Tablet

NOTA tt
9.0

Review Samsung Galaxy Tab

Gustavo Frullani
por
em

O paradigma dos computadores pessoais sempre está em evolução, e de tempos em tempos algumas tendências se solidificam e nos possibilitam expandir a forma com a qual interagimos com a tecnologia. O Galaxy Tab é um bom exemplo disto. Este tablet da Samsung roda Android, tem um ótimo desempenho e é um excelente companheiro para quem trabalha e precisa estar sempre conectado na internet.

Existem outras boas opções no mercado, inclusive na mesma categoria, e as comparações são inevitáveis, especialmente com o iPad. Podemos perceber o diferencial dele em seu tamanho, que garante mobilidade e nos seus acessórios, que atualmente o destacam da concorrência.

Este tablet vai ser muito útil para aqueles usuários intensos que mesmo estando em uma estação de trabalho podem utilizá-lo como assistente pessoal, especialmente no mercado corporativo, que culturalmente tem o hábito de limitar o que você pode fazer em seus aparelhos.

 

samsung tabSamsung Galaxy Tab (Foto: Divulgação)

Design

Seu design é solido e arrojado, seguindo os padrões atuais de acabamento reto nas laterais e com um fundo em plástico branco. Ele vem com uma capa protetora que se assemelha a um livro onde o tablet se encaixa e que pode servir como suporte.

Tela

A sua tela usa a tecnologia TFT com resolução de 1024 X 600 em 7” com aproximadamente 170 pixels por polegada e um tamanho de pixel de 0,06 milímetros. Embora Galaxy Tab venha configurado no modo de economia da bateria, você pode ajustar manualmente a configuração de exibição da tela para tirar o máximo do que ela pode oferecer, ou seja, uma exibição brilhante com um excelente contraste.

Desempenho

O processador da versão brasileira com 1,2 GHz é superior aos modelos disponíveis lá fora. O Galaxy Tab conta com 512 MB de RAM, o que faz que o dispositivo seja bem ágil, o que é ótimo, já que o Android aproveita o processamento de tarefas em paralelo em toda a sua capacidade.

Armazenamento

O sistema operacional reside no cartão interno de 16 GB, e você tem 12 GB de espaço disponível para usar. Para aqueles que capturam seus momentos, vídeo e fotos, ou até mesmo para quem gosta de levar consigo grande parte de sua coleção de músicas é importante que tenham opção de aumentar essa capacidade, e isto é possível através de um slot externo para cartões miniSD com capacidade máxima de 32 GB.

Facilidade de Uso

O sistema operacional é o Android, um dos líderes do mercado móvel, e sua versão 2.2 é ao mesmo tempo poderosa e bem simples de usar. Toda a operação é orientada ao toque e a sensibilidade da tela é boa. Através do Android Market você pode escolher entre milhares de aplicativos nas mais diversas categorias, muitos deles de graça. Entre os aplicativos que já vêm instalados se destaca um editor/visualizador de arquivos como editores de texto, planilhas eletrônicas e documentos digitais (PDF).

samsung galaxySamsung Galaxy Tab (Foto: Divulgação)

Teclado

Para facilitar a digitação, ele conta com a tecnologia Swype, na qual você simplesmente arrasta o dedo em cima das letras, tirando ao finalizar a palavra. Esta tecnologia tem suporte a múltiplas línguas e funciona muito bem, especialmente em aparelhos menores. No caso do Galaxy Tab, o Swype funciona melhor no formato retrato, mas no formato paisagem, o recurso perde um pouco o sentido, aí fica mais fácil digitar tradicionalmente. Sempre que você digita uma letra, o tablet responde com uma pequena vibração, o que facilita bastante o processo.

Acessórios e recursos

O Tab também funciona como celular para fazer e receber ligações, e ainda conta com GPS, TV digital e analógica, DNLA, câmera de vídeo e fotos, fone de ouvido Bluetooth e slot para cartão de memória SD externo. Vamos falar um pouco mais desses recursos:

TV – O tablet pode sintonizar transmissões digitais e analógicas, o que possibilita assistir a programas mesmo em áreas onde o sinal digital é fraco ou inexistente. Se a recepção é digital você tem a funcionalidade de PVR (Personal Video Recorder) e pode gravar um programa que está passando ou até mesmo agendar a gravação de um programa na grade digital.

DNLA – Galaxy Tab pode exibir conteúdo em produtos compatíveis com o DNLA como televisores, computadores e consoles de jogos, usando a rede Wi-Fi. Para quem não conhece esse recurso, saiba que Digital Living Network Alliance (DNLA) é uma organização que tem com objetivo padronizar e simplificar o compartilhamento de vídeo, fotos e música para os usuários.

GPS – O Galaxy Tab conta com GPS com assistência da telefonia celular, acelerando o processo de sincronização com os satélites onde a há recepção de telefonia móvel. Ele também vem com um programa de navegação do Google (ainda em Beta) que supera até mesmo muitos aplicativos pagos. Entre suas funcionalidades está a exibição da intensidade do tráfego que mostra as áreas de acordo com seu fluxo em uma cor respectiva: vermelho para intenso, amarelo para médio e verde para leve.

Celular – Embora o aparelho não tenha o tamanho ideal para ser usado como um celular comum, onde o usuário precisa levá-lo ao seu ouvido, ele possui viva-voz e também vem com um fone de ouvido Bluetooth. Todos os seus contatos são sincronizados automaticamente com a sua conta da Google, o que é uma segurança no caso de perda do aparelho.


Gravação de vídeos

A câmera grava vídeos em HD (Alta Definição) na resolução 720 X 480 (720p) ou em menor resolução de 176 X 144 para o envio de MMS, sendo que ambos podem ser gravados com dois tipos de qualidade (compressão), fina e normal. O flash de LED auxilia em distâncias de 50 a 70 cm nos ambientes mais escuros. O aplicativo de gravação/exibição integra o compartilhamento dos vídeos entre vários meios, entre eles o Youtube, Gmail e qualquer outro aplicativo que você tenha instalado no Android e que seja capaz de compartilhar arquivos. Você também pode ajustar o branco manualmente, o que é útil para uma reprodução mais fiel dos tons de pele em ambientes com áreas onde a iluminação é mista como lâmpadas normais ou econômicas e até mesmo a luz natural ou artificial. A câmera também possui alguns efeitos tradicionais como em preto e branco, sépia ou negativo.

Fotos

A câmera conta com um sensor de 3.2 megapixels e tira fotos com foco automático na resolução máxima de 2048 X 1536 e oferece vários outros tamanhos (seis no total), sendo que a menor resolução é de 800 X 600. Ela possui três níveis de qualidade (compressão): Superfino, fino e normal. Para os leigos existem duas formas básicas para tirar fotos através da escolha entre os modos de cena como retrato, paisagem, noturno e esportes e também o modo de disparo como único, contínuo, panorama, detector de sorriso e auto-retrato. Para os que entendem um pouco mais de fotografia, você pode escolher entre os ajustes de sensibilidade do sensor (ASA/ISO) de 100, 200 e 400 e controle de exposição. O Flash funciona nos modo automático, ativado ou desligado. A câmera também possui as mesmas opções de compartilhamento e efeitos.

Câmera frontal

Isso mesmo, o Galaxy Tab tem duas câmeras, sendo que a frontal tem a funcionalidade para realizar chamadas em vídeo, com resolução de 1.3 megapixels.

Roteador

Você pode compartilhar o acesso de dados 3G/HSDPA para até cinco outros dispositivos que usem Wi-Fi através da funcionalidade que o torna em literalmente um roteador de dados.

Duração da bateria

A bateria de 4.000 mAh do aparelho dura aproximadamente 7 horas de uso contínuo intenso e de 96 horas de stand-by, segundo as informações da Samsung, mas é claro que dependendo das configurações você pode aumentar ou encurtar essa duração. Na nossa experiência, a bateria do Galaxy Tab dura o dia inteiro, podendo ser recarregada de noite.

Ficha técnica

Sistema Operacional Android™ Froyo 2.2
Tela Resolução de 1024 x 600 (WSVGA) 7.0″ TFT
Dimensões 189 x 120 x 11 mm
Peso 380 gramas
Armazenamento interno 16GB
Armazenamento externo microSD até 32 GB
Processador 1.2 GHz A8 Cortex
Mémoria 512 MB
GPU GPU PowerVR SGX540
Telefonia móvel GSM Quad Band 850/900/1800/1900 MHz
Rede e Dados GPRS / 3G UMTS 850/1900/2100 MHz
Conexões USB 2.1, Bluetooth 2.1, Wi-Fi e DNLA
Câmera fotográfica Traseira de 3MP AF e frontal de 1.3 MP
Câmera de Video 720p
Áudio Formatos MP3/AAC/ WMA e Viva-Voz
Vídeo MPEG4/H.263/H.264/WMV/RV/DivX/Xvid
Outros A-GPS, Acelerômetro
Bateria 4.000 mAh
Itens inclusos  

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Fácil transporte.
  • * Você faz quase tudo com ele
  • * Suporte ao Adobe Flash.

Contras

  • * Tela suja facilmente.
  • * Teclado cansativo.
  • * Flash da câmera é fraco.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Malucelli
    2012-01-03T19:24:26

    Será que posso comprar um galaxy tab 10.1 de 16gb e inserir nele um mini/micro sd de gb

  • Ana Santos
    2011-12-11T23:58:47

    Alguém sabe se posso conectar o galaxy tab num projetor (datashow)??