Monitores

Por Ana Lorena Paiva (colaboração) e Yuri Hildebrand (redação)


LG 24MK430H é um monitor de entrada que promete ser uma boa opção de custo-benefício. O modelo traz tela IPS de 23,8 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e está à venda no Brasil com preços a partir de R$ 625,90, de acordo com o Compare TechTudo. A taxa de atualização do display da LG também chama atenção, com frequência de 75 Hz, além da tecnologia FreeSync, da AMD, para equilibrar a exibição de imagens em relação à placa de vídeo. Confira a seguir a análise do TechTudo a respeito do monitor e saiba se vale a pena investir no modelo.

Monitor LG 24MK430H traz tecnologia FreeSync e boa taxa de atualização, o que deve ser interessante para usuários gamer — Foto: Ana Lorena Paiva/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Design

O produto traz visual sóbrio, com acabamento em plástico fosco e preto com textura tátil, que impede manchas de dedos na superfície. Além disso, a base do modelo é quadrada e compacta, trazendo ajustes de inclinação. Essa característica permite aos usuários trabalharem com mais espaço, mas pequenos esbarrões na mesa ou um digitar mais intenso podem fazer a tela balançar com facilidade. A tela conta ainda com padrão VESA, que dá ao usuário a possibilidade de instalar o monitor em paredes e suportes diversos.

Todas as funções do monitor podem ser acessadas por meio de um botão localizado na parte inferior do display. É por meio dele que os ajustes são feitos, operando de forma intuitiva, como um controle analógico de vídeo game. Já o LED indicativo de energia não está presente no aparelho, o que pode desagradar.

Base do modelo é quadrada e pode fazer a tela balançar de vez em quando – o que não deve acontecer se o monitor for instalado na parede — Foto: Ana Lorena Paiva/TechTudo

Tela

O grande diferencial do monitor fica por conta do painel IPS, que entrega uma experiência interessante de imagem, apesar do valor mais baixo do modelo. Durante os testes, não houve o chamado blacklight bleeding – ou seja, manchas de luz que distorcem o preto nos cantos da tela –, algo comum em monitores IPS mais baratos.

As cores, por sua vez, têm uma exibição satisfatória e sem distorções de ângulo. Além disso, os pretos também aparecem de forma mais intensa. Entretanto, ao ligar o monitor pela primeira vez, o usuário pode estranhar as cores mais amareladas, um problema causado pelas configurações de fábrica. Para resolver, basta configurar o balanço de cores no menu do dispositivo – o que pode ser um pouco complicado para usuários inexperientes.

Cores mais vivas são possíveis no monitor graças ao painel IPS — Foto: Divulgação/LG

Além disso, o tamanho de 23,8 polegadas é suficiente para manipular arquivos maiores na tela. Com hardware simples, o LG 24MK430H não inova na capacidade de reprodução de cores, mantendo o padrão de 16 milhões dentro do espectro RGB. Monitores dedicados a fotografia, por exemplo, podem reproduzir até 8 bilhões de cores.

Desempenho

Durante os jogos, foi possível perceber cores mais vivas. A frequência de 75 Hz reproduz os movimentos dos personagens de forma fluida, e a tecnologia AMD Freesync também garante uma experiência livre de problemas como stuttering e tearing, por exemplo, criando uma experiência visual mais uniforme.

Apesar da proposta intermediária, monitor foi bem nos testes envolvendo jogos — Foto: Foto: Divulgação/LG

Para aqueles que estão em busca de um dispositivo para edição de imagens, o modelo atende às expectativas ao oferecer uma reprodução fiel. Além disso, a manipulação de cores no display é bastante interessante, muito por conta do painel IPS.

Ao acessar o menu também é possível encontrar ajustes predefinidos para diversas ocasiões, alternando rapidamente entre os modos de leitura, foto, cinema, deficiência de cor e jogos. Há ainda o perfil de ajuste personalizado, onde é possível controlar os níveis cores, ajustes de imagem e configurações especiais para jogos, como o tempo de resposta ou até mesmo adicionar uma mira na tela.

Outra opção disponível no mercado brasileiro é o monitor Samsung U28D590D, com resolução 4K:

TechTudo - Review do Monitor 4K U28D590D

TechTudo - Review do Monitor 4K U28D590D

Interfaces

Por ser um monitor de entrada, o LG 24MK430H oferece apenas o necessário. Há uma conexão HDMI que permite utilizar as configurações disponíveis, como resolução Full HD, taxa de atualização e o FreeSync. Já a entrada VGA reduz a frequência para 60 Hz e impede o uso do recurso da AMD.

Além disso, o modelo não conta com uma entrada DisplayPort, o que também não permite ao usuário usufruir de funcionalidades como o AdaptiveSync, por exemplo, presente em placas de vídeo da linha RTX 20, da Nvidia. Há ainda uma conexão de áudio P2 na traseira da tela para ligar uma caixa de som ou fone de ouvido diretamente na tela. Vale ressaltar que o monitor não traz alto-falantes embutidos.

Opções de conexão também são simples, trazendo apenas o básico — Foto: Ana Lorena Paiva/TechTudo

Conclusão

Não há dúvidas de que o monitor da LG é uma boa opção para o usuário que está a procura de um produto de qualidade mas com preço competitivo no mercado. A tela IPS é o grande diferencial do dispositivo, já que entrega um desempenho interessante nas tarefas mais diversas, além de não ter apresentado problemas típicos desse tipo de painel.

Dessa forma, o LG 24MK430H agradou tanto na hora de jogar quanto ao editar imagens, assim como também teve desempenho suficiente para uma navegação simples. Apesar disso, é importante ter em mente que, por ser um modelo de entrada, não há suporte a funções específicas como o AdaptiveSync ou a uma gama maior de cores.

Ficha técnica Monitor LG 24MK430H

Tamanho de Tela 23,8"
Tipo de Painel IPS
Resolução 1920 x 1080p (Full HD)
Suporte de Cores 16,7 Milhões
Tempo de Resposta 5 ms
Frequência 75 Hz
Suporte de Parede Padrão 75 x 75 VESA
Entradas/Saídas D-Sub, HDMI e HP Out
Recursos Reader Mode, Flicker Safe, Color Weakness, AMD FreeSync, Black Stabilizer, Smart Energy Saving e OnScree Control
8

Boa opção de custo-benefício

Sem apresentar grandes novidades, o monitor LG 24MK430H é interessante para os usuários que buscam uma boa qualidade de exbição a baixo custo. Dessa forma, o modelo deve atender a diversos nichos, funcionando inclusive para editar vídeos e fotos. Além disso, o dispositivo aparece com um bom preço no mercado nacional. Mas, vale lembrar: pessoas mais exigentes podem se decepcionar com a ausência de alguns recursos que podem ajudar na hora de jogar.
Design
8
Desempenho
8
Funcionalidades
6
Custo-benefício
10

Qual é o melhor monitor para jogos? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo