Celular

NOTA tt
6.0

Review Samsung Galaxy 5

O Galaxy 5, ou GT i5500, é um dos membros mais simples da família Galaxy da Samsung. Seu corpo foi herdado do Corby, e suas especificações são as mínimas para rodar a maioria dos aplicativos disponíveis para o Android 2.1, que já vem instalado. Não é um aparelho para competir com topos de linha, como iPhone ou Galaxy S, mas executa bem tarefas simples como gerenciar e-mails e acessar redes sociais, além de produzir vídeos e fotos.[...]

Beline Cidral
por
em

O Galaxy 5, ou GT i5500, é um dos membros mais simples da família Galaxy da Samsung. Seu corpo foi herdado do Corby, e suas especificações são as mínimas para rodar a maioria dos aplicativos disponíveis para o Android 2.1, que já vem instalado. Não é um aparelho para competir com topos de linha, como iPhone ou Galaxy S, mas executa bem tarefas simples como gerenciar e-mails e acessar redes sociais, além de produzir vídeos e fotos.

Tela e acessibilidade

O que temos é uma tela TFT de 2.8 polegadas com resolução de 240×320 pixels em um touchscreen que não pode ser considerado perfeito, alguns botões ficam difíceis de serem acessado se forem muito pequenos e estiverem muito no canto, o que não é um problema grave, não chega a atrapalhar o uso cotidiano. Mas assistir vídeos ou usar alguns aplicativos feitos para telas maiores pode ser um pouco frustrante.

Samsung Galaxy 5Samsung Galaxy 5 (Foto: Divulgação)

Conectividade e Internet

O Galaxy 5 vem com Wi-Fi (802.11 b/g) e 3G, além de um navegador instalado de fábrica, outros como Dolphin e Opera Mini estão disponíveis para downloads grátis. A versão 2.1 do Android não permite tethering, mas com alguns aplicativos e um pouco de tempo é possível compartilhar a conexão 3G via USB ou Wi-Fi. O pequeno aparelho ainda conta com GPS (que melhora muito com o update do firmware), Bluetooth 2.0 e PC Sync.

Conexão Wi-Fi, 3G e GPS é um convite ao mar de bons aplicativos para redes sociais, com destaque para os aplicativos nativos para Facebook e Foursquare, além das muitas boa opções para Twitter como o TweetDeck, Seesmic, Twidroyd, incluindo o excelente app oficial. A integração total dos recursos do telefone com o Google é fantástica, permitindo que contatos, agenda, fotos e mais recursos sejam sincronizados automaticamente.

Câmera

A única câmera traseira de 2 megapixel, sem flash, mas com autofocus não é um ponto forte do Galaxy 5. Muitas câmeras e celulares com a mesma resolução fazem trabalho melhor. Mas se a idéia é registrar de forma rápida momentos bacanas, ou não, o aparelho faz seu trabalho. Depois, editar e compartilhar por email, FTP ou Flickr fica fácil. Para um pouco mais de diversão existem aplicativos como o Camera360 ou Vignette que vão deixar a tarefa de fotografar um pouco mais interessantes.

Galaxy 5 (Foto: Reprodução/CulturaMix)Galaxy 5 (Foto: Reprodução/CulturaMix)

 

Processador e memória

Usuários comuns não vão sentir falta de mais processamento ou memória, o suficiente para jogar Angry Birds e brincar com as fotos no Photoshop Express. A maioria dos aplicativos, ainda que feitos para Eclair vão falhar mais pela resolução da tela do que falta de memória. Os 600MHZ do processador dão conta do recado e tendem a trabalhar melhor com o update para a versão 2.2 do Android (Froyo).

Design

O Galaxy 5 herdou o design da família Corby, bonito, elegante, pequeno e feito para deslizar com suavidade no bolso na calça jeans. Ele vem na cor preta, com bordas cromadas e a logo da Google na parte traseira (embora a versão testada, e outras que tivemos acesso tenham apenas o robô símbolo do Android gravados). A tela não parece vulnerável, menos que a tampa traseira, feita de plástico que parece sofrer casa vez que é removida. Além dos quatro botões físicos tradicionais do Android (menu, home, voltar e pesquisar) existem ainda os clássicos “chamar” e “encerrar” , além de um direcional e botão de “OK” no centro.

Sistema Operacional

É o grande atrativo, além do preço, é o software do GTi5500. Ele vem com o OS aberto da Google, o Android, na versão 2.1 (update 1) e pode ser atualizado para a versão 2.2 (Froyo) a partir de dezembro de 2010, o que representa uma vantagem em relação aos concorrentes. Através do Android Market, loja oficial, é possível comprar ou baixar gratuitamente dezenas de milhares de aplicativos, além de integrar totalmente seu dispositivo com sua conta no Google.

Veja mais detalhes do Galaxy 5 no site oficial da Samsung.

Ficha técnica

Tela 2.8 polegadas
Resolução de tela 240×320
Sistema operacional Android 2.1 Eclair
Rede GSM GPRS/EDGE/3G UMTS
Processador 600MHZ
Armazenamento 100 MB memória interna / Até 16 GB com cartão de memória MicroSD
Câmera 2 megapixels
Flash não
Conectividade Wi-Fi / Bluetooth / USB
Dimensões 10,8 x 5,6 x 1,2 cm
Peso 120g
Autonomia de bateria até 9 horas em conversação (2G) e 20 dias em stand-by (2G)
Itens inclusos Aparelho / Carregador / Bateria / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo USB / Cartão de memória MicroSD 2GB / Manual e Certificado

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
7
Desempenho
5
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Android mais barato disponível.
  • * Vem com Android 2.1.
  • * Bom design.

Contras

  • * Tela muito pequena.
  • * Hardware insuficiente.
  • * Touchscreen com falhas.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolly Vimercate
    2012-01-31T19:52:59

    Yuri, coloca essa dúvida no Fórum. Com certeza você vai ter a resposta rapidinho! http://forum.techtudo.com.br/

  • Yuri Santos
    2012-01-31T19:08:08

    É possível atualizar o android 2.2 ou 2.1 desse aparelho pra o 2.3 ou para versão mais atual ?