Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Saints Row 4

Game aposta em elementos polêmicos e divertidos, característicos da série.

Murilo Molina
por
em

Saints Row 4 é o novo game da série de mundo aberto antes produzida pela finada THQ. Cheio de referências e sátiras, o game segue a tradição de loucura interminável dos antecessores e ainda traz melhorias em diversos aspectos. Confira a análise completa:

Saints Row 4 (Foto: Divulgação)Saints Row 4 (Foto: Divulgação)

Presidente em ação

Uma cópia enlouquecida de GTA. Essa era a maneira mais fácil de descrever Saints Row em seus três primeiros lançamentos, que não escondiam as fortes referências vindas da bem sucedida série open world da Rockstar.

Mas os tempos mudaram, e agora nas mãos da Volition, Saints Row 4 chega como uma produção mais ambiciosa, que apesar de não competir diretamente com o aguardadíssimo GTA 5, serve para amenizar a ansiedade em relação ao lançamento do jogo.

O título conta a história de uma invasão alienígena e coloca o jogador no papel do presidente dos Estados Unidos, que faz muito mais do que só dar ordens às tropas. O personagem pode ser personalizado logo no início do game com opções como o sexo, cabelos e cor da pele, além de miudezas como animações de provocação e a voz, onde uma das escolhas é a interpretação de Nolan North, dublador de personagens icônicos como Natan Drake (Uncharted) e Desmond Miles (Assassin’s Creed).

Saints Row IV retorna às raízes da loucura (Foto: Divulgação) (Foto: Saints Row IV retorna às raízes da loucura (Foto: Divulgação))Saints Row IV retorna às raízes da loucura (Foto: Divulgação)

Piadas e super poderes

A grande novidade de Saints Row 4 são as novas habilidades, que tornam o personagem um verdadeiro super herói. Logo nos primeiros minutos de jogo, poderes como super saltos e rajadas de gelo serão desbloqueadas. Apesar de parecerem um pouco fortes demais no começo, o tempo equilibra a força do personagem com a dos inimigos, fazendo do combate algo imensamente divertido e prazeroso.

Seguindo o padrão de mundo aberto, com missões marcadas no mapa, o jogo oferece uma variedade escandalosa de conteúdo, patrocinada pela falta de compromisso com o realismo e seriedade, que são a marca registada da série.

Mass Effect foi um dos alvos das piadas de Saints Row IV (Foto: Divulgação)Mass Effect foi um dos alvos das piadas de Saints Row IV (Foto: Divulgação)

Se jogar em carros, atirar pessoas e veículos pelos ares e correr atrás de robôs são só algumas das bizarras tarefas propostas pelo jogo, que também oferece uma infinidade de missões secundárias opcionais.

O game funciona como uma grande sátira, passando por jogos populares como Call of Duty e Mass Effect até ícones da cultura pop do calibre de Matrix e Armaggedon. São piadas propositalmente toscas, mas que têm lá o seu charme.

Além de armas mais convencionais, como metralhadoras e pistolas, Saints Row 4 trouxe as insanas armas alienígenas, com diferentes e absurdos efeitos. Destaque principal para a inexplicável Dubstep Gun, que faz os alvos dançarem até a morte.

Saints Row 4 (Foto: Divulgação) (Foto: Saints Row 4 (Foto: Divulgação))Saints Row 4 (Foto: Divulgação)

Visual datado e trilha sonora excelente

A jogabilidade é precisa e descomplicada, não criando nenhum tipo de problema para os novos jogadores. Tarefas constantes, como atirar e dirigir carros, funcionam sem grandes problemas.

Na parte gráfica o jogo fica bem abaixo do padrão visto no final de geração. Texturas borradas, modelos simplórios e muito serrilhado são parte constante dos cenários do jogo. O problema, entretanto, é camuflado pelas cores vivas e movimentação frenética.

Os efeitos e trilha sonora complementam o clima de insanidade do jogo. Faixas memoráveis como I Dont’t Wanna Miss a Thing do Aerosmith e What is Love de Haddaway incrementam com maestria alguns dos momentos mais cômicos da história recente dos jogos.

Saints Row 4 ainda trás um modo cooperativo, onde é possível convidar um amigo para o mesmo mapa e jogar uma variedade de desafios desafios. Nada muito profundo, mas interessante o bastante para valer algumas horas com um colega.

Gráficos não são o ponto forte de Saints Row IV (Foto: Divulgação)Gráficos não são o ponto forte de Saints Row IV (Foto: Divulgação)

 

Conclusão

Saints Row 4 é um jogo interessante e divertido da sua própria forma, mesmo sem toda a sofisticação de títulos como GTA 5. Com uma esmagadora quantidade de conteúdo e toneladas de referências a grandes filmes e games, o jogo é uma ótima opção para o movimentado "fim de geração".


Opine no fórum: qual será o melhor game, GTA 5 ou Saints Row4?

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
6
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Muito conteúdo
  • - Referências à cultura pop
  • - Divertidíssimo

Contras

  • - Gráficos datados
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Prochips
    2013-09-26T17:02:35

    Mano,esse jogo é mt massa,logo no começo ja começa as avacalhaçoes,tu pode deixar seu personagem do jeito q vc querer(Completamente),e ainda se vc jogar online com seu amigo fica mais legal ainda!O grafico n é bom,mas se vc n levar ele em consideraçao,fica relax!

  • Albert Costa
    2013-08-30T11:04:57

    Ele é cheio de referências de outros jogos e filmes, com uma boa pitada de humor +18.

  • Gabriel Silva
    2013-08-30T09:31:32

    Realmente comprei o jogo pra testar e me impressionei com tamanha diversão que esse jogo me proporcionou até agora. O jogo tem um bom gosto humorístico para a galera que gosta de games.

  • Albert Costa
    2013-08-29T20:55:12

    Os gráficos realmente não são atuais, mas a diversão compensa pra caramba.

  • LEONARDO MATIAS
    2013-08-29T14:57:47

    Os gráficos estão muito ruins. Conseguiram deixar os gráficos ainda piores que os do Saints Row the Third.

  • LEONARDO MATIAS
    2013-08-29T14:54:18

    Baixei na psn. O jogo é divertido apesar de um tanto apelativo ( só deve ser jogado por maiores de 18 anos). Os gráficos me decepcionaram bastante. Os gráficos de Saints Row the Third ( que já não são grande coisa ) são bem melhores que os gráficos de Saints Row 4.

  • LEONARDO MATIAS
    2013-08-29T14:39:34

    Baixei na psn. O jogo é divertido apesar de um pouco apelativo ( só deve ser jogado por maiores de 18 anos). Os gráficos me decepcionaram, estão bem ruins. Os gráficos de Saints Row The Third (que já não são grande coisa) são muito melhores que os do Saints Row 4.

  • Decibel
    2013-08-29T14:23:41

    eu finalizei o 3, gostei no começo tava muito zuado mais da metade pra frente fica legal ele tem os graficos mais fraco mais porque tem muitos personagens ao mesmo tempo na tela muita coisa acontecendo ao mesmo tempo esse 4 tem cara expançao, nao de jogo novo tanto que 'e o mesmo mapa com uma iluminaçao diferente esse jogo era pra ser lançado originalmente como uma dlc refizeram e lançaram como novo, 'e um jogo zuado tem que ter um pouco de paciencia pra aguentar tanta piadinha besta mais dependendo do humor que voce acordar ateh compença

  • Felipe Pereira
    2013-08-29T12:51:19

    Esse jogo é mt louco hahaha, curto muito kkk

  • Renato Oliveira
    2013-08-29T12:09:58

    Estou jogando o SR4 no Xbox. Os gráficos realmente não são uma beleza, mas são bons e detalhados (não sei no PS3). Ele é muito louco! Dou gargalhada o tempo todo! Outra coisa que não gostei foi o sistema de mira, poderia ser mais preciso.

  • Hugo Souza
    2013-08-29T11:12:10  

    ASSIM COMO SR3 FOI FRACO SE COMPARADO A GTA IV ESSE SR4 SERÁ FRACO PERANTE O GTA V, NEM POR ISSO É UM JOGO FRACO MAS TEM PONTOS QUE DEIXAM A DESEJAR.

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2013-08-29T11:12:10  

      aposto q nunca jogou sr3 e fica criticando. jogue e vera como eh

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2013-08-29T11:12:10  

      discordo completamente. o SR3 é bem melhor que o GTA IV. muito mais engraçado também, com mais personalizações e tal. o SR4 deve ser pior que o GTA 5, só por que ele a verdade era uma expansão DLC que virou jogo, ou seja, os cenários e gráficos são os mesmos do SR3, mas o SR5 vai detonar quando sair pra nova geração com certeza.

  • João Barbosa
    2013-08-29T10:45:15  

    Ainda não joguei, mas pelo que vi jogarem é MUITO engraçado, e tem umas paródias bastante bem feitas!

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-08-29T10:45:15  

      Tenho GTA 4 e SR3, e garanto a vocês que o SR3 é muiiiito mais divertido!!!!

  • Dilson Pereira
    2013-08-29T09:51:56

    jogarei!

  • Christie Cordeiro
    2013-08-29T14:34:40  

    Se você tem o QI de uma lata de extrato de tomate (vazia), esse é o jogo para você.

    recentes

    populares

    • Christie Cordeiro
      2013-08-29T14:34:40  

      Albert Costa A diversão dele deve ser jogar bingo, ou fazer cálculos, e provavelmente nunca deve ter pego uma mulher na vida....Se quer jogos "pra quem tem QI alto", vá jogar sudoku, ou outro parecido!!

    recentes

    populares

    • Christie Cordeiro
      2013-08-29T14:34:40  

      Jura cara ? Até onde eu saiba jogos são pra diversão... e esse ai diverte pra kcet.