Câmera

NOTA tt
8.0

Review Samsung WB210

Com lente grande-angular que chega a 288mm, abertura a partir de 3.5 e capacidade de gravar vídeos em HD, a câmera digital da Samsung ganha em peso, tamanho e recursos. Confira o review.

Stella Dauer
por
em

Além de apostar no mercado de smartphones e tablets, a Samsung está investindo pesado também no mercado de câmeras. Além do sucesso da linha micro four-thirds NX, ela também quer arrebentar nas compactas, e lança um modelo bom atrás do outro, muitos com tela de toque ou conexão sem fio. A WB210 fica no meio termo, vamos conferir.

Design

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

Essa linha da Samsung costuma ter uma boa pegada, e peso agradável. As 195 gramas dão segurança e facilidade de uso. O corpo é preto em plástico fosco. A lente toma boa parte da frente em metal preto com detalhes em metal prateado, junto às inscrições sobre a lente. Na frente também ficam o logotipo da Samsung, o flash e a luz auxiliar.

Em cima fica o falante, o microfone, o botão de energia, botão de disparo, botão de visualização de fotos e o controle de zoom. Na lateral esquerda fica a conexão com o computador e a HDMI. Na parte de baixo encontram-se a entrada padrão para tripés, pezinhos e a tampa que cobre a entrada da bateria e do cartão de memória. Atrás só fica um botão, o de menu/home. A grande tela de 3,5 polegadas é de toque e widescreen. Através dela é possível configurar quase todas as funções da câmera.

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

Percebe-se logo no corpo da câmera o cuidado da Samsung com o design. A parte de baixo é ligeiramente inclinada, facilitando fotos tiradas em cima da mesa. Um pequeno detalhe, pensado para o usuário, que acaba proporcionando melhores fotos. A parte superior também é inclinada, visando facilitar a pegada na câmera e o acesso ao botão de disparo.

Usabilidade

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

O maior destaque da usabilidade da WB210 é a tela de toque que toma conta da traseira. Uma tela TFT de LCD resistiva de 3,5 polegadas. Ela ser resistiva significa que você precisa apertar o dedo na tela para concluir as ações da câmera, e isso significa que às vezes é preciso pressionar repetidamente a tela para desligar o flash ou outros comandos.

Na caixa há uma stylus plástica para interagir com câmera, mas é muito mais prático utilizar os dedos. Fora esses esporádicos problemas, é muito bom interagir com a tela. Ao invés de precisar mexer em menus e mais menus, escondidos em pads e botões físicos, nessa câmera chega-se a quase tudo com poucos toques, tudo partindo do menu principal, acessado pelo botão home ao lado da tela.

Por ser praticamente toda controlada pelo toque, a Samsung colocou os ícones principais em tamanho bom para os dedos. Escolhas de menu são através de rodas de seleção, com grandes botões de ok, voltar ou cancelar.

Todos os botões virtuais são relativamente confortáveis para o toque, e muitos deles possuem a função de ajuda, explicando todos os comandos escolhidos ao usuário. Com o toque também é possível tirar fotos, sem a ajuda do botão de disparo, escolhendo inclusive onde deve ficar o foco.

Qualidade das fotos e dos vídeos

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

A linha WB da Samsung é conhecida por adotar lentes grande angulares. O modelo Samsung WB210. Uma lente grande angular Schneider-KREUZNACH com 4.0 ~ 48.0mm, f = 3.5mm – equivalente a filme de 35mm: 24mm ~ 288mm, 21mm) com CCD de 1 / 2.3" (aproximadamente 7.76mm).

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

Um outro recurso que faz com que ela produza boas imagens é a tecnologia de estabilização de imagem através do sensor óptico. São minúsculos sensores que se deslocam para anular o tremor dos movimentos, mesmo em fotos com baixa exposição. Não são à prova de movimentos fortes, e também não impedem que as fotos fiquem prejudicadas em baixa luz, mas já ajuda iniciantes e pessoas que tremem muito a mão.

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

As fotos têm ótimo contraste e cores. Sob muita luz, o modo automático de escolha de cenas estoura a luz um pouco, mas mantém a menor granulação possível sob pouca luz. Ela tira fotos relativamente rápidas, mas o zoom dela é um pouco vagaroso, e pode por a perder um momento especial por causa disso.

Ela faz gravação de vídeos em HD simples (720p) a 30 quadros por segundo no formato H.264. A qualidade do vídeo é interessante, mas requer boa luz para funcionar bem. Não é nada maravilhoso, mas aguenta bem. A conexão HDMI permite que você veja os seus vídeos em uma TV ou monitor HD.

Recursos

O recurso Magic Frame cria imagens com molduras como Arte na Parede, Filme Antigo, Revista, TV Classic, entre outros. O Smart Auto 2.0 analisa os elementos chave da cena e ajusta automaticamente a cena ideal. Encontramos também reconhecimento de face e de sorriso, e ajusta automaticamente o foco e a exposição para até 20 faces que você escolhe ou mais tira fotos.

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

Com a lente wide você pode tirar foto em grande angular, e o modo programa permite ajeitar o equilíbrio de branco, ISO, área de foco, detecção de faces, qualidade, medição, alguns ajustes de cores e os filtros inteligentes, como tilt shift, vinheta, filme antigo, olho de peixe, entre muitos outros. Esse modo programa é um pouco falso, já que não é possível fazer ajustes de abertura, diafragma, etc.

Entre as funções extras há um editor de vídeo bem simples, um modo para tirar foto com um toque na tela, destaque de objeto, beauty shot, apresentação em revista e um guia embutido.

Também dá para conectar a Samsung WB210 na sua TV de alta definição e ver as fotos e vídeos direto por lá. A câmera já vem com a conexão HDMI, mas infelizmente não há cabo para isso na caixa.

Para fotos a bateria dura muito mais do que 500 fotos, mas não chega a uma hora de vídeo. Como o armazenamento interno é pequeno, a Samsung envia junto um cartão microSD de 2GB. Esse é o mesmo cartão utilizado por celulares, e pode atrapalhar um pouco quem usa muito os leitores de computador, projetados para cartões SD.

O que vem na caixa

Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)Samsung WB210 (Foto: Stella Dauer)

A caixa é minimalista. Dentro dela encontramos a câmera, bateria, cartão microSD de 2GB, cabo USB, cordinha de proteção, canetinha para interagir com a tela, CD com softwares para Windows, guia rápido e um manual. Nada de cabo de áudio e vídeo ou HDMI.

Tipo Compacta
Resolução 14 MP
Zoom ótico 12x
Zoom digital 13x
Tipo de sensor CCD
ISO Auto, 80, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200
Estabilizador ótico Sim
Detecção de rostos Sim
Detecção de sorrisos Sim
Tela LCD 3,5'
Formato de imagem JPEG
Touchscreen Sim
Formato de vídeo MP4 (H.264)
Cartão de memória microSD de 2GB
Bateria Sim
Fabricante de lentes Schneider-KREUZNACH
Conexões USB, HDMI
Peso 195g
Itens inclusos câmera, bateria, cartão microSD de 2GB, cabo USB, cordinha de proteção, stylus, CD com softwares para Windows, guia rápido e manuais
Dimensões 10 x 6 x 2,2 cm

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
9

Prós

  • . Grava em HD
  • . Alta resolução
  • . Bom desempenho mesmo com baixa luminosidade

Contras

  • . Preço alto
  • . O bom resultado de vídeos em HD depende de ótima luz
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2011-12-07T20:56:44

    Gostei dessa camera.Gostaria de saber o preço.