Celular

NOTA tt
7.8

Review Quantum Sky

Celular fabricado no Brasil tem foco em selfies e bateria poderosa. Descubra se o modelo é páreo para marcas populares, como Motorola e Asus.

Ana Marques
por
em

Vale a pena comprar o Quantum Sky? Genuinamente brasileiro, o celular foi lançado em setembro e é fabricado por uma empresa pertencente ao grupo da Positivo (aquela dos PCs). O smartphone tem ficha técnica avançada, com memória RAM de 4 GB e bateria robusta, de 4.100 mAh. O grande destaque vai para câmera frontal, competente ao registrar selfies em 16 megapixels – com direito a diversos recursos para melhorar os autorretratos.

Com preço competitivo, as especificações do novo modelo da Quantum prometem bater de frente com marcas populares, como a Motorola e seu Moto Z2 Play e Asus, com o Zenfone 3. Para ver se o smartphone cumpre tudo o que promete, o TechTudo testou o Quantum Sky por um mês. Você descobre o resultado nas linhas a seguir.

Quantum Sky é o novo celular da Quantum com foco em selfies (Foto: Ana Marques/TechTudo)Quantum Sky é o novo celular da Quantum com foco em selfies (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Primeiras impressões do LG Q6: celular aposta em tela com bordas mínimas

Design

O Quantum Sky mantém o visual elegante adotado em outros modelos da marca, como o Quantum MUV UP. No entanto, a primeira impressão ergonômica do Sky não foi das melhores. A junção da tela com o corpo do smartphone poderia ser mais delicada, mas a fabricante optou por um acabamento que deixa as bordas do display saltadas. Como trata-se de uma tela não curva, como a do Galaxy S8, o incômodo inicial foi inevitável.

Tela do Quantum Sky tem bordas saltadas (Foto: Ana Marques/TechTudo)Tela do Quantum Sky tem bordas saltadas (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Com o passar do tempo, porém, essa sensação foi diminuindo. Além disso, o produto acompanha uma capa de silicone transparente que melhora bastante a pegada ao nivelar a diferença entre a tela e o corpo do celular. 

Quantum Sky vem com capa de silicone transparente (Foto: Ana Marques/TechTudo)Quantum Sky vem com capa de silicone transparente (Foto: Ana Marques/TechTudo)

O acabamento é de alumínio e a bateria não é removível. Na lateral direita há os botões de volume e liga/desliga. A saída de áudio fica na parte inferior do aparelho, onde também foi posicionada a porta micro USB. A entrada para fones de ouvido, no padrão 3,5 mm (P2), fica na parte de cima.

A frente do celular traz um único botão físico (home/início), que abriga o sensor de digitais. Para usuários que preferem modelos menores, uma má notícia: o Sky é um celular grande, que raramente cabe em bolsos sem ficar com alguma parte para fora. As dimensões são: 154,5 x 76,5 x 8,3 mm, e o peso é de 182 g. 

Corpo do Quantum Sky é feito em metal (alumínio) (Foto: Ana Marques/TechTudo)Corpo do Quantum Sky é feito em metal (alumínio) (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Tela

A tela do Quantum Sky tem 5,5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o que resulta em uma densidade de pixels de 401 ppi. O display tem imagens nítidas e surpreende por seu brilho e cores intensas, mesmo sob a luz do sol. A tecnologia utilizada é a IPS, que melhora o ângulo de visão e é ideal para cenas em movimento. 

Quantum Sky tem tela de 5,5'' Full HD (Foto: Ana Marques/TechTudo)Quantum Sky tem tela de 5,5'' Full HD (Foto: Ana Marques/TechTudo)


A Quantum emprega neste telefone a proteção contra riscos Gorilla Glass 3. Ainda assim, a tela tela sofreu alguns arranhões com o uso diário. Isso pode ser evitado com o uso da película protetora que vem na caixa. Em todo caso, para pessoas que não gostam de usar esse tipo de proteção, vale redobrar o cuidado ao guardar o telefone na bolsa ou no bolso.

Uma boa surpresa aconteceu após uma queda acidental da altura de cerca de 1,20 metro com a tela virada para baixo: o display manteve-se intacto, sem rachaduras.

Outro ponto de destaque é o vidro 2.5D na parte frontal. A técnica de construção se popularizou com o iPhone 6 e contribui para um design mais premium, uma vez que simula o aspecto arredondado nas bordas.

Vale a pena comprar um celular Quantum? Descubra no Fórum do TechTudo.

Bordas da tela do Quantum Sky são arredondas devido ao vidro 2.5D (Foto: Ana Marques/TechTudo)Bordas da tela do Quantum Sky são arredondas devido ao vidro 2.5D (Foto: Ana Marques/TechTudo)



Câmera

A câmera principal de 13 megapixels surpreende pelo foco rápido e pelas cores fiéis, desde que haja intensa iluminação natural. Em lugares claros, vale ficar atento à superexposição das imagens. Em dias nublados, por exemplo, quando tons cinzas predominam no céu, a câmera pode apresentar saturação devido à grande entrada de luz em conjunto com tons mais claros.

A abertura de lente é f/2.0, que fica atrás do Moto Z2 Play com sua abertura maior de f/1.7, e não se sai muito bem em ambientes mais escuros.

Veja algumas fotos feitas com a câmera traseira do Quantum Sky.

Foto tirada com o Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)Foto tirada com o Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Foto tirada com o Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)Foto tirada com a câmera traseira do Quantum Sky mostra superexposição no céu (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Foto tirada com o Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)Foto tirada com a câmera traseira Quantum Sky durante o dia (Foto: Ana Marques/TechTudo)

A câmera frontal do telefone é o grande destaque do modelo. São 16 megapixels com flash físico. A abertura de lente também é f/2.0 e há o modo de embelezamento facial, que permite afinar o rosto, aumentar os olhos e diminuir linhas de expressão e remover imperfeições da pele.

Ao usar esse recurso, a câmera tende a deixar as imagens mais claras. Então, novamente, é necessário ter cuidado com imagens superexpostas. Para evitar que isso ocorra, toque sobre uma parte mais escura da foto, e o celular fará o ajuste automático para equilibrar o brilho.

Abaixo, veja fotos tiradas com a câmera frontal durante a noite e na luz do dia.

Foto tirada com a câmera frontal do Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)Fotos tiradas com a câmera frontal do Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Desempenho

O Quantum Sky tem processador octa-core de 2 GHz (MediaTek MT6755), que trabalha em conjunto com memória RAM de 4 GB para rodar o Android 7, que vem de fábrica no celular.

Olhando apenas para os números, era de se esperar que o celular tivesse um desempenho livre de travamentos. Na prática, o sistema adaptado pela Quantum se mostrou fluido. Porém, alguns problemas com desligamentos repentinos encontrados em outro modelo da fabricante – o MUV UP – permanecem neste produto.

Menu de aplicativos do Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)Menu de aplicativos do Quantum Sky (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Apps populares, como Facebook e Instagram, fecharam sozinhos algumas vezes – geralmente ao tentar publicar uma imagem pesada ou executar diversos programas ao mesmo tempo.

Em termos de armazenamento, o usuário tem 64 GB para guardar seus apps, fotos e outros arquivos, com possibilidade de expansão via microSD de até 256 GB.

Sistema

O Quantum Sky chega com o Android 7 Nougat de fábrica. A interface do celular tem poucas modificações e lembra o Android "quase puro" da Motorola. Isso tende a ser um fator importante na hora de receber atualizações, uma vez que dispositivos com o sistema mais customizado geralmente demoram mais a receber updates.

Bateria

A bateria do Quantum Sky permite que o usuário passe o dia todo longe de tomadas. O componente tem capacidade para até 4.100 mAh e sistema de carregamento rápido que promete 50% de carga em apenas 30 minutos. Ela é realmente é eficaz: foram precisamente 32 minutos para que o celular saísse do 0% e atingisse 50% da bateria.

Em nossos testes, a duração da bateria (de 100% a 0%) foi de 17 horas e 30 minutos, com uso moderado dos apps Facebook e Instagram, câmera e navegação na web, alternando entre redes 3G, 4G e Wi-Fi.

Quantum Sky é recarregado via porta micro USB (Foto: Ana Marques/TechTudo)Quantum Sky é recarregado via porta micro USB (Foto: Ana Marques/TechTudo)





Preço e custo-benefício

Apesar de lançado para concorrer com o Moto Z2 Play (2017) e Zenfone 3 (2016), celulares avançados, o Quantum Sky chega ao mercado com preço atraente: R$ 1.349 – valor na faixa de modelos com especificações inferiores, como o Moto G5S e o Moto G5S Plus. Isso dá uma vantagem para o smartphone brasileiro em termos de custo-benefício.

No geral, trata-se de um telefone bonito e ideal para sua proposta principal: tirar selfies incríveis. O problema fica por conta dos bugs recorrentes em determinados apps – o que, no entanto, não acontece a todo tempo.

Se você procura um celular que tire boas fotos e tenha bateria para o dia inteiro, o Quantum Sky é uma boa opção por um preço em conta.

Ficha técnica do Quantum Sky

- Tela: 5,5 polegadas
- Resolução: 1920 x 1080 pixels
- Processador: octa-core de até 2 GHz (MediaTek MT6755)
- Memória RAM: 4 GB
- Memória interna: 64 GB; microSD de até 256 GB
- Câmera: 13 megapixels (traseira); 16MP (frontal)
- Bateria: 4.010 mAh
- Tamanho: 154,5 x 76,5 x 8,3 mm
- Peso: 182 g
- Preço sugerido: R$ 1.349

Tabela de especificações do Quantum Sky (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do Quantum Sky (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Design
8
Desempenho
7
Tela
9
Câmera
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Câmera frontal com alta resolução e recursos diferenciados
  • Tela grande e com alta definição
  • Design elegante
  • Bateria duradoura
  • Interface com poucas modificações

Contras

  • Fechamento inesperado de apps
  • Poderia ser melhor em ergonomia
  • Câmera traseira oferece imagens pouco definidas à noite
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Nascimento
    2017-10-15T20:37:40  

    Se voce escrever que o palmeiras não tem mundial eles postam. Mas uma critica construtiva que não é de acordo com a opinião da globo não é postada.

    recentes

    populares

    • Samuel Nascimento
      2017-10-15T20:37:40  

      O Palmeiras não tem mundial.

  • Von Ritchmann
    2017-10-15T21:25:38  

    E feito no Brasil ? Qual o nome do fabricante do processador? Da câmera , tela , memória ? São fabricados e concebidos localmente ? O sistema operacional e da Google Enfim cuidado já viu

    recentes

    populares

    • Von Ritchmann
      2017-10-15T21:25:38  

      Corrijam a matéria não é fabricado aqui e meramente montado localmente para efeito de tributação, o famoso jeitinho que todos conhecemos

    recentes

    populares

    • Von Ritchmann
      2017-10-15T21:25:38  

      O produto é realmente fabricado no Brasil, não só fabricado como desenvolvido no Brasil. No entanto, é uma característica da Quantum/Positivo fazer parcerias com os chineses e acabar que o produto é lançado primeiramente pelas parceiras (uma estratégia para reduzir custos na fabricação própria) e só depois pela Quantum/Positivo. As próprias empresas que fabricam modelos similares aos modelos da Quantum confirmaram essa parceria.

  • Rumoaohepta7
    2017-10-15T23:12:46  

    PREÇO BAIXO? NOS EUA O SALÁRIO MÍNIMO DE UM ORELHA SECA DO WALMART, 1.600 DÓLARES, MOTO Z PLAY 2 64GB, 408 DÓLARES. MÍNIMO NO BRASIL, 937 REAIS, MOTO Z PLAY 2 64GB, 1.500 REAIS, JÁ QUANTUM ESTÁ UMA PECHINCHA, 1.349. COM 10 MESES DE MÍNIMO UM AMERICANO COMPRA UM FIESTA 2018 AT, AQUI, LEVA NO MÍNIMO 68 MESES. O MÉXICO IMPORTA DO BRASIL O GOL 1.6 E VENDE A 28 MIL REAIS, AQUI, TROUXAS PAGAM 45 MIL.

    recentes

    populares

    • Rumoaohepta7
      2017-10-15T23:12:46  

      Infelizmente. O imposto no Brasil é muito alto e só serve para alimentar os corruptos que estão no poder e não fazem nada pela população enquanto não houver uma reforma geral para tirar os sangues sugas e partidos do poder o País não vai a frente e fica sempre desacreditado.

    recentes

    populares

    • Rumoaohepta7
      2017-10-15T23:12:46  

      @Wellington A questão é: como fazer as reformas se a faca e o queijo estão sempre nas mãos desses políticos? E será que colocando gente nova dá jeito, uma vez que o sistema todo já é um ambiente corrompido por natureza?

  • Deijair
    2017-10-16T07:09:45  

    Sabe porque o Brasil fica sempre atrás de tecnologia? Porque existem pessoas que não querem ou por ignorância não querem acreditar nos produtos brasileiros. É sempre assim, uma desculpa aqui outr alí, e assim vai se um mecado que poderia ser promissor. Faça diferente, compre da sua vizinha que vende o mesmo perfume da loja, compre no mercado pequeno ao invés de mandar seu dinheiro para fora... Assim vai um país que não acredita na sua gente! Assim vai um país que não credita na sua capacidade!

    recentes

    populares

    • Deijair
      2017-10-16T07:09:45  

      olha se depender de Eduardo e Geraldo Neto,o Brasil continua assim, quanto a mim tenho uma pequena rede de franquias que se Deus quiser me tornará rico..

    recentes

    populares

    • Deijair
      2017-10-16T07:09:45  

      Deijair já teve um Quantum? Não há como apoiar marca só por ser BR.

  • Fabiano Silva
    2017-10-16T10:00:39  

    cadê o leitor de digitais?

    recentes

    populares

    • Fabiano Silva
      2017-10-16T10:00:39  

      Está na frente

  • Machete Cortez
    2017-10-16T07:36:23  

    quantum custa essa porcaria??

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2017-10-16T07:36:23  

      "Machete"...kkkk

  • Samuel Siqueira
    2017-10-16T10:03:19

    Fabricado no BrasilHUEBR com preço de importado?

  • Felipe Silva
    2017-10-16T09:01:10

    quanto a QUANTUM pagou pela matéria?

  • Robson Oliveira
    2017-10-15T23:35:57  

    Não gosto de nada da positivo.

    recentes

    populares

    • Robson Oliveira
      2017-10-15T23:35:57  

      Tudo que eu comprei não tinha boa qualidade. Deijair kkkkkk vai estudar e se enxerga kkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Robson Oliveira
      2017-10-15T23:35:57  

      Eu também comprei um computador Positivo com nota fiscal e tudo e não vale nada. Ainda por cima faz reserva de domínio e qualquer modificação que você queira fazer é impossível. Trabalho profissionalmente e acho que a ferramenta deveria ser melhor. Nada que é brasileiro presta mesmo e eu agora procuro importar e com pagamento de taxas e estou satisfeito. Nossos empresários são inescrupulosos e esperam tudo do governo de mãos beijadas e ainda são sonegadores de tudo.

  • Ramos
    2017-10-15T18:29:42  

    Não existe nada nacional com boa qualidade, brasileiro só pensa em lucro e tirar vantagem em cima de tudo então fabrica porcaria para ter retorno mais rápido

    recentes

    populares

    • Ramos
      2017-10-15T18:29:42  

      só tem viralatas nesses comentarios

    recentes

    populares

    • Ramos
      2017-10-15T18:29:42  

      Pessoal, na verdade quem não tem pressa compra como eu, nos sites chinenes , comprei um cel marca VERNEE THOR E , kara e nao me arrependi pois foi 351,00 + 190,00 imposto , 3 GB de Ram 32 GB de ROM bateria de 5100 MHA... demorou 26 dias para chegar

  • Leonardo Rocha
    2017-10-15T13:27:26  

    Prefiro importar um Xiaomi Mi5S Plus, que sai mais ou menos R$ 1.100,00 e separo o restante do dinheiro (R$250,00) para taxa. CPU Snapdragon > Mediatek.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2017-10-15T13:27:26  

      Procedem sim. A depender do ICMS do seu Estado está utilizando um valor de taxa nessa média aí, entre 190 e 250 reais. Já importei três s de marcas diferentes e diferentes modelos e ficaram todos nessa média.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2017-10-15T13:27:26  

      alexandre gama pelo visto vc nunca importou nada ne ? as taxas de cel são fixas em 200,00. só paga mais a depender do estado, pois alguns cobram icms.

  • Hugo Silva
    2017-10-16T08:06:05

    Tenho um Quantum fly há 10 meses e estou satisfeito.

  • Armando Pinto
    2017-10-16T06:13:07

    Positivo? Tô fora!

  • Shuma Lory
    2017-10-16T02:32:43

    Não tem UMA foto de android que preste mesmo... é sempre esse nevoeiro tosco na frente e essa cor feia nas fotos... que porcaria

  • Thiago Junior
    2017-10-16T01:30:32

    Valorize o mercado brasileiro!

  • Eduardo Neto
    2017-10-16T00:53:48

    Fabricado pela Positivo? Eu não arriscaria!

  • Jameson Junior
    2017-10-16T00:19:16

    igualzinho a um xiaomi...

  • Critica Real
    2017-10-16T00:03:53

    Se você não tem um LG então está por fora de toda tecnologia.

  • Robson Oliveira
    2017-10-15T23:35:57

    Não gosto de nada da positivo.

  • Von Ritchmann
    2017-10-15T21:27:08  

    Censura forte aqui

    recentes

    populares

    • Von Ritchmann
      2017-10-15T21:27:08  

      Deviam colocar "Conteúdo patrocinado" no título... piada isso.

  • Tiago Melo
    2017-10-15T22:58:21

    me arrependi de comprar o Fly...bateria dura 3h. Isso mesmo, três horas!

  • Reinaldo Guerra
    2017-10-15T22:22:34

    Vendo aparelhos celulares inclusive dessa marca e posso dizer que vale apena investir nesse aparelho,pois a ficha técnica dele é impressionante, outro com mesma caracteristica custaria de 1.799 a 2.799 reais.

  • Michel Almeida
    2017-10-15T22:12:33

    Parei de ler em Positivo!

  • Palmer Oliveira
    2017-10-15T21:52:31

    Quantum Sky chega ao mercado com preço "atraente": R$ 1.349 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Von Ritchmann
    2017-10-15T21:32:15

    Qual a fábrica brasileira que fabrica e desenvolve os componentes ? o sistema operacional Já sabemos . Cuidado Brasil so produz commodities Até a embraero é uma mera empresa que concebe aviões Personalizadas com todas peças importadas Afinal um país que não produz nem um motor de combustão o que dirá de uma turbina