Celular

NOTA tt
8.0

Review Galaxy S2 Lite

O Galaxy S2 Lite, pelo que seu nome indica, deveria ser uma versão muito mais básica do clássico Galaxy S2. Mas o aparelho superou o fardo de ser um genérico e conseguiu surpreender muito positivamente. Confira o review preparado pelo TechTudo.

Marlon Câmara
por
em

O Galaxy S2 Lite é considerado uma versão mais simples e barata do já clássico Galaxy S2, grande sucesso de mercado em 2011. Com tela menor e especificações mais básicas que o irmão, o modelo tinha tudo para ser um smartphone Android mediano que aproveitou um nome de peso, mas o aparelho surpreende e, apesar de inferior, chega a ser comparável com o original em vários aspectos. Confira o review do Galaxy S2 Lite preparado pelo TechTudo.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung Galaxy S2 Lite roda sistema Android (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Design

Apesar de contar com um desenho mais antigo da Samsung - o "pretinho básico", que foi muito criticado por parecer uma cópia do iPhone -, o S2 Lite é muito elegante e bem confortável de se utilizar. O aparelho não chega a ser leve (120 g), mas seu peso não incomoda no dia a dia. Além disso, por ser menor do que o do Galaxy S2 original, encaixa perfeitamente na mão e proporciona ótima usabilidade.

A parte frontal do S2 Lite é bem semelhante à do Galaxy S2, mas menor e com um botão físico diferente. Já atrás, o aparelho leva uma tampa de plástico com textura que, embora não pareça ser muito resistente, é removível e bem bonita. Na lateral, o modelo apresenta os básicos botões de volume e de liga/desliga, e não tem uma espessura muito atraente (9,7 mm).

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung Galaxy S2 Lite tem visual parecido com o S2, mas com dimensões menores (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Tela

Talvez o maior destaque do Lite seja seu display que, para um aparelho de preço razoável, surpreende. A tela Super AMOLED tem 4 polegadas - um tamanho com uma média interessante para realizar qualquer atividade com o celular - com resolução 480 x 800 pixels (exatamente a mesma do Galaxy S2 original, mas com uma densidade melhor), e ainda possui uma leve curvatura, que a deixa bem elegante.

Na prática, o display mostra imagens com ótima definição e muito bem iluminadas. Com ele, é possível ler textos com letras pequenas com tranquilidade, além de visualizar fotos e vídeos de alta resolução com perfeição. Apesar de os pixels no display serem muito visíveis e as cores não terem tanta fidelidade quanto em outros modelos - muitas vezes puxando demais para o azul ou para o vermelho -, as imagens são excelentes.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung Galaxy S2 Lite tem visor que apresenta imagens com boa definição (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A sensibilidade do toque da tela do S2 Lite também é ótima. Somada às boas especificações do aparelho, as telas rolam com facilidade e o display dá respostas muito rápidas aos comandos feitos com os dedos.

Sistema operacional

O Galaxy S2 Lite conta com o sistema Android na versão 2.3 Gingerbread. Apesar de ter sido uma edição muito popular da plataforma, ela está muito desatualizada, já que a grande maioria dos aparelhos de 2012 - ano de lançamento do modelo - traziam o sistema 4.0 Ice Cream Sandwich. Felizmente, a Samsung liberou atualização do S2 Lite até a versão 4.1.2 Jelly Bean, a penúltima disponibilizada pelo Google.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Galaxy S2 Lite é equipado com a personalização TouchWiz de sistemas da Samsung (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Um dos pontos negativos do aparelho é algo bem comum nos dispositivos da Samsung: excesso de apps pré-instalados. Estes aplicativos não podem ser deletados e, em sua maioria, são bem inúteis. Ou seja, só servem para encher a memória do dispositivo e para poluir o menu do Android.

Além disso, a interface TouchWiz - própria da Samsung - do Android 2.3 é bem fraca, com ícones grandes e aparência um pouco infantil. Claro que este quesito conta com a opinião do usuário, mas no geral a aparência do Android da companhia sul-coreana é feia e pouco moderna.

Desempenho

As especificações do S2 Lite são muito interessantes: processador Cortex-A9 dual-core - o mesmo do Galaxy S2 - rodando em 1 GHz, 768 MB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, expansível com cartão microSD. Apesar de ser inferior, principalmente na memória RAM, a vários outros modelos na mesma faixa de preço, o hardware do aparelho é muito bom e garante um funcionamento excelente nas funções diárias.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung Galaxy S2 Lite tem bom desempenho geral mas com baixo espaço interno (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O baixo armazenamento interno pode ser um problema para quem gosta de encher o smartphone de aplicativos, músicas, vídeos e arquivos, mas como o aparelho possui suporte a cartões de memória de até 32 GB, os usuários não precisam se desesperar.

Para quem gosta de jogos, é possível aproveitar o grande acervo que a loja do Android oferece com bastante satisfação. O aparelho roda perfeitamente os games mais básicos, como Angry Birds e Temple Run, mas também tem bom desempenho naqueles mais pesados, com gráficos complexos e em 3D.

No geral, é bom não abusar do funcionamento do S2 Lite, já que com muitos apps pesados abertos ele pode começar a apresentar lentidões e travamentos. Mas, no geral, você pode esperar um celular que roda muito bem as aplicações mais comuns, como WhatsApp, Skype e Facebook.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Resolução da tela do Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Câmera

No quesito fotografias, o S2 Lite pode decepcionar um pouco. Isso porque já é de praxe que os aparelhos da mesma faixa de preço tragam câmeras de 8 megapixels com recursos diferenciados, o que ele não tem. O modelo tem uma máquina de apenas 5 megapixels que até faz boas fotos, mas não tem grandes destaques.

Aliás, assim como no display, as imagens registradas também apresentam um pouco de distorção nas cores. Para quem só quer uma câmera para postar fotos no Facebook e no Instagram, no entanto, o Lite cumpre muito bem seu objetivo. Mas não se pode esperar por muito mais do que isso.

Bateria

Outro ponto negativo do S2 Lite é sua bateria. Por ter uma tela muito bem iluminada, além de um hardware bom, o aparelho gasta muita energia, e sua bateria de somente 1.500 mAh não consegue dar conta. Por isso, prepare-se para carregar o celular a cada 10 horas quando estiver usando-o com muita frequência, principalmente com o 3G ligado. Em usos mais pontuais, sem abusar da internet, jogos ou vídeos, ele até consegue um desempenho melhor, chegando a uma carga por dia.

Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Câmera de 5 megapixels do Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Custo-benefício

O Samsung Galaxy S2 Lite é encontrado nas lojas atualmente na média de R$ 850. Pelo preço, é possível achar rivais com desempenhos parecidos e alguns aspectos superiores - como o Xperia P, da Sony, que tem uma câmera bem melhor. Porém, o Lite não deixa de ser uma opção excelente para quem gosta do visual do aparelho e curte os produtos da Samsung.

Quem estiver disposto a pagar o valor pelo aparelho, não vai se arrepender: sua tela é excelente, seu desempenho é ótimo até para aplicações um pouco mais pesadas e sua câmera cumpre bem seu papel. Claro que possui pontos fracos, mas são detalhes para quem não se importa em ter um aparelho lançado no começo de 2012.

Por isso, é possível dizer que, embora um pouco desatualizado e com design mais antigo, o S2 Lite ainda é uma das melhores opções do mercado, mostrando ótimo custo-benefício. O modelo, inclusive, chega a fazer jus ao nome do Galaxy S2 original, já considerado um top de linha da categoria. Para quem não é vidrado em tecnologia e só quer um aparelho para o dia a dia, a escolha é bem acertada.

Tela 4 polegadas 
Sistema operacional Android 2.3.6 (atualizável até 4.1.2)
 
Processador Dual-core 1 GHz Cortex-A9 
 Memória RAM768 MB 
Armazenamento 8 GB 
Câmera 5 megapixels 
 FlashSim 
Dimensões 123,2 x 63 x 9,7 mm 
Peso 120 g 
Bateria 1.500 mAh  


Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela iluminada e bem definida;
  • Bom desempenho;
  • Design elegante.

Contras

  • Bateria de baixa autonomia;
  • Câmera mediana;
  • Excesso de apps pré-instalados.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arthur Guilherme
    2015-04-15T17:32:50

    como faço para atualizar meu s2 lite para o android 4.1 ou 4.2?