Notebook

NOTA tt
9.0

Review Samsung Q 320

Gustavo Ats
por
em

A Samsung tem uma ótima alternativa para quem busca qualidade, belo design e baixo custo. É o notebook Samsung Q 320. Confira a review do modelo:

Samsung Q 320Samsung Q 320 (Foto: Divulgação)

Design

O acabamento black-piano é muito bonito, assim como o plástico que se sobrepõe a tela de 13.4″, mas, como todo equipamento com esse tipo de acabamento, em alguns minutos de uso, aparecem mais digitais em sua superfície do que no banco de dados da polícia federal.

Tirando esse pequeno detalhe, o design do modelo não é ruim. É apenas um notebook preto com detalhes prateados. Não se compara a um Alienware (link) ou mesmo a um Acer Ferrari , mas não é tão feio quanto os antigos CCE ou mesmo os Dell Vostro.

Um destaque para o notebook é o fino driver de CD/DVD sem bandeja que funciona como um cd player automotivo. A Grande vantagem desse driver é a segurança que ele oferece para pessoas desastradas, afinal o risco de danos à lente ou a bandeja, se resume a zero.

Configuração

A configuração do notebook é excelente, principalmente se contarmos o preço do notebook: R$ 1.799.Ele tem um Core 2 Duo T6600 (rodando a 2.2Ghz) como processador, Placa de Vídeo dedicada: GeForce 105m, 4GB de memória DDR3 o que é mais do que suficiente para suas tarefas simples do dia a dia.

Para jogos ele não decepciona. Mesmo jogos como Crysis e Farcry, conseguem rodar no notebook. Claro que não dá pra jogar Crysis no máximo com 1080p de resolução, mas a qualidade do desempenho no jogo é aceitável.

Conexões

A quantidade de conexões do notebook é algo a se levar em conta. Ele conta com: USB, USB Power, USB e-SATA, HDMI, Slot de expansão, rede e saída VGA.

A USB power serve para carregar a bateria de alguns gadgets, além de ser ideal para Modems 3G e outros gadgets que exijam uma carga elevada de energia vinda da USB, enquanto a USB e-sata é uma fusão das portas propriamente ditas, ou seja: você pode ligar um HD Externo eSata ou um pendrive na mesma porta, mas não os dois juntos.

Além dessas portas, o Samsung Q320 conta com uma HDMI, Rede, Saída para som e entrada para Microfone, além de um leitor de cartão e de um slot de expansão.

Garantia

Se existe um item indispensável para quem viaja muito com o notebook, é uma boa rede de assistências técnicas e garantia internacional.

A Samsung oferece os dois. No Brasil, a grande rede de assistência técnica autorizada é muito grande e a rede internacional está presente em quase todos os países do mundo, ou seja, se você precisar da garantia e tiver comprado seu notebook na Finlândia, você não vai ter problemas em repará-lo no Brasil.

Vídeo

Samsung Q 320Samsung Q 320 (Foto: Divulgação)

Se há uma coisa na qual a Samsung se destaca é na qualidade de imagem de seus monitores. Não importa se são fullHD, LED ou até mesmo a tela do notebook, a Samsung dá um show de qualidade de imagem.

Nesse modelo a situação não é diferente, pelo contrário, quando comparado com aparelhos na mesma faixa de preço, os notebooks da Samsung se sobressaem nesse aspecto.
A resolução do vídeo é de 1366 x 768, mas em sua área de 13.4″ parece ter uma qualidade de imagem melhor do que alguns notebooks com telas maiores. Isso fica claro quando calculamos a quantidade de pixels por polegada quadrada, que é maior do que a média do mercado.

Claro que a falta de uma tela FullHD atrapalha na hora de ver vídeos FullHD na tela do notebook, mas graças a saída HDMI e da sua placa gráfica Nvidia GeForce 105M o notebook pode reproduzir 1080 linhas em sua TV preferida.

Sistema Operacional

Um notebook tão bom poderia ser melhor aproveitado caso a Samsung tivesse distribuído este aparelho já com o Microsoft (R) Windows (R) Seven 64Bits ao invés da versão de 32.

Acontece que, por causa da diferença do Sistema Operacional para o processador, ele acaba não sendo tão bem aproveitado. Além disso, os sistemas em 32Bits reconhecem apenas 3GiB de memória Ram, ou seja, o note fica com mais de 1GB ocioso.

Claro que tudo isso se resolve com uma atualização para um sistema de 64 Bits, mas isso é algo que demanda algum custo e um pequeno trabalho.

Ficha técnica

Tela 13.4"
Resolução máxima 1366x768
Sistema operacional Windows Seven Home Premium 32Bits
Processador Core 2 Duo T6600 @2.2Ghz
Memória RAM 4GB (Utilizavel 3GB) DDR2 (2x2GB)
Vídeo NVIDIA GeForce G 105M (Ext. Graphic) com tecnologia CUDA
Mídia ótica DVD RW sem bandeja
Armazenamento 320 GB
Webcam Sim
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth, 3x USB (1x USB, 1x Power Usb, 1x eSata USB) 1x eSATA, 1x HDMI, Slot de expansão
Dimensões 32 cm x 28cm x 3cm
Peso 2.5 kg
Autonomia de bateria Entre 4 e 6 horas
Itens inclusos Cabo de alimentação, fonte, manual e notebook

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
7
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Muitas conexões.
  • * Custo Benefício excelente.
  • * Tela LED.
  • * Ótima duração da bateria.

Contras

  • * Windows 32bits.
  • * Acabamento deixa marcas.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares