Jogos de ação

NOTA tt
6.0

Review Resident Evil Code Veronica X HD

Um dos títulos mais marcantes da franquia Resident Evil volta ao PlayStation3 em uma versão em alta definição. Resident Evil Code Veronica X HD é um prato cheio para os fãs da série e jogadores mais saudosistas. Confira:

Fernando Cezar
por
em

Review: Resident Evil Code Veronica X HD
Gênero: Ação
Distribuidora: Capcom
Plataforma: PlayStation 3 e Xbox 360

Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Divulgação)Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Divulgação)

Um dos títulos mais marcantes da franquia Resident Evil volta ao PlayStation3 em uma versão em alta definição. Resident Evil Code Veronica X HD é um prato cheio para os fãs da série e jogadores mais saudosistas. Confira:

Mais um capítulo de volta

Não é preciso estar ligado a todo momento nas novidades no mundo dos games para saber que a moda é relançar antigos clássicos em versões de alta definição. A Capcom é uma dessas empresas que apostam na ideia e, junto com Resident Evil 4, Code Veronica X chega em versão HD para o PS3 via download pela PSN.

Porém, não são todos os jogos que conseguem chegar de uma maneira que agrade a todos. Code Veronica X é um exemplo infeliz de que a prática nem sempre funciona muito bem. Isso porque o jogo não apresenta – de uma forma visivel – os jogos em alta definição. Pelo contrário, o jogador se depara com os mesmos gráficos escuros da época em que foi lançado para o SEGA Dreamcast.

Com isso, o jogo acaba sendo voltado para aqueles que não tiveram o prazer de conferi-lo na época de seu lançamento, ou para os fãs da série que nunca se cansam de encarar os problemas causados pela Umbrella Corporation, mesmo que com um visual que não agrada nem um pouco.

Resident Evil: Code Veronica X HD  (Foto: Capcom-Unity)Resident Evil: Code Veronica X HD (Foto: Capcom-Unity)

Claire no comando novamente

Para quem não conhece a história, Code Veronica X apresenta Claire como protagonistas da aventura. A personagem viaja até a Europa atrás de pistas sobre o seu irmão Chris Redfield. Só que, depois de ser capturada pela Umbrella, Claire é levada para a Antartica, onde presencia mais atrocidades da empresa com o vírus que transforma pessoas e zumbis.

O jogo foi o primeiro da franquia para a geração 128 bits e inovou ao apresentar diversas novidades, como câmeras que acompanham a movimentação do personagem e uma jogabilidade mais ágil, bem adequada para os controles dos consoles Dreamcast e PlayStation 2.

Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Reprodução)Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Reprodução)

Duro como a antiga jogabilidade

Na maioria dos jogos remasterizados, apenas os gráficos sofrem alterações em relação à versão original. Entretanto, a Capcom bem que poderia repensar nesse conceito na hora de lançar uma nova versão de Code Veronica X.

Isso porque o jogo conta com controles duros demais que exigem movimentos que jogadores atuais não estão acostumados a realizar, como precisar parar de correr ou andar para atirar em seus inimigos. Além disso, a movimentação dos personagem é bem lenta, o que também vai deixar muitos jogadores insatisfeitos.

Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Divulgação)Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Divulgação)

Isso é alta definição?

Bom, se a ideia da Capcom era relançar RE: Code Veronica X em “alta definição”, alguma coisa está errada. Afinal, o jogo está longe de ter gráficos em HD, parecendo mais com os clássicos de PS2 vendidos na PS Store. A única diferença é o sistema de troféus.

Mesmo sendo muito fã da série, não há como não se incomodar com gráficos tão escuros e sem qualquer capricho. Principalmente depois de conferir jogos como Metal Gear Solid HD Collection, que apresentam modificações significativas em seu visual – e de quebra na jogabilidade.

O jeito é ter que se contentar com a “volta do passado” e encarar inimigos repetitivos, quedas de frames e polígonos saltando a todo momento. Pelo menos as cenas de animação agradam e não causam tanta revolta quando os gráficos do gameplay.

Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Reprodução)Resident Evil Code Veronica X HD (Foto: Reprodução)

Conclusão

Resident Evil Code Veronica X HD é a volta do clássico para os consoles 128 bits, sem quaisquer grandes modificações. Ao contrário do que é anunciado, a Capcom esqueceu de acertar a mão nos gráficos e na jogabilidade do jogo, que se mostram bem ultrapassados e agradam apenas aos fãs da franquia e outros curiosos.

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Gráficos
5
Jogabilidade
4
Diversão
8
Som
6

Prós

  • - O clássico no PS3

Contras

  • - HD? Onde?
  • - Jogabilidade ultrapassada
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Eleutério
    2012-06-27T09:43:12  

    Isso ai é questão de opinião...Eu prefiro o RE 4 a todos os outros, e o 5 é o 2° melhor

    recentes

    populares

    • Guilherme Eleutério
      2012-06-27T09:43:12  

      Bom, se vc começou a jogar RE no PS2 é até justificavel, eu pelo menos comecei a jogar RE no PS1. O 5 eu nem consegui zerar de tão ruim que eu achei =/

    recentes

    populares

    • Guilherme Eleutério
      2012-06-27T09:43:12  

      para quem jogou o resident evil 0,1,2,3 ou ate mesmo o garden, sabe que se a capcom fazer um remake/remaster igual o feito no resident evil esse ano, vai ser espetacular, pois mantiveram tudo e ainda acrescentaram a jogabilidade do "4 em diante".Enfim, se os outros remakes forem tao bons quanto esse, muita gente vai sentir medo mesmo kk esperando pelo RE0.2.3 e code Veronica

  • Vinicius Andrade
    2012-07-01T00:12:50

    Parei de ler no:"acertar a mão nos gráficos e na jogabilidade do jogo, que se mostram bem ultrapassados" É CLARO! O gênio que escreveu essa review quer avaliar os gráficos tendo como parâmetro os gráficos da geração atual. Affz.... E a jogabilidade é a mesma dos jogos anteriores da série, ou seja, ÓTIMA. Joguei o RE4 e 5, gostei, pretendo jogar o 6 e tenho muita fé que vou gostar também, mas isso não é RE. RE de verdade é do 1 até o CV.

  • Jose Lopes
    2012-07-03T13:49:17

    pelo review é melhor comprar o jogo antigo mesmo usado pra ps2 e rodar no ps3 pois deve ser mais barato! embora o jogo não tenha sido refeito do zero, é o mesmo jogo de antes só que relançado com extras.

  • Rafael Venancio
    2012-07-03T11:13:40

    Senhor Fernando Cezar autor do review... cara você é muito sem noção! esse jogo é uma remasterização em hd, não é um remake igual o Resident Evil Rebirth(Resident Evil remake para Game Cube) cara você não é digno de dar uma nota dessa para um classico como esse. Esse jogo pela trama da historia pois não é nenhum paralelo se você procurar a historia contada nos extras do RE 5, pelo seguimento e continuação ao estilo inicial da série, com enigmas, idas e voltas, jogabilidade limita, isso por que foi o que deu o inicio a série atire aonde quiser em seus adversários, ...(continua)...

  • Werlleson Castro
    2012-06-29T22:36:21

    , gosto muito de RE , principalmente esse , vou comprar pra mim,!! ^^

  • Douglas Matheus
    2012-06-28T21:14:04

    jogabilidade ultrapassada ?? claro o id**ta o jogo não é atual , nao sei se você percebeu mais a diferença de jogo é o HD a jogabilidade é a mesma , e muitos fãs ainda consideram o RE code veronica o melhor de todos , apesar de sua baixa renda em relação aos outros jogos da saga .

  • Lawrence Teixeira
    2012-06-27T09:01:26  

    Reclamar da jogabilidade dura é de lascar. TODOS os REs anteriores a ele eram do mesmo jeito, e que coincidencia, são os melhores. RE começou seu declinio com RE4, que é um bom jogo, mas LONGE do glamour de RE1,2 e 3(ta,o 3 também é meio fraco, mas considero o ultimo RE realmente original).

    recentes

    populares

    • Lawrence Teixeira
      2012-06-27T09:01:26  

      concordo. essas crianças de hoje em dia não sabem o que realmente foi resident evil, e se contentam com esses jogos de ação hollywoodianos que usam o nome resident evil.