Acessórios

NOTA tt
9.3

Review Shure Motiv MV5

Compatível com celulares Android e iOS (iPhone), além de computadores Mac OS e Windows, é ideal para gravar podcasts, bate-papos e instrumentos simples.

Melissa Cruz Cossetti
por
em

O Microfone Condensador Digital MV5 é mais da linha Shure Motiv, como o Lapela MLV. Ideal para gravações de voz, captura também instrumentos acústicos com qualidade e é compatível com celulares Android e iOS (iPhone), assim como computadores Mac OS e Windows por cabo micro USB. 

Conheça os melhores microfones e fones de ouvido da Shure no Brasil

Shure MOTIV MV5 tem design vintage e é um microfone de mesa ideal para podcasts (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Shure MOTIV MV5 tem design vintage e é um microfone de mesa ideal para podcasts (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Design

Com formato pequeno e circular, o MV5 vem acompanhado de um pedestal de mesa destacável e um adaptador integrado que o fixa no acessório, com rosca. Vale notar que isso o torna compatível com qualquer tripé de câmera fotográfica convencional com o mesmo tipo de parafuso de conexão.

Tem conexão micro USB para transmitir a captura para computadores e smartphones (incluindo cabo Lighthing), além de uma saída para fones de ouvido (P2) para monitorar a gravação em tempo real.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Shure MOTIV MV5 tem três modos de captura de som: voz, instrumentos acústicos e padrão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Shure MOTIV MV5 tem três modos de captura de som: voz, instrumentos acústicos e padrão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Dois botões, mode e mute permitem mudar o modo de captura e mutar o microfone, sem muito esforço. Há também um botão de volume, que permite fazer o ajuste no próprio microfone, sem usar software. 

Tem versões nas cores verde, cinza, azul, vermelho e preto, mas é mais comum no Brasil na cor cinza. Com um visual vintage, o microfone é pequeno, somando 15 cm no total com suporte ou 7 cm sem. O peso é de apenas 160 gramas com pedestral ou 90 gramas sem, ideal para levar sempre com você, para gravar onde quiser sem precisar de usar um estúdio ou aproveitar locais com boas condições. 

Com conexão USB e saída para fone de ouvido, o MV5 permite gravar e monitorar em tempo real (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Com conexão USB e saída para fone de ouvido, o MV5 permite gravar e monitorar em tempo real (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Desempenho e especificações

Equipado com três modos DSP (Digital Signal Processing), o microfone processa o sinal digital de forma customizada para voz, instrumentos (solo ou em grupo) e flat (uma aplicação padrão para qualquer situação), se mostrando bastante satisfatório em registros de conversas claras e limpas. Em situações de voz e violão também foi eficiente no equilíbrio entre o canto e o instrumento acústico.

Por que o PC não reconhece o microfone do Headset? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Com fixação em rosca, é possível usar o Shure MV5 no seu próprio pedestal ou tripés de câmeras (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Com fixação em rosca, é possível usar o Shure MV5 no seu próprio pedestal ou tripés de câmeras (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Os três modos de captura otimizam automaticamente equalização e compressão para a fonte de som seja. É um microfone condensador, cardióide, com resposta de frequência de 20 Hz e 20,000 Hz.

O Shure MV5 é compatível com o app ShurePlus de gravação para iOS e outros apps tradicionais de captura para smartphones que ajudam a controlar a qualidade do registro e compartilhar com a nuvem.

Preço e onde comprar

No Brasil, o preço sugerido pela Shure é de R$ 832, mas é facilmente encontrado por preços mais baixos a partir de R$ 600 em lojas especializadas para equipamento de áudio e sites de e-commerce. 

Shure MOTIV MV5 no pedestal original do microfone; ideal para gravar voz, violão e outros acústicos (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Shure MOTIV MV5 no pedestal original do microfone; ideal para gravar voz, violão e acústicos (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Assim como a versão lapela, o preço pode ser elevado para quem busca apenas uma solução de microfone de mesa. Porém,  mesmo custando centenas de reais, o benefício de ter uma gravação com a qualidade Shure, usando apenas o celular é sem dúvida um diferencial que facilita no dia a dia. É possível encontrar uma série de modelos mais baratos, mas que pecam em vários fatores como qualidade do áudio, durabilidade e compatibilidade com dispositivos móveis como celulares e tablets.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • Design e construção de qualidade
  • Padrão Shure
  • Fácil conexão
  • Capta pouco ruído

Contras

  • Preço salgado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares