Acessórios

NOTA tt
9.5

Review Shure MOTIV Lapela MVL

Microfone de lapela da Shure, parte da linha MOTIV, se conecta ao seu celular Android e iOS e grava com aplicativo oficial e gratuito Shure Plus.

Melissa Cruz Cossetti
por
em

Prático, se conecta ao celular, leve e fácil de guardar e carregar para onde quiser. Parte da linha MOTIV, da Shure, o Lapela MVL é uma ótima aposta para jornalistas e blogueiros que precisam de uma solução para fazer entrevistas rápidas e gravar áudio de qualidade sem ter que usar mais um aparelho, como um gravador de voz tradicional. Compatível com uma infinidade de apps de gravador de voz e com o próprio Shure Plus, o microfone portátil dispensa outros recursos e garante qualidade sonora. 

Conheça os melhores microfones e fones de ouvido da Shure no Brasil

Shure Lapela MVL é super prático, leve, pequeno e se conecta ao seu celular (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Shure Lapela MVL é super prático, leve, pequeno e se conecta ao seu celular (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Com uma simples conexão P2, o microfone aproveita a conexão de áudio do seu celular, dispensando adaptadores. Com o tradicional clip da lapela e um pequeno anti-puff, a Shure, conhecida fabricante de microfones do mercado, completa o kit com um porta objetos de couro. É mais do que o suficiente para levá-lo para onde quiser, guardar com segurança e proteger de possível danos dentro da sua mochila.

Android e iOS

A fabricante recomenda o ShurePlus Channels, um aplicativo oficial para uso em aparelhos iOS, como iPhone, iPad e iPod Touch. Assim como o resto da linha, o microfone tem certificação MFi, da Apple. Com interface simples, o app controla faixas, volume, canais e outros detalhes da gravação.

No iOS, microfones Shure funcionam com app da linha MOTIV para iPhone e iPad (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)No iOS, microfones Shure funcionam com app da linha MOTIV para iPhone e iPad (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



No entanto, nada impede de usar o microfone de lapela em aparelhos Windows Phone ou Android. Qualquer app gravador de voz reconhece o áudio captado e pode dar conta do recado para gravar e editar se preciso. Basta conectar o acessório com plugue P2 no smartphone ou tablet, ativar o aplicativo gravador de voz e começar a gravar. Na Google Play há várias opções, gratuitas e pagas.

Vale notar que o acessório também pode ser usado conectado a PCs com sistema operacional Windows ou computadores Mac OS, equipados com programação de gravação de áudio/voz.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

No Android, qualquer gravador de voz pode ajudar a captar o som com microfone Shure (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)No Android, qualquer gravador de voz pode ajudar a captar o som com microfone Shure (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Especificações 

O MOTIV MVL é um condensador omnidirecional. Ou seja, sobre a sua polaridade, pode-se dizer que capta o som da fonte não importando a direção em que chegue ao microfone. Tem um conector TRRS de 1/8 (3,5 mm), a sua saída P2, tradicional do fone de ouvido, com resposta de frequência de 45 Hz a 20.000 Hz. 

Microfone de lapela da Shure usa P2 do seu celular ou tablet, dispensando adaptador (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Microfone de lapela da Shure usa P2 do seu celular ou tablet, dispensando adaptador (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Promete a melhor relação sinal-ruído e headroom da categoria. Em testes feitos na redação do TechTudo, não deixou a desejar quando usado nas seguintes situações, quando preso à roupa:

1) Entrevistas em áudio;
2) Gravação para produção de vídeo;
3) Registro de discursos, palestras e reuniões.

Extremamente leve, o microfone pesa apenas oito gramas, sem causar qualquer incômodo de mobilidade. Com formato tradicional de lapela, é elegante e compacto para garantir uma aparência discreta na tela em caso de gravação de vídeo. Donos de canais no YouTube ganham praticidade.

O fone de ouvido Apple Earpod é bom? Comente no Fórum do TechTudo

Microfone de lapela da Shure tem ótimo aproveitamento se usado sempre preso à roupa (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Microfone de lapela da Shure tem ótimo aproveitamento se usado sempre preso à roupa (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Preço e onde comprar

No Brasil, o preço sugerido pela Shure é de R$ 580, mas é facilmente encontrado por preços mais baixos a partir de R$ 350 em lojas especializadas para equipamento de áudio e sites de e-commerce. 

Mesmo custando algumas centenas de reais, o benefício de ter uma gravação com a qualidade Shure, sem ruídos, usando apenas o celular (dispensando no caso um gravador de voz) é sem dúvida um ganho. É possível encontrar uma série de modelos mais baratos, mas que pecam em vários pontos.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • Design e construção de qualidade
  • Padrão Shure
  • Fácil conexão
  • Capta pouco ruído

Contras

  • Preço salgado
  • Vem apenas um anti-puff, ruim em caso de perda
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares