TV

NOTA tt
9.3

Review SUHD 4K Curved Smart TV JS9500 Series 9

Testamos uma smart TV 4K (Ultra HD) tela curva da Samsung de 78 polegadas. Com Tizen e chip octacore, aparelho revoluciona maneira de ver televisão.

Melissa Cruz Cossetti
por
em

Uma super smart TV, com uma enorme tela curva de LED 4K com nanocristais, 3D, com design fino, de material durável, qualidade de imagem impressionante, conversor digital integrado, Wi-Fi embutido, sistema operacional novo (Tizen) e mais dezenas de novidades. Testamos uma smart TV Samsung, modelo JS95000 Series 9, recém-chegada ao Brasil, que promete redefinir o papel da TV na sua sala. 

Smart TV Samsung com Tizen usa controle do Xbox; veja lista de joysticks

Com o preço nas alturas, a nova linha sul-coreana é de encher os olhos e esvaziar os bolsos. Pensando em trocar a sua TV por um modelo 4K? Veja o que há de mais novo no setor e descubra se vale a pena investir no numa SUHTV, como a Samsung chama suas TVs Ultra HD com o "S" adicional, da marca.

SMART TV Samsung exibe conteúdo 4K com sistema Tizen; rapidez no processamento e belas imagens (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)SMART TV Samsung exibe conteúdo 4K com sistema Tizen; rapidez no processamento e belas imagens (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Tamanho, peso e distância recomendada da tela

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o tamanho de uma Smart TV de 78 polegadas (ou 88, no modelo maior) define toda a experiência - apague as luzes, parece cinema. Entretanto, faz sentido tomar alguns cuidados na instalação. A televisão tem pouco mais de um metro de altura e 1,7 m de comprimento, além de pesar mais de 50 kg no conjunto. É recomendável usar elevadores para transportar e verificar se o aparelho cabe na plataforma elevatória e pode fazer curvas no caminho.

Dimensões com a embalagem: 1903 x 1188 x 451 mm 

Tamanho da TV com suporte: 1744 x 1086 x 386 mm

Tamanho da TV sem suporte: 1744 x 1006 x 153 mm

*Dados na sequência: largura, altura e profundidade.

Peso com a embalagem: 67 kg

Peso do conjunto com suporte: 51,1 kg

Peso do conjunto sem suporte: 47,3 kg

O modelo vem com quatro pontos para fixação na parte traseira para paredes com suportes metálicos. Porém, fica o alerta sobre o peso do aparelho e a importância de um suporte de parede rígido e adequado para evitar prejuízos na TV e de alvenaria no imóvel – caso não aguente o peso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

SMART TV Samsung com 78 polegadas ocupa espaço mas pode ser vista de perto na sala (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Smart TV Samsung com 78 polegadas ocupa espaço mas pode ser vista de perto na sala (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Dito isto, outro ponto importante é o espaço adequado onde a TV será instalada para assistir ao conteúdo da enorme tela curva, sem prejudicar o desempenho do seu televisor. De acordo com a Samsung, quanto maior a resolução – neste caso 4K – menor é a distância que o usuário precisa manter da tela, para não enxergar pixels ou imagem quadriculada. Veja a tabela referencial. 

Distância recomendada entre o sofá e a tela para TV de tela grande 4K ou Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)Distância recomendada entre o sofá e a tela para TV de tela grande 4K ou Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Note que, para TVs de LED em Full HD, com a mesma distância recomendada, o tamanho da tela é menor. Quanto maior a qualidade da imagem, a exemplo do 4K, maior o tamanho da tela.

4K UDHTV & Upscaling

O principal atrativo do modelo, além do tamanho, é a qualidade da imagem: UHDTV. Ou seja Ultra HD, também conhecido como 4K. Cabe o registro que este é quatro vezes superior ao Full HD. A resolução, conforme a fabricante, é de 3840 x 2160. Com conteúdo em 4K ainda escasso, a TV oferece upscaling, uma espécie de processamento que converte o conteúdo de menor resolução (menos pixels) para uma mais "próxima do Ultra HD". A função é ideal para assistir conteúdo Full HD mais populares que o 4K.

Os modelos SUHDTV foram construídos com a tecnologia de nanocristais. Isto é, reproduzem cores mais intensas e até 64 vezes mais cores que as TVs de LED convencionais. O brilho também é outro, até 2,5 vezes superior - uma combinação de LED azul e tecnologia HDR. O que isso significa na prática? Imagens mais coloridas e vivas, dinâmicas e impressionantes.

TV Samsung também pode acessar conteúdo do YouTube, Vimeo e outros apps de vídeo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)TV Samsung também pode acessar conteúdo do YouTube, Vimeo e outros apps de vídeo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Outros recursos incluídos no aparelho como Peak Illuminator Pro, que eleva a luminosidade do LED nas áreas mais claras da tela, e Precision Black, que aumenta o contraste na emissão de luz (definido mais a cor preta em tons e com o branco mais puro e nítido), dão o toque final.

Design com tela curva 

Imersão, essa é a palavra. A enorme tela curva de 78” do aparelho dá maior sensação de profundidade e a impressão de que a tela é ainda maior, envolvendo o telespectador. Em parte, graças a curvatura da tela que é de 4200 R (curva em um raio de 4,2 metros) e ao recurso Auto Depth Enhancer, que usa diferentes níveis de aumento de contraste em diferentes áreas da tela da televisão.

Com detalhes em cinza/prata, parte traseira em preto e suporte platinado em formato Y, é necessário guardar alguns centímetros - cerca de 20 cm – para que o suporte caiba de maneira confortável, projetando a tela à sua frente no hack. Embora grande, em todos os sentidos, a Samsung a considera uma TV ultra-slim, com 15 cm de espessura quando é vista de lado.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos LG e Samsung no Fórum do TechTudo.

Smart TV da Samsung é enorme e tem 15 cm de espessura; fina se comparado aos modelos tradicionais (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Smart TV da Samsung é enorme e tem 15 cm de espessura; fina se comparado aos modelos tradicionais (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Sobra espaço na tela, de tão grande. O que é ideal para quem gosta de ver legendas com fontes maiores em filmes, usar recursos smart para ver tuítes, mudança no clima, navegar pelo menu ou fazer buscas usando a televisão enquanto assiste. O nome da função é Multilink Screen e permite dividir a tela em duas partes para se manter conectado, sem perder nada.

Tizen

Quem já teve outro modelo de Smart TV da Samsung ou de outra marca pode sentir o impacto de usar o Tizen, o novo sistema operacional. O Tizen é uma plataforma desenvolvida pela Linux Foundation em parceria com a Samsung, Panasonic e a Intel. Logo, de código aberto, o que facilita a conectividade com outros aparelhos e evolução constante. Com um menu de navegação fácil, oferece conteúdo recomendado, os mais recentes e volta sempre no ponto onde seu usuário parou no último uso. 

Há três menus principais: o Smart Hub (onde estarão os aplicativos e jogos), o Source (para escolher a fonte do conteúdo: TV, HDMI 1 até HDMI 4, espelhamento de tela com o celular e outros), e o Menu tradicional da TV (com teclado de números virtual e recursos de ajuste fino).

Smart TVs da Samsung vem equipadas com Tizen, novo sistema operacional para televisores (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Smart TVs da Samsung vem equipadas com Tizen, novo sistema operacional para televisores (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Em um primeiro uso, é preciso configurar a sua conta Smart Hub, ajustar o reconhecimento da sua voz para dar comandos à TV, ajustar o reconhecimento de movimentos para fazer gestos ou operar o televisor com o Pointer, uma espécie de mouse para os mais acostumados a PCs desktop. O Pointer é um botão no controle remoto que o transforma em um “controle de Wii” que reconhece o movimento e posiciona o cursor na tela conforme a mira de quem manuseia - esqueça o controle remoto tradicional.

Aplicativos para Smart TV

Ao todo, são mais de 400 aplicativos desenvolvidos para o Tizen e disponíveis nas Smart TVs da Samsung. Há opções para fazer videochamadas, usar redes sociais, acompanhar notícias, ver filmes e séries online, jogar e fazer cursos a distância. Além, é claro, de um navegador (igual ao que você usa no PC) para acessar páginas de Internet.

Vale notar que podem falhar alguns conteúdos animados, o que não é muito comum, por ausência de um plugin ou uma extensão voltado para computadores. Apps com video em 4K: Globo Play, Globosat Play, Neflix, Crackle, FoxPlay, YouTube e Moony.

Apps para ouvir música na TV: Deezer, Spotify e Vevo.

SMART TV Samsung tem navegador igual ao do computador para usar na televisão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Smart TV Samsung tem navegador igual ao do computador para usar na televisão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Função Futebol

Entre os modos de imagem e os recursos Smart da TV está o Função Futebol que melhora o brilho, a nitidez e o contraste, deixando as cores mais vibrantes – o que pode ficar um pouco exagerado em casos de times com cores neon ou muito chamativas. Mas o destaque vai mesmo para o “som de estádio” que reduz o foco na narração e traz a vibração da torcida. 

E, o gran-finale. Para acabar com a discussão (se foi falta ou não), você mesmo pode criar o seu próprio tira-teima, congelar a imagem da TV no replay e dar zoom na tela, tirando as dúvidas.

Outros dois recursos são: Função Festa, que conecta até cinco smartphones na TV para criar uma única playlist comunitária e o ConnectShare Movie, em que basta plugar uma memória USB e abrir instantaneamente filmes, fotos ou músicas nos formatos AVI, ASF, MP3 e JPEG.

Gamefly é o serviço de jogos por streaming disponível em TVs Samsung com Tizen (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Gamefly é o serviço de jogos por streaming disponível em TVs Samsung com Tizen (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Gamefly

Curte jogos mas não tem nenhum console ou vai instalar a TV onde não tem videogame? Sem problemas. Com uma assinatura mensal do Gamefly, é possível jogar os mesmos games dos consoles direto na TV, por streaming. Mas, para isso, é preciso cumprir alguns requisitos técnicos como: velocidade mínima de Internet: 4 Mbps (para HD), 8 Mbps Conexão via cabo ou Wi-Fi com roteador 5 Ghz. Já são mais de 50 “jogos na nuvem” incluindo Batman, Lego, Grid 2 e Pro Evolution Soccer – e muitos outros.

Jogos do Gamefly funcionam melhor com conexão por cabo; no Wi-Fi a rede pode oscilar  (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Jogos do Gamefly funcionam melhor com conexão por cabo; no Wi-Fi a rede pode oscilar (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



No Wi-Fi, os jogos podem apresentar engasgos. Os gráficos, porém, não deixam a desejar quando a conexão é por cabo. Basta um joystick compatível e você já pode começar a jogar. Veja a lista:

Lista de joysticks compatíveis com Smart TVs Samsung com Tizen (Foto: Divulgação/Samsung)Lista de joysticks compatíveis com Smart TVs Samsung com Tizen (Foto: Divulgação/Samsung)



One Connect e Evolution Kit 

Dois acessórios chamam a atenção: o smart control (controle remoto) e o One Connection Evolution Kit. O primeiro, como dito antes, funciona como um mouse e aceita buscas por comandos de voz. O segundo é a TV, propriamente dita. A tela, sem ele, não é nada. Todo o hardware de processamento está nesta pequena caixa metálica, com processador octacore.

Controle Remoto de Smart TV Samsung com 78 polegadas e tela curva 4K (Ultra HD) (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Controle Remoto de Smart TV Samsung com 78 polegadas e tela curva 4K (Ultra HD) (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Incrivelmente rápida, a TV acaba com aquela sensação chata de ficar esperando o sistema processar informações, abrir ou fechar apps, além de carregar o vídeo ou música via Internet.

O receptor permite acessar a Internet sem precisar de fios, com Wi-Fi embutido, mantendo o local “limpo de cabos” por todos os cantos. Além do wireless, o box oferece: quatro HDMI, três portas USB, uma Ethernet (LAN), AV, saída de áudio, entrada de RF, saída de IR e HDMI 3D. 

Update de Hardware

A Samsung oferece nesse modelo o programa Future Ready, que nada mais é do que um 
update de hardware, que mantém a sua TV atualizada sem que seja preciso trocá-la, recebendo novas versões de hardware e software, de acordo com cronograma da sul-coreana.

Evolution Kit permite fazer update de hardware na TV; aparelho fica 'do lado de fora' e pode ser trocado (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Evolution Kit permite fazer update de hardware na TV; aparelho fica 'do lado de fora' e pode ser trocado (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



O update fica disponível na compra de Evolution Kits, que funcionam como um gabinete de PC. A versão mais recente do One Connect vem com mais portas de conexão e novo processador.

Vale a pena ter uma smart TV 4k?

Sem dúvida, ter um Smart TV como essa na sua sala redefine o papel que o televisor poderia ter em uma situação comum. O aparelho pode funcionar como despertador, já mostrando informações relevantes do dia, reproduz conteúdo 3D, acessa seu perfil no Facebook e dispensa até mesmo o uso do celular em consultas rápidas, com sistema fluido e suave.

Mas, tudo tem um preço. A linha de TVs Samsung SUHD, com modelos que variam de 50 a 88 polegadas, custa a partir de R$ 6,5 mil para o menor deles, com os mesmos recursos inteligentes. Disponível no mercado brasileiro desde o final de 2015, junto com os demais modelos, o aparelho testado pelo TechTudo tem preço sugerido de R$ 42 mil, um investimento absurdo para a maioria dos brasileiros, ainda que televisores smart sejam um objeto de desejo no país.

Veja tabela completa de preços (números em negrito são de polegadas):

UN50JS7200GXZD R$ 6,499 

UN55JS7200GXZD R$ 7,999 

UN55JS8500GXZD R$ 9,999 

UN55JS9000GXZD R$ 14,499 

UN60JS7200GXZD R$ 10,999 

UN65JS8500GXZD R$ 14,999 

UN65JS9000GXZD R$ 17,999 

UN78JS9500GXZD R$ 41,999 

UN88JS9500GXZD R$ 84,999 

Os preços, no entanto, podem variar muito, para menos, de acordo com promoções e conforme novas Smart TVs 4K vão chegando ao mercado, pelas mãos de concorrentes e da própria Samsung.  

Entretanto, esse é o preço de um aparelho gigante e com a tecnologia mais recente em Smart TVs. Outros modelos podem ser encontrados por menos da metade do preço, com processamento inferior (quad core), outros sistemas operacionais, tela menos refinada, ainda que com 4K. Para esses, os preços caíram logo que foram lançados modelos novos e melhores. Para quem vê no valor um obstáculo, esperar pode ser a melhor opção para ter uma Smart TV rápida e Ultra HD.

Tabela TV JS9500 Series 9 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela TV JS9500 Series 9 (Foto: Arte/TechTudo)



Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • Alto brilho e cores mais vivas (nanocristais)
  • Processador rápido (octacore)

Contras

  • Pesada para transporte
  • Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dilminha
    2016-05-03T13:58:40

    A qualidade do 4k é impressionante !!

  • Natália
    2016-05-01T13:31:45  

    nem vejo tv.. inutil pra mim

    recentes

    populares

    • Natália
      2016-05-01T13:31:45  

      Mas TV serve também pra jogar, assistir filmes on demand entre outras coisas

    recentes

    populares

    • Natália
      2016-05-01T13:31:45  

      notebook também.

  • Paulo Neto
    2016-05-01T15:20:11  

    TV Samsung é uma bomba relógio.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-05-01T15:20:11  

      LG é uma bomba sem relógio. Ou seja, vai explodir sem prazo

  • Capitão Nascimento
    2016-05-01T15:28:12

    Brasil: o país da piada pronta.

  • Eric Andrade
    2016-05-01T14:10:27  

    R$42,000 por uma TV? provavelmente são R$20,000 de impostos + R$ 15,000 de lucro exorbitante da loja, os outros R$7,000 é o custo de fabricação da tv, isso se não for metade disso.

    recentes

    populares

    • Eric Andrade
      2016-05-01T14:10:27  

      Na verdade essa TV custa 10 mil dolares nos EUA, entao esta praticamente o mesmo preço se considerar o dolar a 4 reais.

  • Carlos Neto
    2016-05-01T14:59:32

    ela roda mega drive?

  • Walter Carneiro
    2016-05-01T12:44:12  

    R$42.000,00 por uma TV 4K de 78"? O quê? R$85.000,00 por um 4K de 88"? Ainda mais com a antiquada tecnologia LCD/Leds com nano-cristais de efeite? Só mesmo um perdulário para gastar tanto assim num TV 4K que nem conteúdo nativo existe ainda para se ver num TV desse preço (Nenhum Blu-ray 4K é nativo nessa definição ainda). E ainda por cima com uma garantia chinfrim de 1 anos apenas. Ninguém merece. Continuo com a minha fabulosa Plasma Panasonic 65VT50b, ainda um paradigma em qualidade absoluta de imagem (eu disse imagem, não de brilho). Se fosse pelo menos uma OLED.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-05-01T12:44:12  

      PORQUE QUEROM UMA TV 4K SE A PROGRAMAÇÃO DAS TVS TODAS ATÉ A CABO AINDA ESTÃO EM 2K OU MENOS, PARA COMPRAR UM DVD OU BLUREY EM 4 K É PRECISO PROCURAR MUITO........SÓ SE FOR IDIOTA OU TER MUITO GRANA SOBRANDO.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-05-01T12:44:12  

      Penso a mesma coisa,até pq morando aqui no Brasil,mesmo tendo dinheiro fica complicado,aparelho 4k com qual mídia? Nossas locadoras estão se acabando e no máximo o que vc encontra são filmes em blue ray,pra baixar um flime em 4k vai depender de uma ótima banda larga,o que não adianta me enganar pois não temos banda larga de qualidade em nosso país,tudo enganação pra trouxa pagar mais caro,enfim,um recurso que será muito pouco utilizado.

  • Danilo Rodrigues
    2016-05-01T13:58:17

    Coisa pra rico Imagina voces agora com a limitação da internet vindo aí quererem assistir vídeos e filmes em 4K haja internet. Terão que contratar um plano ilimitado que custará o olho da cara. A não ser que eles barrem a limitação , o que acho pouco provável porque já tem pessoas do governo aceitando a ideia de franquias desde que ofereçam uma opção pra plano ilimitado.

  • Augusto Horta
    2016-05-01T13:50:43

    Review mais desatualizados que já ví.....este modelo já é antigo(o modelo mais recente é o 78ks9800) e o valor atual é de r$ 28.500,00.....

  • Vencedor
    2016-05-01T12:21:17  

    Quem tem $$$ pode tudo,quem não tem,só pode sonhar.

    recentes

    populares

    • Vencedor
      2016-05-01T12:21:17  

      Se eu tivesse tanto dinheiro assim gastaria num projetor 4K da Sony, que tem modelos domésticos até com qualidade de sala de cinema para quem pode ostentar o gasto de US$60,000.00 nos States.

    recentes

    populares

    • Vencedor
      2016-05-01T12:21:17  

      SE eu tivesse muito dinheiro nem morava no Brasil para não dar o gostinho de pagar tudo mais caro aqui.

  • Enrabaldúcio Bundasseca
    2016-05-01T13:26:06

    Deixe os trouxas e bodes espiatórios gastarem caro e testar para mim. 2 anos depois compro por 1/1o do preço (economia de escala) e já sabendo qual aparelho é bom ou não.

  • Sabrina
    2016-05-01T13:19:22

    T3nh0 som3nte 15% de visão, sera qye vale a pena eu comprar una?

  • Reginaldo Menchi
    2016-05-01T13:16:38

    Pra ostentar, tem brasileiros bem capazes de vender a casa pra comprar uma...

  • Guilherme Machado
    2016-05-01T12:04:53  

    UN88JS9500GXZD R$ 84,999.. não prefiro um carro!!! esta deve estar na casa de mtos petis tas!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2016-05-01T12:04:53  

      O PT TA NA SUA BOCA!!!! KKKKKKKKKK

  • Walter Carneiro
    2016-05-01T12:34:31

    R$42.000,00 por uma TV 4K de 78"? O quê? R$85.000,00 por um 4K de 88"? Ainda mais com a antiquada tecnologia LCD/Leds com nano-cristais de efeite? Só mesmo um perdulário para gastar tanto assim num TV 4K que nem conteúdo nativo existe ainda para se ver num TV desse preço (Nenhum Blu-ray 4K é nativo nessa definição ainda). E ainda por cima com uma garantia chinfrim de 1 anos apenas. Ninguém merece. Continuo com a minha fabulosa Plasma Panasonic 65VT50b, ainda um paradigma em qualidade absoluta de imagem (eu disse imagem, não de brilho).

  • Hudson Santos
    2016-05-01T11:41:47  

    Sonho de consumo.

    recentes

    populares

    • Hudson Santos
      2016-05-01T11:41:47  

      Melhor pegar o dinheiro que gastaria com isto e ir passear mil vezes melhor

  • Rafael Silva
    2016-05-01T11:51:07

    Eu me sinto um Cocô vendo os preços dessas Tv's :(