Jogos de aventura

NOTA tt
8.0

Review Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction

Uma das mais divertidas séries do Playstation 2 está de volta no atual console da Sony. Com uma história mais séria, visual bonito e muitas armas poderosas, esses elementos fazem dessa dupla uma das melhores opções diferenciadas no console da empresa japonesa. Confira a análise completa:

Spencer Stachi
por
em

Nome: Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction
Gênero: Ação /Aventura
Distribuidora: Insomniac Games / Sony
Plataformas: Playstation 3

Ratchet (Foto: Divulgação)Ratchet (Foto: Divulgação)

Uma das mais divertidas séries do Playstation 2 está de volta no atual console da Sony. Com uma história mais séria, visual bonito e muitas armas poderosas, esses elementos fazem dessa dupla uma das melhores opções diferenciadas no console da empresa japonesa. Confira a análise completa: 

Bem Vindo ao Futuro

Ratchet & Clank foi uma das melhores séries lançadas para Playstation 2 no mercado mundial. Criado pela Insomniac Games, da hoje conhecida série Resistance, não fez um grande sucesso aqui no Brasil exatamente pelo estilo de jogo, porém a série se destaca por um excelente enredo, jogabilidade viciante e personagens carismáticos.

Com cinco versões no Playstation 2, a Insomniac decidiu recomeçar a série no Playstation 3 utilizando o nome de Future para diferenciar, onde a empresa abusaria do poder de novas armas e apetrechos deixando o jogo ainda mais divertido. Além disso, a série Future tem uma história mais séria e dramática, mas nada que tire o encanto dos diálogos únicos de Ratchet e Clank e dos absurdos do personagem coadjuvante Capitão Qwark, agora muito mais presente na série.

Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction  (Foto: Divulgação)Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction (Foto: Divulgação)

Visando o futuro

A série Future é uma trilogia e conta a história dos acontecimentos de uma invasão alienígena por um maldoso ditador, em diversos planetas do universo. O Emperador Tachyon, príncipe dos Cragmites está atrás de Ratchet por ele ser o último ser vivo da raça dos Lombax . Com o enredo sendo desenrolado com muito cuidado e precisão, a história vai mostrando o porquê Ratchet é uma ameaça aos planos do Emperador e o porquê Clank é uma arma importantíssima para destruir os planos dos maléficos Cragmites.

Claramente a história acaba dando abertura a uma continuação onde a própria Insomniac Games deixa claro que Future é uma trilogia, com uma história só que se desenrola em dois episódios grandes e um pequeno.

rec-02Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction 

Apenas modo Campanha 

O jogo Tools of Destruction conta apenas com a campanha e não há nenhum modo multiplayer fazendo com que o jogo fique preso apenas a história. Ponto negativo ao título, já que até outros jogos no Playstation 2 e PSP já tiveram modo multiplayer.

Claramente a história é o principal elemento da série. Além de mais séria, a diversão não fica de lado em nenhum momento, claramente Ratchet e Clank estão mais unidos e não brigam tanto como nos outros jogos de PS2. Mas os personagens secundários fazem maior participação, o próprio Capitão Qwark é um elemento chave a toda a trama trabalhando como agente duplo com o Emperador e com a dupla de heróis.

rec-05Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction  

Armas de tonelada

O jogo possui uma jogabilidade bem simples, onde o jogador controla quase 100% das vezes o personagem Ratchet. Ele possui um número grande de armas, gadgets e acessórios de combate, além de sua chave de boca gigante, aonde vai golpeando os inimigos, abrindo portas e passagens. Quase tudo é feito com a chave de boca, mas as armas dão uma boa ajuda principalmente em inimigos velozes e os que disparam muito contra os personagens principais.

Com Clank nas costas, Ratchet pode adquirir e utilizar alguns apetrechos extras ajudando a passar diversos obstáculos e até podendo flutuar usando hélices. Por ser um clássico jogo de plataforma, o personagem anda e pula muito; a esquiva funciona muito melhor nessa versão que nas anteriores, fazendo com que Ratchet tenha até uma certa vantagem em cima dos inimigos.

Os comandos são simples e perfeitos, algumas vezes a câmera atrapalha um pouco, mas nada muito grave e que tirará parte do brilho do título. Em posse de Clank em poucas áreas do jogo, a aventura se torna mais estratégica pois ele sempre será acompanhado por Zonis, que são pequenos ETs que o ajudam a fazer certas ações. Então nos cenários, Clank precisará encontrar um certo número de Zonis e utilizá-los para abrir passagens. Clank é mais lento e golpeia de forma mais curta, deixando claro que o estilo de jogo não é o mesmo do que com jogado com o Lombax Ratchet.

Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction (Foto: Divulgação)Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction (Foto: Divulgação)

Um ponto marcante na série sempre foram as armas, e na versão Future elas receberam maior destaque. Primeiro, pois ela evoluem só por excesso de utilização, ou seja, quanto mais usá-las contra os inimigos, mais fortes elas vão ficando e podem evoluir em até 5 diferentes níveis. Além disso, é possível comprar upgrades usando cristais de Raritanium, fazendo delas mais poderosas, levar mais munição e upgrades exclusivos e caros fazendo delas bem melhores. Esses upgrades devem ser bem escolhidos ao fazê-los, pois é impossível comprar upgrades para todas as armas já que é bem difícil encontrar Raritanium pelos planetas. Escolha as mais utilizadas para evoluir até o fim, ou use em mais armas alguns elementos para melhorar um pouco o seu desempenho e ganhar vantagem sobre os inimigos. 

No total são 15 diferentes armas que variam entre lasers, mísseis, furacões, serras circulares e vespas, onde cada uma dessas armas funciona melhor com cada tipo de inimigo ou grupo deles. Como em todos os outros jogos da série, as armas são compradas com Bolts, ou parafusos, encontrados ao quebrar itens, batendo em inimigos ou achando itens secretos como Golden Bolts.

Além das armas o jogo conta com uma variedade grande de Gadgets que ajudam a dupla a pegar mais Bolts, abrir portas específicas como com o Decrypter ou com a Holo Pirate Disguise, botas com imã os fazendo andarem por paredes e teto. São no total 12 diferente gadgets que ajudam e as vezes são necessários para passar partes específicas. Além dos Gadgets o jogo possui novas roupas ou armaduras, que podem ser compradas como armas e que deixam o personagem mais resistente.

E para ajudar, o jogo ainda conta com os acessórios de combate, que ajudam a dupla a eliminar os inimigos. São no total nove diferentes itens e os principais são o Mr. Zurkon, um robô que ajuda a eliminar os inimigos e o Groovitron, uma bola de espelho de danceteria que faz os inimigos dançarem deixando o caminho livre.

rec-03Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction 

Parte técnica boa

Graficamente Tools of Destruction é datado. Ele lembra muito as versões de Playstation 2, com gráficos mais elaborados e logicamente em alta definição. Mas o jogo de uma forma geral não decepciona, já que os títulos no console anterior já possuíam um visual muito bom.

A variação de cenários e a criatividade dos inimigos deixam o jogo com uma sensação constante de inovação, sempre há elementos diferentes para se quebrar o gelo e interações diversificadas com o cenário, porém como eu falei, nada que não tenha sido visto nos jogos anteriores da série no Playstation 2. O design dos personagens está mais completo e detalhado, é possível ver pelos no Ratchet, assim como brilho nos olhos dos personagens, Ratchet está com uma aparência metálica muito bonita. A animação evoluiu bem, mas não surpreende.

A parte sonora houve apenas um aprimoramento de qualidade quanto à mídia bluray por ter mais capacidade, mas não há muito que mudar. A série toda sempre teve uma excelente dublagem, músicas envolventes e efeitos sonoros marcantes dando mais ênfase às novas armas.

rec-06Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction  

Conclusão

Com um excelente e melhorado enredo, jogabilidade de primeira e as novas armas poderosas, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction é diversão garantida. Encontrado facilmente com preços bem acessíveis, o jogo apresenta mais de 12 horas de ação e aventura onde é difícil de parar de jogar. A Insomniac só deixou de lado o modo multiplayer, tirando um pouco o brilho de horas extras de diversão além da aventura principal.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - História está mais sólida
  • - Humor constante

Contras

  • - O visual é datado
  • - Loadings demorados
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares