Câmera

NOTA tt
8.0

Review Samsung MV800

Lançada no começo de 2012, a compacta Samsung MV800 já começa a disputar os bolsos até mesmo daqueles que são fotógrafos profissionais ou entusiastas da área. Isso porque o modelo é o que podemos chamar de ultracompacto e potente. São poucos mais de 120g (sem bateria) em uma câmera de 16.1 megapixels. Com sensor CCD [...]

Victor Vasques
por
em

Lançada no começo de 2012, a compacta Samsung MV800 já começa a disputar os bolsos até mesmo daqueles que são fotógrafos profissionais ou entusiastas da área. O modelo é o que podemos chamar de ultracompacto e potente. São poucos mais de 120g (sem bateria) em uma câmera de 16.1 megapixels.

Com sensor CCD 1/2.3” e tela touchscreen, o modelo MV 800 é uma sugestão para quem quer ter uma câmera com boa qualidade em diversos momentos do dia. A câmera chega a ser até um pouco menor que as demais câmeras compactas – por este motivo, ela usa como armazenamento cartão micro SD e microSDHC.

Cores vivas e boa qualidade tornam a MV800 uma boa câmera para registrar o cotidiano (Foto: Victor Vasques)Cores vivas e boa qualidade tornam a MV800 uma boa câmera para registrar o cotidiano (Foto: Victor Vasques)

Tela 180º: Uma alternativa para as fotos com os amigos

Um dos grandes diferenciais da Samsung MV800 é a sua tela que gira a 180º. Por se tratar de uma câmera que tem como objetivo estar presente em todos os momentos, o modelo ganha pontos com a tela que possibilita tirar as próprias fotos com os amigos. Para ajudar, ao girar a tela, a câmera possui um botão na parte traseira, na altura perfeita para clicar autorretratos.

No entanto a tela também parece ser o calcanhar de Aquiles da câmera. Como ela foi lançada recentemente, ainda é impossível avaliar este quesito, mas a dobradiça que une a tela na câmera parece que pode se desgastar com o tempo.

Modelo V800, da Samsung: Tela que gira 180º e 16.1 megapixels (Foto: Divulgação)Modelo MV800, da Samsung: Tela que gira 180º e 16.1 megapixels (Foto: Divulgação)
Com botão traseiro e tela giratória, MV800 é sugestão para quem quer tirar auto retrato com os amigos (Foto: Victor Vasques)Com botão traseiro e tela giratória, MV800 é sugestão para quem quer tirar autorretrato com os amigos (Foto: Victor Vasques)

MicroSD e microSDHC: as vantagens de um cartão menor

Como já comentado, a MV800 usa os modelos micro do SD e SDHC para armazenar as fotos. Já que a câmera não possui wi-fi integrado, como é o caso do modelo SH100, os formatos pequenos dos cartões permitem que os mais aficionados façam suas fotos e enviem no mesmo instante via a rede 3G, plugando o cartão no celular.

A desvantagem dos micros cartões fica por conta da conexão direta em notebooks. Como alguns modelos possuem entrada apenas SD, será necessário um adaptador, caso prefira acessar as fotos, sem o uso do cabo USB da câmera.

Usabilidade, efeitos, fotografias 3D e acesso ao menu

Como a câmera é bem compacta, indico que aqueles que forem usar a MV800 utilizem o cordão que prende o produto ao pulso. Você precisará, em alguns momentos, fazer malabarismo para acessar o menu dela.

A Samsung MV800 foi desenvolvida para ser uma câmera compacta e automática, por isso é indicado usa-la no modo Smart Auto, já que opções como velocidade e abertura estão inacessíveis.

No entanto, esta não é uma das desvantagens da câmera. O problema está ao acessar o menu com efeitos e modo de disparo ou vídeo por causa do design da câmera, bem minimalista, o que torna os atalhos para as funções ficarem menores.

Já que citamos os efeitos, este é um destaque da MV800. Tudo indica que o mundo Instagram também invadiu as câmeras compactas. Com apenas alguns toques, é possível tirar fotos que usam efeitos como Tilt Shift, Olho de Peixe e diversos outros.

Outro efeito interessante da MV800 é a possibilidade de fazer fotos em 3D. No entanto, para visualizar este tipo de imagem, é necessário reproduzi-la em telas que comportem a tecnologia 3D.

Seguindo a onda do Instagram, modelo MV800 tem efeito Tilt Shift integrado (Foto: Victor Vasques)Seguindo a onda do Instagram, modelo MV800 tem efeito Tilt Shift integrado (Foto: Victor Vasques)
Samsung MV800 usa efeito para simular lente Olho de Peixe (Foto: Victor Vasques)Samsung MV800 usa efeito para simular lente Olho de Peixe (Foto: Victor Vasques)

A MV800 como câmera de vídeo: 1280×720 e limite de 20 minutos

Falar que uma câmera compacta faz vídeo é quase que uma informação redundante.

Atualmente a maioria as câmeras compactas grava vídeo. O que diferencia uma da outra é a sua qualidade e algumas funcionalidades.

No caso da MV800, a câmera se destaca pela qualidade e pelos efeitos. Com gravações que variam entre 1280 x 720 HQ até 320 x 240, de 30 a 15 fps, a câmera permite que sejam usados os mesmos efeitos das fotos.

Um detalhe que tem se tornado constante nas câmeras e muitos consumidores estão desatentos, é que cada modelo tem um limite de tempo de gravação. Afinal, inicialmente elas não são câmeras de vídeo, mas de foto. A MV800 possui limite de até 20 minutos e o formato do vídeo é o MP4 (H.264).

Ficha técnica

Samsung MV800 Especificações
Sensor CCD 1/2.3”
Tela LCD de 3″ com rotação de 180º
Dimensões 92 x 56.2 x 18.3 mm
Peso 121g (sem bateria)
Conexões Saída mini HDMI e USB
Qualidade de vídeo 1280 x 720 HQ, 1280 x 720, 640 x 480, 320 x 240
Formato de vídeo MPEG-4 AVC/H.264, áudio AAC
Resolução 16.1 megapixels
Itens inclusos Cabo USB, Bateria, Carregador e Cabo de Força CA, Alça, CD de instalação (incluindo manual do usuário)e Quick Start Manual

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
9

Prós

  • . Compacta e com design minimalista
  • . Boa qualidade de imagem e cor nas fotos
  • . Tela que gira 180º facilita autorretratos
  • . Grande variedade de efeitos para fotos e vídeos

Contras

  • . Menu confuso e de difícil acesso
  • . Resposta lenta no disparo de fotos
  • . Fotos em 3D só podem ser vistas em televisores com a tecnologia
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares