Jogos de Esporte

Por Diego Borges, da Redação


Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é o novo game de esportes que reúne dois dos personagens mais famosos do mundo dos games. Exclusivo para Nintendo Switch, o jogo da SEGA coloca os dois mascotes e seus amigos nas principais modalidades da Olimpíadas de Tóquio 2020. Confira o review:

História fantasiosa que agrada

Por mais que Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 seja um game de esporte, a SEGA não deixaria de aproveitar ao máximo a presença dos personagens de franquias tão importantes. Com isso, temos um Modo História que serve para que jogadores conheçam melhor cada modalidade, e se divirta com as trapalhadas das turmas de Mario e Sonic.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 — Foto: Divulgação Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 — Foto: Divulgação

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 — Foto: Divulgação

Na história, Robotnik (ou Doutor Eggman) se une ao outro vilão, Browser, em um plano para derrotar Sonic e Mario. Para isso, ele cria uma espécie de máquina do tempo para transportar os personagens para outra época. Só que, acidentalmente, os dois também são enviados para as Olimpíadas de Tóquio de 1964, onde resolvem disputar as competições e vencer os protagonistas.

Achou a história louca? Bom, estamos falando de um jogo onde personagens de videogame disputam provas olímpicas! Por mais que seja uma grande viagem, e até um pouco infantil, não dá para exigir demais de um título como esse. Além disso, achei bem interessante a forma com que a "trama" se desenrola, levando você a conhecer um pouco de cada modalidade e ter a chance de treinar antes de disputar com amigos ou outros jogadores online.

Mario & Sonic Tokyo 2020 conta com Modo História — Foto: Reprodução / TechTudo Mario & Sonic Tokyo 2020 conta com Modo História — Foto: Reprodução / TechTudo

Mario & Sonic Tokyo 2020 conta com Modo História — Foto: Reprodução / TechTudo

Também há outros elementos que merecem elogios, como o visual retrô que o jogo apresenta para mostrar as competições de 64. No melhor estilo Mario 8 Bits e Sonic do Master System, você disputa provas onde a jogabilidade é limitada como na época, e os gráficos são pixelados como se estivessem rodando em um console da antiga geração. Também é interessante as centenas de Perguntas e Respostas sobre as Olimpíadas, fazendo com que você teste seus conhecimentos e ao mesmo tempo descubra algumas curiosidades sobre a competição.

O único ponto a ser criticado é o excesso de conversas que não levam a nada. Por exemplo, logo no começo, é preciso encontrar Tails em uma das arenas esportivas de Tóquio, para isso você precisa conversar com outros personagens para descobrir o paradeiro do amigo de Sonic, que no fim das contas foi disputar uma prova de skate!

Modo História traz mini games que podem ser desbloqueados — Foto: Reprodução / TechTudo Modo História traz mini games que podem ser desbloqueados — Foto: Reprodução / TechTudo

Modo História traz mini games que podem ser desbloqueados — Foto: Reprodução / TechTudo

Vale lembrar que o Modo História também desbloqueia conteúdos para os jogadores. Há, por exemplo, a Sala de Jogos, com pequenos mini games que você cumpre ao longo do enredo, e que podem ser acessados a qualquer momento depois de serem completados. Os seus recordes nas provas do Modo também ficam registrado, fazendo com que você não pegue leve e sempre busque o rendimento máximo nas competições.

Um vasto leque de Modalidades

A quantidade de modalidades disponíveis em Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é de dar inveja a qualquer outro jogo da competição. Ao todo são 34 provas, sendo 24 dos jogos modernos e 10 no estilo retrô, dando ao jogador a possibilidade de escolher o tipo de prova no qual ele pretende encarar.

Mario e Sonic duelam em ringue de Boxe — Foto: Reprodução / TechTudo Mario e Sonic duelam em ringue de Boxe — Foto: Reprodução / TechTudo

Mario e Sonic duelam em ringue de Boxe — Foto: Reprodução / TechTudo

Em relação às modalidades mais antigas, jogadores mais antigos como eu sentiram um gostinho de nostalgia, como uma espécie de viagem no tempo. É impossível não lembrar de clássicos da era 8 Bits como Track & Field e Volleyball, ambos para o Nintendinho. Já os mais recentes contam com uma junção de jogabilidade e gráficos que agrada e faz com que o game seja um dos melhores da categoria neste geração.

A jogabilidade se difere bastante entre cada uma dessas modalidades modernas. Como era previsto, o título não busca agradar com todas, mas a divisão entre as que agradam ou não, no meu caso, pesou mais para o lado positivo. Em outras palavras, foram mais modalidades que me agradaram do que as que decepcionaram.

Natação é um dos destaques de Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo Natação é um dos destaques de Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Natação é um dos destaques de Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Gostei muito de como a Natação e o Atletismo foram representados no jogo. É divertido demais fazer o movimento de uma braçada nos analógicos, ou ter que correr e se concentrar com o momento de pular as barreiras nas provas de 110m. Também gostei muito de outras modalidades mais exóticas, como o Surfe, Boxe e a Esgrima. São modalidades que divertem demais, principalmente quando são jogadas com amigos.

Em contrapartida, achei algumas bem ruins ou desnecessárias. O hipismo, por exemplo, não funciona bem e é um tanto complexo ter que guiar seu cavalo e realizar as manobras de salto ou desvio de barreiras. Também achei desnecessárias as modalidades de Escalada e Tênis de Mesa - que por sua vez quase sempre resulta num looping de troca de raquetadas que demoram mais do que deveriam.

Hipismo decepciona em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo Hipismo decepciona em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Hipismo decepciona em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Os esportes coletivos merecem um destaque especial. O Futebol, por exemplo, não chegou para competir diretamente com jogos como FIFA e PES, mas agrada no quesito diversão, sendo uma das melhores modalidades para se jogar com amigos em cooperativo local. O Rugbi de Sete também vai pelo caminho e é um dos grandes destaques do jogo. Mas fiquei com a sensação de que outras modalidades poderiam aparecer nas categorias modernas, como o próprio Vôlei (que só consta no modo retrô) e o basquete.

Mario & Sonic Tokyo 2020 tem vôlei retrô — Foto: Reprodução / TechTudo Mario & Sonic Tokyo 2020 tem vôlei retrô — Foto: Reprodução / TechTudo

Mario & Sonic Tokyo 2020 tem vôlei retrô — Foto: Reprodução / TechTudo

São estas as modalidades

Tóquio 2020:

  • 100m
  • 110m com barreiras
  • Revezamento 4x100m
  • Lançamento de Dardo
  • Corrida Fantástica
  • Salto Triplo
  • Lançamento de Disco
  • Escalada
  • Surfe Tiro Fantástico
  • Skate
  • Boxe
  • Caratê
  • Futebol
  • Caratê Fantástico
  • Rugbi de Sete
  • Canoagem
  • Natação
  • Ginástica
  • Hipismo
  • Badminton
  • Tênis de Mesa
  • Esgrima
  • Tiro com arco

Atletismo retrô em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo Atletismo retrô em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Atletismo retrô em Mario & Sonic Tokyo 2020 — Foto: Reprodução / TechTudo

Tóquio 1964

  • 100m
  • 400m com Barreiras
  • Salto em distância
  • Maratona
  • Plataforma 10m
  • Salto sobre a mesa
  • Caiaque
  • Judô
  • Vôlei
  • Tiro

Vale lembrar que Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 conta com diversos modos multiplayers. É possível jogar com até 4 jogadores no mesmo console e 8 de forma online. E acreditem, é de longe umas das experiências mais divertidas que o console já proporcionou. Por fim, também há um ranking compartilhado onde você pode sempre buscar melhorar as suas marcas e superar o recorde de seus oponentes.

Mario & Sonic Tokyo 2020 traz futebol com personagens dos dois mundos — Foto: Reprodução / TechTudo Mario & Sonic Tokyo 2020 traz futebol com personagens dos dois mundos — Foto: Reprodução / TechTudo

Mario & Sonic Tokyo 2020 traz futebol com personagens dos dois mundos — Foto: Reprodução / TechTudo

Visual Medalha de Ouro

O visual de Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 surpreende ao trazer uma incrível mescla de realismo e fantasia. A SEGA fez um incrível trabalho de reprodução das principais arenas originais, que serão utilizadas nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio, junto a ambientação do mundo dos personagens.

O resultado disso são competições com uma reprodução fiel em meio a uma torcida repleta de personagens de Sonic e Mario, além é claro dos próprios personagens competindo nelas. E para completar, cada uma das modalidades tem praticamente uma caracterização diferente. Com isso, você verá os personagens de ambos os mundos vestindo desde trajes de banho até uniformes de futebol, ou desde roupas elegantes para o hipismo até um visual radical para competir na modalidade de Skate.

Visual de Mario & Sonic Tokyo 2020 encanta — Foto: Reprodução / TechTudo Visual de Mario & Sonic Tokyo 2020 encanta — Foto: Reprodução / TechTudo

Visual de Mario & Sonic Tokyo 2020 encanta — Foto: Reprodução / TechTudo

As animações também agradam bastante. Durante o Modo História, ou antes e depois das competições, há sequências de filmes que trazem interação entre os personagens. Elas mantêm o padrão de qualidade de ambas as empresas e mostram que o Switch é sim um console que pode apresenta uma qualidade visual que agrada bastante.

Para completar, os momentos em que Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 faz uma viagem no tempo também merece destaque. Há todo um cuidado em reproduzir o que seria um jogo como esse na antiga geração de consoles, ao mesmo tempo em que é possível inserir personagens dentro de um mundo mais amplo, onde na época era impossível devido a limitação de hardware.

Mario & Sonic Tokyo 2020 traz uma enorme variedade de trajes  — Foto: Reprodução / TechTudo Mario & Sonic Tokyo 2020 traz uma enorme variedade de trajes  — Foto: Reprodução / TechTudo

Mario & Sonic Tokyo 2020 traz uma enorme variedade de trajes — Foto: Reprodução / TechTudo

Trilha sonora e localização

Embora raro no Nintendo Switch, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 chega localizado a Brasil. O game traz não apenas menus e legendas em português, mas também dublagem em algumas narrações e anúncios feitos nas arenas, tanto nas modalidades modernas quanto nas retrôs.

9.2

Excelente

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 se preparou para alcançar um pódio na categoria e acabou faturando a Medalha de Ouro. Com uma jogabilidade bem adaptada para grande parte das muitas categorias e gráficos que mesclam muito bem o real e o fantasioso, o jogo chega não apenas como um dos mais divertidos do ano, mas também como um dos melhores do gênero esporte. Obrigatório para quem possui um Switch e busca muita diversão junto aos seus amigos.
Jogabilidade
8
Diversão
10
Gráficos
9
Som
9
Multiplayer
10
Mais do TechTudo