Jogos de ação

NOTA tt
7.0

Review Saints Row: The Third

Depois de inúmeras propagandas, finalmente Saints Row The Third chega aos consoles. O jogo, que carrega a sina de ser um “clone” de GTA mostra que pode ter até uma identificação um pouco diferente, mas ainda lembra demais o seu rival da Rockstar.

Diego Borges
por
em

Nome: Saints Row: The Third 
Gênero: Ação
Distribuidora: THQ (Distribuído no Brasil pela Arvato)
Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360 

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

Depois de inúmeras propagandas e teasers, finalmente Saints Row The Third chega aos consoles. O jogo, que carrega a sina de ser um “clone” de GTA mostra que pode ter até uma identificação um pouco diferente, mas ainda lembra demais o seu rival da Rockstar. Confira:

GTA fazendo escola

Na indústria dos games, é comum que algumas empresas foquem suas idéias em fórmulas que deram certo. Essa prática só incomoda aqueles que tem seus projetos copiados, afinal, qual gamer se recusaria a jogar algum título por se tratar de uma cópia de outro?

GTA revolucionou o mundo dos games com sua liberdade de ações policamente incorretas e uma engine que permite o jogador não se prenda nas missões principais, e possa explorar um mundo aberto realizando outras tarefas, ou apenas divertindo-se da forma que mais lhe agradar.

Assim como inúmeros jogos, Saint Row aproveita essa mecânica e investe em um roteiro bem similar, buscando alcançar um público vasto e fiel que na atualidade espera ansiosamente a chegada de um novo título da Rockstar.

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

A versão Saints Row

Pouca coisa difere um titulo do outro, mas a principal delas é a forma com que os jogos tratam o roteiro. Embora totalmente politicamente incorreto, GTA segue um enredo até certo ponto convincente, coisa da qual Saints Row simplesmente deixa de lado.

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

Em The Third, o jogo continua focando a gangue Saints, mas dessa vez de uma forma mais bem humorada. Desde as fantasias usadas nos roubos, passando pela idolatria estampada nas lojas e nas ruas e as ações sem qualquer responsabilidade, o jogo é uma autêntica comédia irresponsável.

Esse excesso de sarcasmo e outros elementos cômicos era nítido desde as primeiras propagandas do jogo, que contavam com astros de filmes como Burt Reynolds e até mesmo atrizes pornôs. A publicidade deu certo, e o jogo despertou a curiosidade de muitos gamers que não conheciam muito da série. E para ajudar os novatos, a THQ disponibiliza de graça o jogo anterior, Saints Row 2, totalmente de graça via download, para quem adquiriu The Third.

Monte sua gangue

O intuito do jogo não é somente executar as missões principais, mais sim dominar toda a cidade de Steelport, comprando prédios e outras construções, ou simplesmente eliminando a concorrência. Para isso, o jogo conta com um incrível arsenal que passa pelas mais comuns pistolas e metralhadoras, até armas de destruição em massa e bastões em formatos fálicos, que criaram muita polêmica antes mesmo do jogo ser lançado.

The Third também permite que os jogadores controlem diversos tipos de veículos. Os carros não são modelos reais, apenas genéricos divertidos como Torch e Bulldog. O jogador também pode controlar lanchas, helicópteros e aviões de caça, pena que a jogabilidade comprometa bastante essa diversidade, mas esse assunto será tratado mais abaixo.

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

A todo momento você pode conferir o seu celular (uma cópia descarada do iPhone) para conferir seus status, escolher as missões, tirar foto e compartilhar na rede social do game e dar upgrade em seus atributos. Essa evolução agrada bastante, ainda mais pelo fato de precisar unir níveis e uma boa quantia monetária para evoluir seu personagem.

Ainda sobre o personagem, personalizá-lo é uma das coisas mais divertidas em The Third. Você pode criar um verdadeiro clone de si mesmo ou a mais incrível aberração já vista em um game, graças ao vasto leque de opções oferecido no jogo. E se não bastasse, a medida que você evoluir no game, mais utensílios são desbloqueados para incrementar o seu personagem, de um modo sério ou de um modo Saints Row de ser.

 

A farra online

A grande vantagem de Saints Row The Third para seu rival GTA é o modo cooperativo. Grande parte dos fãs de GTA criticavam o game por não contar com essa integração, mas a THQ ouviu essas preces e tratou de dar ao publico o que eles realmente queriam.

A integração funciona de forma perfeita, tanto no modo cooperativo local, quanto no online. Esse por sua vez permite que você e seu parceiro tenham missões cooperativas ou e aventure em modos como o Whored, que consiste em apresentar diversas ondas de inimigos a serem eliminados das mais inusitadas formas, desde derrubar prostituas com o famoso bastão em forma de pênis, até eliminar dezenas de zumbis no melhor estilo Dead Rising.

O jogo também tem uma interessante integração online, onde é permitido trocar informações com jogadores de outras plataformas, além de compartilhas fotos de momentos inusitados através da rede social do jogo. Mas é preciso se registrar no site http://www.saintsrow.com, criar um cadastro e integrar suas contas na Xbox Live, PSN ou Steam.

Saints Row: The Third terá central integrada entre Xbox 360, PlayStation 3 e PC (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third terá central integrada entre Xbox 360, PlayStation 3 e PC (Foto: Divulgação)

A tragédia começa na jogabilidade

Até agora citamos todos os elementos que poderiam tornar The Third um forte candidato a game do ano, mas só “poderiam”, pois o jogo falha em quesitos cruciais, e um deles é a jogabilidade.

A movimentação de seu personagem é a única coisa que escapa das críticas, a não ser pelo fato que, independente do seu porte físico, a sua velocidade sempre será a mesma. Mas já o sistema de mira e de combate, é de se lamentar, primeiro pelo fato de que um tiro no peito pode se tornar um headshot (tiro na cabeça), e depois pelo seu personagem socar e chutar por dentro dos inimigos, estourando polígonos de uma forma bem grosseira.

O controle dos veículos também deixa a desejar. Os carros seguem trilhos imaginários, da mesma forma que ocorre em GTA. E as naves e helicópteros se movimentam bem artificialmente, podendo pousar no meio de ruas e até mesmo em escadas.

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

O fracasso visual

Se alguém tinha esperanças que Saints Row pudesse apresentar gráficos melhores que seu concorrente GTA, esqueça essa hipótese, pois o game realiza a façanha negativa de ter gráficos bem inferiores, a ponto de serem comparados a jogos de outra geração.

Os cenários são mal feitos, sem qualquer acabamento e totalmente poligonais nas visões mais abertas do ambiente. E quando o personagem se aproxima, o visual é ainda pior, deixando a sensação de um trabalho mal realizado que poderia render muitas cabeças da equipe de produção visual.

Os veículos, mesmo sendo genéricos também sofrem com as granulações e deixando o jogador perdido em descobrir qual é o modelo do carro que se aproxima. O interior é outra tragédia, mostrando bancos e painéis extremamente artificiais.

Até os personagens sofrem com a decepção visual. Enquanto o personagem principal é bem detalhado, os outro elementos que vagam pelas ruas ou que até mesmo interagem com você ao longo da historia, são mal acabados e não possuem muitas expressões faciais. Já os inimigos... uma verdadeira gangue de gêmeos.

Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)Saints Row: The Third (Foto: Divulgação)

Bugs e mais bugs

O que mais incomoda em Saints Row The Third não é exatamente a jogabilidade ruim e gráficos fracos, mas sim os constantes bugs que atormentam a vida do jogador. São personagens que atravessam ambientes, aliados que surgem dentro dos carros de forma misteriosa, inimigos que somem, carros que colidem e vão parar em cima do seu, entre outros inúmeros defeitos.

As coisas acontecem de forma tão bizarra que você vai achar graça de quando um inimigo é atropelado por um carro em baixíssima velocidade, ou se irritar como em uma briga dentro de uma loja em que é preciso apertar o botão para golpear seu inimigos, mas o personagem acaba acessando o menu de compras, isso porque o botão tem a mesma função para ambas as situações.

A sensação é de estarmos jogando uma versão beta que ainda está em desenvolvimentos, afinal, para um game que investiu tanto com um marketing pesado e apresentou uma proposta tão interessante para a maioria dos gamers, não poderia deixá-los na mão dessa forma.

Saints Row: The Third (Foto: Penny Arcade)Saints Row: The Third (Foto: Penny Arcade)

Conclusão

Saints Row The Third é um dos mais divertidos jogos lancados este ano, pena que a jogabilidade seja pouco funcional e os gráficos sejam ridículos. Uma pena isso acontecer com um game que conta com um sistema de personalização que entretém, modos online que divertem e viciam e um enredo policamente incorreto que, para os “primatas” que ainda acham que videogame influencia o comportamento das pessoas, é um motivo a mais para suas condenações, enquanto para os gamers casuais, diversão que não acaba nunca.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
5
Jogabilidade
6
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Diversão garantida
  • - Personalização variada
  • - Modo cooperativo

Contras

  • - Péssimos gráficos
  • - Excesso de bugs
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Deutscher
    2011-11-27T13:17:20

    Breno Silva, como você pode ter o Red Dead Redemption há anos se ele só foi lançado ano passado? Mentir é feio, viu?

  • Marcia Carvalho
    2011-11-27T09:28:43

    Não podemos jogar Saints Row: The Third achando que é um GTA, pois não é. GTA está em outro patamar, é um jogo com muito mais qualidade. Agora posso dizer que Saints Row é divertido. Dá pra gastar algumas horas do dia jogando ele.

  • Alexsandra Bezerra
    2011-11-27T09:25:55

    Esse tal Diego Borges (criador dessa materia) não passa de mais um fã-boy dos gta... Meu amigo, seus comentários sobre o jogo são totalmente sem nexo, voce realmente o jogou para poder analisa-lo?

  • Fernando Oliveira
    2011-11-27T06:06:39

    Gráfico maneirinho !

  • Rudson
    2011-11-27T08:07:04

    Sua TV seja da geração passada cara! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  • Henriqo Castelani
    2011-11-27T02:10:21

    qual gamer se recusaria a jogar algum título por se tratar de uma cópia de outro? EU !!!!!

  • Vinicius Valginhak
    2011-11-26T21:27:11

    melhor que isso só ''pescosso'' hehehe *pescoço* noob hehehe...

  • Vinicius Valginhak
    2011-11-26T21:26:07

    QUE LEGAL AQUELA TATUAGEM DA DUDALINA NO PESCOSSO DO PERSONAGEM HAHAHAHAHAHA...

  • Thiago Steffen
    2011-12-07T22:29:12

    Comprei esse jogo hoje para X360 e adorei, vim dar uma olhada nos reviews dele na net, após ler muitos comentarios plausiveis me deparei com essa bobagem. Graficos horriveis? Nunca! Sou fã de GTA e garanto que levando em consideração a tematica de ambos os jogos, o Saints Row está equivalente. Jogabilidade? Responde muito bem aos comandos e em questão de luta corpo a corpo esse jogo deixa qualquer outro de "mundo livre" no chinelo. Agora em questão de diversão, que me desculpem os fãs boys de GTA, não tem comparação...Saints Row apesar de ser "forçadissimo" é hilario demais (=

  • Wendel Prado
    2011-12-06T17:47:13

    Tenho este jogo Saints Row no meu PC - nada a ver com o que foi falado nesta materia, o jogo tem sim um otimo grafico, e sua jogobilidade é muito boa sim, esta materia ai não deve levar em conta o autor esta totalmente errardo, sobre os seus comentarios.

  • David Leal
    2011-11-26T21:54:01

    Eu ia perguntar de onde o Techtudo tirou um "garfico 5", mas lembrei, eles não analizam o PC. Acho interessante informar a plataforma. Quem jogou no PC sabe muito bem que o gráfico do jogo não é feio. No IGN ele levou nota 8 em gráfico. Sei lá, parece que as notas são tiradas no dadinho.

  • Renato Melo
    2012-02-29T09:45:02

    Essa análise é meio exagerada e totalmente fora! O game tem seus defeitos, mas o conjunto é excelente. O sistema de mira pode ser ruim em movimento no carro, mas achei melhor que GTA usando o personagem. Os gráficos estão limpos, coloridos e há detalhes legais que dão vida ao ambiente. O game consegue prender você pela diversão e variedade de customização. Há muita coisa legal no game que apaga os bugs e falta de física realista e história... Bem, quem precisa de história quando queremos é diversão? kkk O game vence pela insanidade e agrada pela falta de pudor. Pra mim tá entre os melhores!

  • Leonardo Henrique
    2012-01-03T11:01:57

    agora q percebi o saints row e melhor q o gta 1 2 3 e 5 ja o novo o 4 fica empatado

  • Leonardo Henrique
    2012-01-02T20:32:14

    GTA & SAINTS ROW são muitoooo bons os podem ser uma merda so q eu gosto (so q n são ruins) sou viciado nos 2 gosto jg dia e noite sem reclamar SAINTS ROW eu acho melhor q da pra criar seu personagem colocar fantasias nele!!!!!!

  • Carlos Constantino
    2011-12-14T12:20:04

    É disso que pecisamos, comentarios de quem tem (seja ele bom ou ruim)

  • Lucas Munhoz
    2011-12-02T15:58:08

    Achei a análise equivocada, tenho o jogo na Steam e achei os gráficos muito bons, em termos de texturas, iluminações e sombras, a modelagem dos personagens, cenários e carros também é muito boa. Claro que comparar a engine deste jogo (não lembro o nome agora) com a Euphoria (do GTA IV), é sacanagem né... Quem gosta de GTA certamente irá gostar de Saints Row, talvez ache até mais "fácil" devido a regeneração de vida, mas em termos de "coisas possiveis a se fazer", Saints Row ganha do GTA facilmente.

  • Caio Gerbelli
    2011-11-26T19:29:52

    ai eles falaram q os gráficos eram horríveis eu não achei não, o ultimo vídeo, os gráficos eram bem legais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Luiz Henrique
    2011-11-26T19:17:00

    Tem gente q vem fala mal do fifa 12 aqui e num tem noção do q eh troca uma engine(fazer outro jogo do zero). Fifa 12 vendeu 25x mais q pes o seu concorrente, em questão de jogabilidade não tem comparação e se tem alguns bugs acredito q estão trabalhando e vão lançar uma att para corrigir isso pq esse eh o melhor simulador de futebol da historia.

  • Cleiton Barbosa
    2011-11-26T18:59:09

    mano esse jogo e namoral e bom pra passar o tempo

  • Thiago Pereira
    2011-11-26T17:28:45

    Parece GTA,mas não gostei muito do game sou muito hardcore por isso não gostei dos graficos,prefiro o driver

  • William Santos
    2011-11-26T17:17:47

    Livia casa comigo :D riariariaria..! jogo muito doidão mesmo

  • Livia Sales
    2011-11-26T17:02:13

    O gráfico, de fato deixa a desejar. Achei a análise muito boa, até mesmo para quem nunca jogou, é possível conhecer o jogo sem jogá-lo. Detalhe: eu8 sou sempre a única menina a comentar aqui....kkkkkk

  • Lyvia Goncalves
    2011-11-26T17:01:27

    ai esse jogo deve ser muitooo legallllllllll

  • Wallace
    2011-11-26T16:46:55

    Jogo na minha opinião com enredo muito bom, porem os gráficos são horrorozos..

  • Andre
    2011-11-26T16:40:10

    concordo