Jogos simuladores

Por Adriano Sarafim, para o TechTudo

Steam/Divulgação

Microsoft Flight Simulator, disponível para PC (via Windows Store e Steam), chegou em 2020 para elevar o gênero de simuladores a um novo nível. Com tecnologias de captação de mapa e gráficos de última geração, o jogo, desenvolvido pela Microsoft e pela empresa francesa Asobo Studio, contou até mesmo com a assessoria de pilotos reais para entregar uma experiência mais realista. O game traz detalhes do tráfego aéreo em tempo real, ao utilizar dados do Bing Map para recriar os ambientes de voo de todo o planeta.

Repleto de desafios e com jogabilidade refinada, Flight Simulator entrega uma experiência que reproduz perfeitamente a física e as dificuldades de decolar e pousar um avião. Confira, no review a seguir, a análise completa que o TechTudo preparou sobre o jogo simulador da Microsoft.

Microsoft Flight Simulator: a tecnologia de mapeamento e clima é ponto alto do jogo — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Treinar é imprescindível

Se você é um velho de guerra na franquia de simuladores, então Microsoft Flight Simulator será um desafio a menos. Para iniciantes como nós, foi necessário passar por algumas horas de treinamento para entendermos os comandos de voo e dominarmos as características da aeronave. Para mandar bem no game, é crucial entender a importância e as funções de cada parte do avião.

O jogador tem a opção de alterar a dificuldade, tornando a experiência mais agradável conforme o seu nível de pilotagem. Preferimos iniciar em uma versão mais “arcade”, em que não é necessário se preocupar tanto com acidentes gerados pela inicial falta de tato no controle do avião. Conforme fomos avançando e dominando mais os comandos, foi possível retirar algumas assistências do jogo para colocar o progresso à prova.

Em Microsoft Flight Simulator, conhecer o avião e as suas funcionalidades é essencial — Foto: Divulgação/Microsoft

Nunca tivemos experiência em pilotagem de aviões, por isso foi difícil entender as características específicas de cada peça, o que dificultou a experiência com o jogo. Foi necessário tempo para entender, por exemplo, como controlar a potência do motor e deixá-la no ponto exato de levantar voo. Além da mecânica complexa do game, os diversos comandos espalhados pelo teclado, enquanto não forem memorizados, podem confundir o jogador.

Gráficos incríveis

Microsoft Flight Simulator é incrível como experiência super-realista. A HoloTour trouxe uma qualidade de imersão inimaginável, oferecendo aos jogadores a oportunidade de sobrevoar partes do mundo em que muita gente gostaria de estar, como a cidade de Machu Picchu, no Peru. Vale dizer que as imagens são praticamente perfeitas quando o game é jogado em sua qualidade máxima. Além disso, o banco de dados da Bing Map ajudou a Asobo Studio a criar 2 petabyte de dados do mundo real, com mais de 37 mil aeroportos espalhados por todo o globo.

Em nossa experiência, voar do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, até o Santos Dummont, no Rio de Janeiro, foi espetacular. O clima da cidade paulista não estava agradável, e trovões e raios dificultaram a decolagem. No entanto, o voo de aproximadamente 40 minutos foi se tornando mais agradável conforme deixávamos o território inicial e entrávamos no estado vizinho, que vivia um belo dia de sol. A vista do Cristo Redentor deixou tudo ainda mais lindo e gratificante. A dica, aqui, é tentar voar no exato momento em que o sol está nascendo. Você terá uma das melhores sensações proporcionadas pelo jogo, com um visual estonteante e único.

Microsoft Flight Simulator: aproveite para apreciar o nascer ou pôr do sol durante seus voos — Foto: Divulgação/Microsoft

O realismo impressionante de Microsoft Flight Simulator chega até mesmo às cabines dos aviões. A Asobo recriou com fidelidade as áreas de comando de todos diversos tipos de aeronaves presentes no jogo, com as dezenas de botões e instrumentos de navegação, e mostra em detalhes a dificuldade que é colocar um avião para decolar.

Vale dizer que o áudio do jogo não é apenas sensacional, como também essencial para o jogador atingir seu objetivo de pousar a aeronave em segurança. Com o título totalmente traduzido, os usuários brasileiros podem entender as ordens e dicas tranquilamente, facilitando suas viagens pelos céus.

Adaptando-se à sua realidade

Uma das grandes qualidades de Microsoft Flight Simulator é sua adaptação à realidade de cada jogador. Os 112 GB de dados que precisam ser baixados já entregam um mapeamento incrível dos milhares de aeroportos e localidades do planeta, mas isso se torna ainda melhor conforme sua velocidade da banda larga. Quanto melhor for a sua internet, melhor será a experiência com o game.

É possível controlar manualmente as condições climáticas por meio da aba de opções, retirando o recurso de controle em tempo real. Se você não gosta de pilotar em condições climáticas de declive, apenas altere para um dia ensolarado com pouco vento, e preocupe-se apenas em curtir o visual do jogo enquanto chega a seu destino final.

A jogabilidade de Microsoft Flight Simulator melhora conforme a sua velocidade de internet — Foto: Steam/Divulgação

O game dá liberdade e oportunidade para que todos curtam a experiência, mesmo que aconteçam dificuldades técnicas no percurso (e é muito possível de acontecer no Brasil). O estúdio quis fazer com que ninguém saísse insatisfeito, mesmo não aproveitando todos os recursos que Microsoft Flight Simulator pode oferecer.

Conclusão

Microsoft Flight Simulator é um dos melhores títulos do ano e um dos melhores simuladores de todos os tempos. A qualidade do trabalho da Asobo Studio, alinhado ao uso de tecnologias de mapeamento de aeroportos e à implementação de clima e tráfego aéreo em tempo real, coloca a experiência do jogador em um nível nunca visto nos games de simulação até hoje. O jogo se preocupa em guiar o usuário que nunca tenha ouvido falar em aviões, mas também satisfaz o aprendiz de piloto que gostaria de vivenciar tanto um voo rápido para uma cidade vizinha, quanto um que com duração de 10 horas ininterruptas.

Microsoft Flight Simulator: jogo tem inúmeras paisagens incríveis para explorar — Foto: Steam/Divulgação

Com seu novo Flight Simulator, a Microsoft dá aos fãs da franquia a oportunidade de mergulhar de cabeça em um simulador que realmente faz jus à palavra. Utilizando todos os recursos possíveis, o game entrega o inimaginável: colocar o jogador no controle de uma avião pequeno, como Cessna ou icônico Boeing, em uma experiência sem igual.

10

Game simulador tem jogabilidade sólida e experiência inesquecível

Como pontos positivos, o jogo traz a sua interface amigável e de fácil entendimento, dando a opção de treinamento intensivo e bem trabalhado para que jogadores inexperientes aproveitem o simulador de uma forma mais profissional. Além disso, as tecnologias de mapeamento do mundo e de clima em tempo real tornam a experiência em algo jamais visto. Tecnicamente balanceado e muito bem produzido em todos os sentidos, Microsoft Flight Simulator é um título sem defeitos.
Jogabilidade
10
Diversão
10
Gráficos
10
Som
10

Quais são os melhores jogos de simulador? Comente no Fórum do TechTudo

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Mais do TechTudo