O Galaxy Book Pro é um notebook da Samsung que foi lançado no Brasil em julho deste ano. O laptop rivaliza com nomes de peso, como o MacBook Pro e o Lenovo Yoga Slim 9i. O sul-coreano tem processador Intel Core i7 de 11ª geração, SSD de 1 TB e placa de vídeo Iris Xe. A ficha técnica robusta acompanha o salgado preço de R$ 9.499.
Assim como o irmão Galaxy Book Pro 360, o topo de linha tem foco em produtividade e design ultrafino que "imita" um celular. Por essas especificações, foi finalista do Prêmio Melhores do Ano de 2021 do TechTudo na categoria Notebook do Ano, mas perdeu para o modelo da Apple no voto do júri. A seguir, veja minhas impressões sobre o Galaxy Book Pro.
Tela de 15,6 polegadas do Galaxy Book Pro — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo
Tela, design e som
Todos os notebooks da linha Galaxy têm proposta compacta e promessa de integração ao ecossistema da Samsung, como uma extensão do celular. O Book Pro tem 1 kg e 11,7 mm de espessura. Na prática, ele é leve e ultrafino, o que facilita no transporte. O teclado é retroiluminado, espaçoso e oferece cliques macios e confortáveis.
O acabamento da tela é metal, mas o restante da carcaça é plástico, o que nos leva a um ponto negativo. O mouse pode ser acionado na traseira, ou seja, o usuário pode clicar por baixo, o que pode ser bastante irritante, principalmente se o laptop estiver no colo.
Uma das portas do Galaxy Book Pro é Thunderbolt 4 — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo
No quesito conectividade, o Galaxy Book Pro se sai bem. No total, são seis opções de entrada: duas USB-C (uma é Thunderbolt 4), uma USB 3.2, uma HDMI, um leitor de cartão microSD e uma porta para fone de ouvido e microfone.
Seguindo o padrão da linha, o carregador que vem na caixa é o mesmo do celular Galaxy S21.
A tela é um ponto de destaque da máquina. Com display avantajado de 15,6 polegadas em resolução Full HD (1920 x 1080) e tecnologia AMOLED, as imagens são nítidas, com cores realistas e boa fluidez. A placa de vídeo é Intel Iris Xe, o que ajuda em tarefas mais pesadas e jogos mais robustos.
Tela em Full HD com tecnologia AMOLED é destaque no Galaxy Book Pro — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo
O sistema de áudio é composto por dois alto-falantes estéreo da AKG com 1,5 Watt de potência e Dolby Atmos. No teste, a máquina entregou uma qualidade equilibrada, mesmo sem estar no volume máximo.
Desempenho
O notebook sul-coreano tem processador híbrido Intel Core i7 de 11ª geração (2,8 a 4,7 GHz de velocidade), litografia de 10 nm Super Fin, quatro núcleos, oito threads e 12 MB de smart cache.
O Galaxy Book Pro oferece 16 GB de memória RAM em LPDDR4x, que tem a intenção de diminuir o gasto energético da máquina sem comprometer a performance. O armazenamento interno é em SSD de 1 TB, além dos dois slots para expansão.
Acabamento em metal é reservado à traseira do display no Galaxy Book Pro — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo
Pela ficha técnica, o modelo difere pouco do irmão portátil Galaxy Book Pro 360. Aliás, tirando o slot a mais para SSD, as especificações são as mesmas nesse segmento.
No teste de performance, joguei dois nomes com exigências diferentes. O primeiro foi o Quake Champions, game um pouco antigo, mas que exige bastante do processador. Em cerca de meia hora de jogatina, o PC respondeu bem aos pedidos (mesmo com algumas travas), até fechar abruptamente a janela e encerrar o início de uma partida. O Book Pro esquentou bastante nesse momento, mas a temperatura elevada é reservada a um pequeno espaço próximo à tela, e não dá para notar durante o uso.
O outro foi o Yu-Gi-Oh! Duel Links, nome leve e que quase não exige de processador ou GPU. Aqui, o modelo decolou e se saiu muito bem. No geral, o desempenho é equilibrado, se levarmos em conta que o Galaxy Book Pro não é um notebook gamer.
Bateria
A bateria faz bonito no Galaxy Book Pro. O laptop chega a 100% com cerca de duas horas e 20 minutos de carga, e aguenta em torno de dez horas de uso moderado e modo de desempenho no médio. Com esse número, é possível levar o modelo para um passeio a trabalho ou a estudo na rua sem se preocupar com a autonomia da máquina.
Teclado do Galaxy Book Pro conta com opção numérica — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo
Assim como no Galaxy Book Pro 360 e nos outros modelos da família, a Samsung oferece um recurso de otimização que aumenta a vida útil da bateria ao carregar o laptop só até 85%.
Recursos extras
A proposta da linha Galaxy Book é integrar o notebook aos outros produtos da fabricante num mesmo ecossistema. Se o usuário tem um par de fones Galaxy Buds, por exemplo, ele pode parear o acessório de forma automática abrindo a caixinha perto do laptop.
Smart Things, Link com Windows, Samsung Notes e Segunda Tela são outros recursos interessantes que facilitam o dia a dia.
Conclusão
O Galaxy Book Pro promete ser uma boa opção para quem busca uma máquina portátil, potente e com boa autonomia. O notebook é leve, elegante, entrega imagens vivas, fluidez e performance razoável, inclusive em jogos.
O frágil acabamento em plástico do corpo do notebook e o preço salgado são os pontos negativos.
Preço premium, acabamento amador
As especificações do Book Pro são suficientes para entregar um notebook excelente para atividades do dia a dia e até para games. O acabamento em plástico é desanimador.
Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021!
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
- AKG
- Afiliados
- Apple
- Cartões virtuais
- Celular
- Fones de ouvido
- Galaxy Book Pro
- Galaxy Book Pro 360
- Galaxy S21
- Intel
- Intel Core i7
- Jogos de ação
- Lenovo Yoga Slim 9i
- MacBook Pro
- Notebooks
- Placas
- Produtividade
- Quake Champions
- Samsung
- Samsung Galaxy Buds
- Samsung Notes
- Smart Things
- Steam
- Utilitários
- Yu-Gi-Oh! Duel Links