Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Quantum Break

Quantum Break impressiona pelo enredo e visual, mas desaponta com puzzles pouco inspirados. Confira a análise completa do novo game da Remedy disponível para Xbox One e PC.

Murilo Molina
por
em

O Quantum Break é o novo jogo de ação da Remedy Entertainment com lançamento para Xbox One e PC (Windows). Um dos mais aguardados do console da Microsoft desde o anúncio, o game combina enredo dramático, gráficos de alta qualidade, sequências Live Action e jogabilidade em terceira pessoa para criar uma experiência única.

Saiba tudo sobre Quantum Break, novo game para Xbox One e PC

Produzido pelos criadores de Alan Wake e das primeiras versões de Max Payne, Quantum Break também empresta elementos de jogabilidade das tradicionais franquias. Confira a análise completa do novo título da Remedy no TechTudo.

Confira a análise completa de Quantum Break no TechTudo (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Confira a análise completa de Quantum Break no TechTudo (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)


Experimento quântico

O jogo narra as aventuras de Jack Joyce e o desdobramento de um experimento fracassado sobre viagens no tempo. O acidente rendeu poderes especiais para Jack, que agora pode manipular o tempo de diversas formas, e busca salvar a humanidade revertendo o processo.

Apoiado por mecânicas tradicionais de jogos de tiro em terceira pessoa, o game desafia os jogadores por cenários predefinidos, onde é necessário derrotar inimigos usando uma variedade de armas e habilidades. O título incorpora um sistema de cobertura que permite ao personagem usar objetos espalhados pelo ambiente para proteger-se de disparos.

Sistema de cobertura de Quantum Break pode causar problemas (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Sistema de cobertura de Quantum Break pode causar problemas (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)

Basta se aproximar de uma parede, mesa ou carro para ver Jack se abaixar automaticamente. Apesar de simplificado, o sistema é propenso a falhas, já que nem sempre o personagem “entende” a necessidade de se esconder. Diferente de títulos como Gears of War e Tomb Raider, o ato de sair da cobertura para disparar não é exatamente seguro, já que o protagonista fica de pé, completamente exposto aos inimigos.

O manuseio das armas pode causar alguns problemas mesmo para jogadores mais experientes, graças a mira muito sensível e temperamental. Felizmente, com ajustes no menu de configurações é possível aliviar os sintomas.

A oferta de armas disponíveis não é espetacular, mas certamente é suficiente para adicionar variedade ao jogo. Pistolas, metralhadoras, escopetas e rifles são algumas das opções que, mesmo sem grandes diferenças, permitem variadas abordagens e estilos de jogos.

Quantum Break tem boa variedade de armas (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Quantum Break tem boa variedade de armas (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)


Tempo é poder

Entre as cenas de combate de Quantum Break, os jogadores precisam resolver pequenos puzzles. Usando os poderes de Jack, é possível reconstruir objetos destruídos, “congelar” estruturas e até mesmo voltar no tempo. Isso permite a inclusão de desafios que requerem estudo do ambiente e acontecimentos.

Infelizmente, mesmo com alguns puzzles complexos e interessantes, o game deixa a desejar com a intensa repetição de fórmulas, como encontrar entradas alternativas e liberar a passagem do personagem remontando estruturas danificadas.

Puzzles repetitivos são um dos problemas de Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Puzzles repetitivos são um dos problemas de Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)


Estilo Netflix

Talvez o maior diferencial de Quantum Break seja os quatro episódios disponíveis entre os atos do jogo. Gravados com atores reais, as sequências de altíssima qualidade remetem às séries de TV de alto investimento, com direito a ambientações variadas e belas atuações.

Os episódios são opcionais, e contam mais detalhes do enredo de forma interessante e eficiente. Os vídeos podem ser transmitidos via streaming ou baixados em um pacote em alta resolução.

Sequências Live Action dão brilho a Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Sequências Live Action dão brilho a Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)

Durante a campanha, os jogadores ainda podem fazer algumas escolhas importantes, que impactam diretamente nos episódios e afetam o rumo da história. As mudanças não chegam a alterar muito a linearidade do game, e criam uma ponte interessante entre as sequências live action e o gameplay.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar de conservadora, a estratégia é executada com perfeição. Os episódios tornam alguns dos personagens mais reais e fazem com que os jogadores se importem com eles. Outra vantagem é a bem-vinda quebra no ritmo por vezes cansativo do jogo.

Visual poderoso

Muito comentada desde a revelação, a parte gráfica de Quantum Break é um dos maiores pontos fortes do título. Abusando do poder do videogame da Microsoft e do dinamismo dos computadores, o game chega com visual de alta qualidade. 

Belos gráficos são destaque de Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)Belos gráficos são destaque de Quantum Break (Foto: Divulgação/Remedy Entertainment)

As faces e expressões dos personagens principais foram cautelosamente capturadas, criando versões digitais caprichadas. Os cenários também impressionam, com efeitos de luz e sombra avançados. Com exceção de algumas breves quedas de desempenho, o jogo roda sem problemas.

A parte sonora de Quantum Break conta com trilha sonora discreta e bem trabalhada. Na versão em português, a dublagem pode criar confusões, especialmente com erros de entonação, mas não chega a fazer feio. Outra opção é habilitar o áudio original, em inglês, que é caprichado e com direito a vozes dos atores reais

O áudio é completado com bons efeitos e sons de ambientes. A única queixa em relação ao som são os ruídos das armas, que soam muito estridentes e artificiais na maioria das vezes.

Quem tem os melhores exclusivos: Xbox One ou PS4? Comente no Fórum do TechTudo.

Conclusão

O Quantum Break chega ao Xbox One e PC com o peso de grande título e faz um bom trabalho para merecer a atenção dos jogadores. Apesar de alguns problemas com o ritmo e jogabilidade, o enredo forte e a adição de interessantes episódios criam um clima autêntico e de simpatia com os personagens. Por fim, merecem destaque também a caprichada apresentação e os gráficos de altíssima qualidade.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
10
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
7

Prós

  • Belíssimos gráficos
  • Enredo interessante
  • Episódios live action entre os atos
  • Poderes úteis e divertidos

Contras

  • Puzzles pouco inspirados
  • Sistema de cobertura temperamental
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Santos
    2018-10-20T02:32:15

    nao chega jogo DVD PS4 QUANTUM BREAK? pq??

  • Charles
    2016-04-10T02:06:12  

    po rapaziada ate o robozinho da microsoft prefere o ps4 que coisa ne e voces tao dormindo no tempo acorda pra vida e so voces da uma olhada no controle do ps4 e no do xsalada opa desculpa ai e xone ne ? nosso controle tem alto falante touch e luz de todas as cores muito bonito e o de voces o que tem ? nada ne nem presciso da resposta kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Charles
      2016-04-10T02:06:12  

      Controle arco-iris é? Por isso vc gosta tanto assim.

    recentes

    populares

    • Charles
      2016-04-10T02:06:12  

      David Silva tu e um vacilao dor de cotovelo doi nao ter um ps4 kkkkkk uncharted mandou um abraço falou 720p

  • Nehemias Lili
    2017-01-14T17:12:23

    Jogo excelente. O cara dá 7 no som e 7 em jogabilidade? Tá de brincadeira. Hahaha. O jogo está entre 8.5 e 9.5 fácil.

  • Marcelo Silva
    2016-04-07T08:21:56  

    PC >>> Ps4 > Xbox. Quem discorda?

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2016-04-07T08:21:56  

      Galera, se é pra comprar peças usadas pra montar um PC de 3k, comparem com o preço de um X1 / PS4 usado, que deve estar na faixa de 1k, ou um pouco mais. Mas agora com o lançamento da série 10 da NVIDIA, com o preço acessível delas vc pode montar um PC monstro sem investir uma fortuna.

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2016-04-07T08:21:56  

      Minha Geforce GTX 960 OC roda todos os jogos no Ultra com tudo ativado e no talo, na resolução 1920x1080 e me atende muito bem. Não investiria mais que isso num PC só por causa de uns FPS a mais ou resolução mais alta que meu monitor não suporta... Essa história que PC para jogos custa 5k é balela...

  • Joãozinho
    2016-04-06T15:58:36  

    Jogo morno. Enredo muito bacana, mas pouco gameplay

    recentes

    populares

    • Joãozinho
      2016-04-06T15:58:36  

      Parem, 90% eh gameplay.....

    recentes

    populares

    • Joãozinho
      2016-04-06T15:58:36  

      Cristiano, vindo da Remedy, é pouco gameplay. Só de lembrar de Max Payne 1 e 2, digo que ambos colocam o QB no bolso mesmo nos dias de hoje.

  • Olavo Rego
    2016-10-03T20:17:32

    O cara que deu nota 8.0 para esse jogo ou não jogou ou o negócio dele é assistir novela. kkkkkkkk. Fala sério! Esse jogo é 10.0 fácil, fácil.

  • Célio Júnior
    2016-05-26T06:42:22  

    Melhor gráfico da história.

    recentes

    populares

    • Célio Júnior
      2016-05-26T06:42:22  

      Nem tanto. Batlefield 4 e Hardline têm gráficos melhores e são mais leves. Porém os efeitos especiais do Quantum Break são incomparáveis!

  • Daniel Castro
    2016-04-07T10:38:51  

    Kkkk, Sony e Apple são pesadelos para os Fanboys da Microsoft kkk, por mais que seja bobagem essa disputa mas os filhos de Bill entram em pânico quando ouvem falar destas duas empresas! Lembrando que eu não to do lado de ninguém, só fico surpreso quando vejo esse tipo de discussão.

    recentes

    populares

    • Daniel Castro
      2016-04-07T10:38:51  

      kkk eu também. gosto da Microsoft pois uso SO Windows e consumidor de Xbox 360 mas, c0m0 BRhue, gosto de ver o circo pegar fogo e até de faze-lo pegar hehehe. BRhue é assim no futebol, nos seriados e até nos consoles. Fui tentar fazer isso em site de game estrangeiro e fui retirado, mas criei outra conta e parei kkkkkkk

  • Kaiz0n
    2016-04-08T19:14:38  

    É muito estranho ver alguém criticar sistema de cover nesse jogo, principalmente uns desentendidos que sequer jogaram o jogo. Esse jogo não tem sistema de jogo porque não é um shooter convencional. Por que você vai ficar se escondendo e dando tiros se você pode ficar usando seus poderes pra se movimentar e arrasar os inimigos? É muito mais divertido assim, além de ser mais efetivo. O cara que fez esse review não tem a mínima noção e bom-senso, na moral.

    recentes

    populares

    • Kaiz0n
      2016-04-08T19:14:38  

      Fanboy da Sony e da Apple é assim: sai criticando algo que nunca experimentou.

  • Raphael Oliveira
    2016-04-06T18:02:01  

    "Nãããooo, que issooo! ps4 HUMILHA o xbox one em gráficos! ps4 roda em 1080p, xbox só tem gráficos lixos em 720p." Fala de um fanboy de ps4.

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-04-06T18:02:01  

      Pois é Júlio, a minha crítica foi justamente essa.

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-04-06T18:02:01  

      Xbox 720ne

  • Dr. Parkinson
    2016-04-06T16:22:35  

    Um sistema de cobertura ruim é capaz de arruinar o gameplay do jogo, por melhor que ele seja. Joguei o Tomb Raider (2013) e achei um jogão, mas quando comecei a jogar eu não via a hora de termina-lo pois o sistema de cobertura era péssimo, não dava pra se esconder atrás de uma pilastra e atirar, era preciso sair completamente da cobertura deixando a Lara exposta. É uma pena que a Remedy tenha cometido esse erro. No mais o jogo parece estar Muito Bom. Excelente análise e a nota está dentro do que foi visto mundo afora.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2016-04-06T16:22:35  

      Equivoco seu citar The Last of Us (GOTY 2013), jogo inovador que possui uma excelente narrativa e trama digna de obra literária. Considerado o melhor jogo da geração passada. Nem se compara com The Order (que está no mesmo patamar de Quantum Break). Until Down seria o nome certo.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2016-04-06T16:22:35  

      Deixa eu reformular: não gostei do estilo "que possui uma excelente narrativa e trama digna de obra literária", prefiro jogos com mais ação e menos lenga lenga, Quantum Break foi obviamente inspirado nesse tipo de jogo que a geração Playstation gosta: filmes interativos, com "excelente narrativa e trama digna de obra literária". Eu prefiro JOGOS ELETRÔNICOS, que tem uma história, mas são baseados em GAMEPLAY.

  • Júlio Evangelista
    2016-04-07T11:30:20  

    Mais uma prova que a Sony ficou doida se quer lançar um PS4K (a não ser que esta sonhando em dar de graça para os proprietários do PS4, coisa que duvido).

    recentes

    populares

    • Júlio Evangelista
      2016-04-07T11:30:20  

      doida nao isso se chama inteligencia seus boca aberta ps4 e o bicho

  • Haroldo Sampaio
    2016-04-08T11:09:17  

    Ps3 e Xbox 360 tiveram 7 anos de vida e tiveram grandes jogos desde o começo. PS4 e X1 estão na metade da vida e a maioria é remaster. Acho que vou esperar o PS5 e o X2 para ver qual é!

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-04-08T11:09:17  

      PS3 e X360 começaram tão devagar quanto PS4 e X1. Até a metade do tempo de vida, acho que o PS3 só tinha GOW, e o X360 só tinha Halo de exclusivos bons. Vc provavelmente tem essa impressão pq é a primeira geração que vc acompanha desde o começo. Todos os consoles só vão começar a decolar com quase 3 anos de idade, isso é um fato da industria.

  • Valter Junior
    2016-04-08T07:15:21

    Esses Fanboys kkkkkkk .. os kras perdem tempo de vir aki na pagina d um jogo exclusivo d Xbox one .. e fika nesse bla bla blaaaaaa... kkkkk .. > Fanboys mudem suas criticas pk essas ja num da mais né !! kkkk

  • José
    2016-04-06T16:24:07  

    gta v ainda é o melhor! e não gosto destas coisas de camera lenta

    recentes

    populares

    • José
      2016-04-06T16:24:07  

      PS4 É O MELHOR X BOSTA o Pior

    recentes

    populares

    • José
      2016-04-06T16:24:07  

      Fãboy

  • Gutembergue Oliveira
    2016-04-06T19:20:36  

    qual destas placas vcs preferem!!!! r9 270x, r9 280x, r9 290x, r9 380, r9 390, gtx 770, gtx, 780, gtx 960, gtx 970

    recentes

    populares

    • Gutembergue Oliveira
      2016-04-06T19:20:36  

      kkk diferença menos de 5% de 970 par 980 chora desinformado

    recentes

    populares

    • Gutembergue Oliveira
      2016-04-06T19:20:36  

      ??? quem pergunto a diferença?? mesmo assim acho que vc tem que pesquisar melhor antes de vim aki comentar asneira e querer tirar os outros. Eu sei que entre a 970 e a 980 não tem tanta diferença, no entanto estou falando da 980 TI, uma versão bem diferente da 980 comum!

  • Peter Schoel
    2016-04-06T20:54:21  

    Pena que no hardware fraco do Xone ele só consiga ser rodado a 720p. Enquanto isso o PS4k está no forno pra aumentar ainda mais essa disparidade de poder gráfico e processamento. Lamentável...

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-04-06T20:54:21  

      Quando eu tinha o 360 e via uma matéria dos jogos do PS3, lia e deixava rolar sem escarrar algo pessoal contra o console. A matéria (Quantum Break) é específica sobre o jogo e não cabe a margem que você e tantos outros abrem toda vez entre plataformas. Coisa de mimadinhos carentes de atenção. Por favor, tente refletir e não seja mais um.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-04-06T20:54:21  

      Ricardo. Tenho a mente aberta quanto à plataformas, tanto que cogitei e ainda cogito um Xone. O que fiz aqui foi jogar lenha na fogueira para ver o circo pegando fogo mesmo. Tem coisa melhor que chegar em uma matéria sobre Xone , falar mal do console e ainda puxar sardinha pro concorrente direto, e vice-versa???? The bomb has been planted! hahahaha

  • Maciel Martins
    2016-04-06T16:23:12  

    espero que não fique igual o Beyond Two Souls, gráficos bons, mas uma jogabilidade horrível.

    recentes

    populares

    • Maciel Martins
      2016-04-06T16:23:12  

      cara o jogo esta perfeito em todos os critérios

  • Daniel Castro
    2016-04-06T17:50:22  

    Gráficos bonitos, mas o jogo lembra muito Infamous Second Son, jogo que me arrependi de ter comprado, não comprarei esse também!

    recentes

    populares

    • Daniel Castro
      2016-04-06T17:50:22  

      compra um PS4, deixe de miserinha aqui ...

    recentes

    populares

    • Daniel Castro
      2016-04-06T17:50:22  

      final fantasy não é exclusivo do ps4 vai ter pra xbox one também . ta mal informado .

  • Thiago Maia
    2016-04-07T10:18:17  

    E eu que era feliz demais com meu super-nintendo, virando noites jogando super mario, top gear, mario kart dentre tantos outro jogos bons sou obrigado a ver alguns reclamando que o jogo nao roda a 1080 num sei o que...quanta besteira meu amigo!!! Eu era feliz e sabia!!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Maia
      2016-04-07T10:18:17  

      kkkk boa, é bem isso mesmo..

  • Rafael Bulcão
    2016-04-07T09:54:24

    Umas aulinhas de português cairiam bem

  • Eli Santana
    2016-04-07T09:53:16

    bala esquadrilha da fumaça ... kkkkkk é pracabacopequi

  • Raphael Campos
    2016-04-07T09:32:43

    Cara cada dia que passa eu chego a conclusão que só possui i.m.b.e.c.i.l nesse techtudo . Tudo é motivo de farpa e de picuinha sobre console. Parem de ser estupidos e assumam que cada console tem sua particularidade e apreço , ninguem é obrigado a gostar do que o outro gosta , e admitam que existem jogos exclusivos fantasticos para ambos . E parem de mentir pra se mesmos e assumam que gostaria de ter esse console e jogar aquele especifico jogo exclusivo para aquele console. Eu morro de vontade de terminar a saga God of war , e infelizmente não posso por que não tenho PS ! e dai ?

  • Mauricio Lima
    2016-04-06T15:38:22  

    Queria saber o tempo de gameplay antes de investir R$250 no jogo pra XONE.

    recentes

    populares

    • Mauricio Lima
      2016-04-06T15:38:22  

      90%eh gameplay, então 10% eh filmes e explicações. Sim, eh muito mais que outros games, mas eh muito bom, eh um game q chegou pra ser protagonista.

    recentes

    populares

    • Mauricio Lima
      2016-04-06T15:38:22  

      Gráficos e duração de The order 1886 é jogar dinheiro fora.

  • Marcos
    2016-04-06T22:44:50

    Mais um joguinho de tiro genérico entre tantos outros, nada de novo por aqui.