Por Marlon Câmara, do Home Office


Ratchet & Clank: Rift Apart ("Em Uma Outra Dimensão", nome da versão brasileira) é um jogo de aventura para PlayStation 5 (PS5), parte da franquia clássica do console da Sony e continuação de Ratchet & Clank, que chegou ao PlaySation 4 (PS4) em 2018. O game traz mais uma história do aventureiro galático Ratchet e seu parceiro Clank, mas desta vez em uma trama que explora muito as viagens dimensionais e, com isso, os gráficos e as dinâmicas do PS5. A data de lançamento do jogo é esta sexta-feira (11), e o TechTudo teve acesso antecipado ao título.

Confira a seguir a nossa resenha e opinião sobre o jogo, levando em consideração gráficos, jogabilidade e diversão. Como tem um preço de lançamento bem alto (R$ 349,90 na versão digital e R$ 299 na mídia física), é importante conferir no review se o título vale a pena antes de comprar.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz jogabilidade fluida e bons gráficos — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

História

Apesar de não ter uma trama complexa, Ratchet & Clank tem uma história divertida e que segura o jogador. O game começa de forma misteriosa, com uma perseguição em um cenário cyberpunk, onde uma lombax (que não é o Ratchet) rouba um robô com dados importantes e foge de uma espécie de polícia futurista, com monstros e máquinas gigantes. Depois, o game corta para os protagonistas mesmo, que estão em paz no seu mundo, no meio de um evento de comemoração.

Tudo muda quando o vilão Dr. Nefarious aparece para estragar a festa, soltando vários inimigos para serem batidos pela dupla de heróis. É quando você começa a testar a jogabilidade, aprendendo os saltos, golpes e uso de armas. No fim, Clank dá a Ratchet uma espécie de arma para abrir portais dimensionais, que é roubada pelo Dr. Nefarious e, em seguida, perde o controle e começa a abrir portais dimensionais pelo mundo.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz batalhas com inimigos gigantes — Foto: Divulgação/Sony

Depois de uma briga entre os heróis e o vilão, eles acabam indo para outra dimensão (a mesma do começo do jogo), na qual Dr. Nefarious é o imperador, e tem controle total do planeta. Nisso, Ratchet se perde de Clank, que acaba se juntando Rivet, a outra lombax que havia aparecido anteriormente. Ela faz parte de um grupo de resistência para enfrentar o Imperador Nefarious e seus capangas.

O game, então, passa a ser uma sucessão de viagens e exploração dos planetas e dimensões, enquanto Ratchet tenta reencontrar Clank e Rivet segue na sua missão de vencer o inimigo ao lado da resistência. Parece simples, mas como tudo é contado de um jeito leve e bem humorado, a dinâmica segura a sua atenção por boas horas.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão tem bons gráficos e muita diversão — Foto: Divulgação/Sony

Gráficos e visual

No quesito gráfico, não há o que reclamar de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O jogo traz um visual de ponta, com cenários muito bonitos e cheios de informações, além de cores e iluminações que deixam o queixo caído. Tanto nas cenas cinemáticas quanto no jogo em si, a construção do ambiente e as interações secundárias são impressionantes. Justamente por não ser um game que tem a proposta de ser realista, R&C consegue trazer um visual muito dinâmico e detalhado.

Os personagens também estão muito bem caracterizados e expressivos. Ao longo do jogo, até mesmo os inimigos têm várias reações, criando uma imersão muito legal. Os vilões, aliás, são um destaque, principalmente os chefes gigantescos, que além de muito divertidos de enfrentar, proporcionam cenas bem legais.

O grande trunfo do visual do game, porém, são os ambientes diferentes. Como você viaja entre várias dimensões e lugares, acaba encontrando locações muito distintas, desde uma savana a uma cidade futurista no estilo cyberpunk. Além de trazer vários cenários, as viagens permitem que você tenha a oportunidade de conhecer monstros de todas as formas e experimente situações bem variadas.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz de volta a franquia do PlayStation — Foto: Divulgação/Sony

Jogabilidade

O game tem uma jogabilidade bem simples, baseado no velho pular, atirar e esquivar. Porém, ele traz algumas dinâmicas que vão se modificando ao longo da história, e que tornam tudo mais interessante. Primeiramente em relação às armas: no jogo, você tem acesso a diversas novas armas, com diferentes tipos de ataque, e adaptáveis para cada tipo de inimigo que você enfrenta. Isso faz com que as batalhas, principalmente contra os chefes, tenham uma ótima dinâmica. Fica tudo bastante rápido e frenético, enquanto você foge de ataques e pensa como atacar o inimigo em seguida.

Além disso, a exploração dos cenários é feita de uma forma que a cada "mapa" a jogabilidade tenha mudanças significativas. Enquanto em alguns momentos você precisa ir se agarrando aos portais para se teleportar, em outros você vai precisar esquiar em alta velocidade em cima de um caramujo, ou percorrer espaços com baixa gravidade, quase flutuando. Isso gera um desafio maior para os jogadores, e torna a exploração do game bem mais divertida.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão introduz uma nova personagem Rivet — Foto: Divulgação/Sony

Um outro ponto é a alteração dos personagens. Embora você jogue a maior parte do tempo com Ratchet ou Rivet (que têm exatamente os mesmos golpes e movimentos), algumas missões especiais vão ter levar a controlar Clank, ou robôs diferentes, em espécies de quebra-cabeças. Não chegam a ser muitos personagens, mas a mudança é suficiente para quebrar um pouco o ritmo constante do jogo.

Diversão

O novo Ratchet & Clank tem esse foco: a diversão. Além de interessante como jogo, ele também traz diálogos engraçados e situações bem cômicas, para dar um clima bem leve em meio a aventura. Os personagens também cumprem bem seus papeis, principalmente os coadjuvantes, já que os protagonistas não são lá primores de carisma. Todos poderiam ser melhor desenvolvidos, claro, mas isso provavelmente levaria a um jogo mais denso e arrastado. Mantendo a dinâmica, eles são interessantes na medida certa.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão chega ao PS5 em junho de 2021 — Foto: Divulgação/Sony

Um ponto negativo, porém, é a variedade de vilões. Embora sejam vários, conforme você avança no jogo vai percebendo que são apenas variações uns dos outros, com temáticas diferentes (fogo, gelo etc) e algumas características melhoradas (dar tiros à distância, voar). Até mesmo as lutas com os chefões, uma hora ficam um pouco repetitivas, já que a maioria deles são bichões gigantes que vão repetindo os mesmos ataques em turnos. Nada muito inovador.

Por outro lado, as lutas são bem desafiadoras e frenéticas, com muitos bichos, tiros e explosões em cima de você, que precisa se esquivar, atacar e pegar os itens do cenário em um equilíbrio bem legal. Essa dinâmica das batalhas, juntamente com as explorações de lugares tão diferentes, provavelmente são as partes mais divertidas do jogo.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão tem como tema a viagem entre dimensões — Foto: Reprodução/Gamescom

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Conclusão

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão parece cumprir exatamente o que promete: é um jogo leve, com uma história simples e uma jogabilidade muito divertida. Tudo isso, somado aos gráficos muito bem feitos, fazem do jogo uma ótima pedida para jogar de forma descompromissada no PS5. No meio de tantos jogos complexos, às vezes tudo o que você quer é ver uma historinha básica e atirar em monstros.

Se a sua intenção é um game complexo, com grandes personagens, história bem desenrolada, vá procurar outro título. The Last of Us 2, Final Fantasy VII Remake e até o Spider-Man: Miles Morales estão aí, para cativar os diferentes gostos. Ratchet & Clank, como a franquia já promete, é um game para ligar e passar tempo jogando sem pensar em nada. Ele vai te desafiar em vários momentos, mas principalmente vai te divertir, correndo entre dimensões e explodindo monstros gigantes.

8.9

Jogo divertido, com boas lutas e ótimos gráficos

Com uma história simples e personagens pouco desenvolvidos, o jogo diverte pela dinâmica das batalhas e a grande variação de armas e cenários
História
7.5
Gráficos e visual
9
Jogabilidade
10
Diversão
9

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo