Publicidade

Por Luciana Maline; Por TechTudo

TechTudo

O Smartwatch 2, segunda versão da Sony para sua linha de relógios inteligente, não apresentou mudanças muito significativas para o mercado de acessórios eletrônicos. Ele ainda proporciona uma experiência muito primária aos usuários, além da resistência à pingos d´água ser um pouco duvidosa. Apesar disso, há algumas questões nas quais os interessados podem se apegar: bateria com ótima duração e o fato de ser compatível com qualquer celular Android nas versões 4.0 em diante. Quer conhecer um pouco mais do relógio? Confira o review abaixo.

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

O novo smartwatch é formado por uma pequena tela de LCD Transflectivo de 1.6 polegadas (220x176 pixels) com laterais de formato quadrado. Já o corpo é todo feito de alumínio, obtendo um conjunto de medidas com 42 x 9 x 41 mm. Há ainda quatro botões; o Liga/Desliga, na lateral esquerda e três virtuais à frente do display, sendo eles, da esquerda para direita, o de Retorno, o Home, e o de Organização da Tela. Na lateral direita, há a entrada USB. 

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Se for levado em conta que se trata de um acessório, ele é considerado um relógio grande e, mesmo contendo nove furos para a adaptação, acaba sendo visualmente inadequado a diversos tipos de pulsos. A Sony, entretanto, garante que o SW 2 pode ser personalizado com qualquer pulseira padrão de 24 mm. Assim, à primeira vista, mesmo se propondo a ser unissex, possui um conjunto de características mais similares a produtos masculino. Apesar desses fatores, não se pode negar que é um relógio moderno e leve, com o peso de 122,5 gramas.

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Ele oferece dois tipos de pulseira, uma feita por silicone e a outra de aço inoxidável. A versão utilizada para realizar os testes foi a de silicone e não se mostrou uma pulseira agradável para se usar. O material absorve calor, principalmente quando na cor preta, além de, em contato com a pele em dias quentes como os de verão no Brasil, gerar uma sensação desagradável. O usuário fica com vontade de tirar o relógio para deixar o pulso “respirar”. Esse fator deve ser levado em conta também na prática de exercícios físicos, uma das propostas de funcionalidade do smartwatch que tem, inclusive, o Runtastic, app voltado para o controle desse tipo de atividade. 

A oferta de aplicativos disponíveis para o SW2 inegavelmente é bem maior do que seu antecessor. Uma das funções mais interessantes dele é o Controle de Chamadas, no qual o usuário pode atender, rejeitar, silenciar e controlar o volume de suas ligações. O smartwatch, porém, não tem microfone, ou seja, você até pode atender a ligação, mas, para falar, precisa de seu celular por perto. Pode-se também controlar de forma remota as notificações de chamadas, os SMSs e MMSs, os e-mails recebidos, controle de músicas, além das redes sociais Facebook e Twitter. Os dois últimos, assim como o Gmail, não oferecem interfaces alternativas e todo o conteúdo é exposto em forma de listagem. 

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Além disso, pelo fato de a tela ser pequena, você não vê a mensagem completa e nem pode abrir imagens. Outro ponto negativo é a falta de divisão em informações internas do Facebook. Isso significa que, se você recebeu um inbox ou algum de seus contatos fizer alguma atualização, você será notificado sem nenhuma diferenciação. Há a opção de configurar para receber apenas um modelo de notificação, como só inbox, por exemplo. Ao optar por essa alternativa, entretanto, você restringe o conteúdo a ser recebido.

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Nele, há também apps de Apresentação de Slides e Agenda, além do Runtastic, um aplicativo para o controle de exercícios físicos. Entre os destaques, o Smart Cam, que transforma o relógio em um visor alternativo para a câmera traseira de seu celular. Com ele, dá para visualizar a cena e até disparar. É bem interessante para quem gosta de fotografia.

O SW 2 veio com a promessa de melhorar a visão consumidora dos smartwatches da Sony, mas decepcionou. Se há uma grande vantagem no gadget, no entanto, é a resistência de sua bateria. Ela dura em torno de quatro dias com utilização normal e demora, mais ou menos, 2 horas e meia para recarga completa, que é feita, apenas, por meio de um cabo USB.

Debata sobre as vantagens de um smartwatch no Fórum do TechTudo.

Já o processo de pareamento e configuração não são dos mais tranquilos e nem muito eficientes. Durante o uso, ele apresenta falhas em diversos momentos, tendo que ser feito novamente. Isso prejudica a sua função proposta pois as notificações, nesse período, não chegam. Algumas vezes, durante os testes, foi necessário também refazer o login do Facebook.

Aliás, mesmo com a tecnologia NFC, o pareamento é feito por meio de Bluetooth, o que não apresenta resultados muito satisfatórios quando se quer alcançar uma distancia maior entre o relógio e o celular. É necessário que o telefone esteja relativamente próximo ao gadget para funcionar o que, de certa forma, diminui os seus benefícios. A grosso modo: se tenho o celular por perto, por que não olhá-lo quando tiver uma notificação? Já em casos de celulares pedidos dentro da bolsa ou em um mesmo cômodo, ele, de fato, apresenta vantagens.

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Além desses fatores levantados, o touchscreen de sua tela também não é um ponto no qual o novo smartwatch da Sony deva se gabar. Foram raras as vezes em que foi necessário apenas um toque para que o comando desejado fosse executado. A média variava de dois a três toques, podendo chegar até a quatro. Como relógio, ele apresenta, no display, as versões digital ou analógico, a depender do gosto do freguês. 

O SW2, de fato, é a prova d´água, de quedas e arranhões, como proposto pela Sony. Durante os testes, foram simuladas algumas quedas, tanto do pulso de um braço esticado em direção ao chão, quanto paralelo ao peito de uma pessoa com 1,65 m. Em ambos os casos, o relógio voltou sem apresentar nenhum arranhão. Inclusive, em um deles, o smartwatch caiu com o display virado para o chão e, mesmo assim, não deixou marcas.

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Já na experiência com a água, seu desempenho não foi tão louvável assim. Não se pode negar que o smartwatch não parou. Mas, o contato com pingos de água simulando chuva fez com que descolasse a face que protege a entrada USB. Ou seja, o relógio não é tão resistente à água quanto se propõe. 

Smartwatch 2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Para o consumidor que deseja comprar um smartwatch o seu celular Android com bateria durável e sem preocupações com arranhões, achou o relógio ideal. É importante ter em mente, no entanto, que suas configurações e pareamento vão roubar parte do seu tempo e de sua paciência e questionar se vale um investimento de que R$700 e R$800 o investimento em um modelo de que ainda não achou muito bem o seu lugar ao sol como dispositivo. Se os pontos citados suficientes para lhe fazer desanimar da ideia de ter um acessório inteligente, talvez seja melhor esperar mais um pouco pelas próximas edições. 

Tudo sobre SmartWatch 2 (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

5.2

Design
7
Desempenho
6
Tela
7
Câmera
0
Custo-benefício
6

Prós

  • Bateria de longa duração
  • Disponível para smartphones Android de qualquer marca
  • Resistência à arranhões

Contras

  • Pareamento instável com o smarphone
  • Interface comum entre todos os apps
  • Touchscreen nada sensível
  • Fragilidade quando em contato com a água
  • Lento para efetuar comandos
  • Ausência de microfone para atender ligações

Mais do TechTudo