Por Beatriz Aguiar

Divulgação/Samsung

A AU7700 é uma smart TV de entrada da Samsung lançada em maio deste ano. Os destaques da sul-coreana são o processador Crystal 4K, o sistema operacional Tizen e as diversas opções de conectividade, com os assistentes de voz Bixby, Alexa, Siri e Google, e serviços nativos como Prime Video, Netflix, Apple TV+ e Spotify.

A TV foi anunciada junto à linha premium Neo QLED, que ganhou o prêmio Melhores do Ano do TechTudo na categoria TV do Ano com o modelo QN85A. Testei a Crystal UHD de 70 polegadas, vista por R$ 3.627 na Amazon. Confira a análise completa a seguir.

Aplicativo do Youtube é nativo na smart TV AU7700 — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

Importante: Por ser um modelo de teste, optei por não remover as placas de proteção presentes nas bordas da TV. Sendo assim, considere que a tela real é maior do que nas imagens.

Design, tela e áudio

A smart TV AU7700 é um modelo de entrada com design robusto. A opção de 70 polegadas tem em torno de 25 kg e, naturalmente, ocupa bastante espaço. Pelo peso, é importante que o consumidor pondere se é seguro instalar o aparelho na parede. Sem suporte, a televisão tem 1,55 m de largura, 90 cm de altura e 6 cm de profundidade.

No geral, o acabamento é simples e a espessura não é a das mais finas, o que pode incomodar usuários ou usuárias que prezam mais a estética ou a portabilidade.

A instalação é um ponto positivo pela simplicidade. Basta encaixar os pés, o cabo que leva à tomada, a antena e pronto.

Espessura na smart TV AU7700 — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

A smart TV não conta com o hub de conexão que vem nos modelos premium da Samsung, como a The Frame. Nesse caso, a solução da fabricante para conter os fios é o uso de canaletas de plástico, que acompanham o televisor na caixa, mas não garantem uma instalação invisível.

As opções de entrada são três portas HDMI, uma USB, uma Ethernet (LAN) e uma antena RF.

Portas de entrada na Samsung Crystal AU7700 — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

A AU7700 tem resolução 4K (3840 x 2160) e bordas ultrafinas "sem limites", segundo a fabricante. A tela apresenta taxa de frequência de 60 Hz e processador Crystal 4K, que dá nome ao modelo e promete cores mais vivas. Na prática, as imagens são ótimas para um modelo de entrada, mas não impressionam.

O áudio é composto por dois canais de saída de 20 Watts RMS de potência e tecnologia Dolby Digital Plus. Não é nada como um home theater, mas os alto-falantes são suficientes para uso doméstico.

TV Crystal UHD AU7700 da Samsung vem com app Apple TV+ instalado — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

Controle remoto

O acessório da AU7700 é uma versão inferior do famoso Solar Cell, controle remoto que recarrega via luz solar e acompanha os modelos topo de linha Neo QLED da Samsung. No início de dezembro, a fabricante divulgou que a venda de TVs Neo QLED em 2021 contribuiu para evitar o descarte de cerca de um milhão de pilhas no ecossistema.

No caso da AU7700, o controle tem material reciclado, mas precisa de pilhas para funcionar. O design minimalista promete facilitar a vida com botões que levam diretamente a serviços de streaming e assistentes de voz.

Controle remoto "minimalista" é padrão da linha Samsung Crystal — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

Sistema e recursos

O sistema operacional é o padrão para modelos da Samsung, o Tizen. A plataforma é destaque da AU7700, já que conta com diversas opções de conteúdo e conectividade que melhoram a experiência do usuário.

Conectividade é ponto alto da smart TV Crystal AU7700 — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

O Smart Things é um recurso que conecta o televisor a outros eletrônicos da casa de maneira automática e sem grandes preocupações. A Samsung também oferece o Tap View, que permite o espelhamento do celular na TV apenas ao encostar o smartphone na tela.

O suporte a HDR e HDR10+ e a presença de upscaling são outras ferramentas que ajudam a melhorar a qualidade da imagem. A Crystal AU7700 não tem suporte ao Dolby Vision.

Preço e concorrentes

Nos dias que antecederam a Black Friday deste ano, a empresa liderou o ranking de buscas na categoria TV, e o modelo tratado neste review foi o número um da lista de mais procurados.

A Samsung é nome de peso no segmento, mas outras fabricantes entregam televisores com especificações parecidas e preços competitivos. Um deles é a Philips 70PUG6774/78, opção 4K de 70 polegadas. A TV da marca holandesa conta com Dolby Vision e Atmos, HDR10+ e bordas ultrafinas. O sistema usado é o SAPHI, que oferece menos recursos em comparação ao Tizen.

A LG 70UN7310 também é uma smart TV de 70 polegadas que rivaliza com a Samsung. O sistema usado pela fabricante é o webOS, que se equivale ao Tizen em termos de funcionalidades. A televisão sul-coreana tem tecnologia HDR 10 Pro e HLG Pro. O preço é um pouco mais salgado: a TV é vista por R$ 5.999 no varejo online.

Conclusão

A AU7700 entrega imagens com cores equilibradas e boa resolução, mas não impressiona — Foto: Beatriz Aguiar/TechTudo

A TV Crystal AU7700 é uma boa opção para quem busca uma tela grande e que não comprometa tanto o orçamento. Os recursos, a tela ultrafina "infinita" e a conectividade ao ecossistema da Samsung são os destaques do aparelho. O peso exagerado, o design rústico e a imagem mediana são pontos a serem considerados por consumidores mais exigentes.

8.5

Boa opção de entrada

TV da Samsung oferece qualidade consistente e diversos recursos, mas poderia ter caprichado mais.
Design
8
Imagem e Som
8
Conectividade
9
Custo-benefício
9
Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021!

Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021!

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo