Jogos de RPG

NOTA tt
8.0

Review Sequence

Em Sequence, disponível para PC e Xbox Live Indie Games, a produtora independente Iridium Studios fez uma estranha combinação: misturou RPG com jogos de ritmo - o primeiro a vir à cabeça é Dance Dance Revolution...

Pedro Giglio
por
em

Nome: Sequence
Gênero: Ritmo / RPG
Produtora: Iridium Studios
Plataformas: PC (Steam) e Xbox 360 (Xbox Live)

Sequence (Foto: Divulgação)Sequence (Foto: Divulgação)

Em Sequence, disponível para PC e Xbox Live Indie Games, a produtora independente Iridium Studios fez uma estranha combinação: misturou RPG com jogos de ritmo - o primeiro a vir à cabeça é Dance Dance Revolution, mas também é possível jogar com controles de Guitar Hero / Rock Band e, naturalmente, gamepads, teclado e mouse. Inicialmente, é normal o estranhamento... mas funciona!

Como diria o poeta: “variedade é o tempero da vida, e ela que dá à vida seu sabor”. Isto se aplica a muita coisa, e os videogames não são uma exceção. Para não ter um produto visto como mais um na multidão, produtoras tentam incluir elementos novos a gêneros estabelecidos, principalmente quando certos estilos se aliam a outro. Uma evolução de personagem num jogo de fantasia medieval faz sentido, não?

Outras combinações parecem esdrúxulas, mas só até que alguém as faça com sucesso. Em entrevista a um site brasileiro, Ron Gilbert (Maniac Mansion) desabafou que gostaria de ter criado uma mistura de quebra-cabeças “match-three” (a la Bejeweled) e RPG, mas nunca o fez por achar insólito demais. A D3Publisher confiou na ideia e, paralelamente, lançou o incrível Puzzle Quest: Challenge of the Warlords. Gilbert deveria ter tentado.

Sequence (Foto: Divulgação)Sequence (Foto: Divulgação)

A trama de Sequence apresenta um jovem programador chamado Ky, que acorda em uma torre sem saber como foi parar lá. Uma misteriosa guia chamada Naia o conduz por esta aventura em busca da verdade, explicando como as coisas funcionam por ali: como atacar os inimigos, defender-se de suas investidas, recuperar pontos de mana e outras jogadinhas interessantes. “Tudo bem”, você pergunta, “e onde é que entra esse lance do ritmo?”.

Depois de escolher qual inimigo vai encarar, é hora de mostrar que tem suíngue e determinação, ou algo assim. Sabe a “estrada” por onde as notas vêm rolando? Temos três destas em Sequence: recuperação de mana, ataque e defesa. Cabe ao jogador alternar entre as colunas na hora certa. Acertar todas as notas de defesa e de ataque garantem o sucesso da ação; não há penalidade ao errar as notas de mana, exceto deixar de recuperá-lo mais rápido.

Sequence (Foto: Divulgação)Sequence (Foto: Divulgação)

A dinâmica de jogo é interessante, mas isto é apenas o começo. Entre os combates, o herói aloca pontos de experiência para evolução de seus atributos, usa objetos deixados pelos inimigos derrotados para a criação de novos itens, armas e magias. Ainda há um elemento de risco na jogada, pois há a chance da confecção do item da vez falhar e cabe ao jogador alocar pontos de experiência, às vezes, arriscando a baixar o nível.

Enquanto os mais tecnicistas acharão a apresentação modesta, fica claro que houve um esmero extra. Os diálogos entre o herói e sua guia são divertidos - em momentos, remete à relação GLaDOS versus Chell na série Portal, mas aqui ambos têm tiradas espertas - os demais inimigos do jogo são dublados e a trilha sonora original é envolvente. Usando cenários e personagens 2D, o estilo visual tem ilustrações estáticas, mas bem estilosas.

Sequence (Foto: Divulgação)Sequence (Foto: Divulgação)

 

Conclusão

Ousar é bom, e o jogo da Iridium é uma prova disso. Sequence mistura bem jogos de ritmo, combate e evolução estilo RPG. Ele mescla a urgência de acertar a nota correta - às vezes, em uma pista diferente da atual, o que pode ser desesperador de vez em quando - para atacar seu inimigo ou erguer suas defesas e o elemento de surpresa ao tentar criar novos equipamentos e magias. Como se isso não fosse suficiente, os personagens e seus diálogos são divertidos. Fórmula campeã, sem dúvida.

 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Combinação funcionou bem
  • - Trilha sonora e dublagem incríveis
  • - Apenas US$ 5?

Contras

  • - Desespero ao alternar pistas de notas de defesa, ataque e mana
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares