Jogos de corrida

NOTA tt
7.3

Review SuperBikes Ride

Simulador de motos traz gráficos de ponta, mas esbarra em jogabilidade abaixo do esperado.

Felipe Vinha
por
em

Ride é o novo simulador de motos da Bandai Namco. Exclusivo para PS4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC, o jogo é desenvolvido pelo estúdio Milestone S.r.l. , o mesmo responsável pelos recentes MotoGP 14 e MotoGP 13. O game traz gráficos de ponta, com visual que impressiona. Confira a análise completa com os pontos positivos e negativos do título:

Confira os melhores jogos de corrida para PC

Carreira de motociclista 

O principal modo do jogo é o Turnê Mundial. Ele funciona como uma espécie de modo campanha, no qual você precisa vencer uma série de provas e campeonatos para ganhar mais pontos de reputação e, assim, adquirir novas motos e subir no ranking.


Além das tradicionais provas, há outros eventos, como Corrida Contra o Relógio e Campeonatos em Equipes.  Para cumprir esses torneios é preciso ser um bom piloto e ter um companheiro que consiga ótimos resultados, uma vez que o título só é conquistado se a soma de seus pontos for maior que o de seus adversários.

Para não cair na mesmice, Ride traz uma série de provas específicas. Algumas exigem máquinas com cilindradas mínimas, enquanto outras necessitam de um determinado modelo ou marca. Isso força a aquisição de mais motocicletas, já que não é possível evoluir um modelo e torná-lo mais rápido, por exemplo.

O modo também conta com diversas opções de personalização da sua moto e piloto. Enquanto você pode pintar e colocar acessórios que irão agregar ao visual das máquinas, também é possível mudar a aparência, roupa e até mesmo o sexo do personagem.

Screen Shot 2015-11-20 at 1.38.36 PMVeja a análise completa de Ride (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com exceção do modo carreira, há também um modo multiplayer de tela dividida e modalidades online. Elas, por sua vez, permitem competir torneios com amigos ou se aventurar em provas contra adversários do mundo todo em busca de um melhor posicionamento no ranking geral do jogo. E, assim como o modo offline, sofrem com loadings demorados, mas são raros os momentos em que uma corrida é perdida por problemas de conexão.

Jogabilidade complexa para novatos

Se você está acostumado com jogos de corrida, mas nunca teve contato com um game de motocicleta, sua vida será bem difícil em Ride. Isso porque a jogabilidade do título é cruel e exige um bom conhecimento de pilotagem para não passar vergonha.

Screen Shot 2015-11-20 at 1.37.59 PMMotos no game Ride. (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)

Mesmo com boa parte dos comandos no automático – como mudança de marcha e frenagem – ainda sim é preciso ter habilidade para conduzir sua moto dentro do traçado ideal, evitando que se perca tempo e até mesmo uma queda que comprometa a prova.

Isso faz com que o jogador necessite de treino e intimidade com motos. Uma vez que, quanto mais cilindradas o seu modelo tiver, mais complexa será a pilotagem. Infelizmente, isso faz com que jogadores impacientes e que procuram algo menos complexo desistam do jogo.

Screen Shot 2015-11-20 at 1.38.13 PMRide tem gráficos impressionantes. (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)

Para completar, o jogo roda bem mais lento do que deveria. Grande parte dos títulos de corrida da atual geração conseguem chegar aos 60 quadros por segundo, algo que Ride passa longe. Seria exigir demais se um outro jogo tão robusto e similar não fizesse isso no PlayStation 2: Tourist Trophy.

Os gráficos e seus altos e baixos

Ride conta com um visual que impressiona. A começar pelas protagonistas do game: as motocicletas. As máquinas são realistas e contam com os mínimos detalhes. Pena que, em colisões, elas não sofram qualquer dano visível e real.  Os personagens também conseguem dar realismo ao game, mas esbarram em limitações na hora de personalizá-los.

Ride (Foto: Reprodução / TechTudo)Colisões em Ride passam longe do realismo. (Foto: Reprodução / TechTudo)

Já os cenários conseguem ter um destaque ainda maior, com efeitos de luz e sombra tão realistas quanto alguns jogos da atual geração. Entretanto, em Ride, falta capricho em elementos externos como torcedores, árvores, placas e outros componentes.

Também vale ressaltar que, mesmo com tanto realismo, ainda é possível notar pequenos serrilhados em momento no qual a câmera se aproxima mais, como quedas e animações pré/pós corrida. 

Screen Shot 2015-11-20 at 1.38.23 PMMotos fazendo curva em Ride. (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)


Conclusão

Ride é um excelente jogo para os amantes da velocidade sobre duas rodas e que já possuem experiência em títulos do gênero. Sua complexidade agrada esse limitado público, mas em contra partida, afasta os menos pacientes e acostumados com a jogabilidade diferenciada.

    GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

    Nota TechTudo

    NOTA tt
    7.3
    Gráficos
    8
    Jogabilidade
    6
    Diversão
    7
    Som
    8

    Prós

    • Gráficos realistas
    • Variedade de máquinas
    • Modo online eficiente

    Contras

    • Jogabilidade complexa
    • Loadings demorados
    • Alguns defeitos visuais
    • Roda um pouco lento
    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-12-02T16:16:39  

      A queda do piloto na gif, ficou SUPER REALISTA, principalmente no impulso que acontece no ar.

      recentes

      populares

      • Ivan.caldas
        2015-12-02T16:16:39  

        Pelo amor de Deus povo do Techtudo... que mancada!!! De onde vocês tiraram que o nome do jogo é "SUPERBIKES RIDE"?? O nome do jogo é só RIDE não tem nada de SUPERBIKES. Quando entrei achei que se tratava de um novo jogo mas esse game foi lançado faz tempo, não é lançamento. Consertem isso. Vocês estão induzindo as pessoas ao erro. Mais comédia ainda é dizer que tem "gráficos absurdos" e o jogo leva nota 8 de gráficos. Quanta incoerência...

    • Claudiney Santos
      2015-12-03T15:43:03

      Quando não são os jogos de gráficos "absurdos" eles saem com os smarts baratinhos de 1000 reais. Fala sério, no brasil nem o Moto E de 500 reais é baratinho

    • Marcelo
      2015-12-03T10:30:56

      "Exclusivo para PS4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC" acho que alguém não sabe o significado da palavra "exclusivo"

    • Rui Silva
      2015-12-03T10:29:52

      Só uma dica: Parem de usar esses adjetivos idiotas sensacionalista ("Humilha", "Magico", "Absurdo") e foquem num texto mais objetivo.

    • Reanto Reinaldo
      2015-12-03T10:20:13

      Onde está o gráfico absurdo?

    • Anderson Oliveira
      2015-12-03T08:24:48  

      3 Palavras que Dominam o techtudo : " Absurdo, Humilha e Baratinho" haushduahduahduahs

      recentes

      populares

      • Anderson Oliveira
        2015-12-03T08:24:48  

        bizarro

      recentes

      populares

      • Anderson Oliveira
        2015-12-03T08:24:48  

        e os PARÇA do Neymar

    • Vinicius Gonçalves
      2015-12-03T10:05:34

      Realmente o Techtudo gosta de dar bolas fora, mesmo se esforçando não conseguir ver os "gráficos absurdos" que a chamada anunciada, não que sejam ruins, mas se for seguir esta lógica, todos os jogos da nova geração possuem "gráficos absurdos". De qualquer forma me parece um game bem fraco, muito pior que Torist Trophy, que apesar de ter sido um game chato pra cacete, apresentou a melhor condução de uma moto dos games.

    • Frederico Dupret
      2015-12-03T09:59:20

      Joguei a demo e achei o jogo muito bom, muito divertido. E a jogabilidade tem vários parâmetros de ajustes que permitem deixá-la mais arcade ou mais simulação. É um jogo que pretendo adquirir em breve.

    • Anderson Oliveira
      2015-12-03T09:56:59

      O fato é que os jogos atingiriam um nível onde é impossível melhorar a qualidade gráfica, portanto acabamos esperando sempre "MAIS" dos jogos que são lançados.Para se ter uma ideia meu Notebook tem 2 anos ,tem uma geforce 650M consegue rodar GTAV, Farcry 4, MEtal Gear, com as configuraçao no Medio/Alto.

    • Neto Rodrigues
      2015-12-03T09:55:24

      Prefiro jogar Road Rosh no mega drive

    • Fabiano Orani
      2015-12-03T09:28:28

      Somente quem baixou a demo e testou o jogo para falar algo. Esta bem longe de simulação mas o jogo é muito bom e a jogabilidade esta exelente

    • Raphael
      2015-12-03T09:17:40

      Parabéns Techtudo, mudaram de "gráficos reais" para "gráficos absurdos".

    • Andre Masiero
      2015-12-03T09:16:57

      Tinha que ter uma votação para classificar estar matérias, é uma pior que a outra, até minicraft tem gráficos 'absurdos' para estes caras que escrevem estas matérias. Caros leitores, vamos fazer um movimento nesse techtudo para um impeachment destes estagiários que escrevem estas matérias, quem esta comigo clica no positivo.

    • Mauricio Cruz
      2015-12-03T09:00:08

      techtudo,graficos realista e nota 8, e no contras vcs colocam defeitos visuais,e na chamada vcs colocam graficos absurdos???????tem que rir de vcs mesmo

    • Luis Pires
      2015-12-03T08:55:50

      Vocês não perceberam que isso é trolagem ?

    • Daniel Vieira
      2015-12-03T08:53:17

      Foi somente eu que achei os gráficos normais e a corrida mais parecida com um modo arcade que simulador?

    • Maikon Bezerra
      2015-12-02T21:02:15  

      so existe uma explicacao para isso ( ibope ) , nao tenho outra ideia e nao ser essa acho que na cabeca desses caras quanto mais bizarro , mais incoerente for mais ser acessado por nos kkkk , bobos que caem nessa ladainha , quero ver o dia que ninguem mais entrar se nao fazem materia seriaaaaaaa bando de inuteis

      recentes

      populares

      • Maikon Bezerra
        2015-12-02T21:02:15  

        em branco nao amigo , mais uma materia decente , sem enganaçoes

      recentes

      populares

      • Maikon Bezerra
        2015-12-02T21:02:15  

        Ta certo, você tem que exigir coisa de qualidade. A Globo não ta fazendo favor pra gente ao colocar esse tipo de reportagem no ar.

    • Hugo Souza
      2015-12-03T08:34:51

      o grafico é tão absurdo que tem nota 8 kkkkkkk

    • Guilherme Lacerda
      2015-12-03T08:07:22

      Gráficos absurdos ? Kkkkkkkkkkkkkkkk meu pai do céu , não estamos falando de Play one não, techtudo

    • Eduardo Long
      2015-12-03T05:33:41

      bem...depois do tanto que eu zuei, é melhor nem ver as respostas...hé hé hé...tchau.

    • Claudiney Santos
      2015-12-02T16:16:26  

      Qualquer jogo impressiona o pessoal do techtudo. Ai tem jaba.

      recentes

      populares

      • Claudiney Santos
        2015-12-02T16:16:26  

        O jabá foi pouco, por isso a nota não foi boa. Se fosse mais jabá seria uma nota melhor.

      recentes

      populares

      • Claudiney Santos
        2015-12-02T16:16:26  

        Vocês que são nerds chamam de jabá....tem muita gente entrando no mundo dos games hoje em dia.....exemplo: EU.

    • Eduardo Long
      2015-12-03T05:16:09

      Velho, eu não gosto da física dos jogos desenvolvidos atualmente. Difícil o controle das motos; elas não correm, elas balançam Eu sou das antigas e acho que o Moto GP 3, da THQ, foi o melhor jogo de motos já feito no mundo. Agente tem total controle das motos, elas fazem o que agente quer. Os mais modernos não conseguem superar um jogo "antigo", em sua física, dinâmica e cenários..Bem comprei o último jogo de corrida de motos e não senti dominar as motos..fiquei sem pegada, por isto ressuscitei este comentário.

    • Esdras Rodrigues
      2015-12-03T02:22:02

      Para Smartphone?

    • Carlos Souza
      2015-12-03T00:21:39

      Gráfico absurdo? Onde? Outro dia vi um comentário de outro jogo com gráfico absurdo e era melhor que esse aí!

    • Dhyogo Batista
      2015-12-02T23:08:47

      Achei que fosse para o playstation 2... kkkk que jogo feio! Graficos absurdos? absurdo é esse hipocrita estagiario ;)