Por Gabriella Fiszman; Por TechTudo

TechTudo

O TX320i é um tablet de entrada da Qbex, que chega ao mercado com um preço super em conta e um hardware surpreendente para a categoria. Custando menos de R$ 300, o produto oferece um bom processador Intel. Apesar do bom desempenho e baixo custo, será que ele cumpre bem outras funções? Confira como o tablet se saiu nos testes e se vale a pena comprá-lo. 

QBEX TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

Qbex TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

O design do novo tablet da Qbex é bem simples. Na frente, a tela vem com uma película de fábrica pré-aplicada, que é praticamente imperceptível. A proteção pode ser muito bem-vinda, mas, em pouco tempo de uso, já começa a ficar riscada, dando a impressão de que é a tela, o que pode incomodar. Esse não chega a ser um problema, uma vez que a proteção pode ser removida a qualquer momento. 

Qbex TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

A parte traseira do TX320i é de plástico, com um acabamento que imita couro e uma costura ao lado. As logos ocupam grande parte do gadget, e o curioso é que a marca da Intel ganha um destaque bem maior do que a da Qbex. 

O gadget tem slot microSD, duas câmeras (na frente e atrás), alto-falante, entrada para fone de ouvido, entrada de carregador padrão, e botões de liga/desliga e de volume. O tablet oferece ainda conectividade para Bluetooth, Wi-Fi e modem 3G, embora não tenha entrada para chip de operadora. 

qbex marca dagua ok (Foto: qbex marca dagua ok) — Foto: TechTudo

O TX320i tem tela LED de 7 polegadas, que deixa a desejar em muitos aspectos. Como já é de costume entre os tablets dessa faixa de preço, a imagem tem cores bem "lavadas", com pouca saturação e sem brilho nenhum. Esse pode ser um grande problema para os que desejam um tablet para leitura ou navegação frequente na Internet. Isso porque o gadget tem uma tela bem escura, que exige muito da vista do usuário. Além disso, a tela é bem desconfortável de manusear, devido ao formato retangular do aparelho. 

qbex marca dagua ok (Foto: qbex marca dagua ok) — Foto: TechTudo

Ainda assim, é preciso dizer que a resolução de 1024 x 600 pixels leva grande vantagem sobre os tablets da mesma faixa de preço. Para os usuários que desejam usar o dispositivo para jogos, por exemplo, a tela escura e sem brilho não chega a ser um incômodo. A baixa qualidade se destaca mais quando usamos imagens computadorizadas ou com gráficos, que exigem resolução melhor. 

QBEX TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

QBEX TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

O desempenho é o ponto forte do aparelho. O tablet da Qbex tem processador Atom Z2520 dual-core, com 1,2 GHz, 2 GB de memória RAM e Android 4.4.2 (KitKat). Este é um dos poucos modelos nacionais a apresentar um bom hardware nessa faixa de preço - normalmente, nessa categoria, o desempenho dos dispositivos é mais fraco.

O TX320i se mostrou bem rápido, respondendo bem aos toques e com um ótimo processamento. A alternância de programas foi muito veloz, graças aos 2 GB de RAM, bem como a abertura e o fechamento de apps. O tablet também surpreendeu durante os testes com jogos e vídeos. Apesar da má qualidade da imagem, não houve nenhum travamento. 

qbex marca dagua ok (Foto: qbex marca dagua ok) — Foto: TechTudo

O único problema encontrado durante o desempenho do tablet foi que ele abriu vários programas de "ponta cabeça" - isto aconteceu em todos os jogos testados. Isso pode exigir que o usuário tenha que virar o tablet caso o programa não suporte sensores de rotação de tela.

Foto QBEX TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

A câmera traseira tem um desempenho aceitável para faixa de preço e consegue tirar fotos razoáveis. Porém, em ambientes com iluminação ruim ou muito iluminados, as fotos não ficaram boas. Já as fotos no estilo "selfie" são bem ruins. A imagem fica com uma qualidade tão baixa que a pessoa da foto sai em formato de "pintura". 

O tablet disponibiliza algumas opções de edição na hora de tirar as fotos: nublado, luz do dia, automático, luz fluorescente e incandescente. Nas fotos tiradas acima, testamos a luz automática, fluorescente e incandescente, respectivamente. Porém, nenhuma delas alcançou a qualidade desejada. 

Qual é o melhor tablet por menos de R$ 500? Veja no Fórum do TechTudo 

QBEX TX320I (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) — Foto: TechTudo

Além dos modos de edição, o usuário pode usar outros recursos da câmera, como tirar uma foto através da contagem regressiva, controlar a exposição da luz, de + 2 até - 2, definir o tamanho para a imagem (2 MP, 1,3 MP, 1 MP, VGA, GVGA) e ainda algumas opções de filtro para editar as fotos. 

qbex marca dagua ok (Foto: qbex marca dagua ok) — Foto: TechTudo

O som do tablet é outro problema grave, pois é muito baixo. Sons mais agudos têm boa reprodução e são altos, mas o mesmo não acontece com os sons mais graves. Para o uso geral, este pode não ser um problema. O alto-falante comportou-se normalmente em jogos, mas foi muito ruim em atividades multimídia como assistir a filmes ou a vídeos. 

A bateria do tablet é de 3.000 mAh, o que é bem aceitável para o preço do dispositivo. Durante os testes, ela apresentou uma boa duração em uso, mas o consumo de energia em stand-by foi surpreendentemente elevado. Portanto, para usuários que vão ficar um período de muitas horas longe do tablet, compensa mais desligá-lo em vez de mantê-lo em modo de espera - até porque o tablet liga super-rápido. 

O Qbex TX320i é um tablet que, diferente de muitos outros da mesma faixa de preço, consegue prover ao usuário uma boa experiência de uso em termos de velocidade e processamento. Podemos dizer que o hardware Intel Atom Z2520 dual-core, com 1,2 GHz, e os 2 GB de memória RAM são os grandes diferenciais do dispositivo, além do Android razoavelmente atualizado.

Porém, o dispositivo tem uma tela bem difícil de usar, muito desconfortável e estreita. Além disso, o tablet possui um display muito escuro, sem brilho nenhum, o que pode se tornar um incômodo depois de olhar por muito tempo. 

Vale lembrar que tudo depende muito da necessidade do usuário. Se o que você deseja é um tablet barato e não se importa com a qualidade da tela, este Qbex entrega um bom desempenho para sua faixa de preço.

Qbex TX320i (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

7.2

Design
8
Desempenho
8
Tela
6
Câmera
6
Custo-benefício
8

Prós

  • Processamento;
  • Desempenho;
  • Hardware potente.

Contras

  • Tela 'lavada' e muito escura;
  • Alto falante baixo;
  • Câmera frontal ruim.

Mais do TechTudo