlayStation TV não é apenas baseado no PS Vita. Sua interface é idêntica a dele, sem grandes novidades ou inovações. Pode-se dizer que ele é, basicamente, um PlayStation Vita sem tela que teve seus controles adaptados para o DualShock. Ele possui algumas funcionalidades com o touch, mas apenas com o controle do PlayStation 4.

O PlayStation Tv possui 5 saídas na parte traseira (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)O PlayStation Tv possui 5 saídas na parte traseira (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Assim como no PS Vita, os jogos, aplicativos e pastas aparecem na tela em formato circular e podem ser reorganizados da forma que o usuário desejar. Os controles foram bem adaptados, porém, não são tão práticos quanto a tela touch. Para os que estão acostumados com a interface do PS Vita, a transição para os controles manuais não é complicada. Mas para aqueles que nunca tiveram contato com a interface, ela pode parecer um tanto confusa e pouco prática.

A interface do PlayStation TV é idêntica a do PS Vita (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)A interface do PlayStation TV é idêntica a do PS Vita (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Isto porque sua interface foi toda planejada para funcionar com a tela sensível ao toque do portátil, perdendo certa “rapidez” na hora de realizar os comandos. Até mesmo o simples ato de encerrar um aplicativo é realizado com os dedos no PS Vita, enquanto no PlayStation TV é preciso segurar o botão “O” para fechá-lo. Os controles funcionam, claro, e ficaram bem adaptados até certo ponto, mas não são tão fáceis e práticos como são os do portátil original.

Biblioteca limitada

O PlayStation TV foi anunciado com uma biblioteca de mais de 700 títulos, entre eles jogos para PS Vita, PSP e até mesmo clássicos de PSOne. Uma notícia excelente, pois com um design tão compacto e prático, os jogadores poderiam levar essa extensa biblioteca para qualquer lugar. No entanto, por mais que o número pareça grande, o portátil carece de variedade e deixa de fora grandes títulos do portátil original.

O PlayStation TV é menor que o DualShock 3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)O PlayStation TV é menor que o DualShock 3 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Um dos grandes problemas que o PlayStation TV enfrenta é a compatibilidade com os títulos de PS Vita. Muitos deles possuem funcionalidades com a tela touch e não funcionam com o novo portátil. Sua biblioteca é limitada e tem menos de 200 jogos de PS Vita, deixando de fora grandes títulos como Uncharted: Golden Abyss, Tearaway e Gravity Rush. Você pode baixar qualquer título de PS Vita que tenha em sua conta, mas se não forem compatíveis, ficarão apenas ocupando espaço no cartão.

A biblioteca possui uma boa variedade de títulos clássicos, do PSP ao PSOne, mas não compensam a falta desses jogos do portátil, principalmente dos exclusivos. Com isso, pode-se dizer que PlayStation TV segue um estilo mais casual, trazendo alguns títulos mais clássicos, muitos indies e jogos cooperativos. Uma boa pedida para os que buscam uma diversão sem compromisso e, provavelmente, uma decepção para aqueles que esperavam jogar os últimos lançamentos do PS Vita na tela grande.

A lista de jogos compatíveis com o PlayStation TV é pequena (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)A lista de jogos compatíveis com o PlayStation TV é pequena (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)


PlayStation Store e navegação

A PlayStation Store do aparelho tem uma estrutura parecida com a dos outros consoles da Sony. A biblioteca é bem organizada e separa já de cara os jogos que são compatíveis com o portátil, dividindo-os em categorias de jogos clássicos, demos, aplicativos e jogos em versão mobile. O serviço de transmissão online da Sony, o PlayStation Now, também já está disponível no aparelho em versão beta, porém, ainda não funciona no Brasil.

A ferramenta de busca funciona bem, mas ainda existem muitos aplicativos “perdidos” em meio a loja. Mesmo quando selecionamos os jogos e aplicativos compatíveis, a barra lateral direta da PlayStation Store acaba listando outros que não são, o que pode confundir os usuários na hora de baixar ou comprar qualquer jogo na loja.

Parasite Eve e outros jogos de PSOne não foram adaptados para a tela grande (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Parasite Eve e outros jogos de PSOne não foram adaptados para a tela grande (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)


Resolução e qualidade da imagem na TV

O PlayStation TV foi lançado como uma central de entretenimento, reunindo jogos e outros aplicativos para que os usuários pudessem assistir filmes, seriados e animações, além de todas as funcionalidades que o PS Vita já possuía – sem a tela touch, claro. O aparelho apresenta três diferentes resoluções: 480p, 720p e 1080i. Elas variam de acordo com o título ou aplicativo que o usuário está utilizando no aparelho.

Alguns jogos como Final Fantasy X-X2 HD não sofrem tanto na tela grande, pois também possuem versão para console. No entanto, alguns títulos de PS Vita e, principalmente, os de PSOne sofrem bastante com o aumento da tela, perdendo bastante qualidade. Testamos jogos como Parasite Eve e Final Fantasy VII no PlayStation TV e não conseguimos uma qualidade muito agradável aos olhos nas TVs de tela grande.

Final Fantasy X-X2 HD é um dos títulos de destaque do portátil (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Final Fantasy X-X2 HD é um dos títulos de destaque do portátil (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Jogos que tendem a ter gráficos mais realistas acabam um pouco prejudicados quando adaptados para a TV. Já os títulos baseados em animações sofrem menos, por terem gráficos mais cartunescos e simples. O que é uma pena, pois o que deveria ser um dos grandes destaques do aparelho, que a possibilidade de jogar em uma TV, não está tão bem adaptado como deveria para todos os títulos.

Outra notícia ruim é a resolução das imagens de tela capturadas pelo aparelho. Assim como no PS Vita, é possível tirar fotos da interface e dos jogos. Porém, essas imagens são salvas com o tamanho nativo do PS Vita e não com o tamanho da tela da TV. O resultado são capturas pequenas e, algumas vezes, de má qualidade.

Netflix e Hulu Plus não são aplicativos compatíveis com o PlayStation TV (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Netflix e Hulu Plus não são aplicativos compatíveis com o PlayStation TV (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)


Sem Hulu Plus e Netflix

Um dos grandes motivos para a compra do PlayStation TV estava centrado em sua variedade de conteúdo. O aparelho parecia trazer a fórmula perfeita, unindo jogos com os programas favoritos dos usuários em um formato tão compacto que seria possível levar para qualquer lugar para jogar em uma tela grande. Só que essa fórmula se perde completamente quando ele apresenta um dos seus maiores defeitos: a falta de compatibilidade com o Hulu Plus e Netflix.

Ambos os programas servem para assistir filmes e séries online. E era de se esperar que o aparelho fosse compatível com eles, já que são os principais aplicativos de vídeo usados atualmente por muito usuários pelos usuários nos consoles e PC. A única opção para os usuários são os aplicativos do Crackle para filmes e o Crunchyroll para animações japonesas.

Aplicativos como o Crunchyroll funcionam muito bem no aparelho (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Aplicativos como o Crunchyroll funcionam muito bem no aparelho (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Esse é provavelmente um dos pontos mais negativos do aparelho, e que vai desanimar muitos usuários que contavam com a possibilidade de levar tantos filmes e seriados no bolso. E não há uma explicação aparente para a falta de compatibilidade, principalmente porque os aplicativos estão presentes em outros consoles da Sony.

Compatibilidade com outros dispositivos

O PlayStation TV mantém um dos melhores aplicativos do PS Vita: o gerenciador de conteúdo. Com ele é possível transferir músicas, fotos, vídeos e outros conteúdos para o PC ou PS3 usando apenas a conexão com a internet. Basta instalar o aplicativo no PC para passar todos os seus dados através da internet.

O Remote Play, funcionalidade que permite transmitir jogos de PS4 no PS Vita, também está presente e funciona perfeitamente. Com ele é possível jogar em outro cômodo da casa usando o PlayStation TV, sem precisar move-lo de lugar. Não é a mesma coisa que jogar no portátil com tela, claro. Mas funciona perfeitamente no novo aparelho.

O Remote Play com o PS4 funciona perfeitamente (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)O Remote Play com o PS4 funciona perfeitamente (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)


Custo-benefício

O PlayStation TV ainda não está sendo vendido oficialmente no Brasil. Ele foi lançado nos Estados Unidos em pacotes de US$ 99 (R$ 257), apenas com o sistema, e US$ 139 (R$ 362), acompanhado de um DualShock 3, cartão de memória de 8 GB e o jogo The LEGO Movie Videogame. Um preço relativamente em conta pela quantidade de conteúdo e praticidade que ele oferece ao consumidor.

Porém, o portátil não cumpre totalmente a fórmula prometida, deixando de fora títulos e aplicativos importantes para uma real experiência te entretenimento. Seu preço é acessível, mas seu conteúdo deixa a desejar em muitos pontos, fazendo com que seus pontos negativos se destaquem em cima dos positivos.

PlayStation TV bundle com o jogo LEGO Movie Videogame (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)PlayStation TV bundle com o jogo LEGO Movie Videogame (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

Além disso, o PlayStation TV utiliza o mesmo modelo de cartão de memória do PS Vita. Sem ele o aparelho não salva informações e jogos, estes que podem ocupar até 6GB de espaço. Ou seja, cartões pequenos como os de 8GB terão espaço somente para dois títulos grandes. E, infelizmente, um cartão de 32GB pode chegar a mais de R$ 200 reais aqui no Brasil, saindo mais caro que o próprio aparelho.

Conclusão

O PlayStation TV é um portátil interessante, que chegou para atingir um público bem diversificado, que além de jogos procura por outras formas de entretenimento. Competindo com o Amazon Fire TV e com aparelhos com Android TV, ele sai na frente com a vantagem de já possuir uma biblioteca de grandes títulos da Sony. Porém, ela peca na variedade e o aparelho deixa de lado os aplicativos mais utilizados para assistir filmes e seriados online, um erro que pode ser fatal para o portátil. Com design inteligente e controles bem adaptados, ele traz o melhor do PS Vita para a TV. Mas talvez seja necessário esperar algumas atualizações e melhorias para adquirir esse novo console de bolso.

Quais foram os maiores acertos e erros da Sony? Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Design
9
Funcionalidades
7
Desempenho
6
Custo-benefício
7

Prós

  • Design inteligente
  • Multitarefas
  • Praticidade
  • Recursos online

Contras

  • Biblioteca de jogos limitada
  • Qualidade visual
  • Poucos aplicativos
  • Sem Hulus Plus e Netflix
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Drtech 2014
    2018-10-31T01:29:22  

    Passado alguns anos, agora em 2018, o console ressuscitou graças aos hackers que desbloquearam o aparelho permitindo rodar inúmeras aplicações.

    recentes

    populares

    • Drtech 2014
      2018-10-31T01:29:22  

      Ele tá rodando todos de vita? liberaram o que nele de novo?

  • Júlio Evangelista
    2016-05-13T18:22:24

    Já esta disponível para venda no Brasil, mas ainda não vale a pena.

  • Fernando Cunha
    2016-01-14T18:45:46

    O preco de 300 reais esta bem atraente porem a falta do NETFLIX fez eu desistir da compra.

  • Mailton França
    2015-07-01T16:35:53

    Em pouco tempo será abandonado que nem o Psvita