Fone de ouvido

NOTA tt
8.5

Review Sony SBH20

Pequeno fone da Sony conta com conexão por NFC e Bluetooh. Confira o review.

Marlon Câmara
por
em

O Sony Stereo Bluetooth Headset SBH20 é uma opção de qualidade para quem quer ter uma das tecnologias mais procuradas entre os fones de ouvido: a conexão por Bluetooth. O aparelho, composto por uma caixinha de controle e fones intra-auriculares, é bom para quem quer reproduzir músicas do celular ou mp3 players com a praticidade da conexão sem fio – embora seja inferior aos fones que já trazem Bluetooth interno. Confira o review do TechTudo e conheça as vantagens e desvantagens do pequeno dispositivo.

Pequeno fone impressiona pelo tamanho e conectividades (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Pequeno fone impressiona pelo tamanho e conectividades (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Design

O dispositivo da Sony tem como uma de suas maiores qualidades o desenho moderno e as cores bonitas e chamativas, lembrando muito os iPods shuffle da Apple. O aparelho é vendido nas cores branco, verde, rosa, roxo, preto, amarelo e laranja, e acompanha fones das mesmas cores, combinando.

Além disso, como o modelo é feito de plástico, se mostra bem leve, sendo possível levá-lo a qualquer lugar sem incômodo algum. E mesmo sendo fabricado com um material mais simples, ele se mostra relativamente resistente, já que é bem compacto e portátil.

Fone tem cabo curto e atrapalha sua usabilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Fone tem cabo curto e atrapalha sua usabilidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Porém, a usabilidade é um defeito no dispositivo, já que o SBH20 foi pensado para ficar preso à roupa pelo colarinho, bolso ou na barra de uma camisa, por exemplo. Assim, por mais que você queira deixar seu aparelho que reproduz a música dentro da mochila ou no fundo do bolso tocando por Bluetooth, irá sempre ter que andar com o Headset próximo ao rosto, já que o fone que o acompanha é bem curto.

Uma solução para não precisar levar o SBH20 tão próximo é usá-lo com um outro modelo de fone, com um fio mais comprido. Assim, passa a ser possível guardar o minifone no bolso ou prender na cintura. Mas lembre-se: para atender uma ligação enquanto ouve música pelo SBH20 você precisa tirar a caixinha de onde estiver e leva-la até a boca, já que o microfone vem acoplado ao aparelho, e não ao fone.

Aliás, os fones que acompanham o dispositivo são bem confortáveis e trazem três modelos das borrachinhas que entram na orelha. Assim, dificilmente alguém irá reclamar de encaixar o fone no ouvido por ele ser grande ou pequeno. Nesse sentido o acessório é bastante versátil.

Funcionalidades

O Stereo Bluetooth Headset SBH20 é compatível com qualquer fone com a entrada P1, padrão deste tipo de acessório. Assim, ainda que o fone que acompanha o aparelho não seja o ideal e possa desagradar alguns usuários, ainda vale a pena ter um modelo para se utilizar com qualquer outro fone de ouvido à escolha do usuário.

Pequeno fone impressiona pelo tamanho e conectividades (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Pequeno fone traz clipe para prender nas roupas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Além do mais, a Sony acertou muito ao adicionar no dispositivo não só a conexão Bluetooth 3.0, que serve para os mais diversos tipos de aparelhos atuais, mas também uma antena NFC – que torna a conexão entre o Headset e o reprodutor de músicas ainda mais rápida e eficiente. Basta encostar o dispositivo (com NFC) no SBH20 e a ligação é feita rapidamente.

Outro ponto interessante é a capacidade do aparelho de aumentar ou reduzir o volume, passar por faixas e desligar chamadas telefônicas, mesmo que ele esteja reproduzindo músicas de um aplicativo de celular, por exemplo.

Desempenho

O funcionamento do Headset é muito bom, com pouquíssimas falhas ou problemas na reprodução. Quando o Sony SBH20 está conectado ao reprodutor de áudio – o que é feito com bastante rapidez e praticidade -, dificilmente o usuário precisa se preocupar com qualquer coisa até a hora que a bateria acabar. Além disso, o aparelho é capaz de reproduzir músicas a uma distância de até 10 metros da fonte.

Desempenho do aparelho se mostrou bem positivo nos testes do TechTudo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Desempenho do aparelho se mostrou bem positivo nos testes do TechTudo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Porém, como já foi dito, um dos grandes pontos fracos do Headset é utilizá-lo para ligações – o que é algo bem básico, considerando o uso comum dos smartphones para reprodução de áudio. Isso porque o microfone do aparelho fica na própria caixinha, e não no fone. Ou seja: para falar com alguém, você precisa tirar o aparelhinho do colarinho da blusa, do bolso ou de onde estiver preso, e levar até a boca - o que não é muito prático. Além disso, o áudio do microfone é apenas mediano, e quando estiver na rua pode ser comum que as pessoas do outro lado da linha não entendam nada do que está sendo dito.

O fone de ouvido da Sony que acompanha o dispositivo também tem alguns problemas. Embora seja confortável e bonito, sua qualidade de áudio não chama atenção, com reprodução ruim dos graves e médios e agudos sem grandes destaques. Na questão do volume, pelo menos, ele não deixa a desejar.

Bateria

O Headset SBH20 dura de 4 a 5 horas de reprodução de músicas, embora a Sony avise que esse desempenho possa melhorar ou piorar dependendo do volume no qual as músicas são executadas. De qualquer maneira, é um tempo de autonomia baixo, se for considerar que além de carregar o dispositivo você ainda precisará se preocupar com a bateria do reprodutor de áudio (smartphone, mp3 player, notebook) ao qual ele estará ligado.

Custo-benefício

Preço elevado deve afastar alguns usuários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Preço elevado deve afastar alguns usuários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Sony SBH20 é vendido por valores em torno de R$ 249, o que não é exatamente um preço atraente. Diversos fones Bluetooth, inclusive da própria Sony, podem ser encontrados por valores menores ou semelhantes, e trazem a tecnologia de reprodução à distância já acoplada ao próprio acessório, tornando-o ainda mais prático que o Bluetooth Headset.

No entanto, existe a questão dos fones com bluetooth acoplado serem, em sua grande maioria, do tipo “concha” – que ficam ao redor da cabeça. Como tais modelos normalmente são grandes, pesados e chamativos, podem desagradar muita gente, que prefere optar por um fone “básico”, intra-auricular.

Nesse caso, o SBH20 vem muito bem a calhar, pois tem qualidade, um design bonito e só peca pelo próprio fone de ouvido que o acompanha – que tem áudio apenas mediano e não traz microfones acoplados. Porém, como qualquer outro fone pode substituir o já presente no Sony Bluetooth Headset, o usuário pode comprar tranquilamente o aparelho para usar o acessório de sua preferência sem precisar se preocupar com excesso de fios pendurados.

Conclusão

O Sony Headset SBH20 é ideal para quem busca fones de ouvido com tecnologia Bluetooth mas não gostam dos modelos do tipo “concha”. Com qualidade, mas preço alto, o aparelho cumpre o que propõe, mas apresenta algumas falhas.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Design
10
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • - Design bonito
  • - Reprodução de áudio sem defeitos
  • - Aceita qualquer fone de ouvido
  • - Traz conexão NFC

Contras

  • - Fone sem microfone
  • - Usabilidade pouco prática
  • - Bateria razoável
  • - Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Oliveira
    2014-02-07T18:03:37  

    Não gostei, eu gosto de ver o nome da musica que esta passando, o tempo e etc, não gosto de mp3 sem visor!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2014-02-07T18:03:37  

      claro que li...

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2014-02-07T18:03:37  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Will Azevedo
    2014-02-08T10:39:04  

    JBL j55i, não tem pra bater, beats é moda

    recentes

    populares

    • Will Azevedo
      2014-02-08T10:39:04  

      Esse jbl j551 é horrível,comprei um j551 e no mesmo dia percebi que a almofada estava descolando, por conta desse defeito nao isolava o som completamente.Peguei o dinheiro de volta e comprei um pioneer HDJ-500 cujo e um pouco mais caro porem,muito superior.

  • Andre Freitas
    2016-03-23T07:13:11

    eu gostei muito,mas o meu deu problema rapido,parou de funcionar os comandos e a sony nao deu garantia,so usei bem um mes,e o fonezinho q vem com ele se estragar vc nao acha em lugar nenhum

  • Enio Barreto
    2014-02-08T01:47:33

    Oxii sou mais o Sony SBH52 bem melhor...

  • Evan Cavalcanti
    2014-02-07T18:28:10

    No eBay da pra comprar por menos de 50 dólares.

  • Evan Cavalcanti
    2014-02-07T18:19:34

    No ebay da pra comprar por menos de 50 dolares

  • Jordan Martins
    2014-02-07T16:45:32

    Fadado ao fracasso