Monitores

Por Rubens Achilles

Divulgação/Samsung

O Samsung Smart Monitor é um novo produto da gigante sul-coreana que promete revolucionar a forma como monitores são utilizados. A tela de 24 polegadas acompanha o sistema Tizen, presente nas smart TVs da marca, e traz aplicativos de entretenimento como Globoplay, Netflix, YouTube e Prime Video. Além disso, os recursos para o trabalho incluem acesso remoto ao computador e uso do Office 365 sem a necessidade de um PC.

O "primeiro monitor faz tudo do mundo", como foi apresentado, traz ainda controle remoto e alto-falantes de 5 Watts, e permite conexão com dispositivos Bluetooth, como caixinhas, fones, mouse e teclado. O preço sugerido é de R$ 1.849. Estive com um Smart Monitor M5 ao longo dos últimos dias e conto a seguir as minhas experiências.

Samsung Smart Monitor (M5) em review: boa opção para trabalho e lazer — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Conceito

A Samsung explica que o conceito do Smart Monitor surgiu na pandemia, em que as pessoas precisaram se adaptar ao trabalho remoto, mas sem abandonar os momentos de lazer e entretenimento. A ideia foi criar um produto híbrido para atender essas duas necessidades do consumidor, trazendo os apps de vídeo das smart TVs para dentro do monitor.

Smart Monitor da Samsung conta com controle remoto — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Imagem e som

O Smart Monitor traz uma tela Full HD (1920 x 1080 pixels) de 24 polegadas. Não é muito grande para o trabalho, enquanto não é muito pequena para assistir a um filme. A resolução é suficiente no dia a dia, mas uma maior densidade de pixels de um display 4K pode fazer falta aos mais exigentes. O painel é IPS e conta com HDR.

Baixa densidade de pixels do Samsung Smart Monitor é visível — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

O produto traz um recurso de imagem adaptável, que promete ajustar o brilho para qualquer ambiente ou momento do dia, evitando forçar a vista. Na minha experiência, a imagem ficou mais quente do que o esperado (os tons brancos ficaram mais amarelados), mudança que, a meu ver, só deveria se fazer presente no chamado "modo de proteção para os olhos", que filtra as luzes azuis.

Em relação ao som, os alto-falantes integrados de 5 Watts chegam a um volume bem interessante. Os menos exigentes não devem reclamar, mas pode ser interessante conectar o monitor a um dispositivo Bluetooth que entregue melhor as frequências graves, principalmente na hora do entretenimento. Uma saída física de áudio faz falta, mas é possível conectar fones de ouvido ou caixinhas sem fio.

Detalhe do Samsung Smart Monitor (M5) — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Conectividade

O grande diferencial do Smart Monitor é, sem dúvidas, a conectividade. Na parte física, ele conta com duas portas HDMI e uma USB. Além disso, com Wi-Fi e Bluetooth, o monitor tem opções como espelhamento de tela do celular com o Tap View ou mesmo de dispositivos Apple com o AirPlay 2. A imagem não fica "perfeita" como a entregue pelo cabo, e conta com uma pequena latência (atraso), mas a possibilidade já quebra um galho em muitas situações.

O Smart Monitor também não depende inteiramente de um computador. Ao emparelhar mouse e teclado Bluetooth, ele permite usar o acesso remoto ao PC com Windows ou ao Mac, além da possibilidade de fazer login na sua conta Microsoft para acessar e editar seus documentos do Office 365. Há ainda um navegador de Internet integrado. O sistema pode se mostrar um pouco lento em algumas ocasiões.

Apps de vídeo estão presentes no Smart Monitor — Foto: Divulgação/Samsung

O controle remoto se assemelha ao de uma smart TV Samsung. Além dos botões de navegação convencionais, há os atalhos diretos para Netflix, Prime Video e o navegador de internet. Se você tiver uma TV da marca por perto, o controle pode acioná-la também, o que pode ser uma vantagem ou um problema — ao ligar o monitor, involuntariamente desliguei a TV por diversas vezes.

Design e ajustes

O Samsung Smart Monitor tem um design que deve se adaptar à maior parte dos ambientes. Preto, com cantos retos e margens pequenas ao lado da tela, traz um visual moderno. Não possui controle de altura, mas tem possibilidade de ajuste de inclinação. É compatível ainda com suporte padrão VESA de medida 100 x 100 mm, para quem desejar prender na parede.

Samsung Smart Monitor (M5) de lado — Foto: Divulgação/Samsung

8.8

Vale o investimento...

Produto versátil, que oferece muitas opções em uma coisa só. Para quem trabalha muito de casa e não exige uma smart TV de ponta para o entretenimento, pode ser uma boa opção.
Imagem
8.5
Som
8
Conectividade
9
Design
9.5

Veja também: cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Mais do TechTudo