Celular

NOTA tt
8.2

Review Galaxy Note 3

Foblet da Samsung e irmão maior do S5, Note 3 é bonito, versátil e poderoso. Mas a câmera (e o preço) desanimam. Afinal, ele vale a pena?

Fabrício Vitorino
por
em

O Galaxy Note 3 é um dos celulares mais poderosos do planeta, e nada melhor que um longo review para comprovar isso. Ok, talvez "celular" não seja a palavra correta, já que o top da Samsung reinventou a categoria foblet, com sua tela de 5,7 polegadas. Grande? Caro? Versátil? Poderoso? Veja como o "all-in-one" de bolso da gigante coreana se sai nos testes.

Qual é o foblet com melhor custo-benefício?Opine no Fórum do TechTudo

Galaxy Note 3: tela e poder do hardware ainda são ponto alto do aparelho (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy Note 3: tela e poder do hardware ainda são ponto alto do aparelho (Foto: Luciana Maline / TechTudo)



Design

Bom, é um telefone grande. Maior que um celular, menor que um tablet, o que faz com que o usuário não se sinta constrangido de colocá-lo na orelha e atender ligações. Se não cabe no bolso frontal da calça (e por vezes nem no traseiro), ele vai bem nos bolsos internos e nas bolsas de mulheres - provavelmente vai ser mais fácil achá-lo.

Parte traseira do Note 3 imita o couro, ajudando a melhorar a pegada (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Parte traseira do Note 3 imita o couro, ajudando a melhorar a pegada (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

Na frente, na parte inferior, o velho botão home da Samsung, e no topo, os sensores e a câmera frontal. Nas laterais ficam os botões de controle de volume e liga/desliga. Acima, a entrada P2 para fones, o microfone e o infravermelho. Abaixo, a porta micro USB 3.0, o microfone, o compartimento da Stylus S Pen e um inusitado alto-falante - que as fabricantes insistem em experimentar. Na posição do Note 3, por exemplo, é fato que as mãos irão abafar os falantes. Ou seja…

Sensores na parte superior frontal do Note 3, junto com a câmera (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Sensores na parte superior frontal do Note 3, junto com a câmera (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Botão físico na base do Note 3 segue por lá (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Botão físico na base do Note 3 segue por lá (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


O Galaxy Note 3 parece lançar uma nova identidade visual da Samsung para seus tops. Ele é praticamente um irmão maior do Galaxy S5, e a semelhança se dá até mesmo no material. A tampa traseira, feita com o polêmico policarbonato (leia-se plástico), tem a tendência de irritar usuários. Mas o material tem a vantagem de absorver melhor os impactos, deformar menos e ser mais barato e fácil na hora da reposição.

Ainda na linha "identidade global", as bordas metálicas do aparelho, com seus pequenos vincos, também é pegadinha: parece alumínio, mas também é policarbonato. Novamente, isso contribui para a leveza do aparelho.

Detalhe da borda "metálica" do Note 3 e seus vincos (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Detalhe da borda "metálica" do Note 3 e seus vincos (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

A pegada é surpreendente: quando olhamos o Note 3, a primeira coisa que se pensa é "não vai dar". Mas dá. Mãos menores terão dificuldades para operar, mas uma vez que se acostuma, é até difícil voltar para os smarts tamanho convencional. Ainda assim, o Note 3 tem 8 cm de largura, contra 5,8 cm do iPhone, por exemplo. Por ser razoavelmente fino (8,3 mm), sua pegada é confortável e a traseira, de material que emula algo como um couro, o deixa firme nas mãos, com pouco risco de escorregões.

Note 3 tem pegada firme e, com boa vontade, dá para usar apenas com uma das mãos. Mas requer prática (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Note 3 tem pegada firme e, com boa vontade, dá para usar apenas com uma das mãos. Mas requer prática (Foto: Luciana Maline / TechTudo)




Desempenho

O Galaxy Note 3 tem configurações de respeito: processador Snapdragon 800 quad-core, rodando a 2,3 GHz, com 3 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 330. Com este poder de fogo, qualquer app ou jogo disponível simplesmente voa. O aparelho vem com opções de 16 GB ou 32 GB de memória interna, (expansível com microSD), tela 5,7 Super Amoled, resolução Full HD de 1920x1080 pixels. Pesa 168 g, tem câmera trasera de 13 megapixels e frontal de 2 megapixels. Tudo isso alimentado por uma generosa bateria de 3.200 mAh.

Note traz muitas opções de sensores para o usuário em seu Android nativo (Foto: Reprodução)Note traz muitas opções de sensores para o usuário em seu Android nativo (Foto: Reprodução)


Tudo isso roda o Android KitKat 4.3, atualizável, mas também a pesada, cansada e lenta TouchWiz, interface modificada do sistema Google para a Samsung. Esse talvez seja o maior inconveniente do Note 3: uma cara de smartphone ultrapassado. E uma penca de aplicativos embarcados à revelia do dono.

Tanto para quem vai fazer um uso pesado - com jogos, aplicativos, câmera, vídeos, multitarefa -, quando quem vai apenas mandar mensagens, telefonar e tirar algumas fotos, o Note 3 não desaponta. É sempre fluido, confiável, não trava e não engasga. Nos testes de benchmark, realizados com os aplicativos AnTuTu e Vellamo, o Note 3 sempre figura no topo. 

Desempenho do Note 3 é top, mas poderia ser melhor sem a pesada interface TouchWiz (Foto: Reprodução)Desempenho do Note 3 é top, mas poderia ser melhor sem a pesada interface TouchWiz (Foto: Reprodução)


E a GPU Adreno 330 é garantia de felicidade para os gamers. Desde os mais simples, como os joguinhos de cartas, até os mais pesados, como Asphalt 8: Airborne, rodam sem o menor problema, sem quedas no framerate e sem esquentar muito - ponto crítico em qualquer outro aparelho. 

Mas o grande diferencial do Note 3 - além da tela, claro - ainda é a possibilidade de trabalhar com a velha "canetinha" stylus S Pen. Com o acessório, é possível escrever, comandar, desenhar e configurar o celular. O celular vira uma central completa de entretenimento e funcionalidade, para agradar a todos os perfis de usuários.

Interface da S Pen é muito útil e permite uma gama de interessantes funções (Foto: Reprodução)Interface da S Pen é muito útil e permite uma gama de interessantes funções (Foto: Reprodução)
Escrevendo com a S Pen no aplicativo de notas do Galaxy Note 3 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Escrevendo com a S Pen no aplicativo de notas do Galaxy Note 3 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)



Tela

Com 5,7 polegadas de tamanho - 0,2 polegada a mais que o modelo anterior -, resolução de 1920×1080 pixels, densidade de 386 ppi e tecnologia Super Amoled Full HD, a tela do Note 3 é de primeiríssima linha. As cores são vivas, o brilho equilibrado permite a visualização mesmo em ambientes com muita luz e é possível ver as imagens de qualquer ponto que se olhe a tela.

O recurso de diminuir a tela do aparelho, para permitir a operação com apenas uma das mãos, não é lá muito prática. E, na verdade, puuca gente aprendeu a usá-la ou mesmo usa com frequência. Mas se você quiser experimentar, basta ativar a opção "operação com uma mão", que reduz o espaço útil do aplicativo e "encolhe" sua interface.

Galaxy Note 3 permite que a tela seja reduzida para facilitar o uso (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy Note 3 permite que a tela seja reduzida para facilitar o uso (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Para quem gosta de ler (e um foblet tem essa inclinação natural), a tela pode incomodar, com seu excesso de brilho e cores. Porém, um recurso interessante é a possibilidade de escolher entre cinco modos de tela, que equilibram a saturação, brilho e cores para situaçãoes diferentes. Para livros, o modo extremo de leitura ameniza muito o desconforto de horas lendo ao foblet.

Câmera 

Com 13 megapixels e flash LED, a câmera principal do Note 3 é boa. Apenas isso. Em termos de qualidade, ela está entre o sistema presente no Galaxy S4 e no S5, sendo que já permite a captura de vídeos e fotos em 4K. No fim das contas, porém, o recurso ainda não se provou muito útil. E tem um grande empecilho: o uso agressivo do hardware durante o processamento das imagens de até 4128 x 3096 pixels, o que promove um exagerado superaquecimento e consequente alto gasto da bateria.

Uso da câmera no Note 3: de dia, bom resultado. Mas aparelho se complica com pouca luz (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Uso da câmera no Note 3: de dia, bom resultado. Mas aparelho se complica com pouca luz (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

Durante o dia, as fotos do Note 3 são boas. Como a maioria dos smartphones, não há controles manuais e tudo acaba chapado, em primeiro plano, não transmitindo a sensação de profundidade. Em boas condições de luz, temos cores vivas, detalhes e pouco ruído. Já em fotos noturnas, o resultado é frustrante: granulação, deformação e falta de definição.

Em baixas condições de luz, Note 3 se perde e estoura a foto. O resultado é frustrante (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Em baixas condições de luz, Note 3 se perde e estoura a foto. O resultado é frustrante (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)
Foto do Galaxy Note 3 (com lupa) (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Câmera do Note 3 tende a achatar a imagem (reduzir perspectiva) e tem baixo grau de detalhamento, saturação e contraste (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Em vídeos, o Note 3 também tem desempenho mediano. Para um aparelho deste porte, fica faltando uma estabilização de imagens minimamente eficiente, e um jogo de lentes que permitisse uma maior profundidade e definição. 

No geral, a câmera do Note 3 é boa. Acima da média dos smarts de sua geração, mas abaixo de concorrentes como LG G2, Xperia Z2 e os Lumias tops de linha. Em pouca luz, o Note 3 fica atrás ainda dos iPhones, que tradicionalmente têm nas fotos noturnas seu ponto fraco, de outros aparelhos apenas medianos no quesito, como os Moto X e Moto G.

Custo-benefício

O Galaxy Note 3 não é um aparelho popular. Longe disso, aliás. Custa mais que bons tablets e bons notebooks. Mas seu diferencial é justamente esse: ter ao alcance das mãos um hardware poderoso, que ofereça uma gama de conectividade, opções de entretenimento e multimídia, com autonomia de bateria. 

Galaxy Note 3: grande, mas confortável de usar com uma ou duas mãos (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy Note 3: grande, mas confortável de usar com uma ou duas mãos (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Enquanto seu tamanho pode ser um ponto positivo ou negativo, dependendo do gosto do usuário, não há como discutir que seu hardware vai permanecer top por um longo tempo. Sua tela é excelente, o aparelho é bonito, resistente e versátil. Como pontos fracos, a câmera e a TouchWiz, interface da Samsung, que consome muita memória inutilmente. 

Custando sempre acima de R$ 2 mil (ele chegou ao Brasil sendo vendido a R$ 2.900), ainda é uma bela opção para usuários peso-pesado, como gamers ou quem faz do smartphone sua ferramenta de trabalho. O Note 3, se não é para muitos, é artilharia pesada e confiável para qualquer missão. 

Especificações do Galaxy Note 3 (Foto: Arte/TechTudo)Especificações do Galaxy Note 3 (Foto: Arte/TechTudo)



Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
8
Desempenho
10
Tela
9
Câmera
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Qualidade da tela Full HD;
  • Hardware de ponta;
  • Presença da S-Pen;
  • Boa pegada.

Contras

  • Interface Samsung pesada;
  • Câmera deixa a desejar;
  • Preço.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Souza
    2014-10-07T17:12:48  

    Mais uma prova de que hardware não é nada sem um bom software e isso o iOS é sem dúvida muito superior ao Andróid!

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-10-07T17:12:48  

      Wagner Andrade E VC PARECE UM GAY SE COMPARADO A MIM..KKKKKKK APPE OS PREFERIDOS DE MULHERES E CLASSE GLS.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-10-07T17:12:48  

      IOS é um sistema para burros que não conhecem tecnologia. Quem tem Android faz o proprio sistema. Temos esse poder. Aliás! Pelo que você diz o IOS é perfeito e não tem BUGS!!! Só rindo kkkkk

  • José Rodrigues
    2014-10-07T17:15:19  

    Algum idiota ainda dúvida que tudo que a Samsung fez foi copiar a Apple?

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-10-07T17:15:19  

      ALGUM IDIOTA ACHA DE EIPOL. É CELULAR PRA HOMEM...CLARO QUE NÃO..KKKKK EIPOL. É PARA MULHERES E CLASSE GLS. KKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-10-07T17:15:19  

      Meu amigo joão rodrigues vc tá muito por fora. não é cópia e sim uma briga antiga. antes quem desenvolvia os processadores dos Iphones era a Samsung. então para quem não sabe o Iphone tem o dedo da Samsung. A Samsung tem o dedo no projeto do Iphone. por isso que tá essa briga.e vai continuar rsrs

  • Wagner Andrade
    2014-10-07T21:24:28  

    O NOTE 3 JA DA UMA SURRA NO XING LING PRANCHA DE 5.5. POLEGADAS DA EIPOL....CHUPA BIBINHAS DA EIPOL.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-10-07T21:24:28  

      sinceramente comentários idiotas de pessoas acéfalas como o seu não ira mudar o fato que a apple e melhor meu caro

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-10-07T21:24:28  

      sinceramente comentários idiotas de pessoas acéfalas como o seu não ira mudar o fato que as Custom Roms e melhor.

  • Bruno Henrique
    2014-10-12T11:58:47

    Calma pessoal nao tem esse negocio de apple aquilo e samsung e aquilo, eles nao ligam para o que vcs pensam!!!! Compre o que vcs acharem melhor ou nao comprem. Que ridiculo ficarem discutindo sobre marca de celular.

  • Joao Neto
    2014-10-07T13:47:36  

    Lixo de plástico! Roda sistema emprestado e não tem tecnologia de 64 bits. Totalmente ultrapassado!

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-10-07T13:47:36  

      Rafael Soares, o iPhone 6 entorta de inveja os usuários do sistema Androga. kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-10-07T13:47:36  

      José Rodrigues você está totalmente por fora. Não sou fã de samsung, motorola, sony ou Apple. Eu estava no lançamento do Iphone 6/Plus e ninguém viu nada inovador. Aliás lançou um relógio fone que vários tem faz tempo. Apple devia lançar um celular para trazer o Steve Jobs de volta. A Apple morreu com ele e perdeu o trunfo da inovação.

  • Rafael Lima
    2014-10-07T19:22:05  

    Cedo ou tarde a bateria do celular vai pegar fogo, é uma questão de tempo! Todo Samsung Galaxy pega fogo. Depois não diga que não avisei!

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-07T19:22:05  

      Uns entortam, os Androides pegam fogo e matam a família inteira! Lixos de plástico incendiantes!

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-07T19:22:05  

      Nunca tive problemas com com aparelhos Samsung, estou no segundo. A Apple tambem é boa, mas fica para tras na parte de sistema, que é basico para que possam lançar aparelhos com menor processador.

  • Gabriel
    2014-10-08T08:57:41

    Ignorando os trolls e flamers, o Note 3 tem a tão esperada fluidez de uso presente nos aparelhos Apple. O conjunto de hardware é fantástico, me surpreende a cada uso. O grande porém é realmente o Touchwiz. Parece que a Samsung está mais preocupada em colocar sua branding (mudando o visual original do Android) do que fazer algo realmente atrativo. Funcionalmente o sistema é ok (muito melhor que o iOS), mas parece que falta algo. Discordo da matéria sobre a câmera, o grande problema dela é, denovo, o software da Samsung. A tela é embasbacante, difícil não abrir um sorriso. Dá pra achar a R$1900.

  • Lavosier Barbosa
    2014-10-08T08:55:36

    Só os Retardados FanBoys paga pau para a APPLE. Põe uma Custom Rom e um Abraço. supera OS e TouchWiz da samsung

  • Fabio Maiche
    2014-10-07T16:04:55  

    Meu note 3 9005 está batendo + de 40 mil pontos no antutu.... mesmo desempenho do S5 que foi lançado depois.

    recentes

    populares

    • Fabio Maiche
      2014-10-07T16:04:55  

      Foi mal ai, o iPhone 6 com processador dual core e 1 gb da Ram ta batendo 49075 pontos no Antutu. Varios nucleos e 3gb de Ram nao significam nada qdo o sistema operacional pesa tanto quanto uma baleia

  • Andre Fontineli
    2014-10-08T00:33:44

    viva o HTC

  • Cuca Beludo
    2014-10-07T20:03:45

    SAMSUNG ME DÁ NOJO, APPLE FOREVER...!!!

  • Jacques
    2014-10-07T21:33:47

    Mas que lixo velho!!! Só não tem ferrugem porque a porcaria asiática é de plástico.

  • Julio Salles
    2014-10-07T22:38:44

    Novo Zenfone está chegando....dia 15/10/2014

  • Joao Silva
    2014-10-07T16:50:43

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .............Que celular comedia, interface pra lá de complicada e poluida, touch screem horrivel muito lento, e é impressionante como ainda tem muita gente por ai que se deixa iludir com esse tipo de produto e marca.

  • Daniel Vack
    2014-10-07T20:38:04

    Não quero ninguem brabo, mas desculpa, tenho um xperia

  • Monsenhor Razão
    2014-10-07T16:16:47

    Jabá. (Pesquise na Wikipédia) Alguém na redação levou um pouquinho de $$$$$$$ pra casa.

  • Arlindo Gomes
    2014-10-07T19:02:18

    JOÃO NETO, outro vivendo na era do FUSCA, acordem!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk

  • Marcos Rocha
    2014-10-07T17:21:30  

    mas acabou de sair o note 4! não entendi esse review fora de época

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2014-10-07T17:21:30  

      Meu amigo, o pp titulo diz tudo, "anterior ao Iphone 6" e a pergunta acima "sera que vale a pena?" O que o escriva queria concluir e que comparado com o Iphone 6 para ele nao vale a pena comprar o Note 3, são opiniões, embora o custo dele ja esteja em 50% do possivel custo do novo Iphone 6 Plus, ou seja se encontra por R$1700 reais. A pergunta correta seria, vale a pena comprar um Iphone 6 plus por mais de R$3000 reais quando se encontra este smartphone por metade do preço?

  • Arlindo Gomes
    2014-10-07T18:59:51

    THIAGO SOUZA acorda, vc ainda está vivendo a era do fusca. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tiago Costa
    2014-10-07T16:30:40  

    Já saiu o Note 4... e o techtudo faz um (esquisito) review do Note 3. Pode isso arnaldo?

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-10-07T16:30:40  

      matéria paga

  • Rômulo
    2014-10-07T17:23:51

    A câmera é ruim em ambientes pouco iluminados? Com ctz a culpa é da Dilma e do PT.

  • Davi Teixeira
    2014-10-07T17:19:54

    DEPOIS q usa um note nao da pra usar aqueles celulares que o display parece uma tela de calculadora...

  • Fabio Maiche
    2014-10-07T17:09:13

    Note 3 está 1.8K no Wallmart, só procurar pelo google.

  • Rafael Soares
    2014-10-07T16:50:44

    Tenho o Note 2 e não tenho do que reclamar. Pelo menos nunca entortou!!! Mesmo sendo de plástico. Não tenho nada a favor da samsung, mas o celular funciona de boa. Em breve pego o note3. Quando ficar barato.rs

  • Tiago Costa
    2014-10-07T16:30:40

    Já saiu o Note 4... e o techtudo faz um (esquisito) review do Note 3. Pode isso arnaldo?