Acessórios

NOTA tt
8.0

Review Seagate BlackArmor NAS 110

Backup é uma das palavras mais importantes do dicionário de qualquer pessoa e/ou empresa envolvida com computadores nos dias de hoje. Ter a certeza que os seus dados estão a salvo dos mais diversos imprevistos tecnológicos vai além de ser uma precaução...

Eduardo Moreira
por
em

Backup é uma das palavras mais importantes do dicionário de qualquer pessoa e/ou empresa envolvida com computadores nos dias de hoje. Ter a certeza que os seus dados estão a salvo dos mais diversos imprevistos tecnológicos vai além de ser uma precaução.

Essa é uma questão de investimento, principalmente para pequenas empresas, onde os dados costumam valer um pouco mais do que os dados dos usuários domésticos. E é com esse pensamento que apresentamos o Seagate BlackArmor NAS 110, um centralizador de dados compacto, que pode ser um bom investimento para aqueles que possuem mais de um computador e quer salvar seus dados com segurança.

Seagate Black (Foto: Divulgação)Centralizador de backups ideal para você ter no seu escritório  (Foto: Divulgação)

Aparência e Design

O BlackArmor NAS 110 não se destaca tanto pelo design. O produto não possui linhas arrojadas, nem detalhes chamativos. Mas isso não é um defeito, é apenas uma característica do produto. Por ser voltado para ambientes corporativos, ele tem uma aparência séria, sóbria e, acima de tudo, discreta. É como se ele fosse uma "caixa preta" de dados, que pode ficar no seu escritório em um canto, sem chamar a atenção.

Um dos destaques em seu design é que o produto é bem ventilado, para que o ar quente gerado pelos componentes externos saia com facilidade. Isso faz com que o desempenho do produto seja satisfatório, mesmo em ambientes mais quentes. Outro detalhe é que ele possui apenas um botão físico, para backup de dados em dispositivos via USB, como pendrives e HDs externos, o que torna o produto prático para aqueles usuários que querem fazer backups rápidos.

Desempenho

Aqui, o BlackArmor NAS 110 mostra toda a sua versatilidade. Ele se destaca das demais opções de backup por ser rápido, silencioso e econômico. Normalmente, os usuários utilizam um computador (ou servidor) para realizar os backups dos computadores do escritório, gerando as desvantagens que podem incomodar aos usuários mais exigentes.

Com o BlackArmor NAS 110, você tem um dispositivo que transmite dados utilizando a sua conexão de rede, sem nenhum tipo de ruído. E você ainda vai economizar energia de forma considerável.

Um dos destaques do produto é que ele pode atuar como servidor de mídia, onde os dispositivos conectados podem acessar seus arquivos de áudio e vídeo armazenados no produto, dispensando assim a necessidade de que todos os computadores conectados tenham que ter o mesmo arquivo armazenado nos computadores. Além disso, caso o usuário necessite atualizar seus documentos constantemente, durante uma viagem, ele pode fazer o backup deles pela internet, com um simples acesso web.

Talvez o seu único problema é a obrigatoriedade da existência de uma rede remota instalada no local, uma vez que o produto não possui suporte para redes sem fio. Isso o torna um pouco mais restrito, e seu uso talvez não seja tão prático para alguns usuários. Afinal, para quem não possui uma rede local em casa, terá que criar uma para poder usar o produto com todo o seu potencial.

Custo-benefício

O produto é voltado para usuários corporativos, ou para quem possui um pequeno escritório, com poucas máquinas. Existem versões de maiores capacidades, e com um número maior de licenças de backup.

Para usuários domésticos, ainda vale mais a pena a aquisição de um HD externo, com recursos de backup por software (já mostramos no TechTudo dois produtos da Seagate que podem atender muito bem essas necessidades). Só vale mesmo a pena, se o usuário doméstico realmente precisa dos recursos de backup via internet e backup através de um único toque.

Já para as pequenas empresas, é um ótimo investimento, uma vez que você pode pagar bem menos do que ter um computador que trabalhe apenas para a finalidade de salvar os arquivos da empresa. E contando com uma eficiência muito maior, que é o mais importante.

Ficha técnica

Armazenamento 2 TB
Interface do HD SATA II
Portas Gigabit Ethernet; 2 portas USB
Protocolos de rede CIFS, NFS, HTTP, HTTPS e FTP
Sistema operacional compatível Windows e Mac
Itens inclusos centralizador Seagate BlackArmor NAS 110, fonte de energia, cabo de rede, CD de configuração e manuais

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Capacidade de backup.
  • * Acesso aos dispositivos externos.
  • * Silencioso e rápido.

Contras

  • * Uso corporativo
  • * Configuração para usuários avançados
  • * Sem suporte para redes sem fio
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares