Armazenamentos

NOTA tt
8.0

Review Seagate Wireless Plus

HD externo da Seagate usa conexão Wi-Fi para realizar a transferência de arquivos e exibi-los em streaming.

Taysa Coelho
por
em

O Seagate Wireless Plus é um HD externo com a capacidade de 1 TB, que através de conexão Wi-Fi é capaz de integrar até oito dispositivos simultaneamente. Para se ter uma ideia, é possível armazenar aproximadamente 500 filmes ou milhares de músicas e documentos. A descrição impressiona, mas execução deixa um pouco a desejar.

Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Seagate Wireless Plus tem capacidade de 1TB (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Antes de usar o equipamento em dispositivos móveis, é necessário baixar o programa Seagate Media, disponível para iOS, Android e Kindle Fire. Ou seja, é necessário que o aparelho tenha conexão com a internet para  que o usuário possa começar a utilizar o HD.

O disco rígido vem acompanhado de um pequeno guia de instruções, que explica o que deve ser feito até instalar o app, mas as informações são em inglês. Depois da instalação, o programa abre um guia em português, que auxilia bastante até mesmo os usuário mais leigos.

Detalhe do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Detalhe do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O HD permite que o usuário permaneça conectado à internet e à rede Wi-Fi por ele criada simultaneamente, mas o teste não funcionou usando um Galaxy S3. Talvez fosse mais interessante para o usuário se a empresa utilizasse outro tipo de conexão sem fio, que não interferisse na navegação na rede, como o Bluetooth.

Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Aplicativo e armazenamento de arquivos

O programa desenvolvido pela empresa tem tradução para o português e sua interface não é muito complicada de ser compreendida. Dentro do próprio aplicativo é possível assistir a vídeos, ouvir músicas - inclusive, criar playlists - e ver fotos - que podem ser exibidas sob forma de slides, com música de fundo escolhida pelo usuário. É tudo bem simples, mas funciona bem.

Seagate Media, programa do HD (Foto: Reprodução/ Techtudo)Interface do programa Seagate Media (Foto: Reprodução/ Techtudo)

No entanto, o que mais interessa neste aparelho é o armazenamento de arquivos. E isso ele não realiza como o esperado. O HD externo não tem suporte para diversos formatos populares de vídeos. Ao tentar transferir do computador arquivos em RMVB, nada aconteceu. Já a extensão WMV foi bem aceita.

Interface do Seagate Media (Foto: Reprodução/ Techtudo)Interface do Seagate Media (Foto: Reprodução/ Techtudo)

Outro problema quanto à transferência é que o software não avisa quando ela termina. O usuário fica com a impressão de que o arquivo está sendo eternamente transferido. Ao utilizar a rede Wi-Fi criada, não espere muita velocidade na transmissão de dados. Mas se estiver com pressa, basta unir ligar o HD ao computador através da conexão USB 3.0, que garante uma transferência bem veloz dos arquivos.

Portabilidade

O Seagate Wireless Plus tem sua superfície finalizada em um material cinza metálico escovado, que dá um ar sofisticado ao aparelho. Pesando apenas 256g e medindo 1.9 cm de altura por pouco mais de 12 cm de altura, o HD é totalmente portátil. Ele é ideal para quem vai viajar e quer passar o tempo ouvindo música e vendo filmes.

Seagate Wireless Plus é menor do que uma caneta esferográfica (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Seagate Wireless Plus é menor do que uma caneta esferográfica (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

A conexão entre o aparelho e um notebook pode ser alternada de Wi-Fi para USB.3.0, através de um cabo que acompanha o aparelho, que torna a transferência bem mais rápida. Sentimos falta da existência de um cabo MicroUsb, caso o usuário quisesse estabelecer este tipo de conexão com os gadegts também.

Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Conexão USB no Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Além do cabo USB, o aparelho vem acompanhado de um carregador. A entrada não é aquela comum a de tomadas brasileiras e, por isso, requer a utilização de um adaptador.

Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Seagate Wireless Plus tem menos de 2 cm de espessura (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Custo-benefício

Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Entrada para o carregador do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O Seagate Wireless Plus é uma boa opção para quem tem, de fato, a necessidade de armazenar e transportar grandes quantidades de arquivos. Com 1 TB é praticamente impossível não conseguir incluir tudo o que se deseja. Pessoas que viajam muito e aquelas que têm crianças podem usá-lo como uma boa fonte de entretenimento.

Adaptador para USB 3.0 do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Adaptador para USB 3.0 do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

A conexão via Wi-Fi não é muito rápida, fato que é compensado pela conexão via USB 3.0, que realiza as transferências de maneira muito veloz. A transmissão em streaming tem boa qualidade e acontece sem qualquer travamento. De qualquer modo, a falta de compatibilidade com alguns formatos populares de vídeo pode decepecionar. E o preço de R$ 699 pode assustar.

Ficha técnica

Sistemas operacionais: Windows 8/7/Vista/XP; Mac OS X 10.6 ou superior; iOS 4.3 ou superior; Android 2.3 ou superior; Kindle Fire
Tipos de conexão: Wi-Fi e USB 3.0
Capacidade: 1TB
Portas: USB 3.0
Dimensões 12,7 x 8,9 x 1,9 cm
Peso: 256 g

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Mobilidade;
  • * Conexão via Wi-Fi;
  • * Velocidade na USB 3.0.

Contras

  • * Preço;
  • * Algumas incompatibilidades.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares