Video game

NOTA tt
7.0

Review PSP GO

O PSP Go não possui o drive de UMD como nos PSPs anteriores, no entanto, é capaz de armazenar jogos, comprados online via PlayStation Store, na sua memória flash interna de 16Gb. O aparelho suporta Bluetooth e conectividade sem fio, é 16% mais leve que o PSP Slim e 43% mais leve que o original PSP-1000.

Verônica Vasque
por
em

Sem a finalidade de substituir o PSP-3000, mas, sim, com o objetivo de oferecer diminuição no peso e nas dimensões e mais comodidade ao usuário, a versão do PlayStation Portable, feito pela Sony – PSP GO, foi lançada em 1º de outubro de 2009 na conferência da E3.

O PSP Go não possui o drive de UMD como nos PSPs anteriores, no entanto, é capaz de armazenar jogos, comprados online via PlayStation Store, na sua memória flash interna de 16Gb. O aparelho suporta Bluetooth e conectividade sem fio, é 16% mais leve que o PSP Slim e 43% mais leve que o original PSP-1000.

Apesar das novidades, entretanto, o PSP Go não se destina a substituir a PSP-3000, e é vendido em simultâneo a ele.

Design

Embora a lista de recursos não seja muito diferente dos PSP anteriores, o PSP Go é uma reformulação completa, num formato mais compacto em todos os sentidos. A versão inicial está disponível em preto ou branco.

A Sony eliminou o UMD slot de mídia e resolveu optar por 16 Gb de armazenamento interno. A tela de 4,3 polegadas (diagonal) com 3,8 polegadas, conta com resolução de 480x272 pixels que ocupa menos espaço físico. Um mecanismo deslizante foi incorporado, visando ocultar os controles quando não estiverem em uso.

O PSP Go é visivelmente menor que o PSP 3000, medindo apenas 5 centímetros de largura, 2,75 cm de altura (quando fechado), e pouco mais de meia polegada de espessura. Quando a tela está aberta, o dispositivo se expande para cerca de 4 centímetros de altura. Já fechado, o aparelho tem uma aparência agradável, reduzida, e, o que é melhor, cabe confortavelmente em seu bolso.

PSP GO 3 (Foto: Divulgação)O PSP GO cabe no seu bolso (Foto: Divulgação)

A tela é quase imperceptivelmente menor que a dos PSPs anteriores. O corpo do PSP Go é uma derivação do plástico preto brilhante visto em todos os modelos anteriores e continua a ser um imã de impressões digitais. O plástico que envolve os botões e o D-pad, no entanto, é mais fosco.

A parte de trás do aparelho mantém o modelo brilhante, entretanto, tem dois acabamentos de borracha arredondados que ajudam a segurar melhor o videogame.

Funcionalidades e jogos

No lugar do slot do cartão de memória padrão da Sony, o Memory Stick Pro Duo, está o M2 Micro Memory Card - um cartão menor e que atinge capacidade de até 16 Gb.

O usuário vai precisar de cada byte dessa memória flash, já que o Go abriu mão da tecnologia UMD – os minidiscos com proteção de plástico que apresentam jogos ou filmes para o dispositivo.

A grande inovação do Go é a possibilidade dos usuários jogarem sem a necessidade de discos ou cartuchos. Em vez disso, utilizam apenas seu cartão de memória.

PSP GO 2 (Foto: Divulgação)O videogame tem 16 Gb de memória interna (Foto: Divulgação)

No entanto, isso significa menos opções de games, exceto o jogo demonstração que vem na memória do dispositivo, Patapon 2. Para acessar a rede da Sony PlayStation, o usuário conta com a interface wireless 802.11b do Go.

O PSP GO acompanha o software Sony MediaGo, um aplicativo parecido com o iTunes, que permite gerenciar seus filmes, músicas e games. Para mover os jogos entre PSPs basta apenas arrastá-los de uma biblioteca do MediaGo para outra. Não há opção para ripar jogos e filmes UMD. O que obriga os usuários a comprarem e baixá-los de novo.

Os usuários podem baixar o software fora da PlayStation Store diretamente para seu PSP Go (built-in - Wi-Fi) ou transferir dados do seu PC ou PlayStation 3 via USB.

Como a sony não oferece opção de upgrade razoável para UMD, evite esse aparelho se você já investiu muito em jogos UMD ou prefere esta plataforma. A bateria é comparável com a do PSP original - atinge uma média de 5 horas de uso e pode ser até mais se o Wi-Fi estiver desabilitado. É importante ressaltar que a bateria não é substituível, o que significa que o usuário não pode carregar uma extra.

O PSP Go deixa a desejar, pois não possui GPS, tela sensível ao toque, microfone, câmera embutida e nem acelerômetro, para rodar a tela e jogar jogos mais simples, que dispensam controles.

No entanto, o Console ganhou Bluetooth, o que permite conectar o videogame a headsets sem fio e telefones. Há, ainda, um rádio conectado à Internet, embora seja um pouco complicado acessar às músicas.

Pausar os jogos

A única melhora significativa no PSP Go é a opção de dar uma pausa no jogo e voltar para a barra de cross media. Durante o jogo, apertando o botão PlayStation, localizado no canto inferior esquerdo da tela, um menu de opções semelhante ao dos PSPs antigos é aberto. Ao selecionar "Pause Game", o usuário pode congelar o seu jogo. Para voltar à ele depois, é só clicar em "Resume Game", sob o ícone do jogo no XMB. Esse é um recurso muito útil do console.

Preço

O preço é elevado, quase o mesmo valor de um PlayStation 3. A impossibilidade de instalar programas homebrew no aparelho reduz, também, a autonomia do PSP Go.
 

Tela LCD widescreen
Resolução da tela 480x272 pixels
Armazenamento Memory Stick Micro, 16 Gb
Conectividade Wi-Fi 802.11b, built-in
Peso 158 g
Dimensões 5 cm x 2,75 cm x 0,5 cm
Bateria Atinge uma média de 5 horas de uso
Itens inclusos Bluetooth, entrada USB

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Design mais fino e leve.
  • * Portátil.
  • * 16 Gb de memória interna.
  • * Bluetooth.

Contras

  • * Não reproduz a tecnologia UMD.
  • * Tela muito pequena.
  • * Caro.
  • * Bateria não substituível.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares