Publicidade

Por Luana Marfim; Por TechTudo

TechTudo

Qual é o custo-benefício de um tablet? Design ou qualidade? Especificações ou desempenho? Testamos o brasileiro Qbex 420i/V800, um tablet equipado com processador IntelWindows 8.1, mas que deixou a desejar em muitos pontos. Confira a análise completa do produto da Qbex.

O Tablet Qbex 420i/V800 mostra a que veio? (Foto: Carol Danelli/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Tablet Qbex TX420i tem 210 mm de altura, 124 mm de largura e 8,9 mm de espessura, dimensões que o aproximam em tamanho ao Ipad . A traseira é revestida de um material fosco que confere um ar sofisticado, mas que arranha com muita facilidade.

Ele conta com botões físicos de bloqueio e de volume, e um botão virtual de "Home", com símbolo da Microsoft. Além disso, existem entradas para USB, HDMI, microSD e fone localizadas na parte superior. Todas são discretas e harmonizam bem com a interface do tablet.

Qbex 420i tem entradas discretas e funcionais (Foto: Carol Danelli/TechTudo) — Foto: TechTudo

A câmera do gadget tem 5 megapixels e a frontal tem 2. Entretanto, não foi possível testa-la porque o tablete disponibilizado para teste apresentou defeito: ao tocar no ícone da câmera, parecia uma tela preta solicitando que uma câmera fosse conectada.

A câmera do Qbex TX420i apresentou problemas (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A bateria não apresentou bom desempenho. Mesmo com os 3.500 mAh, o tablet completamente carregado não conseguiu suportar mais de 2 horas de uso intensivo com vídeos e jogos. Além disso, nos nossos testes, o tempo de recarga foi demorado, levando muito tempo para atingir 100%. 

Qual o melhor tablet: iPad ou Galaxy? Opine no Fórum do TechTudo 

Tela

A tela do Qbex 420i tem 8 polegadas e 1280 x 800 pixels, o que o aproxima de uma tela HD. A sensibilidade ao toque é regular, muitas vezes os comandos não foram respondidos imediatamente, sendo preciso tocar mais de uma vez para que funcionasse. A luminosidade é boa e suas cores são realistas.

A tela do Qbex TX420i 8 polegadas e boa resolução (Foto: Carol Danelli/TechTudo) — Foto: TechTudo

Durante os testes, tivemos problemas com o touch do tablet. Por um tempo, ele funcionava perfeitamente e, subitamente, travava, havendo a necessidade de reiniciar o sistema. Em alguns momentos o Qbex travou a tela ainda na página de login do Windows.

Um dos grandes diferenciais do Qbex 420i é o seu processador Intel. Um Quad-core com 1,3 GHz de velocidade, que apresenta boa performance com uso de moderado a intenso. O gadget trabalha sem dificuldades ou travamentos. Sua memória RAM é de 1 GB, suficiente para rodar bem o sistema Windows Phone 8.1. A memória interna é de 16 GB, com capacidade de expansão para 32 GB via microSD.

O tablet já vem com o Windows 8.1 pré-instalado, permitindo que o usuário que já tem uma conta Microsoft possa acessar suas informações pelo tablet. Por exemplo, se seu computador pessoal ou do trabalho for Windows 8.1, ao logar no Qbex, você terá as mesmas configurações, o que facilita o uso.

Um ponto negativo notado durante os testes foi o aquecimento do tablet. Em poucos minutos de uso, já é possível notar uma diferença de temperatura, e quando usado por mais de uma hora chegou a ser incômodo segurá-lo.

Nas propagandas e no site oficial da Qbex, o tablet é anunciado com um ano de pacote Office grátis, algo bem interessante que pode torna-lo bem mais funcional. Entretanto, o disponibilizado para teste não veio com nenhum dos programas do pacote. 

O Qbex 420i não é o tablet ideal para um uso intensivo, mas pode ser funcional para quem busca um gadget para desempenhar funções bem básicas. O preço sugerido é de R$ 499. Com esse valor é possível comprar tablets Android com desempenho e especificações superiores como o Positivo Mini Quad, o G Pad 8 e o Galaxy Tab 3

a (Foto: a) — Foto: TechTudo

5

Design
9
Desempenho
7
Tela
5
Câmera
0
Custo-benefício
5

Prós

  • Design bonito;
  • Processador Intel.

Contras

  • Esquenta muito;
  • Câmera não funciona;
  • Touch defeituoso.

Mais do TechTudo