Câmera

NOTA tt
9.0

Review Samsung NX2000

A Smart Camera da Samsung possui a maior tela de sua categoria. Com 3,7 polegadas, quase todas as funções são realizadas em touchscreen. Confira o review.

Anna Kellen Bull
por
em

A NX2000 é a nova Smart Camera com lentes intercambiáveis da Samsung no Brasil. Com o sensor APS-C CMOS de 20.3 MP dessa câmera compacta, qualquer pessoa pode tirar fotografias quase profissionais. A NX2000 possui, também, a função Autoshare, que envia as fotos instantaneamente para o celular através de uma conexão Wi-Fi. Confira o teste completo do TechTudo e descubra se vale a pena investir no equipamento.

As melhores câmeras semiprofissionais abaixo de R$ 2 mil

Samsung NX2000, câmera compacta com lente intercambiável (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung NX2000, câmera compacta com lente intercambiável (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Design e Recursos

A Samsung NX2000 possui um corpo compacto, principalmente se considerarmos seu grande sensor. A câmera mede 119 x 64,5 x 35,7 mm e pesa 228 gramas, por isso, é fácil transportá-la e o seu manuseio é bastante confortável.

Ao contrário de outras máquinas fotográficas com lentes intercambiáveis, a NX2000 não possui muitos controles em seu corpo. A maioria das funções é realizada em sua tela touchscreen de 3,7 polegadas, a maior da categoria.

A interface é simples e, após alguns minutos de uso, o usuário adquire total controle de suas funções. No canto superior dela encontram-se o interruptor de ligar e desligar, o botão do obturador, a tampa para suporte de flash, uma roda de controle e o Direct Link (função Wi-Fi).

Parte superior da Samsung NX2000, com poucos botões (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Parte superior da Samsung NX2000, com poucos botões (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Na parte de trás, há a tela, que ocupa quase totalmente o espaço, o botão de gravação, o indicador luminoso de status, a opção de Modo, e a função de reprodução.

A tela da Samsung NX2000 de 3,7", a maior de sua categoria (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A tela da Samsung NX2000 de 3,7", a maior de sua categoria (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Ao lado do corpo ficam as portas USB, HDMI e o acionamento do obturador. Já a tampa da bateria e o encaixe do tripé ficam na parte inferior. As funções de disparo são realizadas de maneira fácil e ágil.

Existem três modos disponíveis no menu principal: o Auto, que tira foto com o modo de cena automático; o Inteligente, que disponibiliza cenas específicas; e o Profissional, que possibilita o ajuste manual ao usuário. Além disso, está disponível uma quarta opção, o Wi-Fi, para conectar-se e usar as funções das redes sem fio.

Qualidade das fotos da Samsung NX2000 é excelente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Qualidade das fotos da Samsung NX2000 é excelente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Desempenho

A câmera inteligente da Samsung produziu excelentes imagens durante o período de análise. Com uma boa luminosidade, o sensor é capaz de capturar fotos de ótima reprodução da cor e sem ruídos.

Se o usuário utilizar a câmera no escuro, no entanto, o ISO de Ampla Faixa permite efetuar o disparo até ISO 25600. Além disso, ela possui a função de Disparo contínuo para tirar fotografias em movimentos rápidos de oito quadros por segundo, de até 11 imagens JPEG em alta qualidade.

Teste de luminosidade com a NX2000. A primeira foto com luz baixa em ISO 800, a segunda com luz ideal e a a terceira em baixa luminosidade e flash (Foto: TechTudo/Luciana Maline)Teste de luminosidade com a NX2000. A primeira foto com luz baixa em ISO 800, a segunda com luz ideal e a a terceira em baixa luminosidade e flash (Foto: TechTudo/Anna Kellen)


A bateria demonstrou ter uma ótima duração. Segundo a Samsung, ela dura 170 minutos de vídeo ou 340 disparos. Contudo, se o usuário estiver propenso a visualizar e apagar as imagens na câmera, terá menos bateria disponível. O mesmo ocorre com o Wi-Fi: quanto mais usá-lo, menos disparos será capaz de realizar.

As fotos de ações em movimento rápido foram satisfatórias. Com a velocidade de obturador de até 1/4000 e o sistema de foco automático, torna-se possível capturar um carro passando rapidamente, por exemplo.

É importante ressaltar que, além de possibilitar imagens em RAW, a câmera possui um modo manual para os entusiastas de fotografia. Dessa maneira, foi possível ajustar a velocidade do obturador, a abertura do diafragma e o ISO em nosso teste. Essa é uma vantagem evidente para quem deseja ter controle sobre suas imagens, porém não tem como investir em uma DSLR.

Comparação entre uma DSLR e a NX2000. À esquerda, foto feita com uma Canon T2i e à direita com a Smart Camera da Samsung  (Foto: TechTudo/Luciana Maline)Comparação entre uma DSLR e a NX2000. À esquerda, foto feita com uma Canon T2i e à direita com a Smart Camera da Samsung (Foto: TechTudo/Anna Kellen)

A NX2000 pode ser utilizada com até 13 opções de lentes, vendidas separadamente. No entanto, ela chega equipada com uma de 20-50mm, com a qual o usuário pode tirar fotos com zoom de 30 -75mm. Ou seja, o equipamento é perfeito para diversas situações, desde retratos e paisagens até um pôr do sol.

Outro ponto positivo da câmera é a capacidade de filmar em Full HD 1080/60p e, dependendo da lente usada, até em 3D. A Samsung NX2000 traz ainda a possibilidade de gravar filmes com qualquer um dos modos criativos ou fazer as alterações manualmente.

No quesito comandos, é possível ajustar o balanço de branco e usar as configurações do assistente de imagens durante o vídeo. Com isso, o usuário tem total controle e pode adicionar diversos filtros às suas gravações.

Durante os testes, porém, a Samsung apresentou algumas instabilidades de foco nas filmagens. Enquanto a filmagem em Full HD estava sendo realizada, a Smart Camera demorou para realizar o foco automático. Com isso, o vídeo ficou sem nitidez durante boa parte do tempo.

Testamos também a opção i-Function, que permitiu escolher rapidamente os ajustes mais adequados ao momento. Essa funcionalidade foi criada tanto para iniciantes quanto para profissionais, pois ajusta as principais configurações através de um único botão, além do anel de valores localizado na lente, e não no corpo da câmera.

Samsung NX2000 com grande abertura do diafragma. A câmera alcança uma boa profundidade de campo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Samsung NX2000 com grande abertura do diafragma. A câmera alcança uma boa profundidade de campo (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Conectividade

O que não falta é recurso de compartilhamento e conexão com as fotos geradas pela NX2000. Para começar, existe a tecla de atalho Direct Link incorporada. Com ela, é possível iniciar sua atividade favorita imediatamente via Wi-Fi.

A máquina disponibiliza ainda a função Autoshare, que envia todas as imagens tiradas instantaneamente para o celular através de uma conexão Wi-Fi. Há também a opção MobileLink, que possibilita selecionar e enviar uma imagem ou um álbum diretamente para um smartphone.

Além disso, existe a opção de Remote Viewfinder, que controla a câmera usando o dispositivo móvel como visor. Assim, o usuário visualiza imagens, ajusta as configurações, amplia ou reduz o zoom e enquadra cada cena diretamente do seu telefone.

Para conectar todos os dispositivos e transmitir fotos diretamente da câmera para o celular, o usuário pode utilizar o Samsung Link. Com isso, ele também compartilha suas fotos com amigos ou simplesmente as carrega instantaneamente no Armazenamento da Web.

A Samsung disponibiliza o serviço de Nuvem. Assim, nós não ficamos sem espaço no cartão de memória e nem perdemos fotos importantes por falta de espaço após muitos cliques. Basta usar uma conexão sem fio para salvar as imagens em ferramentas em nuvem, como o Microsoft SkyDrive.

Fotografia capturada com Samsung NX2000, imagens nítidas e cores vibrantes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Fotografia capturada com Samsung NX2000, imagens nítidas e cores vibrantes (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Em nosso teste, conseguimos compartilhar fotografias em redes sociais e e-mails sem problemas. O processo é muito simples e em instantes as fotos estão em sites como Facebook, Picasa, YouTube, entre outros. Para tornar esses procedimentos mais rápidos, o usuário pode fazer o download do aplicativo Samsung SMART CAMERA para Android e iOS. Assim, ele terá acesso ao Remote Viewfinder, AutoShare e MobileLink, sem precisar baixar cada app individualmente.

Acessórios

A Samsung NX2000, disponível em preto, branco ou rosa, vem no kit com a lente 20-50mm f/3.5-5.6 e uma bateria recarregável de BP1130 (1130 mAh). Além do Manual de início Rápido, a câmera acompanha um CD-ROM com um manual completo para consultas. Há também um guia com as lentes disponíveis da Samsung NX e o Adobe Photoshop Lightroom 4 incluído.

A lente que acompanha a Samsung NX2000 é ideal para retratos, paisagens e pôr do sol  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A lente que acompanha a Samsung NX2000 é ideal para retratos, paisagens e pôr do sol (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A máquina fotográfica vem com um flash externo SEF8A no pacote, uma alça e um adaptador CA/Cabo USB para recarregar a bateria. Uma desvantagem, entretanto, é não acompanhar um carregador externo adicional. Sendo assim, somente é possível recarregar a bateria dentro da própria câmera.

Apesar da lente, o corpo da Samsung NX2000 proporciona um bom manuseio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Apesar da lente, o corpo da Samsung NX2000 proporciona um bom manuseio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Custo-benefício 

Para quem procura uma câmera compacta com funções manuais e lentes intercambiáveis, o custo-benefício é enorme. Apesar do preço um pouco alto, R$ 1.799, a NX2000 é uma ótima pedida para amantes da fotografia que não desejam investir mais em uma DSLR.

Porém, se o usuário não for simpatizante da função touchscreen é melhor procurar outro modelo. Suas funcionalidades, a possibilidade de conectividade total, a vasta opção de lentes e o Adobe Photoshop Lightroom 4, com certeza são pontos a se considerar no momento da compra. A maior vantagem, no entanto, é a simplicidade que a NX2000 dispõe ao usuário.

Esta é uma ótima câmera para usuários que desejam capturar imagens excelentes, porém não dominam os recursos manuais. Embora a Samsung NX2000 possua modo manual, suas funcionalidades são simples e de fácil acesso aos fotógrafos iniciantes no ramo. Além disso, a grande opção de lentes é uma vantagem para quem quer experimentar novos horizontes fotográficos, inclusive imagens em 3D.

Tabela Samsung NX2000 (Foto: TechTudo/Arte)Tabela Samsung NX2000 (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Qualidade da Imagem
10
Peso/Tamanho
8
Funcionalidades
9
Custo-benefício
9

Prós

  • - Opções de lentes intercambiáveis
  • - Tela de 3,7 polegadas
  • - Fácil de usar
  • - Adobe Photoshop Lightroom 4
  • - Produz excelentes imagens

Contras

  • - Controle no touchscreen pode incomodar
  • - Preço um pouco elevado
  • - Não acompanha carregador externo adicional
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vicente Sousa
    2016-01-03T13:03:50  

    essa câmera não presta. o flesh não funciona.

    recentes

    populares

    • Vicente Sousa
      2016-01-03T13:03:50  

      Victor, pelo seu comentário imagino que vc também tenha a câmera, que é mesmo ótima por sinal. Queria saber se vc sabe onde ficar o temporizador! Já procurei em tudo e não encontro! :(

    recentes

    populares

    • Vicente Sousa
      2016-01-03T13:03:50  

      Pois Victor Gomes, compre a minha. Está zerada.

  • Vicente Sousa
    2016-01-03T13:04:17  

    e vc não encontra lentes pra ela.

    recentes

    populares

    • Vicente Sousa
      2016-01-03T13:04:17  

      Dois. A minha está inutilizada. Dinheiro perdido. E eu não tenho coragem de passar pra frente enganando ninguém.

    recentes

    populares

    • Vicente Sousa
      2016-01-03T13:04:17  

      Vicente, estou querendo comprar outra dela. Entre em contato comigo.

  • Karen Covet
    2016-06-12T23:58:58  

    Alguém sabe onde fica a função de temporizador/disparo automático dessa câmera? Já mexi em tudo e não encontrei! :(

    recentes

    populares

    • Karen Covet
      2016-06-12T23:58:58  

      Victor Gonz aliás. Errei seu nome.