Celular

NOTA tt
7.0

Review Samsung Galaxy Pro

Comentamos nesse review as nossas impressões sobre o modelo, que recentemente fez a sua estreia no mercado brasileiro.

Eduardo Moreira
por
em

Em março de 2011, a Samsung expandiu a sua proposta de aparelhos da linha Galaxy, com quatro novos modelos que contavam com especificações técnicas mais modestas, mas que contam com o mesmo conceito do bem sucedido Samsung Galaxy S. Um desses modelos, o Samsung Galaxy Pro, foi apresentado aos leitores do TechTudo na época do seu lançamento (clique aqui para ler), e agora, testamos o aparelho de perto, e comentamos nesse review as nossas impressões sobre o modelo, que recentemente fez a sua estreia no mercado brasileiro.

Design

O Samsung Galaxy Pro tem linhas quadradas, e para muitos usuários, esse é um design "feio" e "antiquado", principalmente em um universo de aparelhos com tela de toque. Mas, como a sua proposta é o gerenciamento de eventos e compromissos com praticidade, o teclado físico QWERTY é muito bem-vindo. O digitar das teclas é um pouco mais duro do que os teclados QWERTY de aparelhos da Nokia, mas é uma questão de tempo para que o usuário se adapte a isso.

Aliás, o modelo se parece muito com o Motorola MB502 (ou Motorola Charm), lançado no ano passado, e outros fabricantes como LG e Motorola "se inspiraram" nesse formato para lançar as suas soluções de telefones com teclado físico. De qualquer modo, o Galaxy Pro oferece um ótimo agarre para digitação de textos, além de ser fino e leve para ser transportado de forma cômoda no bolso.

Samsung Galaxy Pro (Foto: Divulgação)Samsung Galaxy Pro tem teclado QWERTY (Foto: Divulgação)

Funcionalidades

A principal funcionalidade do Samsung Galaxy Pro é o seu teclado QWERTY físico, que permite um digitar mais prático e preciso que os teclados virtuais. Apesar das teclas apertadas e com uma distribuição relativamente confusa, o teclado é confortável para o uso, até mesmo para aqueles usuários que possuem polegares maiores.

Os recursos de gerenciamento de contas e sincronismo de dados funcionam muito bem, e podem ser controlados de forma simples pelo usuário, com um simples clique nos widgets disponíveis na tela. Os quatro botões de comando do Android podem atrapalhar um pouco a digitação no começo, mas é uma questão de tempo para você se acostumar com o layout do teclado (que é um pouco diferente das outras propostas, já que a tecla SHIFT está na extremidade inferior esquerda).

Outro ponto negativo (porém, compreensível) é a sua câmera, que apesar de contar com foco automático, é de apenas 3 megapixels. Porém, estamos falando de um aparelho com ar corporativo, e historicamente, esse tipo de aparelho nunca teve uma câmera dedicada para fotos.

Desempenho

O Samsung Galaxy Pro conta com um processador de 800 MHz e sistema operacional Android 2.2. Essa combinação garante um desempenho satisfatório ao smartphone, com uma performance fluída e com poucos travamentos. Porém, isso não impediu que o aparelho reiniciasse algumas vezes, em virtude de sua baixa quantidade de memória RAM (279 MB) e baixa quantidade de memória para instalação de programas (181 MB).

É altamente recomendado que os usuários configurem o Galaxy Pro para instalar os aplicativos diretamente no cartão de memória, o que garante um melhor desempenho e uma maior possibilidade de instalação de novos aplicativos. O processo é relativamente simples e aumenta consideravelmente as possibilidades do seu dispositivo.

Outros problemas detectados foram na qualidade de suas conexões do WiFi e do GPS. A recepção do WiFi é mais fraca que opções dos concorrentes, com um sinal fraco em locais com duas ou três paredes de intervalo.

Já o seu GPS não funcionou de forma plena em aplicativos como o Google Maps ou o Foursquare, não registrando o ponto de localização do usuário, deixando como opção mais funcional a localização por triangulação de antenas da rede móvel. Os usuários menos experientes terão dificuldades em configurar o GPS para funcionar de forma adequada.

Custo-benefício

Entendemos que o Samsung Galaxy Pro vai satisfazer aos usuários corporativos, que querem uma maior praticidade para enviar e receber e-mails e textos mais longos. Também atende ao nicho dos usuários que são mais conservadores, e que se sentem mais produtivos nas redes sociais com um teclado QWERTY físico.

Seu preço o coloca na linha de dispositivos intermediários, sendo um pouco mais caro que modelos dedicados à internet e multimídia. É um modelo que o usuário precisa estar ciente de seu gosto nos dispositivos móveis e a maioria pode achar que teclados físicos em smartphones é coisa da década passada.

Ficha técnica

Tela 2,8 polegadas
Resolução de tela 240 x 320 pixels
Sistema Operacional Android 2.2 (Froyo), com interface Samsung TouchWiz
Rede quadriband GSM (850/900/1800/1900) e HSDPA 2100
Processador 800 MHz
Armazenamento 512 MB (181 MB para instalação de aplicativos)
Câmera 3 megapixels, com foco automático
Flash Não
Conectividade WiFi 802.11 b/g/n e A-GPS
Dimensões 108,6 x 66,7 x 10,65 mm
Peso 103,4 g
Autonomia de bateria até 620 horas em standby, e até 11 horas de conversação

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Android 2.2.
  • *Teclado QWERTY físico.
  • * Design compacto.

Contras

  • * Baixa resolução da tela.
  • * WiFi com baixo desempenho.
  • * GPS com baixo desempenho.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Larissa Ferreira
    2012-12-04T17:18:06

    Olá. Estou com dúvida entre este modelo da Samsung Galaxy Pro, e o da Motorola,o MB502. Caracteristicas que procuro são: duração de bateria, bom desempenho na conexão do wi-fi, fácil mauseio. Mas como sou leiga no assunto, gostaria que opininassem sobre, e até pudessem me sugerir outro que sana tais necessidades citadas. Obrigada, desde já.

  • Wesley Santos
    2011-09-17T11:50:20

    Celular muito bom, com dois grandes defeitos; baixa qualidade do wi fi e baixa automonia da bateria.