Jogos de RPG

NOTA tt
7.0

Review Ragnarok Online 2

Ragnarok 2 tenta repetir o sucesso de Ragnarok Online, um dos games mais jogados do Brasil durante anos.

Felipe Velloso
por
em

Ragnarok Online 2 tenta repetir o sucesso de Ragnarok Online, um dos games mais jogados do Brasil durante anos. Adorado por uma legião de fãs de anime, o jogo se destacava pelo seu visual cartunesco e jogabilidade com visão isométrica. Ragnarok 2 (a segunda versão da continuação já que a primeira foi considerada um fracasso) promete retomar os fãs do primeiro jogo, levando-os para um MMO mais moderno e dinâmico.

Faça o download de Ragnarok Online 2.

O estilo anime continua firma em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação) (Foto: O estilo anime continua firma em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação))Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)

Apesar do lançamento, muitos fãs ainda permanecem jogando nos antigos servidores, o que nos leva a questão mais importante: afinal, o que mudou entre Ragnarok Online e Ragnarok 2?

Visual mais moderno

Visualmente os dois jogos são completamente diferentes. Ragnarok online possui um visual muito simples, e sua visão isométrica dava ao MMO um aspecto primitivo, similar a Ultima Online. Ragnarok 2 apresenta uma grande evolução em relação ao primeiro jogo, apesar de não ter gráficos nos níveis esperados dos jogos mais modernos, se aproximando mais de MMOs do início da década passada, como Lineage II e World of Warcraft.

Os belos visuais de Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)Os belos visuais de Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)

O design de personagens ainda manteve o tom de anime esperado da franquia, mas agora inserido em um gigantesco mundo 3D em terceira pessoa. Todas as principais localidades do jogo original foram recriadas dentro deste novo universo e se mostram bem mais agradáveis esteticamente.

Jogabilidade renovada

Os princípios do jogo continuam os mesmos, você mata monstros, cumpre objetivos e ganha experiência para evoluir seu personagem. As diferenças estão nos detalhes, um monstro do primeiro Ragnarok, por exemplo, quando atacado lhe perseguiria até você deixar completamente aquele mapa, suas únicas opções eram derrotá-lo, morrer ou se teleportar dali. Em Ragnarok 2 os monstros são bem mais razoáveis e te deixarão em paz depois de alguns metros de corrida.

Os monstros não perseguem infinitamente os jogadores em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)Os monstros não perseguem infinitamente os jogadores em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)

A evolução dos personagens também mudou um pouco. Antes um mago poderia evoluir o feitiço “Bola-de-Fogo” até o nível 10, e como resultado dez bolas de fogo diferentes acertariam o alvo. Em Ragnarok 2 evoluir este feitiço só vai aumentar o seu dano, seu efeito e seu visual serão sempre os mesmos.

Outra grande mudança é o fim das fraquezas elementais, o que afeta negativamente as estratégias de combate do game. Se em Ragnarok Online atingir um monstro de fogo como um “water bolt” daria dano adicional ao inimigo caso esta fosse sua fraqueza, em Ragnarok 2 não existe diferença entre este ataque e um “fire bolt” reduzindo a sua escolha de magias a uma questão estética.

O novo sistema de cartas de Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)O novo sistema de cartas de Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)

As cartas que dão poderes aos itens também estão de volta, mas agora elas são associadas diretamente aos personagens. Ou seja, nada de ficar procurando armas de baixo valor com vários espaços para cartas. As cartas também podem ser combinadas para aumentarem de poder.

Mudanças nas classes

Escolhendo a classe Swordsman em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)Escolhendo a classe Swordsman em Ragnarok 2 (Foto: Divulgação)

O novo Ragnarok diminuiu consideravelmente o número de classes disponíveis, contando apenas com o Sworsdman, Magician, Archer, Acolyte e o Thief (além das mudanças que vem quando você atinge certos níveis, como escolher entre Monk ou Priest no caso do Acolyte). O nível máximo também foi reduzido para 50, metade do permitido na versão anterior.

Outras mudanças são a extinção da classe Merchant (mercador) e a escolha de um profissão no momento de criação de seu personagem. A escolha determinará o tipo de item que seu personagem poderá criar.

Por fim, vale dizer que todas as classes do jogo sofreram mudanças consideráveis em Ragnarok 2. Ou seja, mesmo quem jogou com determinada classe no primeiro Ragnarok, encontrará muitas novidades no novo título. A curva de aprendizado também é nova, o que irá democratizar o jogo para iniciantes e veteranos de Ragnarok 2.

Conclusão

Ragnarok 2 é um jogo para a geração atual (Foto: Divulgação)Ragnarok 2 é um jogo para a geração atual (Foto: Divulgação)

Ragnarok 2 é um jogo que tenta trazer todas as principais características dos MMOs modernos para os jogadores de Ragnarok. Apesar de não estar próximo dos melhores games do gênero no mercado, o grande número de fãs de seu antecessor terão muito prazer em rever em 3D o mundo que tanto gostam. A intenção dos desenvolvedores certamente era causar apelo e trazer um novo público para este universo, mas por enquanto, a única razão para se jogar Ragnarok 2 é se você é um fã do jogo anterior.

Qual é o melhor jogo de RPG? Veja a opinião de outros gamers no nosso fórum!

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
7

Prós

  • - Visual renovado e moderno
  • - Boa variedade de classes
  • - Gameplay mais versátil

Contras

  • - Sistema de evolução limitado
  • - Pouca variedade de feitiços
  • - Muitos bugs
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christian Barros
    2013-10-09T09:45:41

    Eu joguei Rag2, só não tenho certeza mas parece que parava no level 50 e alem disso não era possível pegar todas as habilidades, então tinha que saber aproveitar muito bem para adicionar os pontos de habilidade, só não gostei disso no jogo, no demais ate que foi bem legal.

  • Rafael Souza
    2013-06-25T12:33:59

    Completamente Fail !!!!!!

  • Hugo Fraga
    2013-06-25T10:37:32

    RAGNAROK JA ERA.

  • Paulo Gomes
    2013-06-24T19:40:01

    o jogo nem é disponível aqui no Brasil, tem que fazer várias tretas pra poder jogar..

  • Fernando Santos
    2013-06-24T17:12:15

    assim dessa forma de jogo perde a essência do jogo . Ficou ridículo

  • Baratasann
    2013-06-24T16:16:33

    O jogo é muito, mas muito ruim e tosco. bem pior que o Rag 1. Eu joguei o primeiro BETA da asia e nem tentei jogar o ocidental.

  • Marcos Silva
    2013-06-25T06:52:25

    Ragnarok 2 não traz a emoção que era jogar o ragnarok 1... foi um decepção quanto a gráficos, classes, skills e mobs --'