Celular

NOTA tt
8.0

Review Samsung Galaxy 551

Rudolfh Bantim
por
em

Samsung Galaxy 551 é daquelas apostas em que você pode apontar e dizer que a fabricante acertou. A junção de um design bonito, com teclado QWERTY e um preço mais acessível era o que o mercado estava esperando. Tanto que não é tão fácil encontrá-lo em lojas físicas, somente na internet. Com poucos competidores que possuem teclado e um excelente desempenho para um processador de 600MHZ, 256MB de RAM, 160MB de memória interna e cartão de memória de 2GB, o Galaxy faz mais com menos.

Com um foco em redes sociais, conectividade e digitação, o 551 procura conquistar o público jovem que utiliza Twitter, MSN, Gtalk, Facebook e Orkut, tornando a comunicação entre seus amigos mais ágil.

Samsung 551 (Foto: Divulgação)Samsung 551 (Foto: Divulgação)

Design

O formato em barra com teclado QWERTY deslizante é o seu diferencial, pois não é comum termos aparelhos desse tipo no Brasil, podendo contar nos dedos os smartphones com o mesmo estilo. Apesar da aparência frágil o aparelho possui um designer elegante, com a tampa traseira preta brilhosa e as bordas arredondadas em cinza. Ele não é muito pesado, só 117g bem distribuídas, as medidas são: 55 x 111 x 15 mm o que permite carregar no bolso tranquilamente.

O aparelho possui nas suas bordas um botão de ligar e desligar do lado direito e botões de volume do lado esquerdo. Na frente, segue o padrão do Android com três botões, o de lista de configurações, o do meio como sendo home e o do lado direito para voltar. Em cima temos a discreta caixa de som e a nada discreta entrada para o fone de ouvido padrão 3.5mm. Logo ao lado uma coisa que gostamos muito foi à entrada micro USB que fica protegida por uma tampa que corre para o lado.

Uma falha de design foi o local de encaixe da bateria. Existe uma pequena folga, que tem feito o aparelho se desligar em alguns casos. Nos nossos testes não ocorreu, mas foi relatado por outros donos do Samsung Galaxy 551. No entanto, o problema pode ser facilmente contornado com a utilização de algum calço entre a bateria e o aparelho.

Tela e acessibilidade

O tamanho da tela de 3.2” é praticamente o novo padrão dos smartphones de entrada, com a vantagem dela ser wide para acompanhar o teclado. O touch é muito bom e nos nossos testes nem falhou, nem engasgou.

A tela possui 16 milhões de cores, mas a baixa resolução de 240 x 400 QVGA pode incomodar algumas pessoas. O Galaxy merecia uma resolução melhor, mas é compreensível que a Samsung tenha feito isso para baratear o aparelho.

Teclado

É um dos pontos fortes do Galaxy 551. Chama muita atenção por ser bonito e funcional, suas teclas possuem atalhos para mensagens, internet e até uma tecla “.com”. O teclado é confortável e permite que se digite mais rápido do que no teclado virtual. Os fãs de teclado físico não vão se decepcionar.

Câmera e áudio

A qualidade de imagem da câmera impressiona. Apesar de só ter 3.2MP possui boa nitidez com cores vivas e brilhantes para uma câmera de celular. Seu recurso de foco automático ajuda bastante para fotos tiradas a curta distância, contudo fica devendo o recurso de flash, ou seja, tirar boas fotos em ambientes de baixa luminosidade está fora de questão. Possui zoom ótico/digital de 2X, filma em QVGA até 15 quadros por segundo, mas a qualidade é somente razoável.

O áudio tem dois pontos a se destacar: a qualidade da ligação é muito boa, tanto para quem escuta como para quem fala. O outro ponto é a qualidade dos fones e das caixas de som. O fone é fraco e abaixo da qualidade da concorrência, o som das caixas de som é alto, porém estridente. O áudio é um ponto que a Samsung deve melhorar.

Samsung 551 (Foto: Divulgação)Samsung 551 (Foto: Divulgação)

Conectividade

Como um bom Android, o Galaxy 551 possui GPS, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e cabo USB. Por utilizar a versão 2.2 do Android você pode transformá-lo num roteador Wi-Fi, compartilhando a conexão 3G com outros dispositivos como notebook ou outros smartphones. Possui também um software de navegação por GPS onde você pode falar o destino para onde deseja ir e ele traça a rota.

Um ponto falho foi em relação à conexão com o computador. Testamos tanto no Windows XP quanto no Windows 7 e nos dois casos os drivers do Galaxy não foram encontrados, tendo então que entrar no site da Samsung para baixá-los. Enquanto os aparelhos Motorola e Sony Ericsson são detectados automaticamente.

Bateria

A bateria dos smartphones de hoje em dia não duram nada se comparadas aos antigos celulares que passavam, às vezes, a semana toda sem precisar carregar. Mas o Galaxy foi uma feliz surpresa, com uso restrito do 3G, uso moderado do Wi-Fi e ocasional do GPS ele durou tranquilamente mais de um dia. Dependendo do seu uso e a sua configuração de luminosidade é possível que consiga mais de dois dias.

Ficha técnica

Peso 117 g
Dimensões 111 x 55 x 15.2 mm
Bateria Li-Ion 1200 mAh
Tempo de conversa (máximo) 9hs (GSM) e até 5h (WCDMA)
Tempo em espera (máximo) 520h (GSM) e 370h (WCDMA)
Display Tela capacitiva touchscreen com 16M de cores 3.2" / Resolução de 240x400 (QVGA)
Frequência - 2G (GSM 850 / 900 / 1800 / 1900)
- 3G (HSDPA 900 / 2100)
Cartão SD 2GB

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • * Bom desempenho.
  • * Boa autonomia da bateria.
  • * Qualidade de imagens..
  • * Teclado QWERTY.

Contras

  • * Local de encaixe da bateria.
  • * Caixas de som estridentes.
  • * Aparência frágil.
  • * Drivers não são instalados automaticamente.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Alves
    2012-11-09T17:26:02

    Bem um Smartphone mediano, pontos fracos: Bateria de pouca duração, e memória interna poderia ser maior, se não fosse por estes dois quesitos daria nota 10. Mesmo com um cartão de 16 Gb pouca coisa você consegue mover para o cartão.

  • Lucas Souza
    2012-10-30T21:59:48

    esse smartphone é perfeito pra mim, pelo seu desempenho que parece ser muito bom pelo fato dele ter 600mhz e 256 de ram, e tambem pelo qwerty que acho essencial, pois vivo no facebook e é muito mais pratico digitar.

  • Ana Valentim
    2012-09-03T16:05:57

    Comprei ele no último sábado, por indicação de amigos que relataram ser um bom investimento, e realmente é, já que as redes sociais são o meu foco, o design dele é ótimo e funcional, sempre preferi os teclados físicos e isso nele é espetacular. Espero que seu Android seja atualizado logo :)

  • Pedro Freitas
    2012-02-03T21:02:47

    Esse smart é mto bom, deveria ter mais memória interna para a instalação de apps, mas isso pode ser solucionado ao instalá-los no MemoryCard. Outro ponto negativo é a falta de atualização do firmware. Ainda está com o Android 2.2. Há o manual do 2.3, mas não o software para download. Além dos fones de ouvidos serem um pouco baixos. Fora isso ele é espetacular. Recomendo.

  • Vinícius Freitas
    2011-10-23T17:17:46

    comprei a duas semanas muiot excelente só que tem um problema que não abri os aplicativos, devido não arrumaram pra min a operadora

  • Ícaro Leite
    2011-09-27T08:59:02

    Acabei de comprar o meu e estou a procura de comentários na internet sobre o mesmo.. gostei muito dele, tudo é personalizável... a única coisa que estranhei foi a bateria durando apenas 36 horas já que usava um celular que durava ao menos 5 dias, espero poder fazer alguma coisa pra melhorar o desempenho da bateria.