Celular

NOTA tt
6.4

Review Galaxy S Duos

O Galaxy S Duos é smartphone para necessidades básicas. Com hardware modesto e câmera limitada, o aparelho da Samsung é uma boa opção somente para quem busca realizar ligações, navegar na Internet e baixar aplicativos e jogos bem simples.

Elson de Souza
por
em

O Galaxy S Duos é um smartphone dual-chip Android da Samsung que promete agradar quem usa chips de operadoras diferentes ou tem números com diferentes finalidades. Vendido por cerca de R$ 700, o aparelho é uma variante do primeiro top de linha da empresa: o Galaxy S, mas com design renovado. Confira o review do Galaxy S Duos preparado pelo TechTudo.

Galaxy S Duos é um dual-chip da Samsung com Android 4.0.4 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos é um dual-chip da Samsung com Android 4.0.4 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)




Design

Mesmo não sendo um top de linha, o Galaxy S Duos chega com a aparência muito parecida com a do Galaxy S3 . O smartphone tem tela de 4 polegadas, cantos arredondados e encaixe muito confortável às mãos do usuário. Além disso, seus botões de ligar/desligar e controle de volume têm fácil acesso pelos dedos do usuário.

Galaxy S Duos tem design do S3 e encaixe confortável nas mãos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem design do S3 e encaixe confortável nas mãos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Um grande problema do S Duos é a sua aparente fragilidade, já que seu corpo é feito de plástico e a parte frontal é totalmente coberta por vidro, que não é Gorilla Glass. Sendo assim, fica difícil acreditar que o smartphone resistirá a uma queda mais forte. Outro componente que chama atenção é a tampa da bateria, que, de tão fina, dá até medo de manusear.

Galaxy S Duos tem tampa traseira muito fina e de difícil manuseio (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem tampa traseira muito fina e de difícil manuseio (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A Samsung parece ter se preocupado em facilitar a vida do usuário ao colocar as entradas para os dois chips no mesmo lugar, sem exigir que a bateria seja removida para a troca. No entanto, uma vez colocados, é bastante difícil retirar os SIMs, já que a posição deles dificulta a tração com os dedos do usuário.

Galaxy S Duos traz slots que dificultam a retirada dos chips (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos traz slots que dificultam a retirada dos chips (Foto: Elson de Souza/TechTudo)





Tela

O Galaxy S Duos traz uma tela TFT de 4 polegadas com resolução 800 x 480 pixels e densidade de 233 ppi. A qualidade é padrão para os dispositivos dessa faixa de preço, sendo muito semelhante ao display do Razr D3, mas perdendo pela falta da proteção a riscos e quedas Gorilla Glass. Outra ausência marcante é a tecnologia Super AMOLED, que ofereceria uma tela de melhor qualidade.

Funcionalidade dual-SIM

Mesmo sendo um aparelho com o recurso Dual-SIM nativo, é preciso destacar que o recurso recurso apresenta algumas limitações. Por exemplo, o S Duos pode até trabalhar com os dois números ativos, mas a função depende da operadora. Durante os testes, não foi possível ativar essa função usando um chip pré-pago da TIM e um pós-pago da Oi. Por esse motivo, o smartphone não conseguiu receber chamadas em um número enquanto se ligava com o outro.

Galaxy S Duos oferece a opção de personalizar o uso do dual-chip (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos oferece a opção de personalizar o uso do dual-chip (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Ao inserir o segundo chip no aparelho, o sistema mostra uma janela de configuração, onde é possível inserir informações de ambos os SIMs, configurar padrões de utilização para dados e voz, entre outros. É possível configurar o S Duos para receber chamadas enquanto se usa um dos chips para acessar internet, porém isso deixa a velocidade mais lenta.

Sistema operacional

O S Duos vem equipado com o Andorid 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Apesar de ser um sistema operacional relativamente novo, essa versão decepciona pela falta de alguns recursos interessante como o Google Now, presente apenas a partir da edição 4.1 (Jelly Bean).  No geral, o sistema roda bem, mas deve aumentar a desvalorização do seu smartphone.

Galaxy S Duos traz Android mais antigo com poucos aplicativos nativos instalados (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos traz Android mais antigo com poucos aplicativos nativos instalados (Foto: Elson de Souza/TechTudo)





Desempenho

O Galaxy S Duos traz um processador single-core Snapdragon de 1 GHz e 768 MB de memória RAM, conjunto suficiente para rodar tarefas básicas e aplicativos mais simples. O smartphone da Samsung também consegue rodar jogos mais simples, como o Temple Run 2, mas seu hardware modesto faz com que as telas de carregamento (load) dure mais do que o de costume.

Galaxy S Duos supera Xperia J em teste de desempenho, mas perde para Razr D3 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos supera Xperia J em teste de desempenho, mas perde para Razr D3 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

No teste de desempenho AnTuTu, o S Duos obteve 4116 pontos. O valor é levemente superior aos 3.961 pontos alcançados pelo Xperia J , mas muito abaixo dos 7.343 pontos alcançados pelo rival dual-chip Motorola Razr D3.

Outro problema gravíssimo é a armazenamento: 4 GB, mas com somente 1,8 GB disponíveis para o usuário. Com esse espaço, é certo que o usuário precisará de um cartão de memória, se quiser guardar suas músicas, fotos e vídeos no celular.

Galaxy S Duos tem memória interna muito pequena disponível para o usuário (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem memória interna muito pequena disponível para o usuário (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A economia em hardware da Samsung, ao menos, tem impacto positivo em um importante quesito: a bateria. O Galaxy S Duos resistiu facilmente a mais de 12 horas de uso intenso. Em stand-by, o aparelho chega a durar quase dois dias longe das tomadas.

Câmera

No geral, o Galaxy S Duos produz boas imagens tanto em ambientes claros como em escuros, em comparação com seus concorrentes diretos. As fotografias feitas no smartphone da Samsung, por exemplo, geraram cores mais vivas do que as produzidas no Motorola Razr D3.

Galaxy S Duos tem fotos melhores que as do Razr D3, mas app da câmera é muito simples (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem fotos melhores que as do Razr D3, mas app da câmera é muito simples (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Os vídeos decepcionam na resolução: VGA a 30 quadros por segundo. Além disso, a câmera do S Duos tem foco fixo e não possui botão físico dedicado, o que dificulta a experiência do usuário. O aplicativo de câmera peca por ser simples demais.

Multimídia

Galaxy S Duos tem fones de ouvido com boa qualidade e dois players nativos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem fones de ouvido com boa qualidade e dois players nativos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O S Duos traz um alto-falante traseiro de qualidade mediana, com reprodução em volume razoável e sem grandes distorções. Já os fones de ouvido auriculares possuem boa qualidade, apesar de serem simples. O smartphone traz dois reprodutores nativos: um da própria Samsung e o Play Music, do Google. Uma escolha que aumenta, ainda mais, o problema de armazenamento do telefone.

Nota TechTudo

NOTA tt
6.4
Design
7
Desempenho
5
Tela
7
Câmera
7
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • Encaixe confortável nas mãos;
  • Personalização de dual-chip;
  • Bateria durável;
  • Boa reprodução de músicas.

Contras

  • Design frágil;
  • Android desatualizado;
  • Hardware modesto demais;
  • Armazenamento muito pequeno;
  • Foco fixo e vídeos em VGA.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Josimar Luiz
    2014-02-09T14:17:03

    Tenho um, já sofreu varios tombos e nunca quebrou nem trincou nada, todo smatphone é mais frágil mesmo, até NOKIA são...

  • Thalia Matos
    2014-12-02T10:26:22

    Tenho um,eu gostei do aparelho ele aprenta ser fragil mais é bem resistente,a bateria é otima e é bem simples de usar